Confira aqui como colocar mensagem automática em seu e-mail corporativo e alguns exemplos que você pode usar.
Em situações específicas como férias, licenças ou outra razão que resulte em um período prolongado fora do trabalho, pode ser preciso adicionar uma mensagem automática no e-mail corporativo.
Avisar automaticamente que está fora do escritório, direcionando as demandas para outra pessoa, por exemplo, é uma prática comum nas empresas. Mas, afinal, como fazer esse tipo de configuração?
Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo com imagens para ajudar você que precisa colocar mensagem automática no Outlook ou no Gmail.
Como colocar mensagem automática no Outlook?
No Outlook são apenas alguns passos para configurar o envio de mensagens automáticas no e-mail corporativo. Confira as instruções:
- Abra o Outlook no computador;
- No canto superior direito, clique em “Configurações”;
- Role para baixo até a seção “Respostas Automáticas”;
4. Selecione “Resposta automática de férias ativada”;
5. Preencha o intervalo de datas, o assunto e a mensagem;
6. Na parte inferior da página, clique em “Salvar”.
Como colocar mensagem automática no Gmail?
Colocar mensagem automática em e-mail corporativo através do Gmail é muito fácil. Para isso, siga as instruções do passo a passo abaixo:
- Abra o Gmail no computador;
- No canto superior direito, clique em “Configurações” e depois em “Ver todas as configurações.”
- Role para baixo até a seção “Resposta automática de férias”;
- Selecione “Resposta automática de férias ativada”;
- Preencha o intervalo de datas, o assunto e a mensagem;
- Na mensagem, marque a caixa “Enviar resposta apenas às pessoas que estão nos meus Contatos” se você quiser que apenas seus contatos vejam a resposta automática de férias.
- Na parte inferior da página, clique em “Salvar alterações”.
Veja também: Como adequar e-mail corporativo à LGPD?
Exemplos de mensagens automáticas para usar
Agora que você já sabe como configurar mensagens automáticas no e-mail corporativo, confira alguns modelos de mensagem que você pode aproveitar.
1. Mensagem automática e-mail corporativo de ausência simples
“Olá,
Obrigado por entrar em contato. Gostaria de informar que estou em período de férias até [data de retorno]. Responderei ao seu e-mail assim que retornar.
Agradeço sua compreensão e paciência.
Atenciosamente,
[Seu nome]”
2. Mensagem automática e-mail corporativo de ausência completa
“Olá,
Obrigado por entrar em contato. Estou fora do escritório até [data de retorno]. Durante esse período, estarei sem acesso ao e-mail e não poderei responder imediatamente. Assim que eu retornar, entrarei em contato com você o mais rápido possível.
Se for uma questão urgente, por favor, entre em contato com [nome e informações de contato da pessoa substituta] que poderá ajudá-lo.
Agradeço sua compreensão e retorno em breve.
Atenciosamente,”
3. Mensagem automática e-mail corporativo para confirmação de recebimento do e-mail
“Olá,
Obrigado por seu e-mail. Gostaria de confirmar que recebi sua mensagem e estou ciente de seu conteúdo. Em breve, fornecerei uma resposta detalhada para as suas perguntas ou solicitações.
Se você tiver alguma dúvida adicional ou necessitar de assistência imediata, não hesite em entrar em contato comigo.
Atenciosamente,
[Seu nome]”
4. Mensagem automática e-mail corporativo para ausência com outro meio de contato
“Olá,
Agradeço por entrar em contato. No momento, estou ausente do escritório e não terei acesso regular ao meu e-mail. Se você tiver uma questão urgente ou precisar de assistência imediata, sugiro que entre em contato comigo por meio dos seguintes meios:
Telefone: [número de telefone]
Ficarei feliz em ajudar por meio desses canais alternativos durante minha ausência. Caso não seja urgente, retornarei ao seu e-mail assim que possível após o meu retorno.
Agradeço sua compreensão e aguardo sua mensagem através dos meios de contato mencionados acima.
Atenciosamente,
[Seu nome]”
5. Mensagem automática e-mail corporativo para ausência curta
“Agradeço por entrar em contato. Gostaria de informar que estarei ausente no dia [Data] e não terei acesso ao meu e-mail durante esse período.
Caso haja alguma questão urgente que precise ser tratada imediatamente, sugiro que entre em contato com [Nome e informações de contato alternativo]. Eles estarão disponíveis para ajudar e responder às suas perguntas durante minha ausência.
Caso não seja urgente, retornarei ao seu e-mail assim que possível após o meu retorno no próximo dia útil.
Atenciosamente,
[Seu Nome]”
Conclusão
Agora que você já sabe como adicionar mensagem automática em e-mail corporativo, é hora de colocar a mão na massa com base nas instruções que apresentamos nos tópicos anteriores.
No entanto, antes de sair, não se esqueça de se inscrever para receber nossos boletins informativos. Assim, você fica por dentro dos principais conteúdos que publicamos aqui no blog da HostGator.