Confira nosso artigo e decubra o que é Mobile First e como esse conceito pode ajudar seu negócio a conquistar mais clientes. Acesse e saiba mais!
Estar conectado à internet tornou-se parte da nossa rotina. Com o ritmo diário acelerado, os smartphones e tablets estão cada vez mais presentes para realizar tarefas do cotidiano. Os dispositivos móveis garantem a praticidade que buscamos, mas, para que a experiência seja boa, é preciso que a navegação seja pensada com o Mobile First.
O que é Mobile First?
Trata-se de qualquer projeto web que leve em consideração a usabilidade em dispositivos móveis primeiro. Portanto, desde o design até o desenvolvimento das funcionalidades, tudo é pensado para o mobile e depois adaptado para o desktop.
Isso porque, cada vez mais, as pessoas acessam sites — e a internet de modo geral — por meio de smartphones. Sendo assim, quando um site não é feito ou nem ao menos adaptado para o mobile, perde-se um grande público, que não tem boa usabilidade quando acessa através de um dispositivo como esse.
Em 2015, o Google já falava sobre essa tendência e passou a priorizar sites que são mobile friendly (sites amigáveis para dispositivos móveis) nos resultados das buscas.
Então, se as pessoas passam mais tempo acessando a internet via dispositivos móveis, não é mais sensato pensarmos primeiro em criar um site otimizado para eles?
Foi pensando nisso que o conceito de Mobile First nasceu. Ele foi criado por Luke Wroblewski (Diretor de Produto do Google) em 2011, ao publicar o livro Mobile First (em uma tradução livre: “Dispositivos móveis em primeiro lugar”). Ele propôs criar um site pensado primeiro em mobile e depois ajustá-lo para o computador.
Vantagens do Mobile First
Quando um site é inicialmente desenvolvido para desktop, a versão mobile precisa de muitas adequações nos elementos para que tudo funcione no espaço reduzido do celular. Em alguns casos, muitos componentes são removidos para que o site fique perfeito no ambiente mobile.
Isso acontece porque adicionar informação em uma tela maior é relativamente mais fácil. Já nos dispositivos móveis, o espaço é consideravelmente menor, o que não permite excesso de informações. Por esse motivo, é preciso eliminar informações de pouca importância para oferecer uma melhor experiência ao usuário.
Assim, um site responsivo, feito para dispositivos móveis, é ajustado com mais facilidade para o computador. Além de garantir mais visibilidade nos mecanismos de busca, sites otimizados para dispositivos móveis costumam oferecer uma experiência melhor para os usuários.
Mais do que isso, um site Mobile First nos traz diversos desafios para adequar um design responsivo e de usabilidade, como:
- Tamanho da tela reduzido;
- Conexão móvel mais limitada;
- Comportamento dos usuários;
- Telas “touch”.
Assim, a atenção à arquitetura de informação, usabilidade e acessibilidade é aumentada. E quando a versão desktop for iniciada, o excesso de informações não será um problema, pois terá sido eliminado antecipadamente. Você só irá se preocupar em enriquecer a experiência do usuário.
Conceito de Second Screen
Faz parte do Mobile First o conceito de Second Screen (segunda tela), que envolve um dispositivo eletrônico adicional, seja smartphone ou tablet, que permite que o usuário interaja com um conteúdo. É o exemplo do Youtube, quando assistido por uma smart TV, que permite que o usuário troque de vídeo pelo smartphone.
O mesmo pode ser aplicado aos projetos web, que levam em consideração as diversas possibilidades que o usuário tem de interagir com o conteúdo, seja pela smart TV, pelo celular, tablet ou até smartwatch.
Saiba mais sobre como criar uma presença no mobile!
Após entender mais sobre Mobile First, chegamos à conclusão de que o conceito ajuda em diversos pontos, como: priorização de conteúdos, otimização de site e como definir o que é de fato indispensável para a navegação do usuário.
Utilizar o conceito Mobile First para criar um site não é mais uma questão de pensar no futuro, mas de estar atento ao presente. Otimize o seu site para os dispositivos móveis!
E para saber mais sobre como criar uma presença no mobile, leia nosso artigo sobre como encontrar a melhor rede social para seu negócio e veja dicas que vão te ajudar a divulgar sua empresa e estreitar a relação com seus clientes!