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Se você pensa em empreender, mas não conhece o mercado digital. Veja aqui o que é uma empresa virtual, e como criar uma loja virtual!

É cada vez maior o número de pessoas que acreditam que o mercado digital oferece boas possibilidades de negócio. Para ter uma ideia, as pequenas e médias empresas tiveram um faturamento de mais de R$ 2,3 bilhões através das vendas online em 2021. Um valor 77% maior se comparado com 2020.

Se você pensa em empreender, mas não conhece muito sobre o mercado digital, esse texto é para você! Aqui vamos explicar o que é uma empresa virtual e esclarecer algumas dúvidas sobre como as vendas online são estabelecidas. Vem com a gente!

O que é o Mercado Virtual?

O mercado virtual nada mais é do que toda a estrutura de trabalho baseada no digital. Pensando no mundo físico, o mercado é composto por empresas dos mais variados segmentos e nichos, não é mesmo? O mesmo acontece no mundo virtual.

A grande diferença é que essas empresas não têm um ponto de venda físico e todas as transações ocorrem de forma remota. A partir disso, é possível dizer que o mercado virtual é uma teia de relações que a gente não enxerga, mas com a qual nos relacionamos constantemente no dia a dia.

O que é uma Empresa Virtual?

Uma empresa virtual, por sua vez, é uma empresa que faz vendas através da internet. Essa companhia pode oferecer os mais variados produtos ou serviços, como, por exemplo, atendimento ao cliente, produção de sites, gestão de redes sociais, anúncios para buscadores, venda de software, etc.

A grande diferença é que todo o trabalho é executado de forma online, sem que o consumidor precise ir até o escritório de quem está contratando. Aliás, uma empresa virtual não costuma ter escritório e quando conta com funcionários, faz com que a relação de trabalho também seja estabelecida de forma remota.

O que é Compra Virtual?

A compra virtual é o processo aquisição de um produto ou serviço através de uma loja virtual. Por exemplo, se você precisa de um software para o seu negócio, poderá comprá-lo através da internet. Para isso, deverá definir quem será o fornecedor, escolher o produto e realizar o pagamento.

Também é possível comprar produtos através do mercado virtual. Para isso, será necessário escolher o item, preencher os dados pessoais e efetivar o pagamento. Essa compra parece pouco concreta, mas em alguns dias o cliente receberá a encomenda em seu endereço.

Para que Serve uma Loja Virtual?

Uma loja virtual tem exatamente o mesmo objetivo de uma loja física: oferecer um produto ou um serviço que o mercado tem necessidade. Ou seja, a base de uma loja, seja na rua ou na internet, é atender um determinado grupo de pessoas, chamadas de público-alvo, que sentem falta de um certo tipo de produto.

Muitas vezes, uma loja virtual oferece mais praticidade para os seus consumidores, pois está sempre aberta, permitindo que a compra seja concretizada conforme a disponibilidade do cliente. Além disso, é mais fácil e mais rápido pesquisar preços em lojas virtuais do que em lojas físicas.

Como Funciona uma Empresa Virtual?

A empresa virtual tem muitos pontos de semelhança com uma empresa física. Por exemplo, ambas devem realizar um controle financeiro, estabelecer contato com fornecedores e atender os clientes da melhor forma possível. Porém, também existem alguns pontos de divergência entre uma empresa virtual e física.

As empresas virtuais não têm um endereço para atender os clientes e podem, inclusive, guardar o estoque de produtos na residência do gestor. Além disso, todo o contato com os clientes acontece de forma remota, o que exige algumas estratégias de divulgação diferentes das lojas de rua.

Além disso, o fluxo de trabalho entre os próprios funcionários também ocorre de forma remota. Para isso, são usados recursos como e-mail, telefone e videoconferência. Neste tipo de negócio há um grande nível de confiança, já que um funcionário é independente na sua área, mas depende do outros para que um projeto possa ser concluído por inteiro.

Vale a Pena Ter uma Empresa Virtual?

É impossível dizer que a internet não faz parte da vida das pessoas. Você está aqui, não está? Então deve saber bem disso. Vivemos inseridos em uma cultura de interatividade e sabemos que não há forma melhor de alcançar uma pessoa do que através da mídia online e das redes sociais.

E é justamente nesse contexto que muitas marcas já consolidadas decidiram apostar em estratégias online para fortalecer o negócio. Nesse modelo de trabalho, as empresas podem estar localizadas em cidades, estados ou países diferentes ou estar na mesma cidade, porém sem localização física.

Mas o ponto principal deste tipo de empresa não é exatamente a ausência de escritórios, mas sim a produção de serviços sob demanda e com entrega virtual. Desse modo, há uma otimização de recursos, que costuma se refletir nos rendimentos do negócio.

Modelo Inovador

Esse tipo de negócio é bastante moderno e, por isso, encontra algum tipo de resistência dos empreendedores mais tradicionais. No entanto, a substituição do conceito de organograma por um desenho em rede, sem que exista uma liderança oficial, tem se mostrado adequado para diversos setores.

Além disso, essa forma de trabalho tem salários pagos de acordo com a participação e com o envolvimento nos projetos. Desse modo ninguém tem um salário fixo. Em geral, os funcionários participam dos lucros, fazendo os projetos da empresa funcionarem da melhor forma possível.

O que é Preciso para Criar uma Loja Virtual?

Em primeiro lugar, a criação de empresas virtuais exige um conhecimento amplo da área de atuação e de tecnologia. No caso de uma loja virtual, o empreendedor deve definir em qual segmento atuará, qual produto ou serviço venderá e para qual público-alvo focará os seus esforços.

Tendo isso em vista, poderá criar uma plataforma para realizar as vendas online e investir em anúncios em buscadores e em redes sociais para alcançar os clientes. Além disso, o empreendedor também precisará criar uma cadeia de controle de processos, já que uma loja virtual requer diversos trabalhos paralelos, como:

  • Controlar as finanças;
  • Gerenciar os fornecedores;
  • Controlar o estoque;
  • Anunciar na internet;
  • Atender os clientes;
  • Preparar a encomenda;
  • Ter contato com fornecedores;
  • Fazer atendimento pós-venda.

Para que tudo isso flua da maneira esperada, é necessário organizar cada etapa com muita ordem e atenção. Pequenas falhas podem impactar em todas as cadeias do trabalho e comprometer o resultado.

Empresas Virtuais de Sucesso

Se você quer montar uma empresa virtual conceito, deve se dedicar a fazer um plano de negócios e um plano de comunicação. Assim entrará no mercado com segurança, sabendo que oferece um produto diferenciado e que pode se destacar diante da concorrência.

As empresas virtuais de sucesso têm muitas diferenças entre si, mas com certeza foram planejadas com cautela e surgiram para atender uma necessidade de mercado. Ou seja, desde o início já começaram a trabalhar com um propósito bem definido.

Confira alguns exemplos de empresas virtuais de sucesso:

Insecta Shoes – loja virtual de sapatos veganos, feitos com aproveitamento de tecidos.

Dafiti – e-commerce de roupas, sapatos, acessórios, itens de beleza e decoração.

Ziovara – comércio eletrônico de roupas, calçados e objetos de decoração descolados.

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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