Entenda quais são os fundamentos do merchandising e como ele pode ajudar sua empresa a conseguir mais vendas.
Você provavelmente já ouviu falar em merchandising, mas sabe exatamente o que esse termo significa? Trata-se de uma estratégia de marketing cujo objetivo é alavancar a venda dos produtos disponíveis em pontos de venda.
Quem tem um negócio físico precisa saber o que é merchandising para conseguir promover a sua mercadoria de uma forma mais eficaz. Além disso, descobre como se diferenciar dos seus concorrentes e conquistar consumidores fieis. Vamos lá?
O que é merchandising?
Primeiro, vamos definir o que é merchandising. Este termo se refere a um conjunto de técnicas de marketing que visam apresentar os produtos disponíveis em um comércio. Isso é feito de uma forma atrativa, visando alavancar as vendas.
Quando bem aplicadas, essas técnicas são capazes de aumentar o desejo do público por um determinado produto. Ela também fideliza clientes, melhora a percepção da marca e até mesmo aumenta as compras por impulso.
Para conseguir isso, não basta apenas dispor seus produtos da maneira que você acha mais bonita no seu ponto de venda. É preciso estudar o seu público-alvo, analisar as estratégias dos seus concorrentes, criar estímulos para os consumidores. Também é importante ter um comércio com um ambiente agradável para o seu público.
Ficou interessado nos benefícios que esse conjunto de estratégias de marketing pode trazer para o seu negócio? Então, confira abaixo quais são os principais tipos de merchandising e descubra quais deles podem ser reproduzidos na sua empresa.
Merchandising visual
Esse tipo de merchandising visa oferecer uma experiência visual única para os clientes. Assim, eles podem se sentir atraídos para entrar na loja e conhecer os produtos disponíveis ali assim que passarem pela fachada.
Para conseguir isso, as lojas investem em uma decoração diferenciada. Portanto, é importante escolher bem elementos como cores, móveis e objetos de decoração. Todos esses componentes representam a essência da marca, ao mesmo tempo que estimulam as compras.
Merchandising de ponto de venda
O merchandising de ponto de venda tem a ver com a forma de dispor os produtos de maneira estratégica. Isso é feito tanto para atrair os consumidores para dentro da loja quanto para incentivá-los a explorar o comércio e conhecer todas as mercadorias disponíveis ali.
Geralmente, os produtos mais procurados pelos clientes e os lançamentos mais promissores ficam em um local de destaque, como a vitrine, para chamar a atenção de quem passa pela loja.
Merchandising digital
Você já deve ter visto o vídeo de algum youtuber usando um produto de determinada marca de maneira casual? Saiba, portanto, que essa ação é um tipo de merchandising digital.
Quando o influenciador digital mostra para a sua audiência que está usando um determinado produto, ele pode impulsionar as vendas daquele item de maneira instantânea. Por isso, essa ação também pode ser considerada um tipo de merchandising.
Trade marketing
O trade marketing é uma estratégia muito utilizada por empresas que não tem um ponto de venda próprio. Ele consiste em encontrar uma posição estratégica para os seus produtos em um comércio de terceiros e de melhorar a experiência dos consumidores que adquirem as suas mercadorias nessas lojas.
Por exemplo, as marcas cujos produtos estão em um lugar de destaque nas prateleiras dos supermercados conseguiram essa posição devido a uma boa estratégia de trade marketing. Logo, um dos focos é justamente o relacionamento com os clientes, que, nesse caso, são os representantes do ponto de venda.
Quais são as estratégias que você pode aplicar no seu negócio?
Agora que você já sabe o que é merchandising, veja a seguir como aplicar essas estratégias nos seus pontos de venda.
Design e layout do ponto de venda
É fundamental que os consumidores se sintam confortáveis no seu comércio. Por isso, pense em um ambiente agradável e acolhedor, para que as pessoas se sintam à vontade para andar e conhecer os produtos.
Para conseguir criar um ambiente como esse, é importante conhecer bem as preferências do seu público-alvo, o que pode ser feito com pesquisas de mercado. Dessa forma, os consumidores vão se identificar com o seu comércio e vão sempre querer voltar lá.
Exposição de produtos
Expor os produtos de maneira estratégica é uma das técnicas de merchandising mais aplicadas nos pontos de venda. O ideal é dispor os produtos de maneira a atrair o consumidor para dentro do comércio. Uma vez dentro da loja, isso faz com que a pessoa sinta vontade de explorar mais itens.
Por isso, é essencial investir em uma vitrine bem posicionada e exibir nela os itens mais procurados pelos clientes e as principais novidades da loja. Já dentro do ponto de venda, é necessário dispor os produtos de uma forma que chame a atenção do consumidor e também que o leve a comprar mais de um item.
Um exemplo disso seria uma loja de roupas dispor acessórios perto de vestidos e casacos. Dessa forma, o cliente pode pegar também alguns acessórios para ver como eles ficam com o vestido, o que aumenta as chances da pessoa comprar mais itens do que estava planejando.
Outra maneira de fazer o cliente comprar mais é colocar próximo ao caixa os itens mais comprados por impulso. Um tipo de comércio que faz muito isso são os supermercados, que colocam mercadorias como chocolates, balas e salgadinhos perto do caixa.
Essa estratégia costuma funcionar porque, ao chegar no caixa e ver um produto que gosta, o consumidor vai ficar tentado a comprá-lo. Como ele já não tem muito mais tempo para decidir, acaba comprando aquele item por impulso.
Amostras
Distribuir algumas amostras também pode ser uma forma de fazer as pessoas conhecerem o seu produto e, caso gostem, voltarem para comprá-lo.
Essa estratégia é muito aplicada por lojas de cosméticos, que costumam dar amostras de perfumes para os compradores. Contudo, essa técnica também pode ser aplicada a comércios de outros nichos.
Uma loja de chocolates, por exemplo, pode oferecer para os seus clientes um pedaço de chocolate assim que eles entram na loja.
Uso de displays e banners
Para destacar alguns produtos, vale a pena posicionar um display em um ponto bem visível da loja com os itens que você deseja deixar em destaque. Essa organização vai chamar a atenção dos consumidores, que vão parar para analisar essas mercadorias.
No caso das promoções, vale a pena usar alguns banners indicando quais áreas do ponto de venda tem peças com desconto. Ou então, em quais displays estão os últimos lançamentos do comércio.
Ambientação
A ambientação do ponto de venda é um fator que contribui muito para que o cliente tenha uma boa experiência. Existem várias maneiras de personalizar a sua loja, uma delas é colocando uma música de fundo agradável.
Outra forma de ambientar um ponto de venda é fazer com que ele tenha um aroma único e marcante. Um exemplo de marca que usa essa ambientação é a Melissa, cujas lojas sempre têm o cheiro característico da marca. Além de fazer parte da identidade da empresa, é responsável por atrair muitas pessoas para dentro da loja.
Promoções e brindes
Ter um calendário promocional pode contribuir bastante para alavancar as vendas do seu comércio. Aproveite as principais datas comemorativas do ano, como Natal, dia das mães e dia das crianças, para tentar promover algumas mercadorias.
Para fazer isso, troque os displays da sua loja e coloque em destaque os itens mais vendidos nessa época.
Faça também alguns combos para vender mais produtos para um único cliente. Por exemplo, quem tem lojas de cosméticos pode fazer um combo de Dia das Mães contendo itens variados.
Oferecer brindes também pode ser uma forma interessante de alavancar as vendas. Você pode estipular brindes conforme o valor da compra, quanto mais alto for, melhor será o brinde. Dessa forma, o cliente vai se sentir mais estimulado a gastar mais para conseguir uma recompensa superior.
Conclusão
Saber o que é merchandising e como aplicar essas técnicas de marketing é essencial para quem quer aumentar as vendas, fidelizar os clientes e não ficar com o estoque parado. Sendo assim, comece a aplicar hoje mesmo essas estratégias no seu ponto de venda.
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