Conheça os Melhores produtos para vender na internet e ganhar dinheiro e aprenda como montar a sua loja virtual de forma simples.
Um dos primeiros passos para quem quer criar uma loja virtual é definir o produto que será vendido. Afinal, essa decisão contribui diretamente para a possibilidade de crescimento da marca e para a sua consolidação entre os consumidores. Mas quais são os melhores produtos para vender online? Falaremos disso a seguir!
Quais são os melhores canais de venda online?
Primeiramente, podemos falar sobre os canais de venda onde você pode estabelecer ou divulgar seu e-commerce. Antes mesmo de pensar sobre quais os melhores produtos para vender na internet, devemos saber onde podemos vendê-los.
A seguir, falaremos mais sobre os principais canais de venda online.
Loja virtual
Este pode ser considerado um canal clássico de vendas online. A loja virtual é um website exclusivo de uma marca, feito com a finalidade de divulgar seus produtos e realizar as vendas dentro deste ambiente digital.
A loja virtual pode ser criada no zero, com a ajuda de profissionais de desenvolvimento web ou alugada através de plataformas que oferecem este serviço.
Redes sociais
Nos últimos anos, as redes sociais têm se destacado muito no ambiente virtual como forma de divulgar e comercializar produtos e serviços.
Por ter um grande número de usuários, que também estão segmentados de acordo com suas preferências, as redes sociais são uma boa opção para iniciar um e-commerce, por não precisarem de investimento inicial e terem um grande tráfego de usuários.
Marketplace
O marketplace é um ambiente digital com a finalidade de reunir diversos e-commerces numa só plataforma. Podemos comparar um marketplace a uma espécie de ‘shopping virtual’. Nestas plataformas, os lojistas criam um perfil para divulgar e vender seus produtos e, em geral, repassam um percentual de comissão a cada venda realizada.
Aqui, a mediação entre lojista e cliente é feita através da plataforma de marketplace cada uma delas apresenta regras e políticas específicas.
Programa de afiliado
Os programas de afiliados são ações voltadas para divulgação e vendas de produtos, digitais ou não, de outras marcas. Ou seja, o afiliado é a pessoa que escolhe a marca ou produto que irá representar, realiza a divulgação e recebe um percentual de comissão a cada venda realizada.
Esta é uma forma de e-commerce escolhida por muitos empreendedores digitais, pois não demanda investimento inicial em estoque ou na criação de um produto.
Google shopping
O Google Shopping é voltado para divulgação de produtos. Ele funciona como um comparativo de preços quando os usuários procuram por determinados produtos na busca do Google.
Para anunciar através do Google shopping, é necessário realizar um cadastro no Google Merchant Center e enviar a lista de produtos que você deseja que sejam divulgados na busca.
Este canal é bastante importante como forma de divulgação de seu e-commerce, sendo muito efetivo para aumentar a quantidade de vendas de seus produtos.
O que vender na internet com pouco investimento?
Muitos empreendedores sentem-se intimidados em começar a trabalhar com vendas online por temerem não receber o retorno de seu investimento financeiro.
De qualquer forma, nós informamos que este não precisa ser um impedimento para que você comece a vender pela internet! Existem algumas formas de iniciar um e-commerce a partir de pouco ou nenhum investimento inicial. Seguem alguns exemplos:
- Produtos digitais (ou infoprodutos);
- Programa de afiliados;
- Revenda de produtos importados;
- Compra e venda de produtos usados;
Estes são apenas alguns exemplos simples. O importante é que você saiba que, possuindo um computador e acesso à internet, é possível começar a trabalhar com vendas online hoje mesmo!
Quais são os melhores produtos para vender na internet?
Uma vez traçado o panorama geral do comércio digital, vamos falar sobre os melhores produtos para vender online. Não existem produtos mágicos para venda online, mas em alguns segmentos há maior aceitação para o e-commerce.
As opções são diversas, uma vez que o mercado digital já conquistou a confiança da maioria dos consumidores. Basta analisar bem o nicho em que deseja atuar e começar a planejar seu e-commerce.
Moda e acessórios
Este é, sem dúvidas, um dos nichos mais populares em vendas online. Itens e acessórios de moda são produtos que têm uma imagem bastante vendável. Este ramo de negócios permite a elaboração de boas fotos, que atraem bastante a atenção do público.
São produtos para elaborar catálogos virtuais, além de possuir uma vasta gama de fornecedores, com diversos preços.
Dentre eles, os que mais se destacam são:
- Roupas (masculinas, femininas e infantis)
- Bolsas e carteiras
- Sapatos e tênis
Casa e decoração
Ainda falando a respeito de um nicho com imagens atrativas, temos também os artigos de decoração e para casa. Sabendo usar a criatividade, o empreendedor consegue elaborar fotos atrativas com exemplos de utilização destes produtos.
Alguns exemplos de produtos deste ramo são:
- Artigos de cama, mesa e banho
- Quadros e objetos de decoração
- Móveis
- Utensílios de cozinha
Cosméticos e perfumaria
A área da beleza teve aumento significativo nos últimos anos, principalmente com o crescimento dos influenciadores digitais.
Estes produtos costumam ter uma boa margem de lucro, principalmente, quando se encontram bons fornecedores. Também, são um tipo de produto de compra recorrente, ou seja, os clientes estarão sempre precisando repor as unidades que utilizam.
Alguns exemplos:
- Cremes hidratantes e/ou funcionais (anti-estrias, anti-celulite, massageadores, etc)
- Produtos capilares
- Perfumes
Alimentos
Outro setor com grande potencial de compras recorrentes é o da alimentação. Além de ser um item de primeira necessidade, caso você trabalhe com bons produtos, as chances de recompra são quase garantidas.
O empreendedor pode, tanto fabricar seus próprios produtos, quanto conseguir bons fornecedores e revendê-los.
Alguns exemplos deste setor:
- Doces
- Lanches e refeições
- Itens de mercearia
Petshop
O setor de pets também sofreu grande alta nos últimos anos, sendo tidos até como parte do setor de itens essenciais. São uma ótima alternativa de produtos com potencial de compra recorrente. Dentre estes produtos estão:
- Rações e alimentos para pets
- Coleiras, roupas e acessórios
- Caixas de areia e casinhas
Festas e eventos
Outro setor que faz parte da rotina de quase todos os consumidores, em algum momento, é o de festas e eventos. Oferecer este tipo de serviços e seus produtos agregados pode ser uma boa forma de iniciar um e-commerce. Exemplos:
- Decoração de festas temáticas
- Serviços de buffet e coffee break
- Serviços de entretenimento, como recreação, DJs, iluminação
Automotivo
Um segmento também tido como essencial, o setor automotivo apresenta um bom mercado para o comércio online. Esta pode ser uma boa alternativa para empreendedores que tenham familiaridade com o tema, além de possuir um público-alvo bastante extenso.
Alguns itens podem ser:
- Peças de reposição para automóveis
- Acessórios
- Carros e motos
Eletrônicos
Alguns dos itens mais procurados na internet são os eletrônicos. Isto se dá por estes produtos terem preços extremamente competitivos no comércio online, em comparação às lojas físicas do mesmo segmento. Exemplos:
- Secadores de cabelo
- Eletrodomésticos
- TVs e computadores
Brindes
Este é um setor que pode ser considerado um braço do ramo de festas e eventos, mas que, sozinho, possui forte potencial de vendas. Diversas empresas utilizam brindes como forma de divulgação de seus serviços ou de sua marca, portanto, este é um segmento com alta demanda.
Para o caso de demandas domésticas, este serviço pode oferecer lembracinhas e presentes personalizados. Por exemplo:
- Cadernos e cadernetas
- Canetas
- Canecas ou copos personalizados
Tecidos
O setor de tecidos tem a vantagem de atender tanto os consumidores pessoa física, quanto empresas que trabalham com confecções. Por serem insumos necessários para a fabricação de outros produtos, os tecidos se caracterizam como um nicho com boa demanda de mercado.
Dentre os principais estão:
- Algodão, jeans e renda
Descartáveis hospitalares
Apesar de serem produtos essencialmente do setor hospitalar, alguns acessórios descartáveis são utilizados também em outros ramos como o de estética e tatuagens, por exemplo. São eles:
- Máscaras descartáveis
- Luvas descartáveis
- Seringas
- Aventais
Esporte e lazer
No setor de esportes e lazer também podem estar os melhores produtos para vender na internet. É um ramo com alta demanda de mercado, pois seus itens podem ser utilizados por diversos estabelecimentos, desde escolas à academias. Exemplos:
- Bolas esportivas
- Jogos de mesa / tabuleiro
- Colchonetes para ginástica ou yoga
- Pesos para ginástica
Telefonia e celulares
Os smartphones têm sido produtos cada vez mais procurados na internet, também por conta dos preços competitivos. Além disso, os acessórios também são boa opção de valor agregado e são bastante procurados. Alguns exemplos:
- Celulares
- Acessórios de iluminação
- Capinhas
- Fones de ouvido
Livros
Livros são itens necessários em diversos ramos, por isso, também são bons de serem comercializados. Este setor abarca um nicho vasto. Por exemplo:
- Livros infantis
- Livros usados
- Livros didáticos / universitários
Instrumentos musicais
Os instrumentos musicais têm sofrido grande procura na internet. Estes produtos têm um nicho específico e bastante forte, além de diversas oportunidades de divulgação.
Dentre os mais populares estão:
- Violão e cavaquinho
- Teclado
Material de construção
O setor de construção também tem sempre alta demanda. Itens relacionados a este segmento podem ter sucesso com vendas online. Exemplos:
- Máquinas e ferramentas
- Canos e conexões
Importados
Os importados costumam ter boa aceitação e margem de lucro satisfatória. Por se tratarem de produtos que não são comuns ao dia a dia do consumidor, costumam ser buscados online e abrangem diversos segmentos:
- Roupas de marcas importadas
- Eletrônicos de última geração
- Livros
- Tênis
Quais são os melhores produtos para vender no Mercado Livre?
O Mercado Livre é uma das principais plataformas de Marketplace da atualidade. Com mais de 20 anos de mercado, esta plataforma já conquistou a confiança dos consumidores e ajudou a alavancar muitos e-commerces.
Se você está pensando em iniciar seu comércio digital, esta pode ser uma boa opção, pois possui um grande tráfego de usuários, o que ajudará na divulgação de sua marca. Os melhores produtos para vender na internet também passam pelo Mercado Livre.
Ao escolher seus produtos, tenha em mente alguns fatores:
- Escolha um nicho que não esteja saturado;
- Tenha um diferencial dos concorrentes;
- Procure por um nicho que ainda não esteja totalmente atendido;
- Pense em itens criativos, que surpreendam os consumidores.
Conforme falamos, o Mercado Livre atende quase todo o segmento de e-commerce, mas existem alguns setores com mais destaque na plataforma. Por exemplo:
- Eletrônicos
- Acessórios para celulares
- Peças automotivas
- Roupas de cama
- Utensílios domésticos
- Doces por atacado
- Automóveis
- Equipamentos para camping
- Roupas infantis
- Artigos para festas
Estes são alguns exemplos de produtos com alta procura no Mercado Livre, mas de qualquer forma, estes exemplos devem servir apenas como demonstração de mercado.
É preciso ter em mente que as tendências oscilam e, por isso, a melhor maneira de escolher os produtos para vender pela internet é equilibrando a demanda de mercado, com sua identificação em relação àquele produto.
Quando temos conhecimento e identificação com aquilo que vendemos, as chances de sucesso aumentam, pelo simples fato de termos confiança naquele produto ou serviço.
Por isso, saiba que escolher o que vender na internet é uma tarefa que cabe somente ao empreendedor e à sua realidade atual.
Lembre-se que o sucesso no comércio eletrônico não depende apenas do produto escolhido. Este é um ramo de altíssimo crescimento, mas necessita do planejamento e dedicação adequados para se manter ativo e rentável.
Dicas de como vender na internet para iniciantes
Agora que você já viu as principais ideias de produtos para vender na internet, pode estar se perguntando: o que é necessário para criar o seu e-commerce? De fato, tão importante quanto escolher um bom produto é planejar as etapas seguintes da loja virtual, focando sempre em desenvolver um negócio sólido, que tenha chance de sobrevivência a longo prazo.
E aqui entra um alerta: embora pareça óbvio, muitos empreendedores não planejam a empresa com a cautela que deveriam. Acabam escolhendo fornecedores ineficientes, plataformas de e-commerce precárias e outros fatores que impactam negativamente nos resultados da empresa, que acaba vendendo menos do que poderia.
Se você quer começar a vender online, lembre-se que o estudo é essencial para fortalecer sua marca e prevenir erros. Planejar o negócio não é perda de tempo: é sinal de inteligência e de estratégia.
Confira também artigos relacionados: