Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Tudo sobre MySQL está aqui no blog da HostGator. Aprenda sobre as vantagens desse gerenciador de banco de dados e veja como implementá-lo.

Você provavelmente já ouviu falar sobre MySQL, mas o que exatamente é e como você pode tirar o máximo proveito desse banco de dados poderoso? 

Neste guia abrangente, vamos explorar desde o básico até dicas avançadas de uso, ajudando você a entender o MySQL e aprimorar suas habilidades de gerenciamento de banco de dados.

O que é MySQL?

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto amplamente utilizado no mundo da tecnologia. 

Desenvolvido pela Oracle Corporation, ele oferece uma solução eficaz para armazenar e gerenciar dados de maneira organizada. Sua popularidade é atribuída à sua confiabilidade, desempenho e facilidade de uso.

Como fazer banco de dados MySQL

Instalando o MySQL

Para começar a trabalhar com MySQL, a primeira etapa é a instalação. Você pode baixar a versão adequada para o seu sistema operacional no site oficial do MySQL. 

Durante a instalação, certifique-se de configurar corretamente as opções, incluindo senhas seguras para garantir a segurança do seu banco de dados.

Criando um Banco de Dados

Após a instalação, é hora de criar o seu primeiro banco de dados. Use o comando CREATE DATABASE seguido pelo nome desejado para criar uma estrutura para armazenar suas tabelas e dados.

Usuários e Permissões

O MySQL opera com um sistema de permissões robusto. Por isso, é importante que você crie usuários específicos para acessar o banco de dados, além de atribuir as permissões necessárias. 

Use o comando GRANT para conceder direitos específicos a usuários, garantindo um controle preciso sobre quem pode fazer o quê.

mysql

Quais são as vantagens do MySQL?

Também são vários os softwares do tipo RDBMS (sistema de gerenciamento de banco de dados). No entanto, o MySQL é de longe o mais popular! Ele é usado para armazenamento de dados por vários gigantes da web, como o Facebook, o Twitter, o YouTube, o Google e o Yahoo, dentre muitos outros. Confira as principais vantagens do MySQL:

  • Código aberto;
  • Facilidade de uso;
  • Compatibilidade;
  • Suporte da comunidade;
  • Segurança.

Código aberto

A flexibilidade oferecida por seu caráter de código aberto é uma grande vantagem do MySQL, que significa que o código-fonte do software é disponibilizado gratuitamente e pode ser utilizado, estudado, modificado e distribuído por qualquer pessoa. Existem várias vantagens em se ter um software de código aberto como o custo, customização, comunidade e portabilidade.

Facilidade de uso

O MySQL é fácil de configurar e requer um mínimo de ajuste para atingir níveis de desempenho excelentes. Ferramentas de interface gráfica terceiras, como MySQL Workbench e dbForge Studio, tornam o MySQL ainda mais simples para começar a usar o banco de dados, o que é uma mão na roda para iniciantes.

Compatibilidade

Hoje, o MySQL oferece compatibilidade com a maioria das principais plataformas de computador, como Linux, macOS, Microsoft Windows e Ubuntu. Além disso, proporciona alto desempenho para armazenamento de grandes volumes de dados ou Business Intelligence. Essa solução tem sido usada por muitos anos em todos os setores, portanto, há muitos recursos disponíveis para desenvolvedores. 

Suporte da comunidade

O apoio da comunidade é significativo para a melhoria de qualquer sistema de banco de dados! Nesse ponto, o MySQL sai na frente com uma comunidade muito ativa, que continuamente ajuda na melhoria dos recursos existentes. Muitas vezes, isso acaba dispensando o próprio suporte técnico da Oracle, o que é um ótimo benefício para quem não deseja custear esse serviço.

Segurança

Finalmente, a segurança dos dados é garantida pelas funcionalidades do Access Privilege System e do User Account Management, além de criptografia de senha. Assim, o MySQL é altamente seguro, graças aos vários recursos de segurança, alguns bastante avançados.


Como utilizar o MySQL?

Agora que você já sabe quais são as vantagens desse software tão popular, vamos falar um pouco sobre como usá-lo, na prática. Confira, abaixo, algumas informações básicas de uso do MySQL, selecionadas especialmente para você que está começando!

Como acessar o console do MySQL

Após instalar o MySQL, você pode acessar o console digitando o seguinte comando no terminal: mysql -u root -p. Depois de inserir a senha raiz do MySQL no prompt, você pode começar a construir seu banco de dados MySQL. Dois pontos a serem lembrados:

  • Todos os comandos do MySQL terminam com um ponto e vírgula; se isso não acontecer, o comando não será executado.
  • Embora não seja obrigatório, geralmente, os comandos do MySQL são escritos em letras maiúsculas, enquanto bancos de dados, tabelas, nomes de usuário ou texto estão em letras minúsculas para facilitar a distinção. 

Obs.: linha de comando do MySQL não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Como criar e excluir um banco de dados MySQL

O MySQL organiza suas informações em bancos de dados, e cada um pode conter tabelas com informações específicas. Você pode verificar rapidamente quais bancos de dados estão disponíveis digitando:

SHOW DATABASES;

Criar um banco de dados também é muito fácil:

CREATE DATABASE nome do banco de dados;

No MySQL, a frase mais usada para excluir objetos é Drop. Você excluiria um banco de dados MySQL com este comando:

Nome do banco de dados DROP DATABASE;

Como acessar um banco de dados MySQL

Assim que tivermos um novo banco de dados, podemos começar a preenchê-lo com informações. A primeira etapa é criar uma nova tabela. Para abrir o banco de dados, basta usar:

USE exemplo;

Neste caso, estamos chamando hipoteticamente o banco de dados de “exemplo”.

Como criar uma tabela MySQL

Agora, para criar uma nova tabela MySQL:

CREATE TABLE tabela exemplo (
nome VARCHAR (20),
comida preferida VARCHAR (20),
data de nascimento DATE);

Este comando realiza as seguintes ações:

  • cria uma tabela chamada “tabela exemplo” no diretório de exemplo;
  • configura as colunas: nome, comida preferida e data de nascimento;
  • a coluna “nome” foi limitada pelo comando VARCHAR para ter menos de 20 caracteres, assim como “comida preferida”,
  • a coluna “data de nascimento” armazenará as datas no modelo aaaa-mm-dd.

Como adicionar informações a uma tabela MySQL

Agora, é hora de começar a preencher os detalhes! Use este formato para inserir informações em cada linha:

INSERT INTO `tabela exemplo` (`nome`, `comida preferida`,`data de nascimento`) VALUES ("Joana", "Pizza", '2003-08-06') ;

Se você fizer corretamente, verá a seguinte mensagem de confirmação: Query OK, 1 row affected. Em outras palavras, isso quer dizer que as alterações foram processadas em seu banco de dados. Você pode utilizar esse código para inserir quantos dados quiser em sua tabela.

Como atualizar informações na tabela

Agora que iniciamos nossa tabela com informações, podemos abordar todas as mudanças possíveis. Suponha que você insira algum dado errado, ou de repente, alguma informação mudou. Como fazer para atualizar?

UPDATE `tabela exemplo`
SET 
`comida preferida` = 'lasanha' 
WHERE `tabela exemplo`.`comida preferida` = 'pizza';

Você também pode usar este comando para adicionar informações em células específicas, mesmo se elas estiverem vazias.

Como adicionar e excluir uma coluna

Podemos facilmente adicionar uma coluna em nossa tabela desta forma:

ALTER TABLE tabela exemplo ADD e-mail VARCHAR (30);

Este comando coloca a nova coluna chamada “e-mail” no final da tabela (por padrão), e o comando VARCHAR, como já falamos, limita a 30 caracteres.

Caso você precise colocar essa coluna em um local específico da tabela, podemos adicionar mais uma instrução ao comando:

ALTER TABLE tabela exemplo ADD e-mail VARCHAR (30) AFTER comida preferida; 

Agora, a nova coluna “e-mail” vai aparecer no banco de dados após a coluna “comida preferida”. Bem fácil, não?

Assim como você pode adicionar uma coluna, você também pode excluí-la:

ALTER TABLE tabela exemplo DROP e-mail;

Como excluir uma Linha

Se necessário, você também pode excluir linhas da tabela com o seguinte comando:

DELETE from [nome da tabela] where [nome da coluna] = [texto do campo];

Esses são apenas alguns comandos básicos para quem está começando a manipular a linguagem do MySQL! É claro que, com a prática, ficará ainda mais fácil. Porém, o software sempre permite trabalhar com dados e configurações complexas, conforme sua necessidade!

mysql

MySQL vs. Outros Bancos de Dados

MySQL vs. PostgreSQL

Ambos são sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional, mas o PostgreSQL é conhecido por sua extensibilidade, suportando tipos de dados personalizados e funções.

MySQL vs. MongoDB

Enquanto o MySQL é relacional, o MongoDB é um banco de dados NoSQL baseado em documentos. A escolha depende das necessidades específicas do projeto.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado. Não deixe de compartilhar! Aproveite para ler outros artigos sobre marketing, negócios e tecnologia no blog da HostGator.

Navegue por tópicos

  • O que é MySQL?

  • Como fazer banco de dados MySQL

    • Instalando o MySQL

    • Criando um Banco de Dados

    • Usuários e Permissões

  • Quais são as vantagens do MySQL?

    • Código aberto

    • Facilidade de uso

    • Compatibilidade

    • Suporte da comunidade

    • Segurança

  • Como utilizar o MySQL?

    • Como acessar o console do MySQL

    • Como criar e excluir um banco de dados MySQL

    • Como acessar um banco de dados MySQL

    • Como criar uma tabela MySQL

    • Como adicionar informações a uma tabela MySQL

    • Como atualizar informações na tabela

    • Como adicionar e excluir uma coluna

    • Como excluir uma Linha

  • MySQL vs. Outros Bancos de Dados

    • MySQL vs. PostgreSQL

    • MySQL vs. MongoDB

Tags:

  • Servidor VPS

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários