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Saiba o que você pode fazer para melhorar a versão mobile do seu site e de que forma isso pode ajudar a ranquear melhor no Google.

Este post é uma tradução do material How to improve your mobile site?, publicado originalmente no blog da Yoast. O conteúdo foi autorizado para publicação no blog da HostGator.

Seu site deve ser compatível com dispositivos móveis. Hoje em dia, a maioria das pessoas realiza buscas no Google usando o celular. Mas o que significa ter um site compatível com dispositivos móveis? E por onde começar? 

Neste artigo básico de SEO, você encontrará uma visão geral do que pode fazer para melhorar seu site mobile.

Quando um site é compatível com dispositivos móveis?

Um site é compatível com dispositivos móveis quando:

  • Ajuda os usuários a realizarem suas tarefas de maneira rápida e agradável;
  • Carrega corretamente em dispositivos móveis, como smartphones ou tablets;
  • Carrega de forma extremamente rápida;
  • Apresenta o conteúdo de forma legível, sem que os usuários precisem aumentar ou reduzir o zoom;
  • Oferece espaço suficiente para navegação por toque;
  • Oferece valor adicional para os usuários móveis;
  • É facilmente compreendido pelos mecanismos de busca.

Por que o SEO para dispositivos móveis é importante?

O SEO para dispositivos móveis garante que seu site móvel ofereça a melhor apresentação possível do seu conteúdo para um usuário de dispositivo móvel. Como nosso mundo está cada vez mais orientado para dispositivos móveis, é importante que seu site seja compatível com esses dispositivos. 

Se o seu site não estiver (adequadamente) disponível para usuários móveis, você perderá uma boa classificação nos mecanismos de busca e, consequentemente, perderá receita. Portanto, você deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para otimizar a visualização móvel do seu site e torná-la a melhor possível. Na verdade, ela deve ser excelente!

Importante para o Google

Desde 2016, o Google usa a versão móvel de um site para determinar suas classificações. Então, se o seu site não estiver a altura ou mostrar menos conteúdo na versão móvel, será difícil obter boas classificações. É por isso que é tão importante criar um design totalmente funcional e responsivo para o seu site (móvel). 

Felizmente, o Google possui um ótimo guia para melhorar seu site móvel. Além disso, eles também estabeleceram uma iniciativa de Experiência da Página que fornece métricas — os chamados Core Web Vitals — sobre como humanos e máquinas percebem o desempenho do seu site. Então, use essas métricas para descobrir no que focar enquanto melhora seu site móvel.

Trate-o como um único site

Não se esqueça de ver seu site como uma única entidade. Você não deve ter um “site móvel” distinto do seu “site desktop”. Você deve ter um único site que se adapta a qualquer tela em que esteja sendo visualizado. Isso também significa que o conteúdo das diferentes visualizações deve ser o mesmo.

Como melhorar seu site móvel

Para melhorar seu SEO móvel, você precisa se concentrar em algumas coisas:

  • Proporcionar uma experiência de usuário agradável;
  • Garantir que seu site seja responsivo;
  • Melhorar a velocidade do seu site;
  • Usar dados estruturados;
  • Não bloquear código JavaScript, HTML e CSS;
  • Não usar muitos redirecionamentos;
  • Escolher a viewport correta;
  • Não usar intersticiais ou pop-ups;
  • Verificar a compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Informar o Google sobre seu site.

Vamos examinar esses tópicos com mais detalhes.

Foco em proporcionar uma experiência de usuário agradável com SEO móvel

Ofereça uma excelente experiência de usuário e você notará que o Google também apreciará isso. Então, como fazer isso? 

Primeiro, descubra o que você quer que os usuários façam em seu site. Em seguida, garanta que seja fácil para as pessoas realizarem essas ações. Você quer que elas liguem para você? Certifique-se de colocar seu número de telefone em destaque, para que seja fácil de encontrar. Quer aumentar as conversões? Faça com que o botão de compra se destaque e funcione corretamente! 

Em outras palavras: traga foco para o seu site e guie seus visitantes de forma útil pelos passos que você quer que eles tomem. Mas não foque apenas na sua intenção. Observe também os seus usuários! 

Descubra por que eles visitam e quais tarefas eles realizam principalmente no seu site. Em seguida, certifique-se de que seja fácil para eles. Porque, se algo frustra seu usuário, isso prejudica você e seus resultados. É por isso que você deve testar, melhorar e otimizar totalmente seu site móvel.

Design responsivo

Existem várias maneiras de melhorar seu site para que ele esteja disponível para usuários móveis. A mais importante é criar um design responsivo. Esta é também a tecnologia que o Google recomenda. 

Com um design responsivo, seu site fica em um único URL, o que facilita a compreensão e indexação pelo Google. Se você usa WordPress, é provável que seu tema já seja responsivo e possa se adaptar a todas as telas. 

Ainda assim, é bom verificar como seu site se adapta nas Ferramentas do Desenvolvedor do Google Chrome. Porque, se ele não se adaptar corretamente, você deve conversar com seu desenvolvedor web para corrigir isso — ou escolher um tema diferente.

Melhore a velocidade do seu site

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar o SEO do seu site móvel é melhorar a velocidade de carregamento do site

Vez após vez, estudos mostram que as pessoas abandonam sites que carregam de forma lenta e provavelmente nunca retornam. É por isso que a velocidade do site é um fator de classificação há anos, porque o Google está cada vez mais focado em resolver esse problema comum. 

Veja a atualização da Experiência da Página e a introdução das métricas Core Web Vitals para mais provas. 

Obtenha uma hospedagem de site melhor para seu site

A dica número um para otimizar a velocidade do seu site móvel é investir em uma hospedagem de site melhor, como a da HostGator. Muitos sites são executados em hosts de baixo custo que compartilham grande parte do espaço do servidor com outros sites, o que pode fazer com que os sites fiquem lentos. É por isso que é essencial evitar hospedagem barata e obter um bom plano em um host renomado — isso realmente compensa! 

Otimize imagens

Se há um ganho rápido para melhorar a velocidade do seu site, é este: otimize suas imagens. Não carregue aquelas imagens HD de 3000 x 2000 pixels no seu site. 

Redimensione-as para o tamanho correto e depois torne-as menores com ferramentas como ImageOptim, Squoosh ou plugins do WordPress como o WP Smush. Você também pode considerar entregar essas imagens em formatos de imagem de próxima geração, como o WebP.

Minifique o código

Cada solicitação que seu site faz tem um impacto na velocidade do site. É por isso que você deve trabalhar na redução dessas solicitações para melhorar seu site móvel. Uma maneira de fazer isso é minificando o código. 

Minificar o código significa agrupar e vincular ativos como JavaScript e CSS. Como resultado, o navegador precisa carregar menos arquivos, o que leva a um site mais rápido. 

Isso parece difícil de implementar, mas um plugin como o WP Rocket pode cuidar de todas as suas necessidades de cache. Ou você pode usar a otimização automática da plataforma da Cloudflare para WordPress para obter várias melhorias de uma só vez.

Cache do navegador

Ao usar o cache do navegador, você está informando ao navegador que elementos da página que não mudam com frequência podem ser salvos em seu cache. Dessa forma, ele só precisa baixar novo conteúdo dinâmico sempre que visitá-lo novamente. 

Novamente, isso é algo que um plugin como o WP Rocket pode ajudar você. Ou você também pode fazer isso sozinho, se preferir.

Reduza redirecionamentos

Um redirecionamento leva um visitante de uma página solicitada para outra, porque a página solicitada foi movida ou excluída. Embora isso leve a uma boa experiência de usuário se feito corretamente, quanto mais redirecionamentos você usar, mais lento será seu site. 

Não faça redirecionamentos intermináveis. Além disso, tente não manter links que apontam para posts excluídos redirecionados para novos. Sempre faça links diretos.

Use dados estruturados para melhorar seu site móvel

Dados estruturados são essenciais para qualquer site. Com dados estruturados, você pode descrever seu conteúdo de uma forma que os mecanismos de busca possam entender. 

Ao fazer isso, terá uma linha direta de comunicação com os mecanismos de busca, por assim dizer. Em troca, os mecanismos de busca podem recompensá-lo com resultados ricos impressionantes. 

Seu site móvel precisa ter os mesmos dados estruturados que sua variante desktop — caso contrário, o Google pode se confundir.

Não bloqueie ativos como JavaScript, HTML e CSS

Já dissemos isso antes e vamos continuar dizendo: não bloqueie ativos como JavaScript, HTML e CSS. Fazer isso dificulta o acesso do Google ao seu site e isso pode levar a classificações ruins. 

Verifique seu Google Search Console para ver se você está bloqueando recursos. Se estiver, recomendamos que remova todas as barreiras se quiser realmente otimizar seu site móvel.

Melhore a legibilidade

Certifique-se de que seu site móvel seja legível em smartphones e tablets. Use diferentes dispositivos para verificar se sua tipografia está em ordem e faça alterações quando necessário. A tipografia pode fazer ou quebrar a experiência do usuário do seu site.

Melhore os tamanhos das áreas de toque

As pessoas odeiam quando seus dedos não conseguem tocar em um botão, link ou item de menu sem errar. Elas podem se sentir frustradas quando a navegação é difícil ou pouco natural. Corrija isso para melhorar seu site móvel.

Escolha a viewport correta

A viewport determina a largura da página para o dispositivo usado para visualizá-la. Ao especificar a viewport correta, você garante que os visitantes com dispositivos específicos obtenham a versão correta do seu site. 

Se não fizer isso, você pode mostrar seu site desktop para um usuário de smartphone com tela pequena — um grande erro.

Não use intersticiais ou pop-ups

O Google penalizará sites que usam grandes pop-ups ou intersticiais para promover newsletters, formulários de inscrição ou anúncios. Eles muitas vezes atrapalham o acesso rápido do usuário ao conteúdo solicitado. Não use esses recursos. Se precisar usá-los, certifique-se de seguir as regras do Google.

Teste seu site e informe ao Google sobre ele

Antes de começar a trabalhar no SEO móvel, você deve realizar um teste de usabilidade móvel no Google para ver por onde começar. À medida que trabalha, continue testando para ver se está fazendo progresso. 

Se seu site móvel estiver otimizado, você precisa informar ao Google para que seu site seja verificado e indexado. Use o Search Console para acompanhar o desempenho do seu site.

Investigue outras tecnologias

Existem outras maneiras de melhorar o desempenho do seu site móvel. Uma dessas tecnologias é o framework Accelerated Mobile Pages (AMP). Esta é uma iniciativa do Google e de outros para fazer com que as páginas da web carreguem super rápido em dispositivos móveis. 

Ao envolver seu conteúdo em um código HTML especial, você pode otimizar as páginas de uma forma que o Google possa usar para melhorar o desempenho. Tenha em mente que o AMP não está isento de desvantagens, e nem todo projeto se beneficiará dele. 

O AMP não é a única tecnologia que ajuda a otimizar seu site móvel. Outras empresas oferecem soluções semelhantes, como as várias tecnologias de entrega otimizadas da Cloudflare. Existem muitas opções hoje em dia!

Conclusão

O mobile é o novo padrão, o novo normal. Faça tudo o que puder para corrigir seu site móvel e torná-lo perfeito, não apenas aos olhos do Google, mas, mais importante, para seus visitantes. O SEO móvel não é apenas sobre ótimo conteúdo e uma apresentação técnica impecável. Trata-se mais de criar uma excelente experiência de usuário. Uma vez que você conseguir isso, estará a caminho do topo!

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    • Melhore os tamanhos das áreas de toque

    • Escolha a viewport correta

    • Não use intersticiais ou pop-ups

    • Teste seu site e informe ao Google sobre ele

    • Investigue outras tecnologias

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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