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Entenda todos os detalhes do Rankbrain e saiba como funciona esse sistema projetado e desenvolvido pelo Google.

O Rankbrain é um método criado, projetado e aplicado pelo Google. Através do machine learning, da Big Data e da inteligência artificial, ele busca aperfeiçoar os resultados de pesquisa e otimizar a busca dos usuários, deixando-a ainda mais assertiva. 

Além disso, também é capaz de interpretar novas solicitações de busca, ou seja, consegue compreender termos inéditos que nunca antes tinham sido pesquisados e estão em voga. 

Por sua importância, hoje em dia é difícil conhecer alguém que trabalhe com marketing digital que não tenha ouvido falar no assunto. Não é à toa que esse sistema cause muitas dúvidas e discussões, além de um grande impacto nos resultados de busca nas plataformas. 

Se você tem interesse em entender melhor e se aprofundar no assunto, este artigo é para você. Para te ajudar, reunimos aqui as principais informações sobre Rankbrain que qualquer profissional ou entusiasta da área precisa saber. Boa leitura!

rankbrain

O que é Rankbrain?

Muitos especialistas acreditam que o Rankbrain é parte integrante do algoritmo de pesquisa Hummingbird que, por sua vez, foi criado para auxiliar o Google a compreender ainda mais o significado de solicitações de busca feitas através de determinadas palavras-chave. 

No ano de 2015 o Rankbrain foi apresentado ao público pelo analista de pesquisa sênior do Google, Greg Corrado. 

Nessa ocasião ele detalhou o princípio operacional do algoritmo, que funciona da seguinte forma: em muitos momentos os computadores não conseguem interpretar informações baseadas em palavras ambíguas ou coloquiais. Dessa forma, o Rankbrain funciona como ferramenta que capta de modo mais incisivo a expressão buscada. 

Muitos especialistas acreditam que o Rankbrain é parte integrante do algoritmo de pesquisa Hummingbird que, por sua vez, foi criado para auxiliar o Google a compreender ainda mais o significado de solicitações de busca feitas através de determinadas palavras-chave

Ou seja, isso significa dizer que o Google veio se modificando ao longo dos últimos anos para ser capaz de compreender quando os seus usuários tratam essa ferramenta como uma pessoa. A linguagem coloquial, até então, era um desafio. 

Assim, o Rankbrain surgiu para auxiliar nesse entendimento. Dessa forma, o seu funcionamento se baseia em informações parecidas, ou seja, o Google realiza a pesquisa baseado em outra expressão ou palavra parecida que já tenha sido buscada anteriormente. 

Desde a sua criação, o Rankbrain se tornou o terceiro fator de ranqueamento mais importante. 

O seu impacto é tão essencial que, para os profissionais da área, é indispensável entender como esse algoritmo funciona e quais melhorias e modificações pode trazer para o universo SEO

Como o Rankbrain funciona?

Como foi explicado na seção anterior, o Rankbrain tem por objetivo principal entregar resultados melhores e mais relevantes, através da interpretação da frase inteira como um todo, evitando o foco em palavras soltas

O uso desse algoritmo consegue se dar bem com pedidos de busca de cauda longa mais complexos, visto que consegue compreender como as palavras estão conectadas a temas específicos e, então, fornecer resultados relevantes. 

Dessa maneira, esse algoritmo pode detectar os padrões nas solicitações de busca diferentes, sendo capaz de encontrar semelhanças entre as mesmas. 

o Rankbrain tem por objetivo principal entregar resultados melhores e mais relevantes, através da interpretação da frase inteira como um todo, evitando o foco em palavras soltas

Isso permite que o Google compreenda uma frase ou expressão inédita simplesmente por uma correlação com palavras e frases previamente conhecidas

Por ser um sistema de machine learning, o Rankbrain está em constante aprendizado, se alimentando de dados que ele mesmo produziu a partir das buscas realizadas. 

Assim, o seu foco principal são as métricas, ou seja, é capaz de compreender que, se um usuário não achou os resultados satisfatórios, na próxima busca, ele deverá apresentar resultados diferentes. 

rankbrain

Como o Rankbrain influencia os sistemas de busca?

Sob a ótica do algoritmo do Google, a função principal do Rankbrain é analisar as buscas realizadas pelos visitantes para encontrar resultados que, de início, não estão relacionados com a palavra-chave usada na busca. Essa situação ocorre, principalmente, em buscas de cauda longa.

Neste exemplo específico, a busca é tão precisa que traz dificuldades no momento de apresentar os resultados. O Rankbrain, então, acaba por interligar tanto as buscas específicas quanto as buscas genéricas sobre o mesmo assunto. 

Apesar de sua importância, ainda hoje em dia não foi esclarecido para os usuários como ocorre, na prática, o funcionamento do Rankbrain

Sob a ótica do algoritmo do Google, a função principal do Rankbrain é analisar as buscas realizadas pelos visitantes para encontrar resultados que, de início, não estão relacionados com a palavra-chave usada na busca.

Mesmo sendo um sistema que revolucionou as ferramentas de busca, apresentar resultados de palavras-chave relacionadas não é nenhuma novidade para o Google. 

Já é comum que os mecanismos de busca sejam capazes de entender as derivações de palavras  (chover, chuvas, chuvarada, por exemplo). Entretanto, a revolução proposta pelo Rankbrain é que o algoritmo consiga interpretar buscas complexas compostas de diversas palavras. 

Como otimizar sua página para o Rankbrain?

Segundo o que dizem os representantes oficiais do Google, existe a possibilidade de otimizar para o Rankbrain. Além disso, o algoritmo não afetará os resultados de busca, visto que o objetivo principal do mesmo é atender buscas que faltam dados.

Assim, se você tem interesse em impulsionar sua página, uma das maiores dicas de SEO possíveis é não ignorar a existência do Rankbrain. Confira a seguir diferentes formas de otimizar o seu site para esse sistema.

Aumente a lista de palavras-chave

Um dos piores erros que você pode cometer ao criar páginas e conteúdos é focar em apenas uma palavra-chave ou frase-chave. 

Por isso, se você tem interesse em alcançar o maior efeito possível, deve incluir dois elementos no seu núcleo semântico:

  • Suas próprias palavras-chave, suas variações e palavras-chave relacionadas;
  • Palavras adicionais que estão relacionadas ao contexto que as palavras-chave escolhidas.

Crie conteúdo que oferece valor para o público

Busque criar posts completos, elaborar sobre todos os aspectos dos temas escolhidos e interagir com o público o quanto for possível. 

Você precisa ter em mente que o objetivo tanto do Google quanto do Rankbrain é assegurar aos usuários os melhores e mais relevantes resultados possíveis. 

Se você tem vontade de oferecer o mesmo para os seus visitantes, as suas chances de ser bem-sucedido serão maiores. 

Otimize o conteúdo para o leitor

Ainda que muita gente acredite ser bobeira, essa dica é extremamente válida para os casos de machine learning. Por isso, é imprescindível “ensinar a máquina” a partir de comportamentos humanos

Assim, o mais indicado é ir além de agradar os algoritmos de pesquisa. O enfoque das suas ações deve ser providenciar uma melhor experiência para os seus usuários e, através do seu comportamento, realizar uma otimização de acordo. 

Caso os visitantes gostem do seu conteúdo e o considerem relevante, os algoritmos seguirão o mesmo caminho de maneira natural

Pense em como o usuário vai buscar aquele conteúdo

Não se esqueça que o Rankbrain e um cérebro humano funcionam de formas semelhantes e, claro, sempre em evolução. 

Portanto, se quiser que a sua página faça sucesso e apresente um conteúdo relevante para os seus visitantes, é imprescindível dedicar tempo para compreender sobre a influência do machine learning nas ferramentas de busca.

Vale a pena refletir sobre o contexto em que as buscas pelas palavras-chave escolhidas por você serão realizadas. Com esse simples raciocínio certamente você irá notar que o seu site será capaz de entregar uma melhor experiência para seus usuários. 

O Rankbrain pode influenciar o posicionamento do meu site nas buscas?

O fato de um resultado gerado a partir de uma busca ter sido refinada ou não pelo algoritmo do Google não pode ser considerado um agente de ranqueamento nos resultados buscados.

Normalmente, os sinais que interferem no ranqueamento estão conectados ao conteúdo da página, tais como links internos e externos ou palavras específicas

Além disso, esses sinais também podem estar conectados ao visitante da página — se relacionando com o idioma utilizado para fazer a busca e o histórico de navegação, por exemplo. 

Dessa maneira, como podemos afirmar que o Rankbrain é um dos fatores mais expressivos de rankeamento no Google se o refinamento não causa influência nos resultados?

Ainda que a resposta não seja clara, de acordo com o Google, de uma forma ou de outra o Rankbrain e seus aspectos contribuem diretamente para que uma página apareça nos resultados de uma busca. 

Como o Rankbrain influencia o posicionamento do meu site nas buscas?

Embora não se saiba quais aspectos são esses, o viés mais aceito é que o Rankbrain auxilie o Google a classificar as páginas da melhor forma, sempre de acordo com o conteúdo que elas apresentam. 

Assim, o Rankbrain apresenta a capacidade de resumir o conteúdo de uma página com melhor precisão que os sistemas do Google vigentes. 

Visto que esse algoritmo simula o funcionamento de um cérebro humano, o conteúdo que você irá apresentar na sua página precisa ser realmente relevante para as palavras-chave que você espera ranquear. 

Dessa forma, o Google acaba por dificultar mais ainda o ranqueamento de sites que usam técnicas conhecidas como Black Hat para parecer tratar de um assunto que não é o mesmo abordado pela página

Nesse sentido, o Rankbrain costuma dar preferência às páginas que se empenham em entregar um conteúdo relevante ao invés daqueles que só se interessam por aplicar ferramentas de SEO sem qualidade.

 

Como utilizar o Rankbrain para melhorar o posicionamento do meu site nas buscas?

Existem algumas formas de trazer o Rankbrain para o seu lado e usá-lo em seu benefício. 

A melhor maneira desse algoritmo influenciar positivamente o posicionamento do seu site nas buscas é através da análise do contexto onde o mesmo é encontrado

Os especialistas acreditam que o Rankbrain consegue examinar diversas partes do algoritmo do Google para escolher o melhor resultado de uma busca. 

Assim, em várias buscas, o melhor resultado para a ferramenta de busca pode ser determinado a partir do título — ou meta title — da própria página. 

Desse modo, a melhor maneira de otimizar uma estratégia de SEO é através da análise de situações que se transformam em resultados de busca diferentes, e realizando melhorias para cada circunstância em especial. 

Esse cenário é possível porque o Rankbrain atua no nível da busca. Isso significa que a ferramenta é capaz de customizar o algoritmo do Google para cada busca. 

Ainda que não esteja claro o mecanismo de influência que o Rankbrain exerce no ranqueamento das páginas, está mais que comprovado que é preciso se manter atualizado sobre essa ferramenta e seu funcionamento, visto que comprovadamente ela faz diferença no sucesso do seu site. 
Esperamos que as suas principais dúvidas sobre o assunto tenham sido esclarecidas e, se você tem interesse em aprender mais sobre esse e outros assuntos relacionados a otimização de páginas da web, não deixe de visitar nosso blog. Por lá você irá encontrar mais artigos interessantes sobre esse e outros temas.

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Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

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