Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

A sigla CRO é abreviação de Conversion Rate Optimization, que traduzindo para o português significa Otimização de Conversão. Na prática, é um conjunto de técnicas usadas para estimular os visitantes de um site a se tornem clientes. Portanto, todas as melhorias feitas para aumentar a taxa de conversão de um site são consideradas CRO.

A sigla CRO é abreviação de Conversion Rate Optimization, que traduzindo para o português significa Otimização de Conversão. Na prática, é um conjunto de técnicas usadas para estimular os visitantes de um site a se tornem clientes. Portanto, todas as melhorias feitas para aumentar a taxa de conversão de um site são consideradas CRO.

Mas primeiro, o que é conversão?

No exemplo de um e-commerce, é normal que a venda seja considerada uma conversão. Porém, nem todo site tem o propósito de vender. Várias outras ações também podem ser consideradas conversão. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Fazer o download de um conteúdo;
  • Entrar em contato através de um formulário;
  • Solicitar um trial ou demonstração;
  • Comprar um produto ou serviço;
  • Cadastro na newsletter;

Resumindo, a conversão é qualquer ação que você deseja que o visitante faça no seu site.

Como calcular a taxa de conversão de um site?

Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores. Afinal, a maioria das pessoas que abre um negócio se desdobra entre várias funções, sendo uma delas o marketing.

O jeito mais simples de calcular a taxa de conversão é multiplicar por 100 o total de conversões do seu site depois dividir pelo total de visitas recebidas no mesmo período. O resultado deste cálculo será a sua taxa de conversão.

Ficou um pouco confuso? Vamos ao exemplo prático usando o caso do e-commerce que recebe 500 visitas por dia e 15 destas convertem em vendas. A taxa de conversão deste site é 3, entenda o por quê:

Fórmula – 100 x Total de Conversões / Total de Visitas = Taxa de Conversão

Cálculo – 100 x 15 / 500 = 3

Para saber o total de visitas que o seu site recebe você pode consultar o Google Analytics. Lá você pode determinar o período que deseja visualizar (diário, semanal, mensal ou períodos maiores). Já o número de conversões você pode levantar por tipo: contato, venda, download. Depois é só aplicar a fórmula para descobrir a taxa de conversão.

Por que utilizar as técnicas de CRO?

Sempre vale reforçar, o principal objetivo do CRO é a melhoria nessa taxa de conversão, e as otimizações de CRO podem aumentar significativamente as conversões de um site.

Isso porque ele é considera a percepção que o usuário tem sobre o seu site. Talvez o site até seja bonito, mas não é fácil de usar. E a falta de uma versão mobile impacta na navegação, por exemplo.

O fato é que o seu faturamento pode aumentar com pequenos ajustes. Não é preciso redesenhar todo o site do seu negócio, basta testar as hipóteses e fazer pequenos ajustes. Mas, se você ainda não tem um site, a dica é usar o Design Thinking para criar um site que realmente atenda aos desejos do seu público.

E não ajuda apenas no faturamento direto, o CRO também pode proporcionar maior geração de leads. Diferente do visitante, o lead é uma pessoa que demonstra interesse por algo, pode ser um produto, serviço ou assunto. Enquanto o visitante é um anônimo, o lead compartilha informações pessoais com você, como o e-mail. E com algumas otimizações você pode criar uma aproximação maior e transformá-lo em cliente.

E agora, como funciona o CRO?

O melhor jeito de entender o CRO é com exemplos práticos. Então, vamos lá. Digamos que você tem um e-commerce que recebe 500 visitantes por dia, mas só consegue fechar 15 vendas.

A principal dúvida é: porque as outras 485 pessoas abandonam o seu site sem comprar nada? Talvez só estivessem pesquisando algo ou quem sabe não encontraram o que procuravam. Claro que existem outras questões como segurança, cadastro, frete e o próprio preço. E é isso que as técnicas de CRO vão ajudar você a descobrir.

A primeira coisa que você precisa fazer é definir algumas hipóteses sobre o que pode estar impedindo que os visitantes se tornem clientes. O passo seguinte é fazer alguns ajustes e testar se o índice de conversão irá aumentar.

Usando as técnicas de CRO é possível algumas otimizações como:

  • aperfeiçoar a busca interna;
  • categorizar os produtos;
  • mudar a cor dos botões de compra;
  • simplificar o cadastro;
  • aumentar a segurança do checkout;
  • oferecer mais opções de pagamento;

Conforme for fazendo os ajustes no site você também fica de olho nas conversões. Assim é possível identificar quais mudanças trazem mais retorno.

Você vai perceber que com as técnicas de CRO é possível aumentar as conversões de 15 para 45, recebendo o mesmo número de visitantes. Isso significa que nem sempre é preciso investir para atrair mais tráfego, muitas vezes você pode faturar mais só aperfeiçoando o site.

Que tal definir algumas hipóteses de melhorias para o seu site e começar a testar hoje mesmo? Se tiver dúvidas sobre como aplicar os testes, leia o artigo O que é teste A/B e por que você deve começar a usá-lo?

Navegue por tópicos

  • Mas primeiro, o que é conversão?

  • Como calcular a taxa de conversão de um site?

  • Por que utilizar as técnicas de CRO?

  • E agora, como funciona o CRO?

Tags:

  • otimização
  • Loja HostGator

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.