Veja nesse post o que é autoridade de domínio e como ela pode influenciar o seu site na busca pelas primeiras posições nas pesquisas.
Você sabe o que é autoridade de domínio de um site? Ou mesmo qual é a sua influência no posicionamento orgânico dos sites no Google e para as estratégias de SEO?
A autoridade de domínio é um dos fatores mais relevantes a ser considerado por aqueles que desejam conquistar as melhores posições do Google e ranquear um site como referência para determinado assunto.
Deseja saber mais sobre a autoridade de domínio, entender como ela afeta o seu site e como é possível melhorar este indicador? Se a sua resposta foi sim, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que é autoridade de domínio?
A autoridade de domínio (Domain Authority) é uma métrica (de 0 a 100 pontos), utilizada para classificar a autoridade e relevância de um domínio para as SERPs do Google (resultados de pesquisa).
De acordo com a Moz.com, empresa que desenvolveu a métrica, quanto maior a autoridade de um domínio, maiores as chances de posicionar seus conteúdos e publicações na primeira página dos mecanismos de pesquisa.
Conforme veremos na sequência, existem diversos fatores que influenciam na autoridade de domínio de um site.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:
Como a autoridade de domínio afeta seu site?
Apesar de o Google negar que o seu algoritmo faça uso da autoridade de domínio como um dos fatores para definir o posicionamento das páginas nos resultados de busca, analistas e especialistas em SEO não abrem mão da métrica.
Mesmo que o Google negue, na experiência prática é possível observar que os sites com maior “Domain Authority” são aqueles que naturalmente aparecem mais vezes e de forma orgânica nos primeiros resultados das SERPs.
Por falar nisso, você já parou para pensar no volume de acessos que um site pode receber quando é posicionado na primeira página do Google? Por sua vez, quanto maior o número de acessos, maior a capacidade do site em gerar receitas para o seu criador.
Além disso, diversas pesquisas e estudos já chegaram à conclusão de que mais de 70% das páginas acessadas pelos usuários após realizar uma busca em mecanismos de pesquisa (como o Google, por exemplo) estão na primeira página.
Por isso, não tenha dúvidas: a autoridade de domínio pode afetar muito o seu site, tanto positivamente quanto negativamente.
O que influencia na autoridade de domínio?
Agora que você já sabe o que é autoridade de domínio, deve estar se questionando sobre os fatores que influenciam nesta métrica.
Você já sabe que com um Domain Authority alto, o seu site tem mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa e, com isso, receber mais acessos. Mas afinal, o que influencia na autoridade de domínio?
De acordo com os especialistas em SEO, a construção de uma autoridade de domínio relevante está alicerçada em diversos fatores, incluindo:
- Reputação do site;
- Idade do domínio;
- Número de sites de referência (sites que apontam para o seu site);
- Relevância dos sites de referência;
- Padrão temporal;
- Análise distributiva.
Na prática, a métrica em análise utiliza uma combinação matemática dos parâmetros acima para determinar o tamanho da autoridade de um domínio e sua relevância nos mecanismos de pesquisa.
Como melhorar a autoridade de domínio?
Melhorar esse parâmetro não é uma tarefa simples. Portanto, você precisará de boas estratégias e um pouco de paciência para colher os resultados, visto que os mesmos não podem ser percebidos de forma imediata.
Dentre as estratégias que você pode utilizar para melhorar a pontuação de autoridade do seu domínio, podemos destacar:
- Publique conteúdos com frequência: para construir uma autoridade, procure publicar conteúdos com frequência no seu site, mas não qualquer tipo de conteúdo. Os materiais precisam ser completos, devem observar as melhores práticas de SEO para conteúdos e ter algum tipo de relevância para o seu público-alvo.
- Invista em links de referência: busque parceria com outros sites visando links externos que possam fazer referência ao seu conteúdo. Sites de terceiros apontando para o seu são sinônimo de credibilidade e o caminho mais rápido para aumentar sua autoridade.
- Trabalhe o SEO do site: existem centenas de métricas de SEO e elas não se resumem apenas a Domain Authority. Portanto, estude e procure investir nas melhores estratégias para aumentar as chances de colocar o seu site na primeira página do Google.
Ferramentas para checar autoridade de domínio
Não sabe qual é a autoridade de domínio do seu site? Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a visualizar esta importante métrica.
O melhor disso: as ferramentas que medem a autoridade de domínio também permitem que você avalie a pontuação dos seus concorrentes. Fantástico, não é mesmo?
Confira as opções mais conhecidas e utilizadas pelos analistas e especialistas em SEO.
Open Site Explorer
O Open Site Explorer é uma ferramenta disponibilizada pela Moz (mesma empresa criadora da métrica de autoridade de domínio).
Através desta ferramenta, é possível visualizar a autoridade de um domínio, analisar e comparar sites de terceiros, com base em uma série de informações úteis.
Sendo assim, além de apresentar a autoridade dos domínios consultados, a ferramenta serve de instrumento para que possamos implementar melhorias que contribuam para o crescimento da métrica em análise.
MOZ
Outra ferramenta muito interessante, desenvolvida para permitir uma visualização fácil e objetiva da autoridade de domínio de um site e seus concorrentes é o MozBar.
O MozBar é uma extensão gratuita disponível para os navegadores Chrome e Firefox que apresenta em tempo real a autoridade dos sites que aparecem nos resultados de uma pesquisa no Google.
Com o MozBar, você pode:
- Ter acesso a métricas instantâneas enquanto visualiza qualquer página ou SERP;
- Avaliar rapidamente a autoridade de domínio de qualquer site;
- Acessar e comparar métricas de links entre páginas enquanto visualiza qualquer SERP;
- Exportar os detalhes da análise da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) para um arquivo CSV.
Ahrefs
O Ahrefs é uma ferramenta de SEO que reúne uma série de métricas para análise de domínios e SEO, dentre elas a autoridade do site.
Especialistas em otimização de sites para mecanismos de pesquisas em diferentes partes do mundo utilizam os recursos e métricas do Ahrefs para incrementar suas estratégias de SEO.
No entanto, apesar de ser uma ferramenta muito completa e interessante, o Ahrefs acaba não sendo uma opção acessível para pequenos negócios, tendo em vista que a sua licença de uso é cobrada em dólares.
SEM Rush
Por fim, temos o Sem Rush, uma das ferramentas mais utilizadas e conceituadas em todo o mundo para análise de métricas e estratégias de SEO.
Assim como nas demais opções aqui apresentadas, através do Sem Rush, também é possível avaliar a autoridade de um site, dentre outros fatores. Contudo, precisamos destacar que a licença de uso também é cobrada em dólares.
A boa notícia é que através desta ferramenta é possível consultar a autoridade de domínio e algumas outras informações com uma licença gratuita que disponibiliza alguns recursos de forma limitada.
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