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Você sabe como montar uma loja virtual sem ter conhecimento em programação? Descubra o passo a passo que vai te ajudar a ter sucesso!

Montar uma loja virtual é uma oportunidade para alavancar as vendas e reduzir custos com estrutura física. Isso também faz com que a marca em questão seja cada vez mais competitiva, já que será encontrada de forma simples nos mecanismos de busca como Google, Yahoo, Big, etc.

Por isso, uma dúvida frequente é: como montar um negócio online? Neste artigo, vamos te mostrar todos os pontos importantes, os benefícios e o que você deve considerar antes de montar uma loja virtual. Vem conferir!

O que é preciso para montar uma loja virtual?

1 – Planejamento

Assim como nas lojas e empreendimentos físicos, na hora de pensar em como montar uma loja virtual também é necessário ter um planejamento estratégico. Essa será a primeira etapa para abrir uma loja online, já que ao realizar o planejamento estratégico você definirá o público que deseja alcançar, fará uma pesquisa de mercado e analisará os potenciais concorrentes do seu e-commerce.

Também será nessa etapa que teremos a definição do investimento necessário para iniciar o e-commerce, bem como a estrutura de todo o processo interno da empresa.

Em todos os segmentos, você terá concorrentes diretos e indiretos, e alguns deles terão muita credibilidade. Para competir e se diferenciar, é importante que você defina um nicho específico de mercado para atuação da sua empresa. Observe as necessidades do seu público-alvo para definir seu catálogo de produtos e encontrar um diferencial no seu serviço.

Além disso, tente anotar todos os gastos que terá no futuro em sua empresa, tanto nas questões físicas quanto nas questões digitais ou virtuais, como, por exemplo, no registro do domínio do seu e-commerce.

2 – A hora de ficar online

Logo após realizar a viabilização e o planejamento do seu negócio, chegou a hora de colocar seu e-commerce no ar. Para isso, é necessário seguir alguns passos:

Escolher e registrar um domínio

O domínio é o nome da sua loja online. Em outras palavras, é o meio pelo qual seus clientes e potenciais clientes acessarão seu e-commerce e uma das etapas importantes no processo de como montar uma loja virtual.

Para conseguir utilizar o domínio, você precisa confirmar a disponibilidade, ou seja, ver se nenhuma outra empresa ou pessoa física está usando esse nome em outro site. Após verificar que o domínio esta disponível, é possível realizar o registro.

Adquirir um serviço de hospedagem

O domínio faz referência ao nome do seu e-commerce. Para ter a garantia de que ele vai estar disponível na internet é necessário optar por um bom serviço de hospedagem de sites.

É na hospedagem que ficam armazenados os arquivos, informações, imagens e qualquer outro conteúdo do seu site. Para entender melhor qual hospedagem se encaixa melhor a suas necessidades, acesse este post.

Plataforma de e-commerce

Entre os três pontos fundamentais para criar sua loja virtual, escolher em que plataforma ela será gerada é seu primeiro desafio. É preciso escolher com cautela, já que este será o sistema que se encarregará de manter sua loja no ar.

Existem muitas opções de hospedagem para a criação de uma loja virtual. Ao escolher a opção ideal para você, não pense somente nas necessidades iniciais do seu projeto, mas também na possibilidade de crescimento do seu e-commerce. Se a plataforma escolhida suporta esse possível crescimento ou tem opção de escalar o serviço, então essa será uma boa escolha.

Uma das opções presentes no mercado é a Loja HostGator, uma solução completa para e-commerce oferecida pela HostGator que permite a criação da página em poucos passos.

3 – A escolha do layout

Quando pensamos em criar um site, logo vamos imaginando questões como layout, marca, composição de cores e design da página.

O layout deve ser pensado de acordo com as características do seu e-commerce, pois é a sua vitrine. Ao montar uma loja virtual, procure por um layout que atenda às demandas de usabilidade e responsividade.

Você deve se preocupar em ter um layout que proporcione a melhor experiência ao seu cliente e seja acessível em dispositivos móveis, pois atualmente um site responsivo é indispensável com a crescente utilização de smartphones.

Preocupe-se também com a qualidade das imagens, para que seu visitante possa ver os detalhes do seu produto. Lembre de realizar todas as otimizações nelas para não impactar no carregamento do seu site. Uma loja virtual que demora para carregar é substituída por outra que carrega mais rápido, por isso fique atento.

4 – Carrinho e Formas de Pagamento

O carrinho de compras é a alma da sua loja, então cuide muito bem dele. O processo de compra deve ser simples e rápido, por isso tenha muita atenção com o carregamento do carrinho e o tempo de processamento da compra.

Procure oferecer poucos passos na hora do cadastro – muito clientes abandonam o carrinho ao encontrar várias informações para preencher. Ofereça ao seu visitante uma navegação fácil e intuitiva para não gerar dúvidas e inibir a compra. Ah, e não esqueça do feedback com a mensagem de sucesso ao finalizar a compra.

E falando em compras, oferecer meios de pagamento eficientes e seguros é um ponto essencial para qualquer loja virtual – afinal, é necessário que o cliente tenha confiança na hora de efetuar o pagamento.

montar uma loja virtual

5 – Segurança

Segurança é um dos cuidados indispensáveis no processo de criação de loja virtual. Para inserir os dados, o cliente precisa sentir que sua loja oferece todos os mecanismos de privacidade e proteção das informações.

Há diversos métodos que podem ser adotados para garantir a segurança em sua loja. Abaixo citamos alguns exemplos:

  • Utilizar um certificado SSL: o SSL funciona como proteção de dados e informações financeiras dos clientes, já que com ele a troca de dados entre o navegador e o servidor são criptografadas. Esse certificado é o famoso ‘cadeado’ no navegador;
  • Scan de aplicações: realizar scans em busca de vulnerabilidades em seu site previne que pessoas mal-intencionadas acessem o seu banco de dados para roubar informações. Adotar essa prática diminui as chances de invasão em seu site;
  • Manter aplicações, plugins e módulos atualizados: manter os plugins e aplicativos sempre atualizados vai ajudar a segurança do seu site, considerando que os desenvolvedores de softwares realizam atualizações para aprimorar códigos ou corrigir possíveis erros – que podem ser explorados por hackers para inserir códigos maliciosos que danificam as páginas ou capturam dados importantes;
  • Cuidados com o computador pessoal: além de cuidar dos plugins e aplicações relacionadas a sua hospedagem e site web, é necessário cuidar também do seu computador pessoal, já que é através dele que você acessa sua hospedagem para criar e gerenciar seu e-commerce. Se seu computador estiver infectado com um malware, ele pode comprometer seus dados.

6 – Logística

A grande vantagem de montar uma loja virtual é a logística e número de funcionários reduzidos. Embora seja mais fácil garantir o controle, a falta de organização pode comprometer o seu e-commerce e gerar muitas reclamações. Confira alguns cuidados essenciais:

  • Mantenha um controle rigoroso de estoque: garanta que seu estoque esteja de acordo com a disponibilidade do produto em seu site. No caso de itens de vestuário, informe as numerações e cores disponíveis;
  • Seja pontual nas entregas: atraso nas entregas é uma das principais reclamações relacionadas a lojas virtuais. Para não ter esse tipo de problema, organize uma sequência de despacho dos produtos. Caso escolha trabalhar com os Correios, ofereça ao cliente a opção de contratar uma entrega rápida como o Sedex e informe os prazos de entrega. Se for optar por uma transportadora, é aconselhável que feche contrato com uma empresa;
  • Canais de atendimento: sempre deixe os canais de contato com sua empresa disponíveis, seja via telefone, e-mail ou redes sociais. É importante que o atendimento seja sempre atencioso e rápido, e que qualquer demanda seja atendida com eficiência. Criar uma Área do Cliente para que ele possa acompanhar o andamento do pedido e prazos de entrega é uma ótima opção também;
  • Pós-venda: crie uma Política de Trocas, da mesma forma que tem em uma loja física e respeitando o Código de Defesa do Consumidor. Estabeleça prazos e condições para as trocas, além de possíveis ajustes de preços ao adquirir peças promocionais.

7 – Estratégia de Marketing

Com todas essas áreas definidas, é hora de divulgar sua loja online. A internet oferece milhares de opções, e é preciso criar mecanismos para garantir visibilidade para sua loja.

Utilizar os links patrocinados e anúncios em outros sites é um caminho para promover sua loja. Você também tem a opção Google Shopping Ads, que funciona anunciando os produtos na própria busca do Google e faz a conexão com a sua loja.

Também é válido citar alternativas como e-mail marketing, um blog para criação de conteúdo e redes sociais. As formas de divulgação são inúmeras e você pode utilizar quantas achar necessário, mas deve se preocupar também com o fluxo orgânico e otimizar o seu site com as técnicas de SEO.

8 – Monitoramento

Após todo o processo de criação de loja virtual, você precisa monitorar e analisar os resultados para controlar como estão suas vendas e descobrir como os clientes se comportam em seu site.

Uma ótima opção é utilizar o Google Analytics para fazer essas análises. Com ele você poderá monitorar o número de visitantes, o tempo médio de permanência nas páginas, além de outros dados mais avançados, como medir o ROI (retorno sobre o investimento) e taxa de conversão, por exemplo.

Vai começar nesse ramo? Crie seu site com a Loja HostGator

Existem diversas ferramentas que ajudam nesse processo, eliminando a necessidade do empreendedor ter que buscar um expert no assunto. Para ajudar nessa jornada, conheça a Loja HostGator.

A Loja HostGator é uma solução completa para criação de loja virtual. Uma das vantagens é que você não precisa ser um expert em programação ou design, pois ela conta com diversos templates que se adaptam à sua proposta.

Confira algumas das vantagens a seguir:

  • Segurança sempre: com a Loja HostGator, você gerencia o seu negócio tendo a certeza de que as suas vendas estão em segurança;
  • Ao seu lado a todo instante: o maior medo de quem tem uma loja virtual é não vender nada. Porém, não se preocupe: nós temos os materiais certos para ajudar nessa jornada;
  • Facilidade e praticidade: em questão de minutos você tem uma loja virtual pronta para vender seus produtos na internet;
  • Diversidade de temas: vai vender roupas e acessórios, pretende seguir para o ramo de alimentos e bebidas ou até mesmo tecnologia? Não se preocupe: oferecemos temas prontos para essas e muitas outras opções;
  • Alta tecnologia ao seu dispor: nossa solução conta com mais de 100 aplicativos integrados com a mais alta tecnologia, todos com apenas um objetivo: ajudar você a vender mais.

Outro ponto importante é que você conta com três opções de planos que se adaptam ao seu modelo de negócio, além da possibilidade de testar todas as opções gratuitamente por 14 dias.

Conclusão

Podemos perceber que o e-commerce é uma solução excelente, tanto para quem deseja ampliar seu negócio físico, quanto para os que buscam oportunidades para empreender no meio online. Existe muito espaço para crescer nesse canal de compras, que se populariza cada dia mais entre os consumidores brasileiros. 

Esperamos ter ajudado com todas essas dicas de como montar uma loja virtual. Boa sorte em sua nova empreitada, um abraço e até a próxima!

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    • 1 – Planejamento

    • 2 – A hora de ficar online

    • 3 – A escolha do layout

    • 4 – Carrinho e Formas de Pagamento

    • 5 – Segurança

    • 6 – Logística

    • 7 – Estratégia de Marketing

    • 8 – Monitoramento

  • Vai começar nesse ramo? Crie seu site com a Loja HostGator

  • Conclusão

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  • Criar Site
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  • loja virtual
  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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