O uso de dispositivos móveis não é mais uma tendência, e sim uma realidade. Hoje, oferecer informações em um formato compatível com estes dispositivos, é cada vez mais necessário. A maioria das empresas já percebeu que precisa alcançar o número crescente de usuários que acessam a internet utilizando smartphones, tablets e outros dispositivos móveis disponíveis […]
O uso de dispositivos móveis não é mais uma tendência, e sim uma realidade. Hoje, oferecer informações em um formato compatível com estes dispositivos, é cada vez mais necessário.
A maioria das empresas já percebeu que precisa alcançar o número crescente de usuários que acessam a internet utilizando smartphones, tablets e outros dispositivos móveis disponíveis no mercado.
Muitas vezes, a dúvida é como atingir (e atender) de forma adequada estes usuários, em número cada vez maior – conforme apontam diversas pesquisas direcionadas a esse mercado.
Para auxiliar nesse processo, confira algumas dicas e descubra 4 motivos que listamos para você começar agora a investir em um site responsivo.
Por que ser mobile é importante para seu negócio
Pesquisas mostram que boa parte das atividades realizadas na internet ocorrem via dispositivos móveis. E esse comportamento não se restringe ao trabalho. Basta prestar atenção no comportamento das pessoas nas ruas, restaurantes, no trânsito, ou em qualquer outra situação do cotidiano, para comprovar os números.
Os dados sugerem, ainda, que sites que não se adaptam aos dispositivos móveis frustram os usuários – o que pode resultar na perda de negócios importantes. Usuários frustrados desistem de procurar informações no seu site, e podem migrar para o site do seu concorrente.
Uma pesquisa conduzida pelo Google traz alguns dados bem sólidos sobre o comportamento e as atitudes do consumidor digital no Brasil. Com base nestas informações, destacamos 4 motivos para você levar a sério a decisão de ter um site responsivo ou adaptado para dispositivos móveis:
- 89% dos usuários utilizam smartphones para procurar informações, serviços e produtos de empresas locais;
- 32% dos usuários ficam frustrados quando um site não é exibido corretamente em dispositivos móveis;
- 13% dos brasileiros usam os celulares para comparar preços, enquanto visitam as lojas físicas;
- 30% dos consumidores no Brasil têm feito compras utilizando dispositivos móveis.
Lembrando: se o seu produto ou serviço é voltado para um público mais jovem, fazer este investimento é essencial – já que 48% dos usuários de internet no Brasil têm entre 18 e 34 anos.
E o mais importante, desde 2015 o Google alterou seus algoritmos e passou a priorizar sites que são Mobile-Friendly (amigáveis para dispositivos móveis). Então, além de se preocupar com as otimizações de SEO, você precisa adaptar seu site para plataformas mobile.
Design Responsivo
O primeiro passo, com certeza, é investir em um site que tenha condições de “conversar” com os dispositivos. Então, se o seu site não possui um design responsivo, com certeza está na hora de investir na construção dele para atender de forma mais adequada este público.
Neste novo contexto dos navegadores e das várias resoluções disponíveis, o design responsivo é uma evolução lógica do design de sites. Antes, grande parte da internet era acessada por resoluções e navegadores muito semelhantes, mas hoje até mesmo uma televisão de 50’’ acessa a internet.
O design responsivo se adequa automaticamente ao formato do dispositivo pelo qual o usuário está acessando o site. Ele consegue responder ao tamanho da tela mostra o conteúdo da página da melhor forma.
Ao invés de criar dois sites separados: um para mobile e um para desktop, você pode utilizar os CMSs disponíveis nas Hospedagens da HostGator – como é o exemplo do WordPress que possui inúmeros temas responsivos. Ou você pode optar pelo Criador de Sites, que também possui um acervo de temas responsivos.
E então, convencido dos benefícios que um site responsivo pode trazer para seus negócios? Comece agora mesmo ajustar seu site para todos os dispositivos!