Veja como monetizar o Instagram e aprenda a ganhar dinheiro na plataforma através de diferentes estratégias validadas.
Existem várias formas de monetizar o Instagram. São inúmeras as oportunidades que a rede social oferece e é possível até mesmo ganhar um bom dinheiro trabalhando de casa.
O Instagram é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Ele segue em crescimento, e fatura anualmente cerca de US$ 20 bilhões apenas com anúncios patrocinados.
Se levarmos em consideração o quanto os criadores de conteúdo faturam com a plataforma, vamos chegar a um valor inimaginável.
Esse conteúdo pode ser a oportunidade que você procura para começar a ganhar dinheiro na internet e conseguir uma fonte de renda extra.
É possível ganhar dinheiro com o Instagram?
Sim, é absolutamente possível ganhar dinheiro com o Instagram. A monetização dentro da plataforma ocorre através de várias estratégias que permitem aos usuários transformar seu conteúdo e engajamento em receita financeira.
Em termos gerais, a monetização no Instagram envolve criar e compartilhar conteúdo que atraia seguidores e gere engajamento.
São muitas as formas de monetizar o Instagram e ganhar dinheiro com essa importante rede social, dentre as possibilidades, podemos destacar:
- Venda produtos pelo Instagram Shopping;
- Trabalhe como influenciador digital;
- Seja um criador de conteúdo parceiro da plataforma;
- Divulgue produtos digitais como afiliado;
- Torne-se embaixador de uma marca;
- Ofereça consultorias ou venda cursos online;
- Administre o perfil do Instagram de outras empresas;
- Prepare e venda filtros customizados.
Além disso, é possível monetizar a própria conta do Instagram e receber da plataforma pelos conteúdos que você publicar.
Produtores de conteúdo podem receber um convite da plataforma para fazer parte do programa de monetização do Instagram.
Requisitos de monetização do Instagram
Para monetizar o Instagram é fundamental que você esteja ciente dos requisitos e diretrizes estabelecidos pela plataforma. Caso contrário, sua conta pode ser temporariamente ou definitivamente suspensa. Confira!
- Residir em país elegível: A monetização está disponível apenas em determinados países. Os usuários devem verificar se residem em uma região onde a monetização é permitida.
- Políticas de monetização de conteúdo: O conteúdo compartilhado no Instagram deve estar em conformidade com as políticas e diretrizes da plataforma. Isso inclui evitar conteúdo que viole os direitos autorais, que promova a violência, o discurso de ódio, a nudez ou atividades ilegais.
- Diretrizes da comunidade: Os usuários devem seguir as diretrizes da comunidade do Instagram, garantindo que seu conteúdo seja autêntico, seguro e respeitoso.
- Proibição de comprar seguidores e engajamento artificial: O Instagram proíbe explicitamente a compra de seguidores, curtidas, comentários ou outras formas de engajamento artificial. Tentativas de inflar artificialmente a popularidade de uma conta podem resultar em suspensão ou remoção.
Além disso, não é possível monetizar conteúdos apresentados nos seguintes formatos:
- Vídeos estáticos: Conteúdo que tem uma imagem estática e pouco ou nenhum movimento.
- Enquetes de imagens estáticas: Conteúdo publicado apenas para aumentar o engajamento, pedindo que as pessoas reajam às perguntas presentes no conteúdo.
- Apresentação multimídia de imagens: Conteúdo que exibe principalmente imagens estáticas reproduzidas em sucessão.
- Vídeos em loop: Conteúdo que é reproduzido em loops e exibe o mesmo segmento várias vezes.
- Montagens de texto: Conteúdo que exibe principalmente imagens estáticas ou em movimento com sobreposição de texto.
- Anúncios incorporados: Conteúdo que já inclui anúncios incorporados quando o Instagram oferece o posicionamento de anúncios.
Para saber mais detalhes sobre as regras de monetização, você pode acessar a área de ajuda sobre recebimentos do Instagram.
10 maneiras de monetizar o Instagram
Existem muitas formas de monetizar o Instagram e ganhar dinheiro com a plataforma. Por sinal, já tem muita gente fazendo isso e a próxima pessoa pode ser você.
Partindo deste princípio, logo na sequência nós vamos apresentar e detalhar 10 maneiras de monetizar o Instagram. Vale a pena conferir!
1. Loja online
Uma das formas de monetizar o Instagram, é criar uma loja online para vender através da plataforma. Para isso, siga as dicas abaixo:
- Conta comercial e configuração da loja: Primeiro, é necessário ter uma conta comercial no Instagram e configurar sua loja online na área de ferramentas comerciais. Isso permitirá que você adicione tags de produtos aos seus posts e stories, para que as pessoas consigam comprar diretamente do seu perfil.
- Fotos e descrições atraentes: É essencial postar fotos e vídeos de alta qualidade dos seus produtos, com descrições claras e persuasivas. Isso ajuda a atrair a atenção dos usuários e a aumentar as chances de conversão.
- Promoções e descontos: Ofereça promoções exclusivas e descontos para os seus seguidores do Instagram.
- Interação e engajamento: Responda aos comentários e mensagens dos seus seguidores de forma rápida e educada.
- Parcerias e colaborações: Busque parcerias com outros perfis do Instagram e influenciadores para promover sua loja online. Isso pode ajudar a expandir seu alcance e atrair novos clientes.
2. Marketing de influência
O marketing de influência é uma das formas mais eficientes de monetizar o Instagram. Com conteúdos de alta qualidade e um excelente engajamento, você pode se tornar um influenciador, e com isso, chamar a atenção das marcas.
Os influenciadores utilizam os seguidores e a visibilidade para indicar produtos e serviços em troca de um valor combinado com o contratante.
Além disso, alguns são convidados para serem embaixadores de determinadas marcas. Com isso, assinam um contrato mensal de publicidade, garantindo uma excelente fonte de receita recorrente.
3. Post Patrocinado
Ao se tornar um criador de conteúdo de sucesso, você poderá ser convidado por diferentes marcas para fazer posts patrocinados.
Nestas parcerias, você publica algum tipo de conteúdo que influencie os seus seguidores a comprar produtos ou contratar serviços.
Por sua vez, em troca do seu trabalho de publicidade, a empresa que patrocinou o post efetuará um pagamento pelos serviços prestados.
4. Programa de afiliados
Outra excelente forma de monetizar o Instagram consiste em aproveitar o espaço e a visibilidade do seu perfil para indicar produtos como afiliado.
Como afiliado digital, você indicará determinados produtos e/ou serviços, como um plano de hospedagem, um curso ou uma mentoria. Em contrapartida, receberá uma comissão por cada compra que for realizada através do seu link de afiliado.
Veja como funciona:
- Seleção do programa de afiliados: O primeiro passo é escolher o programa de afiliados com produtos ou serviços de interesse do seu público.
- Registro e aprovação: Depois de selecionar um programa de afiliado, você precisará se registrar e ser aprovado como afiliado digital.
- Recebimento do link de afiliado: Uma vez aprovado, você receberá um link exclusivo para rastrear vendas originadas através das suas indicações.
- Criação de conteúdo: Com os links de afiliados em mãos, você pode começar a criar conteúdo promovendo produtos ou serviços.
5. Venda de infoprodutos
Você também pode monetizar o Instagram e contar com a ajuda da plataforma para ganhar dinheiro anunciando infoprodutos próprios, como cursos, e-books e mentorias.
Para isso, siga as orientações abaixo:
- Desenvolvimento do Infoproduto: O primeiro passo para vender infoprodutos no Instagram é criar o produto digital que você deseja vender.
- Landing page ou link de vendas: Para vender o infoproduto, você precisará de uma página de destino (landing page) ou um link de vendas onde os usuários do Instagram possam comprar o produto.
- Divulgação e promoção: Após configurar a página de vendas, é hora de promover o seu infoproduto no Instagram. Isso pode incluir a criação de postagens no feed, stories, vídeos ou até mesmo anúncios pagos para alcançar um público maior.
- Call-to-Action (Chamada para Ação): Em todas as suas postagens ou conteúdos relacionados ao infoproduto, inclua uma chamada para ação clara e direta, incentivando os seguidores a clicarem no link de vendas e adquirirem o produto.
6. Dropshipping
O dropshipping é uma estratégia de comércio eletrônico na qual você vende produtos, mas não precisa manter esses produtos em estoque.
Nesta forma de monetizar o Instagram e ganhar dinheiro na internet, quando um cliente faz uma compra em sua loja virtual, você compra o item de um fornecedor que fica responsável por enviá-lo diretamente para o cliente.
Veja como funciona:
- Escolha do nicho de mercado: Assim como em qualquer estratégia de comércio eletrônico, o primeiro passo é escolher um nicho de mercado para atuar ou tipo de produto para vender.
- Seleção de fornecedores: Após escolher um nicho, você precisará encontrar fornecedores confiáveis que ofereçam os produtos que deseja vender, e que aceitem trabalhar no formato do dropshipping.
- Crie uma loja virtual: Em seguida, você deve criar uma loja virtual para exibir os produtos que deseja vender. Para isso, você pode contar com a Loja HostGator.
- Integração com o Instagram: Depois de configurar sua loja virtual, é hora de integrá-la com o Instagram. Você pode fazer isso criando uma conta comercial no Instagram e adicionando links para os produtos da sua loja na sua bio, em postagens no feed, stories ou até mesmo em anúncios pagos.
Vale lembrar: para promover produtos no Instagram e ter sucesso com as vendas é preciso criar conteúdo atraente e envolvente. Ele deve destacar os benefícios e recursos dos produtos que você está vendendo.
7. Anúncios nos Reels
Os anúncios nos Reels do Instagram são uma excelente oportunidade de alcançar uma audiência engajada por meio de vídeos curtos e envolventes, que direcionam as pessoas para comprar um produto ou serviço.
Confira nossas dicas:
- Criação de conteúdo atraente: Os anúncios nos Reels devem ser criativos, envolventes e relevantes para o seu público-alvo. Você pode utilizar música, efeitos visuais, legendas e outros elementos para chamar a atenção das pessoas.
- Configuração da campanha de anúncios: Após produzir o Reels, crie uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook para configurar a sua campanha.
- Definição do orçamento e do calendário: Ao configurar sua campanha de anúncios, você precisará definir um orçamento diário para sua campanha de anúncios nos Reels e escolher as datas de início e término da campanha.
- Adição de Call-to-Action: Para incentivar os espectadores a agir, você pode adicionar um botão de call-to-action (CTA) no vídeo.
8. Venda de fotos
Muita gente não sabe, mas também é possível monetizar o Instagram com a venda de fotos profissionais. Veja como funciona:
- Crie um portfólio atraente: Para começar a vender suas fotos, é importante construir um portfólio visualmente atraente que demonstre sua habilidade e estilo fotográfico. Use o seu Feed no Instagram para compartilhar uma variedade de fotos de alta qualidade.
- Estabeleça sua Marca pessoal: Construa uma marca pessoal forte no Instagram, que transmita sua identidade como fotógrafo.
- Use hashtags relevantes: Utilize hashtags relevantes em suas postagens para aumentar sua visibilidade e alcance no Instagram.
- Interaja com sua audiência: Engaje-se com sua audiência respondendo a comentários, mensagens diretas e interagindo com outras contas relacionadas à fotografia.
- Promova sua loja de fotos: Se você possui uma loja online ou plataforma de venda de fotos, promova-a em seu perfil do Instagram.
- Utilize recursos de comércio no Instagram: Aproveite os recursos de comércio do Instagram, como a função “Loja”, para vender suas fotos diretamente na plataforma.
9. Criar e vender filtros customizados
Criar e vender filtros customizados é outra forma de monetizar o Instagram. Veja como você pode começar:
- Domine a criação de filtros: Primeiro, é importante dominar a arte da criação de filtros para o Instagram. Você pode usar ferramentas como Spark AR Studio, que é a plataforma oficial do Facebook para criar filtros de realidade aumentada.
- Pesquisa de mercado: Faça uma pesquisa de mercado para entender a demanda por filtros personalizados.
- Desenvolva seus filtros: Use suas habilidades de design e criatividade para desenvolver filtros personalizados por encomenda.
10. Gerenciar o perfil do Instagram de outras pessoas
Gerenciar o perfil do Instagram de outras pessoas e empresas, trabalhando como social media, é outra forma inteligente de monetizar o Instagram.
Confira nossas dicas:
- Construa sua presença nas redes sociais: Crie e otimize seu próprio perfil do Instagram para demonstrar suas habilidades e experiência em gestão de redes sociais. Publique conteúdos relevantes e de alta qualidade, com o objetivo de promover seus serviços.
- Defina seus serviços: Determine os serviços que você irá oferecer ao gerenciar o perfil do Instagram de outras pessoas ou empresas, como criação de conteúdo, agendamento de publicação, interação com seguidores, acompanhamento de tendências, análise de métricas, dentre outros.
- Estabeleça seus preços: Defina preços claros e competitivos para seus serviços com base na complexidade, escopo e valor agregado aos clientes. Você pode oferecer pacotes com preços fixos ou personalizados.
Como melhorar sua conta do Instagram para ganhar dinheiro
Encontrar formas de melhorar sua conta do Instagram é o primeiro passo para monetizar e começar a ganhar dinheiro.
Partindo desse princípio, separamos algumas dicas que você precisa considerar e colocar em prática. Confira:
- Otimizar a bio do perfil: Otimize sua bio do Instagram para se apresentar e explicar o que as pessoas vão encontrar ao seguir o seu perfil, bem como, quais são as suas formas de contato profissional.
- Obtenha o selo de verificação: O selo de verificação azul no Instagram é um símbolo de autenticidade e credibilidade. Por muito tempo, foi extremamente difícil obter esse selo, mas hoje, você pode comprá-lo.
- Consistência de posts: Manter uma programação regular de postagens é fundamental para deixar o público engajado e interessado no seu conteúdo. Defina um calendário de postagens e publique fotos, vídeos, reels e stories.
- Use hashtags estrategicamente: Pesquise e use hashtags relevantes ao seu nicho de mercado e ao conteúdo da sua postagem.
- Faça tráfego pago no Instagram: Utilize o serviço de tráfego pago do Instagram para promover seus conteúdos e alcançar novos seguidores.
Quanto maior o número de seguidores e o nível de engajamento da sua conta, maiores serão as suas possibilidades de monetizar o Instagram e ganhar dinheiro.
Dúvidas comuns sobre monetização do Instagram
Confira logo abaixo, uma seleção com respostas para dúvidas comuns sobre monetização do Instagram:
Quantos seguidores preciso ter para ganhar dinheiro no Instagram?
Não há um número específico de seguidores necessários para começar a ganhar dinheiro no Instagram. A monetização depende mais do engajamento do seu público e da qualidade do seu conteúdo do que do tamanho da sua audiência.
No entanto, muitas marcas e empresas procuram colaborar com influenciadores que tenham pelo menos algumas centenas de milhares de seguidores.
Quanto o Instagram paga aos criadores de conteúdo?
O valor que o Instagram paga aos criadores de conteúdo parceiros pode variar com base em uma série de fatores, não sendo possível precisar um valor exato.
No entanto, os criadores de conteúdo parceiros da plataforma contam com uma área dentro do aplicativo para monitorar e acompanhar os seus ganhos.
Quanto o Reels paga por visualização?
O Reels não paga diretamente por visualização, a não ser que você seja convidado para ser um produtor de conteúdo parceiro do Instagram.
Uma forma de receber valores com base em visualizações no Reels é por meio de parcerias de publicidade com empresas.
Quanto paga o Instagram com 10 mil seguidores?
O Instagram não paga diretamente aos usuários com base no número de seguidores. No entanto, ter 10 mil seguidores pode abrir oportunidades adicionais de monetização, como parcerias de marca e promoções.
Quanto cobrar por um Reels no Instagram?
O valor a ser cobrado por um Reels no Instagram pode variar amplamente. Ele depende de fatores como o número de seguidores, alcance e influência do criador de conteúdo, bem como a complexidade da produção.
Criadores de conteúdo com milhões de seguidores, chegam a cobrar mais de R$ 100 mil reais por uma sequência de Reels.
Como ativar a monetização do Reels?
Os criadores de conteúdo podem receber um convite do Instagram para participar do programa de parceria da plataforma, que permite a monetização de vídeos curtos.
No próprio convite é possível encontrar todas as instruções necessárias para ativar a monetização.
Conclusão
Agora que você já conheceu diferentes formas de monetizar o Instagram, é hora de colocar as oportunidades em prática para começar a ganhar dinheiro na internet.
Para fechar esse conteúdo com chave de ouro, preparamos uma seleção com outros artigos que você pode se interessar. Confira: