Saiba como levar o seu comércio para o mundo do mobile commerce e atrair ainda mais clientes para o seu negócio.
Você já ouviu falar sobre o mobile commerce e sabe como essa ferramenta tem contribuído para que muitos lojistas alavanquem suas vendas no varejo digital?
O mobile commerce está deixando de ser apenas uma tendência e mostra cada vez mais força, à medida que cresce o número de compras na internet através dos smartphones.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo, onde você terá a oportunidade de conhecer mais sobre essa importante novidade e aplicá-la na sua loja online. Vamos nessa? ??
O que é mobile commerce?
Como o próprio nome sugere, o mobile commerce ou M-commerce é uma área do comércio eletrônico que busca estabelecer canais de vendas acessíveis através de dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Se você ainda não conhecia esse termo, saiba que as empresas varejistas estão investindo cada vez mais no mobile commerce, principalmente após pesquisas recentes que destacam o crescimento das vendas através dos dispositivos móveis.
Para que você não tenha dúvidas da importância deste novo conceito, uma pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) concluiu que o smartphone é utilizado em 87% das compras na internet.
Outra pesquisa elaborada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box concluiu que, em abril de 202, 81% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos uma compra via app ou site móvel. Ainda no mesmo levantamento, 93% dos entrevistados afirmaram que já compraram usando dispositivos móveis.
Diante dos números, você que pretende utilizar o potencial da internet para vender e escalar seus negócios precisa começar a investir no mobile commerce. ?
Como o mobile commerce funciona?
Você que chegou até aqui, já sabe que o mobile commerce é um modelo voltado para vendas usando dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.
Agora que você já conhece o conceito do mobile commerce, é hora de entender melhor o seu funcionamento e frentes de atuação. São basicamente três caminhos, conforme veremos a seguir.
1. Pelo navegador
O M-commerce pelo navegador é a alternativa onde o cliente acessa o site de determinada loja virtual através do navegador instalado no seu celular.
Este é o formato mais popular de vendas na internet na atualidade, e para aproveitar esse cenário os lojistas precisam investir em sites que favoreçam a usabilidade através de smartphones, ou seja, com uma navegação rápida, fácil e intuitiva.
2. Por aplicativos
O comércio eletrônico através de aplicativos também vem ganhando bastante força, e como prova disso podemos observar o movimento de grandes varejistas do nosso país para o mundo dos apps (afinal, quem não quer ficar conectado com o cliente, certo?).
Empresas como Casas Bahia, Magazine Luíza, Havan e muitas outras já contam com app próprio e vendem seus produtos não apenas no site, mas também através dos aplicativos.
3. Usando redes sociais
Outro canal de venda que também chama bastante atenção e vem impulsionando o crescimento do mobile commerce são as redes sociais.
Muitas empresas já estão fazendo uso deste canal para alcançar um público maior e, com isso, anunciar produtos e realizar vendas.
Quais são as vantagens do mobile commerce?
O mobile commerce vem crescendo bastante, e sem dúvida alguma esse crescimento não está ligado apenas às recentes mudanças nos hábitos de consumo da população.
Muito embora as mudanças de comportamento dos consumidores tenham o seu peso, as principais vantagens dessa nova modalidade de compras merecem atenção.
Conveniência
A conveniência de comprar um produto através dos smartphones chama bastante atenção, pois em poucos cliques tudo pode ser resolvido.
Com a contribuição dos dispositivos móveis, podemos realizar compras de qualquer lugar com acesso à internet, seja em casa, no trabalho ou em outros locais, como a sala de espera de um consultório médico, por exemplo.
Criação de novos apps
O desenvolvimento constante de novos aplicativos também é uma das vantagens que o mobile commerce pode oferecer.
Com os investimentos no setor e em tecnologia, é esperado que as compras na internet se tornem cada vez mais fáceis, rápidas e práticas, incentivando o consumo.
Aumento de possibilidades para comércio
Com novos canais de vendas à disposição, as empresas que atuam nas atividades de comércio encontram mais possibilidades para explorar e podem alcançar um público consumidor maior.
Por sua vez, em meio a este cenário as empresas podem faturar mais, o volume de vendas crescem e, com isso, aumentam também a economia e a geração de empregos.
O que não pode faltar em um projeto mobile commerce?
Quando pensamos em um bom projeto de mobile commerce, existem alguns pilares básicos que não podemos deixar de fora.
Aqui neste ponto, precisamos considerar o seguinte: para o consumidor, quanto maior a facilidade de navegação para escolha dos produtos e realização das ações de compra, melhores os resultados de vendas.
Na sequência, vamos apresentar detalhes sobre três pilares fundamentais para qualquer projeto de adaptação ao M-commerce.
Ter um site responsivo
A construção de um site responsivo é o primeiro passo para empresas que desejam crescer em número e volume de vendas através de smartphones e outros dispositivos móveis.
Ter um site responsivo significa construir um canal de vendas adaptável aos mais variados tamanhos de tela, incluindo tablets, smartphones, televisores e computadores.
Não há como negar: em um site construído com base nas melhores técnicas de responsividade, as pessoas navegam com facilidade, encontram rapidamente o que precisam, e em função disso, estão mais propensas a realizar uma ação de compra.
Fluxo de vendas simplificado
Uma das premissas básicas do mobile commerce é garantir aos clientes um fluxo de vendas rápido e facilitado, sem grandes cadastros e formulários.
A ideia aqui é que os sites trabalhem com o menor volume possível de cliques entre a escolha de um produto e a efetivação da venda.
Diversos estudos mostram que quanto menor o número de cliques e informações a fornecer, maiores as chances dos consumidores concluírem o processo de compra.
Garantir uma experiência omnichannel
Por fim, as empresas que planejam investir no mobile commerce precisam incluir no projeto, o desenvolvimento de uma experiência omnichannel, ou seja, multicanais para os seus clientes.
Por que investir apenas em um site responsivo, por exemplo, enquanto se pode vender e atender aos clientes através de aplicativos, redes sociais e outros canais?
Na prática, quanto maior o número de canais de vendas melhor, pois assim, as pessoas podem escolher aquela com que estão mais habituadas e possuem certa preferência.
Conclusão
Diante de tudo o que foi exposto ao longo deste conteúdo, podemos concluir que o mobile commerce não é mais apenas uma tendência e definitivamente chegou para ficar.
Com isso, as empresas que pretendem vender ou aumentar suas vendas na internet, precisam começar a pensar em estratégias para adaptar seus canais de vendas ao novo formato.
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