Saiba quais são as principais funcionalidades do Instagram Ads e quais tipos de anúncios pode fazer.
Desde que o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012, as duas redes sociais tornaram-se cada vez mais semelhantes. Portanto, não é de admirar que o Instagram Ads tenha se tornado uma opção real para o marketing de mídia social.
Mas o que é Instagram Ads, quanto custa a publicidade do Instagram, que tipos de anúncios existem e o que o Facebook Ads tem a ver com eles? Descubra aqui!
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O que é Instagram Ads?
Como você pode imaginar, o Instagram Ads é o gerenciador de anúncios do Instagram. Aliás, você sabe o que significa Ad no Instagram? Essa é uma expressão que se refere ao termo “advertisement”, palavra em inglês para “publicidade” ou “publi”, como costumamos ver nas redes sociais.
Para usar o ads para Instagram na criação de anúncios, você precisa de uma página do Facebook ou de uma conta comercial. Com esses requisitos, você pode vincular Instagram e Facebook não apenas para fins privados, mas também para fins publicitários.
O gerenciador de anúncios é de grande ajuda ao anunciar no Instagram porque você pode restringir o público-alvo em grande detalhe. Como iniciante, você também será guiado pela criação de um anúncio com instruções passo a passo.
Por último, você pode monitorar o desempenho de seus anúncios do Instagram. Por exemplo, você pode ver quais pequenas alterações nos anúncios individuais têm um efeito positivo ou negativo. Portanto, se você já trabalha com anúncios do Facebook, a etapa para os anúncios do Instagram não é mais tão complicada!
Para que serve o Instagram Ads?
O Instagram Ads serve como recurso para veiculação de mídia paga no Instagram. Se isso compensa para você, depende muito de quem é o seu público-alvo. Quer entender como utilizar o Instagram Ads? Continue acompanhando!
Ao anunciar no Instagram Ads, se o público-alvo estiver certo, e o produto puder ser comercializado facilmente em uma plataforma que se concentra no conteúdo visual, o investimento definitivamente vale a pena!
Sobre custos, como acontece com os anúncios do Facebook, o princípio do leilão se aplica aos anúncios do Instagram: você envia um lance e, dependendo da concorrência e do valor desse lance, seu anúncio será exibido com mais ou menos frequência.
Você também pode rastrear a análise relacionada a cada esforço de marketing e usá-la para agilizar o processo de marketing e vendas. Por isso, nosso parceiro Professor Jorge Ávila traz algumas dicas estratégicas sobre como gerar tráfego através de ads e orgânico:
Você também decide como seu orçamento será usado. Além de CPC (custo por clique) e CPM (custo por milhão), o Instagram oferece custo por ação (CPA). Isso significa que seu lance se aplica a cada interação que você especificou com antecedência, por exemplo, comentários ou curtidas.
Tipos de anúncio no Instagram Ads
A grande vantagem do Instagram Ads é que ele encaixa os anúncios naturalmente no feed ou na barra de histórias. Não há barra lateral no Instagram, o que significa que os usuários veem automaticamente os anúncios ao rolar. Isso aumenta a probabilidade de que se preste atenção à publicidade, especialmente se o formato for escolhido de maneira inteligente.
- Anúncios de fotos do Instagram
Vamos começar com o clássico: um anúncio de imagem contém um título, uma descrição, o link do site correspondente e, claro, um botão de call to action. Um anúncio fotográfico se destaca das postagens orgânicas graças ao CTA e à nota “patrocinado” no canto superior direito da imagem.
- Anúncios de stories
Anúncios de stories são exibidos entre postagens de histórias orgânicas. Como uma história orgânica, eles são exibidos no modo de tela inteira e ficam disponíveis apenas por 24 horas (a menos que sejam salvos como um destaque). Isso torna o formato perfeito para promover ofertas temporárias.
Com a função de deslizar para cima nos anúncios de stories, você pode divulgar o site nas redes sociais. Atenção: a página correspondente deve ser otimizada para dispositivos móveis. O Instagram é uma rede que privilegia o acesso mobile, então longos tempos de carregamento e design pesado são absolutamente proibidos para páginas de destino externas.
- Anúncios em tela/experiência instantânea
O formato da tela é perfeito para o Instagram Ads: é otimizado para dispositivos móveis e possui tempos de carregamento até dez vezes mais rápidos. Além disso, esses anúncios aparecem como prioridade máxima — os melhores pré-requisitos para aumentar o alcance.
A propósito, estritamente falando, os anúncios de tela são chamados de experiência instantânea. A funcionalidade permaneceu a mesma, com a diferença de que, agora, os anúncios também podem ser colocados no feed de notícias.
Até recentemente, o formato de tela estava disponível apenas para os stories. Você pode criar os anúncios de experiência instantânea com ou sem um modelo. É possível escolher entre imagens, vídeos e apresentações de slides.
- Anúncios de vídeo do Instagram
Um anúncio em vídeo no Instagram pode levar até 60 segundos, mas como a capacidade de atenção dos usuários do Instagram é muito curta, eles devem ter apenas entre 20 e 30 segundos de duração.
Pense no seu próprio comportamento como usuário: você passaria um minuto assistindo aos anúncios? Provavelmente não, a menos que todo o clipe seja excepcionalmente envolvente.
Os anúncios em vídeo são ideais quando você deseja apresentar detalhes. Neste formato, você pode mostrar, por exemplo, como um prato é preparado ou como será uma determinada roupa se não for apresentada em um estúdio, mas “espontaneamente”, ao ar livre.
- Anúncios carrossel do Instagram
Provavelmente, você já conhece o formato de carrossel do Facebook: aqui, vários elementos de conteúdo são combinados em uma postagem de anúncio. Ao deslizar de uma imagem para outra (ou vídeo), o anúncio ganha um caráter interativo e aumenta o tempo de permanência.
Anúncios carrossel são predestinados para contar histórias porque muito pode ser feito com até dez fotos! Com este formato, você pode mostrar a versatilidade de um produto, colocando-o em ambientes diferentes, por exemplo.
Você já tem algumas ideias iniciais de como seria a sua publicidade no Instagram Ads? Então, vamos começar com a implementação!
Criando anúncios no Instagram Ads
Você tem duas opções para criar seus anúncios: por meio de uma conta comercial do Instagram ou de um link com o Facebook Ad, como já falamos. Vamos nos concentrar na segunda opção aqui, pois ela oferece um pouco mais de alternativas.
A boa notícia: se você já está familiarizado com os anúncios do Facebook, os anúncios do Instagram não são mais mágicos.
✓ ETAPA 1: ESTABELEÇA UM LINK
Você pode vincular o perfil do Instagram ao gerenciador de anúncios do Facebook simplesmente selecionando “Adicionar conta” em “Conta do Instagram”. Assim que você inserir e confirmar tanto o nome da conta do Instagram quanto a senha, as contas já estão vinculadas, e você pode gerenciar seus anúncios do Instagram por meio do gerenciador.
✓ ETAPA 2: ESCOLHA SEU OBJETIVO
Embora não haja tantos objetivos com os anúncios do Instagram quanto com os anúncios do Facebook, esta etapa não é menos importante. Você pode direcionar a exibição para uma das seguintes oito opções:
- geração de leads;
- mais exibições de vídeo;
- maior taxa de conversão em um site ou aplicativo;
- mais interações de postagem;
- mais conhecimento da marca;
- mais instalações de aplicativos;
- mais trânsito;
- mais alcance.
Você deve fazer escolhas muito cuidadosas aqui para que seu orçamento seja usado da melhor forma. Por que pagar por algo que não atende a sua meta 100%? Para otimizar ainda mais as suas vendas, você pode contar com a ajuda do Instagram shop para o seu negócio.
✓ ETAPA 3: DEFINIR O PÚBLICO-ALVO
O público-alvo certo é outro fator que determina o sucesso (ou a falha) de um anúncio. Tal como acontece com os anúncios do Facebook, você pode reunir um público individual a partir de informações demográficas, como idade, sexo e localização, bem como um máximo de dez áreas de interesse. Salve seu público-alvo para poder consultar anúncios posteriores!
✓ ETAPA 4: ESCOLHA A COLOCAÇÃO
Às vezes, faz sentido postar o anúncio no Instagram e no Facebook, mas nem sempre isso acontece. Se você deseja apenas publicidade no Instagram, selecione em “Plataformas” em que canal o anúncio deve ser veiculado. Você também pode especificar aqui se deve ele ser colocado no feed ou como um anúncio de stories.
✓ ETAPA 5: ORÇAMENTO E CRONOGRAMA
Em seguida, você decide sobre o orçamento. Você pode definir um orçamento diário ou de prazo. Quando ele se esgota, seu “lance de leilão” termina. Nesta etapa, você também especifica os critérios de tempo de acordo com os quais seu anúncio deve ser exibido. Assim, você escolhe o período em que pode alcançar a maioria dos usuários em seu público-alvo.
✓ ETAPA 6: CRIAR ANÚNCIO
Assim que o público-alvo e a companhia forem esclarecidos, você pode criar o anúncio real do Instagram. Neste ponto, a página de destino para a qual o anúncio leva já deve estar otimizada. Assim, você poderá divulgar o seu site de forma eficaz. Além disso, ao criar seu anúncio, lembre-se de que o Instagram é principalmente uma plataforma de imagem. Isso significa usar o texto com moderação e escolher o CTA com cuidado. Você pode optar por “Cadastre-se”, “Ver mais” ou “Fale conosco”, por exemplo.
✓ ETAPA 7: VERIFICAR E ENVIAR
Você está satisfeito com o anúncio finalizado? Agora, pode dar uma olhada na visualização e verificar se tudo foi implementado conforme planejado uma última vez. Só falta uma confirmação e, pouco tempo depois, seu anúncio estará pronto para ser veiculado.
✓ ETAPA 8: OTIMIZAÇÃO E MODIFICAÇÃO
Certifique-se de alterar pequenos detalhes no visor a cada uma ou duas semanas. Caso contrário, a mesma publicidade é repetida continuamente e leva ao chamado “cansaço” no público-alvo — um erro de iniciante que é fácil evitar.
Acha que essas dicas serão úteis? Esperamos ter te ajudado a desvendar o Instagram Ads como funciona!
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