O que é plugin? Veja a sua utilidade para um site WordPress e como ele ajuda a impulsionar a estratégia do seu negócio.
Um dos sistemas mais populares para a criação de sites é o WordPress. E, um dos fatores de sucesso da ferramenta é o plugin. Ele foi criado como um recurso adicional para os sites, que tem o objetivo de otimizar a sua página ou mesmo trazer mais funcionalidades para alavancar o seu negócio.
No WordPress existem diversos plugins entre os gratuitos e pagos, que trazem diversas soluções para a sua empresa. O melhor de tudo: ele é fácil de instalar e usar, fazendo com que você não precise de um profissional de desenvolvimento para programar uma nova função em sua página da web.
Neste post, vamos te explicar o que é plugin, como funciona e quais são os mais importantes para o seu site. Confira!
Índice
O que é plugin
Na prática, o que significa plugin? Na informática, ele é definido como um programa, extensão ou ferramenta que pode ser adicionada no programa principal (seu site, por exemplo), que incrementa recursos adicionais a ele sem comprometer o seu funcionamento.
Independentemente do modelo de seu negócio ou estratégia, existirá um plugin no WordPress para te ajudar. Afinal, são mais de 50 mil tipos de recursos adicionais que ajudam a melhorar a otimização de SEO, produção e publicação de conteúdo, vendas online (e-commerce), adequação a dispositivos móveis para melhor ranqueamento do site no Google, entre outros.
Como um plugin funciona
Um plugin funciona como um assistente em seu site, para desempenhar uma ou mais funções necessárias e definidas em sua estratégia. Por exemplo, um dos plugins mais utilizados no WordPress é o WooCommerce, pois ele facilita o processo de venda de produtos em lojas virtuais e possui várias formas de pagamento.
Sempre que precisar aprimorar o seu site, avalie como um plugin pode te ajudar nesse processo. Existem soluções que vão desde o e-commerce até a otimização de conteúdo para o ranqueamento nas primeiras páginas do Google.
Outra vantagem do plugin é que você pode ativá-lo e desativá-lo sempre que desejar, o que facilita no processo de mudança estratégica da empresa, por exemplo.
Como instalar um plugin
O WordPress possui um diretório com todos os seus plugins. A maioria é gratuita, mas também existem ferramentas pagas. O diretório é o melhor local para você pesquisar, escolher e instalar um plugin, pois tudo relacionado com o programa em que seu site foi desenvolvido.
Para instalar o plugin é muito fácil. Basta acessar “Plugins”, escolher o recurso e clicar em “Adicionar novo” dentro do seu painel de administrador. Pronto! De maneira simples e intuitiva, você tem a ferramenta pronta para começar a utilizar.
É claro que existem outros locais na internet em que você pode encontrar plugins, assim como formas de instalação. Você pode fazer uploads no WordPress de arquivos ZIP ou mesmo importar um FTP, caso o recurso adicional que queira usar não esteja no diretório.
Plugins importantes para o seu site
Nas diversas possibilidades de plugins que você tem acesso via WordPress, existem alguns tipos que são muito utilizados e bem recomendados para quem possui um site, independentemente do modelo de negócio da empresa. Separamos alguns que você deve conhecer e até instalar em sua página. Confira!
Yoast
Para o seu site ter bom ranqueamento nos motores de busca do Google, é preciso que o conteúdo tenha uma boa otimização em SEO. O Yoast é um dos plugins que pode ajudar muito na validação do seu material, inclusive dando dicas do que deve ser melhorado no conteúdo para ter mais sucesso.
Redirection
É muito comum um site possuir algumas páginas que não existem mais ou que estão passando por alteração e o usuário precisa ser redirecionado. Uma das formas para você organizar essa ação de forma ágil é usando o Redirection.
Com ele, você cria o redirecionamento para 301 ou 404 sempre que as suas URLs passarem por ajustes e melhorias. A principal vantagem dessa ferramenta é que ela é gratuita.
Disqus
O Disqus é uma ferramenta muito utilizada em sites e blogs para o gerenciamento de comentários, assim como a análise e moderação deles. Além de proporcionar o controle sobre o que os leitores comentam, também consegue estimular que mais usuários interajam com aquele conteúdo.
Outro fator importante é que ele possui integração com as principais redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, o que traz maior alcance para o seu blog. Isso porque as pessoas podem compartilhar seus comentários nos perfis, e isso fica atrelado diretamente ao seu conteúdo. Vale a pena fazer o teste!
Elementor
O Elementor é um dos plugins mais utilizados, pois ele ajuda na construção dos sites em WordPress. Como assim?
Com esse recurso adicionado, você passa a ter o direcionamento de como criar a sua página na web, desde o layout até o uso de fontes, menus, botões, funcionalidades e demais informações importantes para o seu negócio.
Ele foi criado para facilitar a rotina do usuário que deseja criar seu site sozinho (e não sabe por onde começar) ou mesmo de pessoas que não tem um orçamento inicial para investir em desenvolvimento com programadores.
Os plugins pagos são melhores que os gratuitos?
Não necessariamente. Com as diversas opções de plugins e soluções muitas vezes parecidas, pode-se ficar na dúvida de qual deles é melhor entre o gratuito ou pago. A indicação nesse caso é procurar por avaliações em blogs de desenvolvimento ou YouTube sobre determinado plugin.
A maioria dos plugins mais utilizados são gratuitos e oferecem soluções completas ao usuário, provando que o conteúdo pago pode não ser o melhor. Dessa forma, antes de instalar o seu plugin ou decidir por investir nele, pesquise muito para que não se frustre no processo.
Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre os plugins e como usá-los em seu site. Gostou do conteúdo? Então confira os demais artigos com informações no Blog da Hostgator sobre inovação, negócios e tecnologia.