Entender o que é ROI é importante para qualquer time de marketing. Confira neste post os principais aspectos e vantagens desse indicador.
Se você tem um negócio (e aqui não importa o tamanho nem o segmento), provavelmente você está em busca de sempre gerar mais lucros, não é verdade? Bom, pelo menos eu nunca vi ninguém criando uma empresa só para levar prejuízo. ?
Mas uma coisa é certa: se você não tem o controle básico dos números do seu negócio, dificilmente vai poder planejar os próximos passos da sua empresa, já que alguns desses indicadores são importantes para dizer como anda a “saúde” do seu empreendimento.
E um dos indicadores que todo empresário deve sempre estar de olho é o ROI. Mas afinal… ?
O que é ROI?
Em poucas palavras, ROI é a sigla em inglês para Return On Investment (Retorno sobre Investimento) e é uma famosa métrica de gestão financeira que mede a lucratividade de um negócio. O ROI revela qual a relação entre o lucro obtido com os investimentos e o dinheiro aplicado.
Esse cálculo é feito a partir de uma comparação básica entre dois fatores:
- O montante investido;
- O lucro obtido nos últimos meses (ou período de referência).
Mais adiante vou mostrar como fazer esse cálculo, mas o que você deve saber por agora é que o ROI é usado para entender quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de marketing.
Portanto, o cálculo do ROI é uma importante métrica para gestão financeira de uma empresa. Saber quanto ganha (ou perde) com cada investimento é essencial para tomar boas decisões.
Agora você deve estar se perguntando: “Ok, entendi. Mas o que eu considero como custo e receita? ” De modo geral, posso te dizer o seguinte:
Receita: é todo o valor que entra na sua empresa decorrente de uma ação específica.
Custo/Investimento: é tudo que você investe para conquistar sua receita. Aqui é importante mencionar despesas com tecnologia, pessoas e recursos financeiros para ter um ROI mais preciso.
Por que o ROI é importante?
O ROI é importante para avaliar várias situações, como aquisição de novos equipamentos, abertura de um novo negócio ou contratação de novos funcionários, mas principalmente para medir o lucro ou prejuízo de determinadas ações. Por isso, é essencial entender como ele funciona e utilizá-lo nos momentos certos.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de analisar os resultados. É importante considerar todos os custos envolvidos, como impostos, por exemplo. Além disso, o lucro obtido deve ser reinvestido no seu negócio para que o ROI se mantenha elevado (ou pelo menos estável).
De maneira geral o ROI é importante para:
Potencializar seu lucros
Como mencionei lá no começo do post, ninguém abre uma empresa para ter prejuízos, mas sim, lucro. Nesse sentido, o ROI te ajuda a entender quais aspectos do seu negócio você pode otimizar para maximizar os lucros e minimizar os custos.
Acompanhar como a empresa está evoluindo
Provavelmente você já ouviu o famoso ditado: “Para quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve”. Pegando uma carona nessa frase, o ROI pode ser uma espécie de “bússola”, que te ajuda a enxergar quais investimentos compensam e fornecendo a você indicadores para acompanhar a evolução dos seus investimentos.
Auxiliar na tomada de decisões
O ROI é um indicador importantíssimo que ajuda gerentes de marketing a tomarem algumas decisões, principalmente quando o assunto é distribuir um orçamento. Assim, com a ajuda do ROI esse gerente consegue investir seus recursos da melhor maneira possível.
Bom, acho que até aqui deu para você entender um pouco da importância do ROI. Agora, vamos lá ver como fazer esse cálculo. ?
Como calcular o ROI?
É bem simples! Para calcular o ROI você deve dividir o lucro obtido pelo investimento total. O resultado é multiplicado por 100 para ter o valor em porcentagem.
Se o lucro for superior ao investimento, o ROI será positivo, já se o investimento for superior ao lucro, o ROI será negativo. Vamos dar uma olhada na fórmula:
ROI= Receita-Custo/Custo x 100
Exemplo prático:
Digamos que você investiu R$1.000,00 em esforços de marketing para divulgar a sua empresa e desses esforços retornou por volta R $1.100,00 para você. O ROI nesse caso seria de 10%.
ROI: 1.100-1.000/1000×100= 10
É importante relembrar que para ter o cálculo do ROI mais preciso, você deve levar em consideração os custos fixos e variáveis da sua empresa. Além disso, é preciso analisar o tempo de retorno do investimento, pois um ROI elevado em um curto período de tempo pode ser perigoso para a saúde financeira da sua empresa, ok?
Quais áreas podem usar o ROI?
De maneira geral, a principal área que pode se beneficiar com o indicador ROI é o marketing, isso porque essa é a área responsável por aplicar recursos (investimentos) com a finalidade de conseguir mais receita (retorno).
Mas independentemente da estratégia que você use, para calcular o ROI com mais precisão você vai precisar responder a uma simples pergunta: “Qual é o seu objetivo e o que você espera com essa estratégia/ação?”
Assim, você vai saber se seu investimento está trazendo ou não o retorno desejado.
Com isso em mente, vamos dar uma passadinha nas principais áreas do marketing e como elas podem se beneficiar desse indicador.
ROI do Marketing de Conteúdo
Aqui o interessante é usar o ROI para medir se a sua estratégia de conteúdo está ou não trazendo resultados. Vou te mostrar como você pode calcular o ROI do Marketing de Conteúdo, já que essa estratégia propriamente dita não trabalha com valores financeiros.
- Custos: Plataforma de gerenciamento do blog (caso não seja gratuita), serviço de hospedagem do blog, produção de conteúdo (custo da terceirização ou do salário/hora dos funcionários responsáveis), banco de imagem, entre outros.
- Retorno: Visualizações ou page views, visitantes únicos, tráfego orgânico, quantidade de leads, vendas geradas através do blog, entre outros.
Por fim, lembre-se de sempre atribuir um peso financeiro para cada um desses indicadores. O resultado vai ser positivo ou negativo dependendo do objetivo traçado anteriormente.
Mas atenção, estratégias de conteúdo geralmente começam a dar algum tipo de resultado em médio ou longo prazo. Não espere retorno imediato.
ROI de Email Marketing
O e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar seus resultados. Por isso, ficar por dentro de como ele está performando é extremamente importante e o ROI pode te ajudar com essa tarefa.
A partir do momento em que você define um objetivo para suas campanhas de e-mail marketing, fica mais fácil definir se aquela ação trouxe ou não resultados, por exemplo:
- Fluxo de nutrição: quantas pessoas estão se tornando clientes ao final do funil de e-mails?
- Campanha de vendas: quantas pessoas estão comprando seu produto através do e-mail?
- Ciclo de vendas: ao ter contato com seus materiais, quanto tempo demora para as pessoas se tornarem seus clientes?
Tendo isso em vista, fica mais fácil mensurar se todos os seus investimentos e esforços em e-mail marketing estão compensando.
ROI das campanhas no Google e Facebook Ads
Este é o ponto onde o ROI mais se faz necessário, pois a ideia aqui é aproveitar todo o potencial de cada real investido. Ou seja, se você criar campanhas de anúncios de qualquer maneira, sem as segmentações e criativos corretos, a tendência é que seu ROI seja negativo, fazendo com que você acabe apenas “queimando dinheiro”. ?
Por isso, otimizar suas campanhas pode ser uma das saídas para começar a ter um ROI positivo com seus anúncios.
ROI das Mídias Sociais
Como você deve ter notado, muitas empresas vêm investindo pesado em redes sociais. Mas será que elas vêm tendo retorno? Bom, um jeito de saber isso é calculando o ROI, porque, por mais que redes sociais sejam uma boa estratégia para conquistar mais clientes, no fim do dia nenhuma empresa sobrevive só de likes e comentários. ?
Então, pare um segundo e pense: todo tempo e dinheiro que você tem investido nas redes sociais têm alcançado o resultado esperado? Se não, vale a pena rever sua estratégia.
ROI do SEO
Se engana a pessoa que pensa que “tráfego orgânico não gasta dinheiro”. Já parou para pensar quanto custa investir em uma boa ferramenta de SEO? Ou em um profissional para ficar por conta de monitorar isso?
Como você deve ter percebido, por menores que sejam, o tráfego orgânico acaba tendo seus custos, que quando não são financeiros são de tempo. Por esse motivo, calcular o retorno dessa estratégia é fundamental.
Vantagens de utilizar o ROI
Se você chegou até aqui já percebeu que o ROI é um indicador perfeito para entender onde seus recursos estão sendo investidos e quais os resultados (positivos ou negativos) que eles estão trazendo.
Mas eu gostaria de mencionar mais três vantagens que tornam o ROI um ótimo indicador, mas que em resumo trazem um único benefício que julgo essencial para qualquer empresa: PREVISIBILIDADE. ⚖
Evitar gastos desnecessários
Com o ROI você acaba deixando de lado investimentos em canais que não trazem resultados e começa a destinar seus recursos onde realmente importa.
Resultados duradouros
Como mencionei, a previsibilidade é algo que o ROI nos fornece e é essencial para qualquer negócio. Por mais que esse número possa variar, com a ajuda desse indicador conseguimos analisar com antecedência se certos investimentos estão ou não “saindo dos trilhos”, o que dá o tempo necessário para ajustarmos a rota.
Aumento no lucro
Por fim, um forte aliado para aumentar o ROI são as iniciativas de CRO, ou em outras palavras, Otimização de Conversão. Aplicando técnicas de otimizações você consegue aumentar seus resultados sem propriamente fazer grandes movimentações ou ajustes.
Por exemplo, para aumentar seus resultados quando o assunto é captura de leads, você não precisa propriamente enviar mais tráfego para a página, mas talvez fazer alguns ajustes. Você pode alterar o botão, copy ou design, por exemplo, com o objetivo de aproveitar aquele tráfego que você já tem para aumentar a sua conversão.
Limitações do ROI
Apesar de maravilhoso, o ROI tem algumas limitações. Esse indicador nada mais é do que um “retrato” dos investimentos atuais da sua empresa, pois ele não leva, por exemplo, a inflação ou a sazonalidade em consideração.
O ROI não reflete o fluxo de caixa da empresa
Neste ponto, você pode ter o ROI como aliado para mensurar se certa ação ou campanha foi bem sucedida ou não. Mas nunca tê-lo como um indicador principal que diga como está a “saúde geral” do seu negócio.
O ROI reflete apenas o sucesso financeiro do projeto
Por exemplo, novos computadores são gastos, mas faz os funcionários trabalharem melhor e, de certa forma, ficarem mais felizes. O que não deixa de ser um bom investimento.
Porém, o ROI é sempre mais certeiro quando falamos em ações isoladas, como:
- Campanhas de anúncios;
- Campanhas de e-mail marketing;
- Blog posts estratégicos;
- Lançamentos.
Ou seja, todos os esforços que você empenhou para atingir um objetivo específico se torna o “custo” no ROI. Por outro lado, tudo o que você conquistou com esses esforços se tornam a “receita”.
Conclusão
Como você viu, quando se trata de marketing o ROI é importante para medir o retorno dos esforços feitos na divulgação de um produto ou serviço. Porém, para calcular o ROI, é necessário ter clareza de alguns pontos:
- Quais são os objetivos do investimento?
- Quais os indicadores que serão usados para medir os resultados?
- Qual é o valor dos investimentos?
- Qual é o valor das receitas geradas pelo produto ou serviço?
- Quais são os custos diretos e indiretos envolvidos na produção do produto ou serviço?
Bom, espero que neste texto eu tenha deixado claro o que é ROI e qual a importância dele para o sucesso e longevidade da sua empresa. Aproveite e dê uma olhada neste outros artigos que eu separei para você, com certeza vão te ajudar e muito em sua jornada.
- Marketing digital para pequenas empresas: como pôr em prática?
- Microsoft Advertising: como usar a ferramenta?
- Como funciona o Google Ads? Veja o passo a passo
- O guia completo de Marketing Digital
Um abraço e até a próxima. ?