Saiba quais são os melhores horários para postar no TikTok e não perder audiência com seus vídeos publicados na rede social.
O TikTok se tornou uma das maiores redes sociais pouco tempo depois do seu lançamento, atraindo a atenção de diversos produtores de conteúdo. Aliás, quem cria conteúdo nessa plataforma sempre se pergunta: quais são os melhores horários para postar no TikTok?
Considerando a mecânica de vídeos curtos, trends virais e os seus algoritmos de entrega de conteúdo, pode até parecer que qualquer horário serve. Porém, não é bem assim que a dinâmica funciona e você pode prejudicar o seu engajamento se não postar no horário mais adequado para a sua audiência.
Para te ajudar a saber quando postar, neste artigo daremos dicas de como descobrir o melhor horário para criar suas publicações, interagir com a sua audiência e tornar o seu conteúdo ainda mais satisfatório. Aproveite e boa leitura!
Quais são os melhores horários para postar no TikTok?
Os horários ideais para postar no TikTok dependem de sua localização e público. Segundo um estudo da Marketing Hub, terça, quarta e quinta-feira são os dias mais indicados. Os melhores momentos são entre 12h e 13h, além de 17h e 20h.
Para contas pessoais, postar à noite, após o trabalho ou durante o fim de semana costuma render mais engajamento, quando as pessoas estão relaxando. Já para contas de negócios, manhãs e tardes em dias de semana são ideais, já que as pessoas estão trabalhando ou estudando.
Já os criadores de conteúdo costumam ter mais engajamento durante o entretenimento à noite ou no fim de semana.
Isso não quer dizer que em outros dias da semana as suas visualizações diminuam, mas que as recomendações são essas e variam em cada caso e formato de conteúdo. A melhor dica é testar e comparar as métricas postando em horários diversos.
Por isso, se você quer ganhar dinheiro no TikTok, experimente diferentes horários para ver quando os seus vídeos recebem mais visualizações e engajamento. Outro ponto importante: procure atingir os primeiros 100k de visualizações e as 30k curtidas (requisitos para monetização de conta).
Outras maneiras de aumentar o engajamento dos seus vídeos
O algoritmo do TikTok considera muitos fatores para a entrega de conteúdo, por isso, usuários estão sempre descobrindo mais e mais vídeos à medida que curtem e comentam. Alguns dos fatores considerados são:
- Interações: número de curtidas, comentários e compartilhamentos recebidos;
- Visualizações: quantas vezes o vídeo é assistido;
- Tempo de visualização: o tempo que as pessoas passam assistindo ao vídeo;
- Histórico de visualização: vídeos previamente assistidos pelos usuários;
- Configurações de privacidade: preferências de privacidade dos usuários;
- Dispositivo: tipo de dispositivo utilizado pelos usuários;
- Localização: onde os usuários estão localizados;
- Idioma: também é considerado importante.
Desse modo, entregar os vídeos é bem rápido e até mesmo simples. E são fatores que você pode levar em consideração para aumentar o seu engajamento.
Além de postar nos melhores horários, reúna os dados do algoritmo e faça pesquisas dentro do próprio TikTok para conhecer os vídeos bem engajados no seu tema.
O uso de hashtags relevantes também é realmente importante, seja para TikTok ou mesmo as hashtags do Instagram. Muitas vezes, isso foge do idioma nativo da pessoa (você com certeza já deve ter recebido vídeos em inglês ou russo, justamente pela associação dos temas que mais interage).
Não se esqueça, também, de promover os seus vídeos em outras redes sociais, como Instagram e Twitter, para alcançar mais pessoas. Em stories, reels e afins, você pode conseguir maior entrega e dar um “empurrãozinho” no algoritmo do TikTok.
Dicas essenciais para aumentar engajamento
Detalharemos cada uma delas a seguir, você pode colocá-las em prática assim que definir os seus novos horários. Acompanhe:
Qualidade dos vídeos
Poste vídeos de alta qualidade que sejam relevantes para o seu público-alvo. Por exemplo, se você é um influenciador de moda, pode postar vídeos se vestindo, dando dicas de moda ou mostrando suas últimas compras.
Já se você é um influenciador de beleza, pode postar vídeos fazendo tutoriais de maquiagem, mostrando os seus produtos favoritos ou dando dicas de beleza.
Entretanto, é importante lembrar que o público pode estar saturado de certos formatos e temas dentro desse nicho, então cuidado ao ser repetitivo.
Pesquisa de hashtags
Use hashtags relevantes para que o seu vídeo seja encontrado por pessoas interessadas no que você está postando.
Por exemplo, se você postar um vídeo dançando, você pode usar hashtags como #dance, #tiktokdance, #dancechallenge. Se postar um vídeo fazendo uma receita, pode usar #food, #cooking, #recipe. A regra de ouro aqui é não esquecer do #fy, que manda o vídeo para o For You do usuário.
É lá que a “competição” começa e você deve lutar por engajamento. Também não adianta muito encher o vídeo com hashtags, pois elas terão prioridade até certo número.
Promoção em outras plataformas
Como dissemos antes: promova os seus vídeos em outras plataformas de mídia social, como Instagram e Twitter.
Isso ajudará a aumentar a visibilidade do seu vídeo e atrair mais espectadores. Você pode compartilhar seus vídeos no Instagram e no Twitter com a hashtag #tiktok e deixar o link do vídeo por lá.
Nesse ponto também é importante considerar quais são as maneiras de promoção que seu público aceita, qual é o branding da marca e afins, porque até mesmo uma mudança simples assim pode parecer algo desesperado na visão do público.
Interação
Interaja com outros usuários do TikTok para criar uma comunidade. Comente nos vídeos de outras pessoas, curta seus vídeos e siga-os. Isso ajudará você a se conectar e a aumentar seu próprio engajamento.
Procure vídeos de outros usuários que produzem conteúdo semelhante ao seu e comente com dicas, sugestões ou elogios. Além de servir de inspiração, você estará plantando aquela semente de afinidade dentro da comunidade.
Siga trends
Participe de desafios e tendências do TikTok para aumentar a visibilidade. Isso pode ser uma ótima maneira de alcançar novos espectadores e atrair mais atenção para o conteúdo.
Mesmo que as trends sejam os “15 minutos de fama” no TikTok e não possam ser usadas como conteúdo contínuo, não custa nada mergulhar nelas e aproveitar, certo?
Existem várias para qualquer setor, inclusive para o empresarial. Isso porque o TikTok molda todos os setores ao seu próprio ambiente, então é difícil que a empresa fale seriamente e obtenha grande engajamento.
Na maior parte das vezes, a empresa suaviza sua própria imagem por meio da metalinguagem, por exemplo: vídeos satirizando o social media e sua luta pelo engajamento da empresa, isso em um vídeo de social media.
Pode parecer confuso, sabemos, mas é bastante criativo.
Inove nos formatos e tema de vídeos
Experimente diferentes formatos de vídeo, como vídeos de dança, vídeos de comédia e vídeos educativos.
Como dito antes, o TikTok faz com que cada setor fique confortavelmente dentro dos seus parâmetros informais e isso ajuda na humanização de marcas e empresas, por exemplo. Por isso, sair do conteúdo de sempre não é uma ideia ruim.
Pode dar muito certo e ajudará você a encontrar o que funciona melhor para seu público e seu engajamento.
Conclusão
Por ter se tornado uma rede social tão popular, o TikTok explode de conteúdos e exige certa originalidade de todos os seus criadores. Apesar de todos terem o seu espaço para criar, o próprio público pode ficar saturado do mesmo conteúdo repetidas vezes. Por isso, neste artigo aprendemos que é preciso um pouco mais de estudo para chegar a essa originalidade.
Se você chegou até aqui buscando o seu sonho de ser um bom criador de conteúdo, já está no caminho certo por se importar tanto ao ponto de estudar os meios para isso.