Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba o que é e como usar o link building para melhorar o SEO do seu site. Aproveite todas as dicas que selecionamos para você!

Você já ouviu falar em “link building”? O termo vem da ideia de tornar um link popular, construir uma reputação para um termo ligado ao seu site ou página. 

Os mecanismos de busca, como o Google, tem como fator de posicionamento páginas que possuam os links que aparentam ser mais confiáveis e de portais de relevância.

Isso faz com que o link building seja uma estratégia fundamental de SEO, já que os buscadores têm se aperfeiçoado para avaliar da melhor maneira a qualidade de um link. Não adianta pensar apenas em quantidade e inserir muitas vezes o seu link em qualquer local do site ou página, pois quanto mais orgânica e natural for a inserção dele, mais bem colocado vai ficar.

para que serve o link building

Link building é uma estratégia de SEO que tem como principal função construir uma rede de links para uma página, direcionando o tráfego para ela e ajudando a melhorar a sua autoridade de domínio.

Para essa estratégia, é possível utilizar tanto links internos quanto externos. Entretanto, é mais comum pensar nessa prática com âncoras vindas de outros sites, o que também ajuda a transferir um pouco de link juice para o site que recebe esse tráfego quando vem de domínios de qualidade e confiáveis.

Uma das maneiras usadas pelos mecanismos de busca para avaliar a reputação de um site é verificando os links que ele recebe. 

Isso é bem lógico: quanto melhor e mais interessante for seu conteúdo, mais pessoas irão realizar redirecionamentos para você, afirmando que seu link é confiável.

Quando outro site cita um link para a sua página, está falando para seus leitores que o seu site tem relevância para aquele determinado assunto. Desta maneira, seu trabalho passa a ser mencionado em vários lugares e gera uma conexão entre as pessoas, ou seja, uma rede de interesse naquele conteúdo. 

Os links, então, são fundamentais para o SEO, pois permitem a relação entre sites e um fluxo contínuo na rede.

Os mecanismos de pesquisa entendem que quanto mais sites apontando links para seu site, mais relevância ele possui para aquele conteúdo que está sendo pesquisado.

Como mencionamos no início do post, não basta ir adicionando o seu link indiscriminadamente em várias páginas externas. Também não adianta pedir para amigos que possuem sites com alto número de visualizações te indicarem.

Os buscadores levam diversos fatores em consideração ao classificar a relevância de um backlink, e precisamos entender que o contexto em que o link está inserido é um dos mais importantes deles. Não adianta, por exemplo, seu link sobre confeitaria aparecer em um site de acessórios automotivos. 

Os mecanismos de busca desconfiam dessa associação e podem, inclusive, prejudicar o seu ranqueamento nas buscas. Por isso, é interessante fazer associações que tenham relação e inserir links de sites relevantes dentro do seu nicho.

Isso é, se você vende bolo é melhor que tenha outro site de confeitaria que aponte link para as suas páginas. Afinal, essa prática faz mais sentido para o leitor e para os robôs do Google.

Palavra-chave âncora é o termo que possui o link dentro do texto. Por exemplo, “O que é SEO” está linkando para uma página que trata deste assunto. Por isso, texto que aparece no link também pode ser crucial para essa estratégia.

Lembra do exemplo da confeitaria? Vale mais a pena ter um link em outro site relacionado a “encomendas de bolo em Curitiba” do que “Confeitaria da Dulce”.

Isso acontece porque as pessoas estão buscando mais pelo primeiro termo do que pelo segundo. Mesmo que o segundo aparente ser mais restrito e a favor do seu branding, ele pode acabar não te ajudando.

link building como fazer

Outro ponto importante é que, desde 2005, duas características foram atribuídas aos links: o ‘nofollow‘ e o ‘dofollow‘. Você já sabe o que são esses termos?

O link ‘dofollow’ é quando um site ou página permite que os buscadores indexem aquele link. Assim, ele será encontrado pelas pessoas que buscarem por aquele termo.

Quando o ‘nofollow’ é usado, você quer dizer aos mecanismos de busca que não quer que aquele link em específico seja seguido, mas o conteúdo daquele texto ainda poderá ser localizado.

É interessante usar o ‘nofollow’ quando você vai citar algo que é relevante naquele momento dentro do seu texto, mas que não tem nada a ver com seu nicho. Assim, você não deixa os buscadores confusos, nem prejudica o site ou página que está recebendo o link. 

Vale lembrar que se você não colocar nenhuma dessas características, os buscadores entenderão aquele link como ‘dofollow’.

Outro ponto importante: passe longe dos serviços que oferecem a venda de link buildings. Eles normalmente automatizam a inserção de links e tendem a aumentar os algoritmos rapidamente, o que pode causar estranhamento por parte dos buscadores.

Lembrando que, se o seu site for descoberto usando alguns desses serviços, você pode ser punido pelos mecanismos de busca, prejudicando o seu desempenho em geral.

Invista em conteúdo de qualidade, procure atualizar o seu site com frequência, mantenha uma presença forte nas redes sociais e divulgue seus links por lá também!

Mantenha uma boa relação com as pessoas que produzem conteúdo similar ao seu, prestigie bons conteúdos e pratique o link building com naturalidade. 

Essas atitudes simples garantirão uma relação honesta com a sua audiência e também com os mecanismos de busca.

Como falamos no penúltimo parágrafo, mantenha uma boa relação com outros portais do seu segmento e sempre priorize a construção de conteúdos de qualidade.

Efetuando essas duas tarefas com frequência e constância, não tem erro: as pessoas vão te indicar com links de referência.

No entanto, só é indicado quem é visto, e temos algumas técnicas que podem acelerar esse processo de ter sites apontando links para as suas páginas.

1 – Divulgue sempre os seus conteúdos e peça que as pessoas compartilhem

A melhor maneira de obter um link é conquistando a atenção de pessoas que podem fazer com que suas páginas sejam linkadas.

Por isso, quanto mais você puder compartilhar seus conteúdos em redes sociais, como Instagram, LinkedIn, Facebook ou Twitter, o potencial de chegar a pessoas relevantes é maior. 

Outro canal de distribuição que pode potencializar essa distribuição são as newsletter ou mais especificamente o canal de e-mail. Postou conteúdo novo? Avise imediatamente a sua base. 

2 – Canais de release – Comunicações com jornalistas e redatores

As melhores pessoas para fazer com que seu conteúdo saia em portais de relevância são os jornalistas e redatores.

Existem algumas ferramentas especializadas em distribuir releases para bases de jornalistas e redatores, e agilizam esse aspecto de gerar conteúdos para os portais em que eles trabalham. 

Além de ajudar a fazer com que eles tenham pautas para seus portais e blogs, esses profissionais fazem o backlink apontando para a sua página, uma forma de garantir a fonte do conteúdo. 

3 – Aquisição de backlinks com guest post

Essa é uma técnica antiga para aquisição de links, que está em uma linha tênue do correto a se fazer e do não que não fazer. 

Geralmente as negociações para guest post envolvem a proposta de troca de links entre sites. Essa troca de links é uma estratégia que o Google encara como não natural, logo, uma tática obscura e deve ser evitada. 

Entretanto, uma maneira de fazer guest post de forma correta é oferecer um conteúdo original e exclusivo a portais que tenham a relevância para seu nicho de interesse.

Dessa forma, faça uma lista de sites que você quer ter um link apontando para a sua página, logo depois descubra quem são os administradores de conteúdo. Entre em contato e inicie a negociação oferecendo algo de valor, como um conteúdo exclusivo e original para que eles tenham algo novo para publicação.

Eu chamo essa técnica de “quem ajuda, amigo é!”, pois consiste em auxiliar o site em que você quer o link a manter a página saudável e apresentando material que tenha valor. 

Interessante saber que quando um site tem links quebrados no conteúdo pode prejudicar o rastreio e relevância da página por parte dos robôs do Google. Se você ajudar a pessoa a verificar esses links e trocar o quebrado por um que esteja funcionando, tudo ok, isso pode te ajudar e fazer com que ela lhe dê a referência do link.

Existe uma forma de encontrar links quebrados no site em que deseja obter backlinks, e depois que encontrar o link quebrado você entra em contato com o administrador do site. Dessa forma, pode avisar que aquele link quebrado pode estar prejudicando o site dele e propõe a troca para um conteúdo que você possui igual

Porém, um detalhe: essa é uma estratégia de guerrilha e leva tempo até sua consolidação, mas funciona. Só é necessário consistência.

Outra forma eficiente para aquisição de backlinks é com conteúdos originais de alto impacto. E o que seriam os “conteúdos originais de alto impacto”?

Conteúdos originais são aqueles do tipo pesquisa, tais como: 

  • Segundo estudos da HostGator 83% dos sites brasileiros são em plataformas wordpress.
  • Mais de 50% das pessoas utilizam hospedagem de sites para montar um blog de conteúdos de receita.

Esses tipos de conteúdos são referências em dados, e consequentemente as pessoas tendem a compartilhar para mostrar a fonte em algum outro conteúdo ou projeto.

Mais pra frente iremos fazer um estudo de caso com essas estratégias de aquisição de links e mostrar a eficiência de pensar em projetos assim.

  • Comprar backlinks;
  • Oferecer o mesmo conteúdos em vários portais;
  • Guest post com troca de links;
  • Backlinks em portais que não tenham nada haver com o seu nicho;
  • Fazer troca de backlinks;
  • Comprar pacotes que prometem backlinks.

Se a essa altura você está se perguntando sobre quantos backlinks uma página precisa, a resposta é que não há um número exato ou fórmula para isso.

Links são sempre bem-vindos, desde que, conforme já citamos, venham de sites com autoridade e feito de maneira orgânica. Dessa forma, o Google vai entender que essas páginas dão credibilidade ao seu conteúdo e passará a oferecê-lo a mais pessoas nas buscas.

Conclusão

As estratégias de link building às vezes são encaradas de forma obscura, pois o Google possui algumas diretrizes bem rígidas quanto à construção desses backlinks. 

No entanto, se você criar uma rede de relacionamento com vários portais, ter a responsabilidade de criar conteúdos exclusivos e distribuir de forma única, sem gerar duplicidade, não será um problema para garantir bons resultados.

Navegue por tópicos

    • 1 – Divulgue sempre os seus conteúdos e peça que as pessoas compartilhem

  • 2 – Canais de release – Comunicações com jornalistas e redatores

  • 3 – Aquisição de backlinks com guest post

  • Conclusão

Tags:

  • otimização
  • Criador de Sites

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.