Saiba o que é uma migração de site e as etapas que você deve seguir caso queira migrar seu projeto para a HostGator.
Está insatisfeito com o seu serviço de hospedagem e quer fazer uma migração de site? Então este conteúdo pode te ajudar.
Aqui você encontrará um passo a passo completo para realizar o procedimento. Ele traz dicas tanto para processo manual quanto com a ajuda do suporte, sem complicações, caso escolha um plano de hospedagem da HostGator.
Vamos lá?
O que é migração de site?
Antes de falar de migração de site, vamos entender os princípios básicos de um site.
De modo geral, todo site é composto, basicamente, por:
- Um domínio – o nome do site na internet;
- Uma hospedagem – onde são armazenados os arquivos do site para mantê-los acessíveis na internet; e
- O conteúdo em si – que engloba desde o layout (aparência do site), até o conteúdo de imagens, textos, vídeos, etc.
Dentre esses elementos, o serviço de hospedagem é o responsável por manter o site ativo. Isso inclui uma velocidade de carregamento agradável para a navegação, além de ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Agora, uma pergunta: seu site fica muito lento ou sai do ar com frequência? Isso pode ser um sinal de que você contratou uma hospedagem ruim.
Nesse sentido, é importante trocar de serviço de hospedagem, se você deseja que o seu projeto tenha sucesso. É aí que entra a migração de site!
Se está pensando em fazer uma migração de site, vamos apresentar aqui as vantagens que oferecemos na HostGator.
Conheça alguns dos planos de hospedagem da HostGator
Na HostGator, você encontra várias opções de planos! Certamente, um deles atenderá suas necessidades de forma eficiente. Conheça, a seguir, algumas das opções de planos e suas principais características:
- Plano P – oferece 1 site com armazenamento de 100GB SSD e até 250 mil arquivos. Também garante até 25 processos simultâneos e até 25 conexões ao MySQL (banco de dados);
- Plano M – nesta opção, você tem direito a sites ilimitados e a todos os outros recursos do plano anterior;
- Plano Turbo – neste plano, você também tem direito a sites ilimitados. Porém, tem um espaço de armazenamento maior, de 150 GB SSD. Ele também oferece até 500 mil arquivos, pode ter até 50 processos simultâneos e 50 conexões ao MySQL.
Entendeu o que é a migração de site e a importância de realizá-la quando necessário? Então é hora de ver como fazer isso, na prática.
Como fazer migração de site?
O processo de migração de site pode ser realizado de mais de uma forma. Se o seu site foi criado com a plataforma WordPress, é possível realizar o processo dentro do próprio painel do WordPress.
Basta realizar o download dos arquivos e, posteriormente, fazer o upload desses arquivos no WordPress. Essa etapa acontece dentro do novo serviço de hospedagem. Este processo é todo manual e um pouco complexo, mas oferecemos um passo a passo completo.
Outra forma de realizar este processo é utilizando o plugin Duplicator, que está disponível gratuitamente. Basta instalá-lo no seu WordPress e realizar o passo a passo que indicado, de forma bastante intuitiva. Aqui, você também encontra um passo a passo completo para realizar o processo com o auxílio do plugin, caso queira.
Ao optar por um dos planos de hospedagem da HostGator, nosso suporte realizará todo o processo de migração de site para você. Basta verificar se o seu site cumpre os requisitos e seguir o guia que apresentamos neste conteúdo.
Requisitos para a migração de site
Antes de solicitar a migração de site, verifique se tem acesso aos arquivos de origem do site. Outro ponto importante é garantir que os planos são compatíveis entre si.
Por exemplo, suponhamos que o painel de controle utilizado na sua hospedagem de origem é o cPanel. Neste caso, é possível migrar para diversos planos da HostGator, sem problemas, bastando escolher o que mais se adequa ao projeto.
Se o painel utilizado não é o cPanel, mas você tem acesso aos arquivos do site, é possível realizar a migração de site. Porém, não é possível realizar a migração dos e-mails vinculados ao site. No entanto, dá para criar novos e-mails dentro da nova hospedagem, com os mesmos endereços.
Agora, se o seu site não usa cPanel e você não tem acesso aos arquivos, não é possível realizar a migração. Isso acontece porque não é possível acessar os arquivos originais do site.
É o que acontece em plataformas fechadas como o Wix e algumas outras de e-commerce, por exemplo. Neste último caso, será necessário criar um novo site do zero na nova hospedagem.
Passo a passo para solicitar a migração de site
Caso você escolha entre os planos P, M, Turbo, Business ou Plus da HostGator, basta seguir este passo a passo:
- Faça login no Portal do Cliente e clique no menu “Suporte”, localizado na parte superior da tela.
- Clique no botão “Abrir novo chamado” que está do lado direito da tela.
- Você será direcionado para a página de abertura de chamados. Na opção “Para qual produto/serviço deseja suporte?”, escolha o tipo de plano que você contratou.
- Logo abaixo, em “Qual o setor?”, escolha a opção “Técnico”.
- No espaço abaixo, que pergunta “Qual a sua necessidade?”, escolha a opção “Migração Externa”.
- Leia com atenção as informações que aparecerão na tela.
- Agora, preencha com cuidado as informações da sua hospedagem original, certifique-se de que não haja erros de digitação nem faltem informações.
- Informe o domínio principal do site que deseja migrar de hospedagem;
- Informe o link de acesso da hospedagem de origem. Também é preciso indicar o login e senha que você utiliza para acessar o painel administrativo, que contém os arquivos do seu site;
- No campo abaixo, selecione qual o tipo de painel utilizado na hospedagem de origem (por exemplo: cPanel).
- Agora, informe o e-mail que você está utilizando na HostGator e qual o tipo de e-mail (cPanel, Titan, etc.).
- Utilize a caixa de comentário logo abaixo, para acrescentar alguma informação que possa ser importante para o processo de migração de site.
- Leia com atenção os termos de migração e marque as caixas de seleção, para confirmar que você leu e está ciente.
- Seguindo todos esses passos, basta clicar em “Enviar” e aguardar o retorno do suporte por meio do e-mail cadastrado na Hostgator. Você também pode acessar os chamados abertos sempre que precisar, no Portal do Cliente.
E se eu escolhi outro plano?
Caso escolha o Plano Revenda ou os Planos Servidor Dedicado e VPS, os passos são praticamente os mesmos. Há alterações específicas apenas nos passos 5 e 7.
Plano Revenda
No Plano Revenda, você escolherá no passo 5 a opção “Migração de Revenda”. No passo 7, você também precisará informar a lista de domínios que deseja migrar gratuitamente, conforme o tipo de painel escolhido.
Se o painel for WHM ou Plesk você deve preencher essas informações no primeiro quadrante, conforme o formato que aparece de exemplo. E, se o painel for cPanel, você deve preencher as informações no segundo quadrante, também conforme o formato que aparece de exemplo.
Planos Servidor Dedicado e VPS
Já nos Planos Servidor Dedicado e VPS, no passo 5 escolha a opção “Migração de Servidor Dedicado e VPS”. No passo 7, preencha as seguintes informações:
- O IP ou nome do domínio principal do site que deseja migrar;
- O login e senha do painel administrativo deste site;
- Escolha “sim” ou “não”, para informar se você tem acesso root do plano de hospedagem de origem;
- Escolha “sim” ou “não”, para informar se você utiliza a licença gratuita do WHMCS da HostGator. Se a resposta for “Sim”, informe abaixo, em qual domínio ela está instalada;
- Informe a lista de contas que deseja migrar, no seguinte formato “Dominio1.com.br/usuário painel/senha de acesso ao painel”, para todos os domínios.
O processo de migração na HostGator é feito gratuitamente. Você pode migrar quantos sites quiser após escolher o seu plano. Além disso, em casos de sites WordPress esse processo é concluído em no máximo 2 horas, e seu site permanece online durante todo o processo de migração.
Conclusão
Em suma, a hospedagem é a alma de um site. Se ela não funciona como o esperado, as chances de sucesso do site são muito baixas. Nesse caso, é importante realizar a migração de site para uma hospedagem mais eficiente e completa, como a da HostGator.
Seguindo o nosso guia, você conseguirá realizar esse processo de forma muito mais simples, sem se preocupar com códigos e processos complicados. Afinal nosso suporte fará o trabalho pesado por você!
Escolha o plano de hospedagem da HostGator que melhor atende o seu projeto. Feito isso, solicite a migração de site e vamos juntos construir uma história de sucesso!