Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Entenda o que é CRM, como usá-lo em sua empresa e sair do óbvio “vender mais” e ir para o diferencial de “vender de forma inteligente”.

As estratégias de CRM devem ser incorporadas dentro de um negócio como uma espécie de cultura, com o objetivo de fazer a empresa inteira pensar em proporcionar uma boa experiência para o cliente. 

Isso só é possível quando um empreendimento e seus colaboradores entendem o que é CRM e buscam, por meio dessa ferramenta, conhecer mais e mais sobre seu público, para atendê-lo com personalização e pessoalidade de forma satisfatória. 

O CRM vai ajudar a sua empresa a crescer e a se destacar no mercado, trazendo uma experiência de compra e atendimento marcante para os consumidores.

 Se você busca isso para o seu negócio continue lendo esse artigo! 

O que é CRM 

CRM significa Customer Relationship Management ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele não se refere apenas a um software, mas sim a um conjunto de recursos que oferecem as melhores práticas de relacionamento com o cliente. 

Isso inclui plataformas de CRM, mas também os canais de comunicação com o cliente, o formato dessa comunicação, as estratégias de marketing, o treinamento da equipe de atendimento e vendas e muito mais! 

Se você ainda está se perguntando o que é CRM, deve levar em consideração que o relacionamento com o cliente mudou. Por isso, o que antes era uma mera tecnologia de controle de clientes e prospectos passou a ser uma potente fonte de dados, que ajuda as empresas a atenderem os anseios de seus consumidores e atendê-los melhor. 

Por que o CRM é importante? 

A estratégia, assim como o software, carrega o mesmo nome e um não seria possível sem o outro. Uma estratégia de CRM precisa de um software CRM para existir, ao passo que uma plataforma de CRM usada sem estratégia pode não surtir efeitos. 

Por que a estratégia de CRM é importante? 

  • Ajuda a desenvolver um relacionamento mais próximo ao cliente e aos potenciais compradores; 
  • Auxilia na criação de ações de marketing assertivas, que se comunicam com as dores e desejos da audiência; 
  • Fideliza clientes e aumenta sua satisfação; 
  • Ajuda a atender as preferências do lead e fechar mais negócios. 

Por que ter um software CRM é importante? 

Um software é o coração da estratégia de CRM. Com ele será possível: 

  • Controlar dados e interações dos clientes e potenciais compradores como: número de compras, produtos comprados, acionamento do suporte, etc; 
  • Ajudar a estabelecer padrões de comunicação; 
  • Auxiliar na construção de públicos e personas; 
  • Ajudar a trazer pessoalidade ao atendimento ao cliente; 
  • Aumentar o ROI (retorno sobre investimento) do setor de marketing. 

Quais os benefícios do CRM na empresa? 

Agora você já entendeu o que é CRM e sua importância. Uma das suas principais características é a centralização de dados e o conhecimento proporcionado acerca do cliente. Veja as principais vantagens que ele pode trazer para o seu negócio. 

Conheça o cliente 

Uma das grandes vantagens de ter uma estratégia apoiada por um software de CRM é que você tem a oportunidade de conhecer profundamente o seu cliente, o que é praticamente a mesma coisa que conhecer o seu negócio – afinal, ele é feito por aqueles que compram. 

  • Por que será que alguns negócios estão deixando de ser fechados? 
  • Quais abordagens de vendas estão funcionando mais? 
  • Qual é a argumentação do cliente no momento de uma resposta negativa? 
  • Quais campanhas de marketing trouxeram mais leads? 

Um CRM usado de forma analítica, pode responder essas e muitas outras questões que vão ser o suporte para a melhoria contínua do negócio. 

Venda mais 

Conhecer o cliente é apenas um primeiro passo para a expansão da sua empresa. 

Um cenário onde você conhece bem as preferências do seu cliente, a regularidade de compra e seus hábitos, permite que você ofereça itens complementares em momentos estratégicos ou até mesmo descontos e promoções de produtos que ele realmente se interessa em chances oportunas. 

Tipos de CRM 

Quando estamos falando de software de CRM, ele pode ser em um servidor local ou estar em um ambiente online, na nuvem. 

CRM local 

O CRM local é instalado diretamente em um servidor ou computador na empresa, proporcionando maior controle pelas equipes internas de TI. No entanto, ele está sujeito a custos altos de instalação e manutenção e precisa de uma equipe de TI dedicada. Além disso, as atualizações são mais demoradas e custosas. 

CRM na nuvem 

O CRM na nuvem ou CRM Cloud é gerenciado remotamente por meio de servidores que ficam em uma infraestrutura externa. Isso significa que ele está disponível em um ambiente 100% online. 

Ele proporciona um melhor custo-benefício para as empresas. Além disso, pode ser acessado, por meio de login e senha, em qualquer dispositivo, como computador, celular ou tablet, bastando ter uma conexão com a internet para isso. 

Inclusive, ele é uma excelente ferramenta para vendedores de campo ou equipes espalhadas pelo país ou pelo mundo. 

A manutenção e atualização é feita em tempo real. Sua infraestrutura externa permite que o sistema não sofra com oscilações que possam ocorrer na empresa, como falta de luz, queda do servidor ou ausência de internet. 

crm

Vantagens do CRM no atendimento ao cliente 

O atendimento ao cliente é uma dor em inúmeros negócios. Essa área, em muitos casos, é responsável pelo cliente voltar ou não voltar a comprar novamente com a empresa. 

Atendimentos ruins fazem com que o cliente corra para concorrência até mesmo se eles cobrarem mais caro, justamente porque para além de um bom preço, uma pessoa precisa confiar em uma marca para consumi-la. 

Um negócio não termina quando uma venda é fechada, e sim quando a experiência do cliente está completa, pois ele se sente satisfeito e volta a comprar. 

O CRM permite que o atendimento ao cliente ofereça um suporte mais personalizado. Ele precisa atender as dores do cliente, resolvendo seus problemas sem que ele passe por transtornos como demorar muito tempo na linha, ter que explicar a mesma coisa inúmeras vezes e, principalmente, não ter o seu problema resolvido de forma satisfatória. 

Com o CRM a sua empresa tem a possibilidade de vender mais, com mais eficiência e maior rapidez. Se você gostou desse conteúdo, recomendamos ficar de olho também no canal do YouTube do HostGator Academy para ter acesso a materiais de primeira sobre marketing e vários outros assuntos.

Navegue por tópicos

  • O que é CRM 

  • Por que o CRM é importante? 

    • Por que a estratégia de CRM é importante? 

    • Por que ter um software CRM é importante? 

  • Quais os benefícios do CRM na empresa? 

    • Conheça o cliente 

    • Venda mais 

  • Tipos de CRM 

    • CRM local 

    • CRM na nuvem 

  • Vantagens do CRM no atendimento ao cliente 

Tags:

  • Domínios

Luiz Arthur Vasconcelos

Publicitário com mais de 15 anos de experiência como copywriter e produtor de conteúdo. Em sua carreira já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais conquistando o reconhecimento de importantes premiações.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.