A sigla CRO é abreviação de Conversion Rate Optimization, que traduzindo para o português significa Otimização de Conversão. Na prática, é um conjunto de técnicas usadas para estimular os visitantes de um site a se tornem clientes. Portanto, todas as melhorias feitas para aumentar a taxa de conversão de um site são consideradas CRO.
A sigla CRO é abreviação de Conversion Rate Optimization, que traduzindo para o português significa Otimização de Conversão. Na prática, é um conjunto de técnicas usadas para estimular os visitantes de um site a se tornem clientes. Portanto, todas as melhorias feitas para aumentar a taxa de conversão de um site são consideradas CRO.
Mas primeiro, o que é conversão?
No exemplo de um e-commerce, é normal que a venda seja considerada uma conversão. Porém, nem todo site tem o propósito de vender. Várias outras ações também podem ser consideradas conversão. Confira alguns exemplos abaixo:
- Fazer o download de um conteúdo;
- Entrar em contato através de um formulário;
- Solicitar um trial ou demonstração;
- Comprar um produto ou serviço;
- Cadastro na newsletter;
Resumindo, a conversão é qualquer ação que você deseja que o visitante faça no seu site.
Como calcular a taxa de conversão de um site?
Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores. Afinal, a maioria das pessoas que abre um negócio se desdobra entre várias funções, sendo uma delas o marketing.
O jeito mais simples de calcular a taxa de conversão é multiplicar por 100 o total de conversões do seu site depois dividir pelo total de visitas recebidas no mesmo período. O resultado deste cálculo será a sua taxa de conversão.
Ficou um pouco confuso? Vamos ao exemplo prático usando o caso do e-commerce que recebe 500 visitas por dia e 15 destas convertem em vendas. A taxa de conversão deste site é 3, entenda o por quê:
Fórmula – 100 x Total de Conversões / Total de Visitas = Taxa de Conversão
Cálculo – 100 x 15 / 500 = 3
Para saber o total de visitas que o seu site recebe você pode consultar o Google Analytics. Lá você pode determinar o período que deseja visualizar (diário, semanal, mensal ou períodos maiores). Já o número de conversões você pode levantar por tipo: contato, venda, download. Depois é só aplicar a fórmula para descobrir a taxa de conversão.
Por que utilizar as técnicas de CRO?
Sempre vale reforçar, o principal objetivo do CRO é a melhoria nessa taxa de conversão, e as otimizações de CRO podem aumentar significativamente as conversões de um site.
Isso porque ele é considera a percepção que o usuário tem sobre o seu site. Talvez o site até seja bonito, mas não é fácil de usar. E a falta de uma versão mobile impacta na navegação, por exemplo.
O fato é que o seu faturamento pode aumentar com pequenos ajustes. Não é preciso redesenhar todo o site do seu negócio, basta testar as hipóteses e fazer pequenos ajustes. Mas, se você ainda não tem um site, a dica é usar o Design Thinking para criar um site que realmente atenda aos desejos do seu público.
E não ajuda apenas no faturamento direto, o CRO também pode proporcionar maior geração de leads. Diferente do visitante, o lead é uma pessoa que demonstra interesse por algo, pode ser um produto, serviço ou assunto. Enquanto o visitante é um anônimo, o lead compartilha informações pessoais com você, como o e-mail. E com algumas otimizações você pode criar uma aproximação maior e transformá-lo em cliente.
E agora, como funciona o CRO?
O melhor jeito de entender o CRO é com exemplos práticos. Então, vamos lá. Digamos que você tem um e-commerce que recebe 500 visitantes por dia, mas só consegue fechar 15 vendas.
A principal dúvida é: porque as outras 485 pessoas abandonam o seu site sem comprar nada? Talvez só estivessem pesquisando algo ou quem sabe não encontraram o que procuravam. Claro que existem outras questões como segurança, cadastro, frete e o próprio preço. E é isso que as técnicas de CRO vão ajudar você a descobrir.
A primeira coisa que você precisa fazer é definir algumas hipóteses sobre o que pode estar impedindo que os visitantes se tornem clientes. O passo seguinte é fazer alguns ajustes e testar se o índice de conversão irá aumentar.
Usando as técnicas de CRO é possível algumas otimizações como:
- aperfeiçoar a busca interna;
- categorizar os produtos;
- mudar a cor dos botões de compra;
- simplificar o cadastro;
- aumentar a segurança do checkout;
- oferecer mais opções de pagamento;
Conforme for fazendo os ajustes no site você também fica de olho nas conversões. Assim é possível identificar quais mudanças trazem mais retorno.
Você vai perceber que com as técnicas de CRO é possível aumentar as conversões de 15 para 45, recebendo o mesmo número de visitantes. Isso significa que nem sempre é preciso investir para atrair mais tráfego, muitas vezes você pode faturar mais só aperfeiçoando o site.
Que tal definir algumas hipóteses de melhorias para o seu site e começar a testar hoje mesmo? Se tiver dúvidas sobre como aplicar os testes, leia o artigo O que é teste A/B e por que você deve começar a usá-lo?