Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira neste post o que é palavra-chave e como ela pode ajudar a criar estratégias para a criação de conteúdo do seu site.

A palavra-chave é o principal agente de um bom conteúdo. É a partir dela que os leitores encontram o texto que vai tirar as suas dúvidas sobre qualquer assunto. 

Já de cara deu para perceber a importância das palavras-chave, não é mesmo? Afinal, os usuários da rede mundial de computadores cada vez mais buscam informações sobre suas dores, dúvidas e até referências antes de optar por um produto ou serviço. 

Neste artigo, vamos te explicar o que é palavra-chave, quais são seus tipos, o que é preciso para escolher as melhores para a sua empresa e muito mais. Vamos lá?

O que é palavra-chave?

Palavra-chave é o termo utilizado pelo usuário ao fazer uma busca na internet. A keyword (palavra-chave em inglês) é fundamental para que os robôs do Google levem as pessoas ao conteúdo desejado em segundos. 

Por isso, elas são tão importantes para a construção de qualquer conteúdo de sua empresa. As palavras-chave direcionam as pessoas para o seu produto ou serviço, caso você tenha um texto de qualidade ranqueado pelo Google ou demais buscadores. 

Tipos de palavra-chave

Como você deve imaginar, existem alguns tipos de palavra-chave. Elas são criadas a todo instante a partir da busca dos usuários na rede. É importante que conheça a diferença entre elas, para aplicar corretamente em seus materiais e ter noção do seu planejamento de conteúdo. 

Cauda curta

As keywords de cauda curta são formadas por uma ou duas palavras, ou seja, são muito genéricas em relação ao seu negócio ou busca.

Você já deve ter feito uma pesquisa apenas com um nome, produto ou tema, sem relacionar com outros termos e percebeu que não encontrou exatamente o que queria. Isso é uma cauda curta. 

Esse tipo de palavra-chave é muito utilizada para desmembrar mais termos sobre o seu negócio, ajudando a complementar a busca. Afinal, elas servem de base para a sugestão de conteúdo a partir da própria barra de busca do Google ou mesmo de ferramentas de SEO

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:

Cauda longa

A cauda longa é o oposto. São palavras-chave formadas por até cinco termos, que trazem mais informações do que o usuário quer pesquisar e ter como resultado. Elas são muito utilizadas em textos, pois trazem o sentido geral ao material e ajudam a responder dúvidas ou dores das pessoas.

Palavra-chave negativa: o que é isso?

Não é porque é negativa que é ruim! Ao contrário, a palavra-chave negativa pode ser uma grande aliada do seu negócio. Esse tipo de keyword surgiu com o Google Ads, que é a plataforma de anúncios da empresa. 

A negativação das palavras surgiu para eliminar termos que não têm relação com o seu negócio. Ou seja, se sua empresa vende computadores novos, você pode negativar a palavra “usado”. Isso impede que as pessoas que procuram por computadores de segunda mão cliquem em seu anúncio e você tenha que pagar esse custo. 

Você consegue identificar facilmente essas palavras, usando plataformas de SEO que mostram sugestões de conteúdo a partir do seu principal termo. A partir disso, dá para ter uma visão das palavras relacionadas e eliminá-las em suas campanhas de anúncios.

O que considerar ao definir uma palavra-chave?

A definição de palavras-chave para o seu negócio e conteúdos é extremamente importante, demandando tempo e estudo. Afinal, são elas que vão tracionar o seu material nos mecanismos de busca, impulsionar suas páginas a aparecer nos primeiros resultados. 

Persona

A primeira dica para que consiga definir boas keywords é ter o foco total em sua persona. Você precisa ter o completo entendimento de suas necessidades e dores para escolher os termos certos para o seu negócio. 

Não adianta você ter palavras e foco em um conteúdo que não resolve os problemas de sua persona. É preciso que esteja em sintonia com as demandas de sua audiência para ter boas conversões. 

Por fim, é preciso que fique atento às necessidades dos leads em cada etapa do funil. Afinal, a demanda muda conforme o entendimento que eles têm levando em conta o seu processo de conhecimento e maturação no processo. 

Estratégia

As palavras-chave também precisam ter total relação com a estratégia do seu negócio. Dessa forma, você precisa direcionar as keywords e o conteúdo para o seu objetivo final, seja vender mais, solucionar problemas, trazer maior compreensão sobre tecnologia ou negócios, por exemplo.

Concorrentes

Outro aspecto que você precisa ter em conta é pesquisar quais palavras-chave e até modelos de conteúdo os seus concorrentes usam. Isso é importante para adequar o seu material a partir das boas práticas dos concorrentes para se sobressair. 

Estar atualizado em relação ao que o mercado e concorrentes estão praticando é fundamental para impulsionar a sua empresa a fazer melhor e ter vantagem.

Possibilidade de ranqueamento

Nem só de um bom conteúdo vive o ranqueamento. É necessário que o texto possua palavras-chave relacionadas com o seu negócio e autoridade, assim como com a dor do usuário. 

Quanto mais palavras-chave de qualidade o conteúdo possui, melhores as chances de ficar entre os primeiros resultados de busca do Google. As keywords são um dos aspectos relevantes das estratégias de SEO e norteiam todo o planejamento de conteúdo de uma empresa. 

Ferramentas para avaliar palavra-chave

Para a sorte dos produtores de conteúdo e profissionais de marketing, existem ferramentas para avaliar e definir as palavras-chave. Separamos abaixo os principais sistemas para análise de keywords.

1 – Google Keyword Planner

Essa é a ferramenta de palavras-chave do Google, voltada para anúncios, mas você pode utilizá-la para ter uma visão geral das palavras para seus demais conteúdos. A partir dela, é possível criar um diagnóstico das campanhas e descobrir o que está dando certo ou não.  

2 – SEMRush

A plataforma é muito utilizada para a pesquisa de palavras-chave, mas traz diversas funcionalidades junto. Ela mostra o volume de busca mensal, custo por clique, sugestões de conteúdo, análise de concorrentes e muito mais. Existem as versões gratuita e paga, e ambas são de grande ajuda para qualquer negócio. 

3 – Ahrefs

A ferramenta é muito utilizada para a busca e análise de palavras-chave. A vantagem de ser usada é que você não precisa criar uma conta no sistema para usá-la. Basta fazer a pesquisa da palavra em que está interessado e analisar os resultados. 

4 – Kewordtool.io

Este é um recurso que complementa o buscador do Google. Afinal, ele fornece os resultados de palavras-chave de cauda longa a partir de um termo inicial. Assim, a partir das variações você pode definir as suas keywords. 

5 – Keyword Discovery

A plataforma dá acesso às palavras que derivam dos mecanismos de busca. É muito parecido com o Kewordtool.io. Além disso, traz os termos que geram tráfego aos concorrentes de sua empresa. 

Como o próprio nome diz, essa é uma plataforma do Google que mostra os termos mais populares buscados recentemente pelos usuários. Nela, é possível visualizar em gráficos e demografias, a frequência de pesquisa dos mais diversos assuntos. 

Palavra-chave e SEO: qual a relação?

O uso das palavras-chave direciona todo o conteúdo para os primeiros resultados de busca e são a forma eficiente de impulsionar conteúdo. Dessa forma, para o SEO as keywords são importantes para nortear a estratégia de conteúdo da empresa, assim como seus materiais. Sendo assim, devem ser usadas de forma totalmente estratégica e funcional. 

Alguns pontos que você precisa considerar ao pensar nas palavras-chave para o seu conteúdo:

  • Meta Title/SEO Title: esse título que aparece ao realizar a pesquisa de um tema no Google deve trazer a sua palavra-chave – e, se possível, sempre no começo do conteúdo;
  • Meta descrição: como falamos anteriormente, essa descrição aparece como um complemento do meta title. Como ela pode trazer algum termo pesquisado pelo seu cliente ou leitor, explorar a palavra-chave aqui também é importante;
  • URL: esse é o complemento que vai como o link quando o usuário encontrar o seu conteúdo. Caso não seja possível utilizar a palavra-chave completa (se estiver trabalhando com uma long tail, por exemplo), tente usar pelo menos os principais termos dela;
  • Title tag: sabe os títulos que aparecem entre os tópicos do seu texto (também conhecidos como H2, H3 e por aí vai?)? É interessante que sua palavra-chave, seja ela principal ou secundária, também dê as caras por aqui.

Como funcionam as palavras-chave nas redes sociais?

Da mesma forma como em uma estratégia de conteúdo para blog, por exemplo, as palavras-chave também são importantes para os materiais construídos para as redes sociais.

Além de ficar de olho na forma como o seu público se comunica (para saber qual linguagem é a mais adequada, por exemplo), você também pode descobrir quais são as dúvidas capazes de gerar novos conteúdos e até trabalhar esses termos nas hashtags, ajudando a agregar diversas publicações em uma única frente.

Evidentemente, tome cuidado para não abarrotar o seu conteúdo de hashtags e palavras-chave. Mais que tirar o atrativo das suas publicações, as chances de otimização acabam ficando baixas – e, com certeza, esse não é o seu propósito, não é mesmo?

Conclusão

Como você pode perceber, a palavra-chave tem grande importância nas estratégias de conteúdo, seja para conteúdo em blog ou nas redes sociais.

Lembre-se de usar as ferramentas que indicamos aqui e de dedicar um momento para traçar boas estratégias, pois isso certamente trará bons resultados no curto, médio e longo prazo.

Esperamos ter ajudado você a entender o que é palavra-chave. Se você gostou do conteúdo, aproveite para conhecer mais artigos do Blog da HostGator sobre inovação, tecnologia e negócios!

Navegue por tópicos

  • O que é palavra-chave?

  • Tipos de palavra-chave

    • Cauda curta

    • Cauda longa

  • Palavra-chave negativa: o que é isso?

  • O que considerar ao definir uma palavra-chave?

    • Persona

    • Estratégia

    • Concorrentes

    • Possibilidade de ranqueamento

  • Ferramentas para avaliar palavra-chave

    • 1 – Google Keyword Planner

    • 2 – SEMRush

    • 3 – Ahrefs

    • 4 – Kewordtool.io

    • 5 – Keyword Discovery

  • Palavra-chave e SEO: qual a relação?

  • Como funcionam as palavras-chave nas redes sociais?

  • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.