Veja aqui o que é um vírus de computador, o que ele pode fazer em uma máquina e como se prevenir de suas ameaças.
Ninguém quer pensar na possibilidade de ter um vírus em seu dispositivo, mas você sabe exatamente o que é um vírus de computador? Entende como ele funciona? Sabe que tem vários tipos?
Conheça nesse artigo seis tipos de vírus e aprenda como se prevenir de todos eles, inclusive preservando o seu smartphone. Acompanhe os próximos tópicos!
O que é um vírus de computador?
O vírus é uma categoria de malware. Ele é um programa ruim ou um código malicioso que pode se infiltrar em computadores, tablets e celulares. Assim como uma doença que encontra um hospedeiro, o vírus não leva esse nome por acaso, pois consegue se multiplicar ao entrar em um dispositivo.
Ele também é “contagioso”: se cai numa rede, consegue se alastrar por outras máquinas e causar danos ainda maiores.
Nem todos os vírus causam danos, mas esse é objetivo da maioria deles: dominar o aparelho em que foram acessados.
Agora que você já entendeu o que é um vírus de computador, vamos descobrir como eles atuam.
Como um vírus de computador funciona?
O vírus de computador age como um vírus biológico. Dessa forma, ele pode atuar de duas maneiras distintas:
- se multiplicando e infectando o computador, causando a “doença” que irá comprometer aquele sistema operacional;
- ficando inativo ou “incubado”, apenas aguardando um gatilho para ser ativado.
Quais são as fases dos vírus?
Esse ciclo de vida é semelhante a um vírus real. Veja só:
- Dormente: a fase em que o vírus já está no sistema, mas ainda não se manifestou;
- Propagação: é o momento em que o vírus começa a se propagar, criando cópias de si mesmo para serem espalhadas em todo sistema;
- Ativação: é quando o vírus precisa ser ativado de alguma forma, por meio de um clique no ícone, a instalação de um programa ou a mera reinicialização do sistema;
- Execução: é quando os efeitos do vírus começam a ser sentidos, ou seja, o sistema operacional fica comprometido e apresenta problemas.
O que é um vírus de computador se não uma doença que se espalha numa máquina trazendo mazelas, não é mesmo?
Eles causam males como:
- Lentidão;
- Corrompimento de arquivos;
- Perda de dados;
- Desgaste do disco rígido;
- Problemas no uso de programas;
- Aplicativos abrindo ou fechando sem motivo aparente.
Quais são os tipos de vírus de computador?
- Vírus de ação direta
É o tipo mais comum de malware. Ele infecta arquivos que tem como extensão .COM e .EXE e depois se destroem, excluindo esses arquivos e causando danos ao funcionamento do computador.
- Vírus de setor de inicialização
São vírus responsáveis por infectar a memória do computador e normalmente ficam alocados no setor de inicialização, que dá o pontapé inicial no sistema operacional da máquina e causa lentidão. Esse tipo de vírus não é mais tão comum, mas ainda existe.
- Vírus residente
Esse também é um vírus que se instala na memória do seu computador, corrompendo arquivos, destruindo a memória e prejudicando o funcionamento da placa-mãe do computador. Esse é um vírus de difícil remoção, pois ele se instala na memória RAM.
- Vírus multipartite
Esse é um tipo de vírus bem potente. Além de se instalar no setor de inicialização, ele também toma parte de seus arquivos trabalhando de forma oculta, por isso é de difícil detecção.
- Vírus polimórfico
Esse é um vírus que “sequestra” arquivos, ou seja, ele bloqueia pastas e exige pagamento para que sejam liberadas. O mais impressionante é que ele é um vírus mutante, que se multiplica e sofre uma pequena mudança para dificultar a sua detecção.
- Vírus de macro
Embora funcione de forma diferente, o vírus macro tem o mesmo objetivo do vírus polimórfico, “sequestrar” arquivos. Ele criptografa arquivos de instituições de saúde, por exemplo, e cobra para descriptografar. Normalmente eles se escondem em arquivos de Word, que ao serem ativados liberam o vírus no dispositivo.
Como se proteger contra vírus de computador?
É importante se prevenir e tomar algumas medidas de segurança para evitar que vírus invadam o sistema operacional do seu computador e prejudiquem o seu dia a dia.
- Antivírus: muitos computadores têm vindo com um sistema operacional que já protege a máquina de vírus. No entanto, não custa nada ter uma barreira adicional de cuidados, por isso instale um antivírus no seu computador.
- Links: não clique em qualquer link que você receber, leia com calma o teor da mensagem. Tem a ver com algum assunto que você está tratando? Quem é o remetente? Você estava esperando? Sempre desconfie e, na dúvida, não abra!
- Download: escolha bem o que vai baixar, busque por programas, músicas e filmes que sejam originais e de plataformas confiáveis. Do contrário, você pode estar colocando um vírus no seu dispositivo.
- Navegue com cuidado: quando estiver navegando fique atento a links e pop-ups que aparecem do nada, eles podem conter malwares. Se quiser comprar algum item, visite o site da loja.
- Atualizações: é importante manter o seu computador em dia com as atualizações do sistema operacional e do antivírus, pois normalmente elas vêm carregadas de novas barreiras que ajudam a combater tipos de vírus que surgem.
Vírus de computador pega em smartphone?
Não basta conhecer o que é um vírus de computador, pois também é importante saber se ele pode passar para diferentes dispositivos, como o smartphone.
A resposta é: isso é bem raro de acontecer, mas acontece.
Normalmente ao conectar um celular a um computador infectado o celular até pode receber o vírus, mas ele não consegue se multiplicar e instalar programas que prejudicam o aparelho.
Aqui é muito importante salientar: existem vírus para smartphones, principalmente que atacam o sistema operacional Android. Normalmente o aparelho pode ser infectado por:
- Aplicativos duvidosos;
- Anexos de e-mails ou SMS;
- Baixar conteúdo online;
- Clicar em links duvidosos.
Não é só o computador e o smartphone que sofrem com os vírus, eles também podem comprometer a sua hospedagem. Por isso, recomendamos ler também esse artigo: Como lidar com malwares em sua hospedagem.