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Negócios locais seguem em alta no Brasil, por isso reunimos as melhores dicas para você na web série “Negócio local: do zero ao digital”.

Um levantamento divulgado pelo Sebrae revelou que, em 2021, foram abertos pouco mais de um milhão de pequenos empreendimentos no Brasil. Isso prova que os negócios locais estão em alta, indicando um mercado promissor para aqueles que desejam virar o próprio chefe.

Para esse ano, a previsão continua otimista com uma projeção de crescimento de até 24% para empreendimentos online. Tal dado é fruto de um estudo feito pela HostGator, utilizando também o cruzamento de dados da SmartHint e da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Isso indica que muito do crescimento projetado ocorre por conta de grandes eventos que aquecem o mercado nesses seis meses, como Black Friday e Natal – isso sem contar a Copa do Mundo, que deve movimentar bastante as vendas no último trimestre deste ano.

Por que empreender em um negócio local?

O sonho de empreender surgiu para muitas pessoas como uma alternativa durante e após a pandemia do coronavírus. Para quem deseja seguir por esse caminho, ter as estratégias corretas é a chave para conquistar o tão esperado sucesso comercial.

Porém, empreender requer mais que apenas boa vontade para conquistar a atenção do público. Aqueles que se mostram confortáveis para apostar em um negócio local precisam de estratégia e um bom plano, garantindo que seu produto terá condições de disputar espaço mesmo com toda concorrência existente.

Seja para uma pizzaria, um pet shop ou uma empresa de transporte, algumas estratégias são importantes. Claro, você também pode se inspirar em cases de sucesso, mas ainda assim deverá encontrar o caminho ideal para a sua solução ser lembrada pelo público nas mais diversas situações.

O passo a passo de quem busca o sucesso

Falamos ali em cima sobre se inspirar em cases para dar os primeiros passos no mundo digital. Caso esteja em busca de um, apresentamos o caso da SuplementariaFit em uma web série desenvolvida pela HostGator.

Intitulada “Negócio local: do zero ao digital”, ela é um projeto que conta com a ajuda de alguns especialistas da HostGator e traz 24 episódios com dicas bem variadas, como planejamento de marketing, investimento em ferramentas como Facebook Ads e até mesmo dicas para criar o site da sua empresa.

Veja na sequência cada um dos episódios:

Episódio 1: Presença Online para Negócios Locais e Pequenas Empresas

Neste primeiro episódio você terá a chance de conferir uma breve introdução ao mercado digital, bem como uma explicação de como funcionou o projeto que contou com o apoio da HostGator.

Episódio 2: Planejamento de Marketing: a importância de conhecer a empresa

Aqui vamos apresentar brevemente a SuplementariaFit, que usaremos como case para exemplificar vários dos tópicos abordados ao longo da web série.

Episódio 3: Criação de Anúncios para Negócios Locais – Facebook Ads

Nesse episódio, você tem a chance de conferir quais são os primeiros passos para definir um anúncio e até mesmo que gatilhos do marketing pode usar a seu favor enquanto estiver traçando essa estratégia.

Episódio 4: Dicas de Anúncios para negócios físicos no digital

Falar com o seu público é essencial. Porém… Quem é ele? Nesse episódio, falamos sobre a importância de conhecer o seu consumidor e também de planejar aquilo que será anunciado nos diferentes canais.

Episódio 5: Público semelhante (Lookalike) no Facebook Ads: o que é?

Saiba aqui o que é público semelhante e como o Facebook pode ajudar ao criar anúncios para esse segmento. De quebra, veja que é possível filtrar por regiões para anunciar e a importância de fazer testes até encontrar o caminho ideal.

Episódio 6: Tipos de Anúncios no Facebook: atraia mais clientes para seu negócio local

Aproveite a oportunidade para conhecer os tipos de anúncios possíveis no Facebook e, de quebra, saber mais a respeito das etapas do funil de marketing e momentos de conversão do cliente.

Episódio 7: Como configurar anúncios no Facebook Ads

Aproveite esse episódio para conhecer um pouco mais sobre como você pode configurar os seus anúncios dentro do Facebook Ads.

Episódio 8: Como definir orçamento para anúncios no Facebook Ads

Falar de orçamento é importante em qualquer empresa, especialmente um negócio local. A proposta aqui é ver como você pode fazer para definir um controle de orçamento e também traçar uma estratégia pensando na saúde da empresa.

Episódio 9: Para qual público anunciar nas redes sociais?

O sucesso de negócio local também passa pela presença nas redes sociais. Veja aqui como definir as ações que podem ajudar na criação de anúncios para diferentes mídias com o intuito de trazer o cliente cada vez mais para perto do seu produto.

Episódio 10: Site WordPress para Negócios Locais

Você já tem um orçamento definido, pensou nas redes sociais e está pronto para entrar em ação. Um ponto importante é a criação do site, e neste vídeo você vai ver alguns caminhos para iniciar esse processo no WordPress.

Episódio 11: Dicas para criar o layout do seu site

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Dessa forma, escolher um bom layout para o seu site é essencial para captar a atenção logo de cara e fazer com ele passe de um visitante para cliente recorrente.

Episódio 12: Importância do site para estratégias de Marketing Digital

Seu site está pronto, e a pergunta que fica no ar é: e agora, o que fazer? Descubra nesse vídeo como a sua página pode ajudar na elaboração de estratégias de Marketing Digital para alcançar o seu público.

Episódio 13: Definindo seções e objetivos de um site para Negócio Local

Criar seções em um site é essencial para que o seu conteúdo fique bem estruturado e organizado, por isso confira algumas dicas de como fazer isso nesse último episódio sobre criação de site.

Episódio 14: Posicionamento da marca (construção na prática!)

Outro ponto importante para qualquer negócio local é a importância de posicionar a sua marca no mercado. Aqui, você vai ter algumas dicas de como pode fazer isso de maneira prática.

Episódio 15: Como definir público-alvo?

Saber com quem falar ou interagir é essencial em qualquer negócio. Neste episódio, a ideia é mostrar como você pode identificar o seu público-alvo, seu poder aquisitivo e muito mais.

Episódio 16: Personas: o que são e como definir para o seu negócio?

Personas são modelos de clientes que ajudam a identificar o tom e a maneira certa de falar com o seu público. Saiba aqui o que pode fazer para definir uma (ou mais) para o seu negócio.

Episódio 17: Como funciona o processo de criação de Personas?

Confira aqui algumas dicas de como você pode fazer para definir a Persona ideal no seu projeto e encontrar as melhores abordagens para ela.

Episódio 18: Criação de Personas na Prática

Direto: hora de ver, na prática, como funciona a criação de uma Persona.

Episódio 19: Estratégia de Redes Sociais para Negócios Locais

Confira aqui como você pode criar uma boa estratégia para usar nas redes sociais do seu negócio local.

Episódio 20: Jornada de Compra: o que é e como produzir conteúdo para cada etapa 

Hora de conhecer um pouco mais sobre o que é a jornada de compra do cliente no seu site, além de conferir o que você pode fazer para usar o conteúdo como estratégia em cada etapa.

Episódio 21: Como organizar a produção de conteúdo para Negócios Locais?

Veja neste episódio algumas dicas de como organizar o calendário voltado para a produção de conteúdo do seu negócio local.

Episódio 22: Instagram para Negócios Locais

O Instagram é uma das redes que mais “bomba” no momento. Estar nele é essencial, por isso confira aqui algumas dicas de como usá-lo em seu favor.

Episódio 23: Como aumentar o alcance no Instagram? Dicas práticas

Confira com os nossos especialistas algumas dicas práticas daquilo que você pode fazer para aumentar o alcance do seu negócio local no Instagram.

Episódio 24: Como fazer Marketing Digital para Negócios Locais: 3 estratégias principais

Por fim, confira neste último episódio as três estratégias principais para fazer uma boa campanha de marketing digital para um negócio local.

Dicas para iniciar um negócio local

Como tudo o que foi visto acima, você pode se perguntar quais são algumas das melhores apostas para investir ainda em 2022.

Não importa o ano, sempre existem boas oportunidades para quem deseja investir em segmentos como delivery de comida, vestuário, farmácia, transportadora e dropshipping, apenas para citar alguns exemplos.

Ah, outra coisa importante: fique de olho nas principais modalidades de pagamento da sua loja! Apesar de muitas pessoas ainda usarem cartão de crédito, o Pix vem crescendo bastante e deve ser considerado entre as possibilidades.

Lembre-se que a HostGator oferece diversas soluções para ajudá-lo nessa jornada, como hospedagem de site, registro de domínio e e-mail profissional. Você também conta com suporte 24 horas para ajudar na concretização desse projeto, além de diversos conteúdos em nosso blog e também aqui no Guias para ajudar nesse trabalho.

Um grande abraço, sucesso em sua jornada e até o próximo conteúdo!

Navegue por tópicos

  • Por que empreender em um negócio local?

  • O passo a passo de quem busca o sucesso

    • Episódio 1: Presença Online para Negócios Locais e Pequenas Empresas

    • Episódio 2: Planejamento de Marketing: a importância de conhecer a empresa

    • Episódio 3: Criação de Anúncios para Negócios Locais – Facebook Ads

    • Episódio 4: Dicas de Anúncios para negócios físicos no digital

    • Episódio 5: Público semelhante (Lookalike) no Facebook Ads: o que é?

    • Episódio 6: Tipos de Anúncios no Facebook: atraia mais clientes para seu negócio local

    • Episódio 7: Como configurar anúncios no Facebook Ads

    • Episódio 8: Como definir orçamento para anúncios no Facebook Ads

    • Episódio 9: Para qual público anunciar nas redes sociais?

    • Episódio 10: Site WordPress para Negócios Locais

    • Episódio 11: Dicas para criar o layout do seu site

    • Episódio 12: Importância do site para estratégias de Marketing Digital

    • Episódio 13: Definindo seções e objetivos de um site para Negócio Local

    • Episódio 14: Posicionamento da marca (construção na prática!)

    • Episódio 15: Como definir público-alvo?

    • Episódio 16: Personas: o que são e como definir para o seu negócio?

    • Episódio 17: Como funciona o processo de criação de Personas?

    • Episódio 18: Criação de Personas na Prática

    • Episódio 19: Estratégia de Redes Sociais para Negócios Locais

    • Episódio 20: Jornada de Compra: o que é e como produzir conteúdo para cada etapa 

    • Episódio 21: Como organizar a produção de conteúdo para Negócios Locais?

    • Episódio 22: Instagram para Negócios Locais

    • Episódio 23: Como aumentar o alcance no Instagram? Dicas práticas

    • Episódio 24: Como fazer Marketing Digital para Negócios Locais: 3 estratégias principais

  • Dicas para iniciar um negócio local

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  • Domínios

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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