Veja como o marketing de relacionamento fideliza o cliente, aumenta a interação nas redes sociais e melhora a presença da sua marca.
O marketing de relacionamento é uma importante estratégia comercial criada para aproximar o seu público e fidelizar clientes. Usando essa técnica, você oferece benefícios, cria uma relação duradoura com seu consumidor e aumenta o faturamento.
Essa estratégia é um dos grandes assuntos do momento, ainda mais quando a empresa quer oferecer um serviço diferenciado que pensa sobre os leads, os clientes atuais e as necessidades do consumidor.
Quer saber como montar um ótimo marketing de relacionamento? Então, confira aqui o que é e como funciona o marketing de relacionamento e os principais canais e estratégias que não podem faltar. Aproveite a leitura!
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é um conjunto de ações e técnicas usadas para fidelizar o cliente. É um método que envolve um bom plano de comunicação, campanhas e benefícios para que o consumidor seja um fã da sua empresa.
Ele é utilizado quando uma empresa quer que os clientes admirem e consumam os seus produtos. Basicamente, é fazer com que o seu público sempre esteja com você.
Essa grande estratégia de marketing pensa todo o processo de relacionamento com o cliente. Então, você pode organizar o seu planejamento desde a pesquisa e pré-venda até o retorno do cliente e o pós-venda.
Dessa forma, você conseguirá reter os clientes que já fazem parte do seu banco de dados e sempre encontrará novos leads, aumentando assim as suas vendas e o seu faturamento.
Outro diferencial dessa técnica é que ela pode ser usada em vários meios de comunicação com o cliente ao mesmo tempo, através de softwares e estratégias simples.
Ao aprender como funciona o marketing de relacionamento, você descobre os melhores canais para a sua empresa produzir conteúdos relevantes e de qualidade.
Por que o marketing de relacionamento é importante?
Esse planejamento comercial é essencial para as empresas que querem se manter no mercado a longo prazo. Ele permite que você organize seu banco de dados, conheça os clientes frequentes e os mais engajados.
Da mesma forma, esse plano comercial integra todos os departamentos da empresa, principalmente o de atendimento ao cliente e os setores de comunicação que interagem nas redes sociais.
Ele também oferece os dados para criar campanhas personalizadas, feitas com linguagem e conteúdo corretos. Com essas informações, você pode manter um contato constante com seu banco de dados enviando, por exemplo:
- Ofertas imperdíveis;
- Lançamentos;
- Newsletter;
- Cupons de desconto;
- E-mail de datas comemorativas;
- Pesquisa de satisfação.
Se você tem uma loja física e páginas online é preciso manter um atendimento atencioso nos dois espaços. Além disso, você sempre pode convidar o cliente para comprar online ou na loja física.
Portanto, saber o que é marketing de relacionamento é uma forma de se destacar continuamente, construindo uma base sólida na relação com o cliente nos meios online e offline. Outras grandes vantagens é que você pode fazer com que os clientes:
- Participem das campanhas;
- Indiquem os produtos e serviços;
- Interajam nas redes sociais;
- Consumam os produtos com regularidade.
Quando esse plano de relacionamento é bem executado, os clientes criam familiaridade com a marca e se tornam defensores da empresa.
Agora que você já sabe o que é essa técnica, veja abaixo quais ações devem fazer parte do seu plano desde o começo.
Quais estratégias são usadas no marketing de relacionamento?
Primeiramente, os canais de comunicação são a chave de sucesso desse relacionamento. Por isso, vamos falar aqui sobre como você pode se comunicar com os clientes e acompanhar um passo a passo de como funciona o marketing de relacionamento.
Atendimento ao cliente com qualidade
Ter um atendimento atencioso e humanizado é essencial para que o cliente perceba que ele é importante.
Outro diferencial é ter vários canais de atendimento, como telefone, chat e e-mail, garantindo um atendimento de acordo com o perfil do consumidor.
Por isso, as empresas que querem deixar uma boa impressão precisam cuidar desse departamento. Os colaboradores devem ser capacitados para entenderem como funciona o marketing de relacionamento.
Do mesmo modo, a empresa pode apresentar sua cultura e plano de metas para que todos estejam alinhados e se comunicando com o cliente corretamente.
Não importa qual seja o estágio de compra do seu cliente, a disponibilidade para atender e tirar dúvidas deve existir.
Interações nas redes sociais
Usar as métricas e espaços das redes sociais é uma forma de estar no dia a dia do cliente. Além do mais, ser uma empresa ativa e ter presença digital faz toda a diferença na construção do marketing de relacionamento.
Então, aproveite o grande alcance das redes sociais para estabelecer a sua comunicação por meio de conteúdos relevantes, serviços e produtos.
Lembre-se que a sua página oficial também reflete sua cultura, valores e missões, portanto crie uma estratégia de comunicação online para que a empresa cresça nesse ambiente.
Programa de fidelidade
Programas de fidelidade combinam muito bem com a estratégia de marketing de relacionamento.
Nessa interação o cliente conhece tudo que ele pode ganhar e aproveitar quando consome a sua marca. Além disso, promoções e brindes são campanhas que agradam a todos.
Invista em uma campanha de programa de fidelidade que interesse ao perfil do seu cliente. Essa persona será a chave para escolher a oferta mais interessante para o consumidor e para os lucros da empresa.
Mimo de aniversário
A data de aniversário é sempre um momento significativo, não é mesmo? Por isso parabenize o cliente por e-mail, WhatsApp ou SMS e ofereça um mimo e uma mensagem agradável. Esse tipo de interação faz com que o lead tenha uma boa lembrança das suas mensagens.
Como nem todos os e-mails são abertos no dia de aniversário, muitas empresas enviam a mensagem com certa antecedência para que o consumidor possa aproveitar os mimos no mês ou na semana de aniversário. Caso queira enviar um cupom de desconto, pense sobre um prazo maior de utilização.
Mensagens com ofertas e descontos
O marketing de relacionamento funciona bem através das mensagens com ofertas e descontos vantajosos.
Aproveite os dados de compra e buscas do cliente para enviar conteúdos que ele se interessa. Essa é uma maneira de ouvir quem consome os produtos da sua empresa.
Apesar do avanço das redes sociais, o e-mail marketing ainda tem um lugar de destaque e pode ser usado, assim como o WhatsApp. Para isso, crie um planejamento de promoções para cada perfil de cliente e trabalhe nessa estratégia.
CRM é marketing de relacionamento?
CRM e marketing de relacionamento são conceitos diferentes, mas você pode complementar seu planejamento de marketing de relacionamento com essa ferramenta.
CRM significa Customer Relationship Management, em português a sigla é traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Basicamente, é uma definição para as ferramentas que gerenciam automaticamente o contato com o cliente.
O CRM permite que a empresa conheça um pouco mais sobre o cliente e possa oferecer um atendimento personalizado e único. Ele potencializa a experiência do cliente; por isso, vale a pena usar esses sistemas informatizados.
Ele não é apenas um programa ou software. Na verdade, são práticas que envolvem uma equipe capacitada, bons canais de comunicação e plano de marketing.
Quais são os componentes do marketing de relacionamento?
Entender o que é marketing de relacionamento é perceber que ele pode ser composto por muitas estratégias. O ideal é desenvolver ações para cada etapa e sempre analisar os resultados. Veja o que não pode faltar.
Planejamento
O passo número um é construir um plano sólido de ações. É nessa etapa que você faz pesquisas e recebe os dados sobre o perfil do seu lead e do cliente que já consome o seu produto.
Depois, é preciso pensar qual é o seu consumidor ideal e criar um planejamento personalizado para facilitar a comunicação com ele. Será a sua organização e planejamento que irá aumentar as taxas de venda e fidelizar o cliente.
Avaliação do cliente
Depois do planejamento, é preciso estudar e conhecer quem é o seu público. Os dados cadastrais e as pesquisas de opinião vão favorecer esse estudo.
Outro ponto interessante é que os canais de atendimento também são fontes de informações, uma vez que os atendentes e vendedores recebem as críticas, opiniões e sugestões dos clientes. Esses dados podem ser registrados e utilizados internamente no planejamento.
Avalie os dados sobre produtos pesquisados, interesses e últimas compras do seu site. Da mesma forma, considere os outros dados relevantes que vão aumentar a sua personalização.
Referência
Acompanhar o que é feito por outras empresas da mesma área de atuação também é o caminho para encontrar boas referências de relacionamento com o cliente.
Com essa pesquisa de mercado, você encontra o tom de voz e conteúdos que realmente interessam para o seu público-alvo. Invista em construir uma relação com o cliente, para que você seja referência nessa área comercial.
Segmentação
Após as avaliações, é preciso organizar os seus clientes em grupos. É aqui que você personaliza as ações de acordo com o perfil de compra e necessidades do consumidor.
Assim, usando ferramentas de e-mail marketing e outros meios de comunicação será possível aumentar o alcance de contato com os clientes.
Também é nesse processo que você pode separar os leads de acordo com a etapa do funil de vendas que ele está percorrendo com a sua empresa.
Incentivar o retorno
O processo de fidelização do marketing de relacionamento foi criado para que o cliente sempre esteja em contato com a marca.
Seja através de e-mail marketing, WhatsApp ou outro canal, mantenha uma interação constante, oferecendo ofertas, cupons e outros conteúdos interessantes.
Monitoramento
Após todo planejamento e comunicação, você deve analisar os resultados e os dados dos canais. Dessa forma, vai perceber quais estratégias estão funcionando e o que precisa ser mudado de acordo com dados reais.
O monitoramento também serve para reconhecer quais são os verdadeiros meios de compras e de interação usados pelo seu público-alvo, o que facilita o seu investimento de tempo e dinheiro.
4 Canais para usar no marketing de relacionamento
Agora que você já sabe como funciona o marketing de relacionamento, que tal colocar em prática essa técnica de marketing? Então, leia aqui quais são os canais indispensáveis para manter o contato com o seu consumidor ideal.
- E-mail marketing
O e-mail marketing ainda é um dos meios de comunicação mais usados e você precisa estar na caixa de entrada do seu cliente.
Atualmente, é possível avaliar as taxas de entrega, abertura e leituras de e-mail. Envie seus conteúdos de acordo com o perfil do consumidor e analise quais convertem com mais qualidade.
- Redes sociais
Como já dissemos acima, as redes sociais fazem parte da vida das pessoas e a sua marca pode interagir através da página.
A partir da avaliação da idade, gênero e preferências dos consumidores, você verá qual rede social terá um público mais engajado. Contudo, o ideal é manter um perfil ativo nas principais redes, trazendo conteúdos compatíveis com a estrutura de cada uma.
- Automação de marketing
Manter o contato com os leads e clientes não é uma tarefa fácil. Por isso, os softwares e as ferramentas informatizadas facilitam a comunicação e garantem um atendimento rápido.
Invista em sistemas que direcionam o conteúdo em diversos canais de comunicação. Desse modo, você irá impulsionar a sua marca e interagir constantemente.
- YouTube/TikTok
Nos tempos atuais, as plataformas digitais deixaram de ser só um espaço social e começaram a ser um importante espaço para o marketing de relacionamento.
As empresas usam canais como YouTube, TikTok e Instagram para produzir conteúdos visuais que geram grandes resultados. É uma tendência de mercado que deve ser seguida, pois, assim, você sempre estará antenado e criando conteúdos populares.
Vale a pena investir no marketing de relacionamento?
Sim, vale a pena! O marketing de relacionamento foi criado para melhorar a relação entre empresa e clientes. Se você quer que sua marca seja reconhecida e o público participe da sua jornada comercial, a estratégia de marketing de relacionamento precisa ser parte do planejamento.
Como essa estratégia tem várias etapas e necessita de uma reavaliação contínua, ela permite que você sempre esteja atento aos novos meios de comunicação e desejos dos clientes.
Além de tudo, os dados dessas práticas garantem que o seu cliente está sendo ouvido e recebendo um atendimento humanizado e pensado para a boa experiência de compra com a sua empresa.
Um bom planejamento de marketing de relacionamento traz ótimos resultados, como relações duradouras, aumento de vendas e uma boa imagem da sua marca no mercado com clientes que vão defender os seus produtos.
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