Entenda quais são as vantagens de instalar um certificado SSL em seu site e por quais motivos você deve fazer isso quanto antes.
Se não tem claro do que se trata o SSL, para que serve ou se realmente precisa disso no seu site, não se preocupe. Ao finalizar a leitura deste artigo você terá mais clareza sobre a importância e os benefícios de instalar um certificado SSL no seu site.
Qual é o propósito do certificado SSL?
SSL é a sigla para Secure Socket Layer, usada para descrever o mecanismo de criptografia desenvolvido para aumentar a segurança dos dados compartilhados na web.
Ao instalar um certificado SSL, a URL do seu site deixa de ser HTTP e passa para o formato HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure). Desta forma, você começará a ver a imagem de um cadeado verde ao lado da URL, indicando que o site é seguro.
O objetivo do Certificado SSL é adicionar um nível extra de proteção ao seu site, por meio da criptografia.
Imagine que cada letra deste texto está impressa em papel quadriculado. Nele, cada quadrado de papel contém apenas uma letra ou sinal de pontuação. Se alguém misturar todas as letras, será impossível escrever o texto exatamente como está escrito agora.
A criptografia segue essa lógica: quando alguém escreve o número de um cartão de crédito em um site com SSL para ser compartilhado na web, os números são codificados e misturados. Desta forma, se algum hacker invadir a conexão entre o site e o usuário em busca de dados, não poderá traduzi-los.
5 motivos para instalar um certificado SSL no seu site
Talvez você esteja pensando que não é necessário instalar um certificado SSL porque o seu site tem poucos acessos. Ou pode achar isso desnecessário porque não realiza transações comerciais ou simplesmente acredita que não precisa de tanta proteção por ser um pequeno blog.
Para eliminar essas e outras objeções, apresentamos cinco motivos pelos quais seu site deveria contar com um certificado SSL:
1. Baixo custo
Instalar um Certificado SSL não requer um alto investimento. Se o seu site está hospedado na HostGator, por exemplo, você terá a possibilidade de utilizar gratuitamente um certificado de segurança SSL.
Se seu site precisa de um certificado mais robusto, pode adquiri-lo a um baixo custo. Lembre-se: não importa o segmento do seu site, ampliar a segurança só trará benefícios.
2. Fácil instalação
A instalação é relativamente fácil e pode ser feita diretamente pelo seu provedor de hospedagem. Na HostGator, você deve acessar o portal do cliente, selecionar o tipo de certificado que deseja contratar e informar a URL do seu site.
Após realizar esses passos, informaremos por e-mail quando o certificado estiver ativo. Uma vez finalizada a instalação, o site passará automaticamente a ser exibido em HTTPS.
3. Google recomenda
A segurança é uma prioridade, uma prova disso é que os navegadores de internet agora notificam os usuários sobre páginas inseguras.
O Google, por exemplo, com seu navegador Chrome, dá prioridade de posicionamento aos sites que possuem um certificado SSL. Desta forma, garante mostrar em seus resultados páginas seguras para seus usuários. Então, mais cedo ou mais tarde você terá que instalar um Certificado SSL para manter a credibilidade do seu site.
Como os ataques cibernéticos causam perdas de bilhões de dólares em todo o mundo, o SSL é o nível mais básico de segurança para um site.
4. Os usuários esperam
Você já ouviu falar da experiência do usuário? Seu site deve satisfazer as expectativas de quem vai usá-lo e há dois fatores que influenciam muito a permanência das pessoas em uma página: o tempo de carregamento e a segurança.
Assim como um site lento é problemático, um site inseguro também é. Afinal, o público não confia nas informações, fica com medo de compartilhar qualquer dado e sua marca perde credibilidade.
5. Segurança
Você sabia que algumas funcionalidades estão disponíveis somente para sites que contam com um certificado SSL? Existem APIs (Application Programming Interface) que só podem ser usadas quando o site conta com HTTPS.
São recursos que podem ser instalados no seu site para chamar a atenção ou direcionar o público e até melhorar o posicionamento do site nos buscadores. Um exemplo é a geolocalização, muito útil para quem tem negócios locais.