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Veja como o marketing de relacionamento fideliza o cliente, aumenta a interação nas redes sociais e melhora a presença da sua marca.

O marketing de relacionamento é uma importante estratégia comercial criada para aproximar o seu público e fidelizar clientes. Usando essa técnica, você oferece benefícios, cria uma relação duradoura com seu consumidor e aumenta o faturamento.

Essa estratégia é um dos grandes assuntos do momento, ainda mais quando a empresa quer oferecer um serviço diferenciado que pensa sobre os leads, os clientes atuais e as necessidades do consumidor.

Quer saber como montar um ótimo marketing de relacionamento? Então, confira aqui o que é e como funciona o marketing de relacionamento e os principais canais e estratégias que não podem faltar. Aproveite a leitura!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações e técnicas usadas para fidelizar o cliente. É um método que envolve um bom plano de comunicação, campanhas e benefícios para que o consumidor seja um fã da sua empresa.

Ele é utilizado quando uma empresa quer que os clientes admirem e consumam os seus produtos. Basicamente, é fazer com que o seu público sempre esteja com você

Essa grande estratégia de marketing pensa todo o processo de relacionamento com o cliente. Então, você pode organizar o seu planejamento desde a pesquisa e pré-venda até o retorno do cliente e o pós-venda.

Dessa forma, você conseguirá reter os clientes que já fazem parte do seu banco de dados e sempre encontrará novos leads, aumentando assim as suas vendas e o seu faturamento.

Outro diferencial dessa técnica é que ela pode ser usada em vários meios de comunicação com o cliente ao mesmo tempo, através de softwares e estratégias simples. 

Ao aprender como funciona o marketing de relacionamento, você descobre os melhores canais para a sua empresa produzir conteúdos relevantes e de qualidade.

marketing de relacionamento

Por que o marketing de relacionamento é importante?

Esse planejamento comercial é essencial para as empresas que querem se manter no mercado a longo prazo. Ele permite que você organize seu banco de dados, conheça os clientes frequentes e os mais engajados. 

Da mesma forma, esse plano comercial integra todos os departamentos da empresa, principalmente o de atendimento ao cliente e os setores de comunicação que interagem nas redes sociais.

Ele também oferece os dados para criar campanhas personalizadas, feitas com linguagem e conteúdo corretos. Com essas informações, você pode manter um contato constante com seu banco de dados enviando, por exemplo:

  • Ofertas imperdíveis;
  • Lançamentos;
  • Newsletter;
  • Cupons de desconto;
  • E-mail de datas comemorativas;
  • Pesquisa de satisfação.

Se você tem uma loja física e páginas online é preciso manter um atendimento atencioso nos dois espaços.  Além disso, você sempre pode convidar o cliente para comprar online ou na loja física.

Portanto, saber o que é marketing de relacionamento é uma forma de se destacar continuamente, construindo uma base sólida na relação com o cliente nos meios online e offline. Outras grandes vantagens é que você pode fazer com que os clientes:

  • Participem das campanhas;
  • Indiquem os produtos e serviços;
  • Interajam nas redes sociais;
  • Consumam os produtos com regularidade.

Quando esse plano de relacionamento é bem executado, os clientes criam familiaridade com a marca e se tornam defensores da empresa. 

Agora que você já sabe o que é essa técnica, veja abaixo quais ações devem fazer parte do seu plano desde o começo.

Quais estratégias são usadas no marketing de relacionamento?

Primeiramente, os canais de comunicação são a chave de sucesso desse relacionamento. Por isso, vamos falar aqui sobre como você pode se comunicar com os clientes e acompanhar um passo a passo de como funciona o marketing de relacionamento.

Atendimento ao cliente com qualidade

Ter um atendimento atencioso e humanizado é essencial para que o cliente perceba que ele é importante. 

Outro diferencial é ter vários canais de atendimento, como telefone, chat e e-mail, garantindo um atendimento de acordo com o perfil do consumidor.

Por isso, as empresas que querem deixar uma boa impressão precisam cuidar desse departamento. Os colaboradores devem ser capacitados para entenderem como funciona o marketing de relacionamento. 

Do mesmo modo, a empresa pode apresentar sua cultura e plano de metas para que todos estejam alinhados e se comunicando com o cliente corretamente.

Não importa qual seja o estágio de compra do seu cliente, a disponibilidade para atender e tirar dúvidas deve existir.

Interações nas redes sociais

Usar as métricas e espaços das redes sociais é uma forma de estar no dia a dia do cliente. Além do mais, ser uma empresa ativa e ter presença digital faz toda a diferença na construção do marketing de relacionamento

Então, aproveite o grande alcance das redes sociais para estabelecer a sua comunicação por meio de conteúdos relevantes, serviços e produtos. 

Lembre-se que a sua página oficial também reflete sua cultura, valores e missões, portanto crie uma estratégia de comunicação online para que a empresa cresça nesse ambiente.

Programa de fidelidade

Programas de fidelidade combinam muito bem com a estratégia de marketing de relacionamento. 

Nessa interação o cliente conhece tudo que ele pode ganhar e aproveitar quando consome a sua marca. Além disso, promoções e brindes são campanhas que agradam a todos.

Invista em uma campanha de programa de fidelidade que interesse ao perfil do seu cliente. Essa persona será a chave para escolher a oferta mais interessante para o consumidor e para os lucros da empresa.

Mimo de aniversário

A data de aniversário é sempre um momento significativo, não é mesmo? Por isso parabenize o cliente por e-mail, WhatsApp ou SMS e ofereça um mimo e uma mensagem agradável. Esse tipo de interação faz com que o lead tenha uma boa lembrança das suas mensagens.

Como nem todos os e-mails são abertos no dia de aniversário, muitas empresas enviam a mensagem com certa antecedência para que o consumidor possa aproveitar os mimos no mês ou na semana de aniversário. Caso queira enviar um cupom de desconto, pense sobre um prazo maior de utilização.

Mensagens com ofertas e descontos

O marketing de relacionamento funciona bem através das mensagens com ofertas e descontos vantajosos. 

Aproveite os dados de compra e buscas do cliente para enviar conteúdos que ele se interessa. Essa é uma maneira de ouvir quem consome os produtos da sua empresa.

Apesar do avanço das redes sociais, o e-mail marketing ainda tem um lugar de destaque e pode ser usado, assim como o WhatsApp. Para isso, crie um planejamento de promoções para cada perfil de cliente e trabalhe nessa estratégia.

CRM é marketing de relacionamento?

CRM e marketing de relacionamento são conceitos diferentes, mas você pode complementar seu planejamento de marketing de relacionamento com essa ferramenta.  

CRM significa Customer Relationship Management, em português a sigla é traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Basicamente, é uma definição para as ferramentas que gerenciam automaticamente o contato com o cliente.

O CRM permite que a empresa conheça um pouco mais sobre o cliente e possa oferecer um atendimento personalizado e único. Ele potencializa a experiência do cliente; por isso, vale a pena usar esses sistemas informatizados. 

Ele não é apenas um programa ou software. Na verdade, são práticas que envolvem uma equipe capacitada, bons canais de comunicação e plano de marketing. 

Quais são os componentes do marketing de relacionamento?

Entender o que é marketing de relacionamento é perceber que ele pode ser composto por muitas estratégias. O ideal é desenvolver ações para cada etapa e sempre analisar os resultados. Veja o que não pode faltar.

Planejamento

O passo número um é construir um plano sólido de ações. É nessa etapa que você faz pesquisas e recebe os dados sobre o perfil do seu lead e do cliente que já consome o seu produto. 

Depois, é preciso pensar qual é o seu consumidor ideal e criar um planejamento personalizado para facilitar a comunicação com ele. Será a sua organização e planejamento que irá aumentar as taxas de venda e fidelizar o cliente.

Avaliação do cliente

Depois do planejamento, é preciso estudar e conhecer quem é o seu público. Os dados cadastrais e as pesquisas de opinião vão favorecer esse estudo. 

Outro ponto interessante é que os canais de atendimento também são fontes de informações, uma vez que os atendentes e vendedores recebem as críticas, opiniões e sugestões dos clientes. Esses dados podem ser registrados e utilizados internamente no planejamento.

Avalie os dados sobre produtos pesquisados, interesses e últimas compras do seu site. Da mesma forma, considere os outros dados relevantes que vão aumentar a sua personalização.

Referência

Acompanhar o que é feito por outras empresas da mesma área de atuação também é o caminho para encontrar boas referências de relacionamento com o cliente. 

Com essa pesquisa de mercado, você encontra o tom de voz e conteúdos que realmente interessam para o seu público-alvo. Invista em construir uma relação com o cliente, para que você seja referência nessa área comercial.

Segmentação

Após as avaliações, é preciso organizar os seus clientes em grupos. É aqui que você personaliza as ações de acordo com o perfil de compra e necessidades do consumidor. 

Assim, usando ferramentas de e-mail marketing e outros meios de comunicação será possível aumentar o alcance de contato com os clientes.

Também é nesse processo que você pode separar os leads de acordo com a etapa do funil de vendas que ele está percorrendo com a sua empresa.

Incentivar o retorno

O processo de fidelização do marketing de relacionamento foi criado para que o cliente sempre esteja em contato com a marca

Seja através de e-mail marketing, WhatsApp ou outro canal, mantenha uma interação constante, oferecendo ofertas, cupons e outros conteúdos interessantes. 

Monitoramento

Após todo planejamento e comunicação, você deve analisar os resultados e os dados dos canais. Dessa forma, vai perceber quais estratégias estão funcionando e o que precisa ser mudado de acordo com dados reais.

O monitoramento também serve para reconhecer quais são os verdadeiros meios de compras e de interação usados pelo seu público-alvo, o que facilita o seu investimento de tempo e dinheiro.

4 Canais para usar no marketing de relacionamento

Agora que você já sabe como funciona o marketing de relacionamento, que tal colocar em prática essa técnica de marketing? Então, leia aqui quais são os canais indispensáveis para manter o contato com o seu consumidor ideal.

  • E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é um dos meios de comunicação mais usados e você precisa estar na caixa de entrada do seu cliente. 

Atualmente, é possível avaliar as taxas de entrega, abertura e leituras de e-mail. Envie seus conteúdos de acordo com o perfil do consumidor e analise quais convertem com mais qualidade.

  • Redes sociais

Como já dissemos acima, as redes sociais fazem parte da vida das pessoas e a sua marca pode interagir através da página. 

A partir da avaliação da idade, gênero e preferências dos consumidores, você verá qual rede social terá um público mais engajado. Contudo, o ideal é manter um perfil ativo nas principais redes, trazendo conteúdos compatíveis com a estrutura de cada uma.

  • Automação de marketing

Manter o contato com os leads e clientes não é uma tarefa fácil. Por isso, os softwares e as ferramentas informatizadas facilitam a comunicação e garantem um atendimento rápido. 

Invista em sistemas que direcionam o conteúdo em diversos canais de comunicação. Desse modo, você irá impulsionar a sua marca e interagir constantemente.

  • YouTube/TikTok

Nos tempos atuais, as plataformas digitais deixaram de ser só um espaço social e começaram a ser um importante espaço para o marketing de relacionamento

As empresas usam canais como YouTube, TikTok e Instagram para produzir conteúdos visuais que geram grandes resultados. É uma tendência de mercado que deve ser seguida, pois, assim, você sempre estará antenado e criando conteúdos populares. 

Vale a pena investir no marketing de relacionamento?

Sim, vale a pena! O marketing de relacionamento foi criado para melhorar a relação entre empresa e clientes. Se você quer que sua marca seja reconhecida e o público participe da sua jornada comercial, a estratégia de marketing de relacionamento precisa ser parte do planejamento.

Como essa estratégia tem várias etapas e necessita de uma reavaliação contínua, ela permite que você sempre esteja atento aos novos meios de comunicação e desejos dos clientes.

Além de tudo, os dados dessas práticas garantem que o seu cliente está sendo ouvido e recebendo um atendimento humanizado e pensado para a boa experiência de compra com a sua empresa.

Um bom planejamento de marketing de relacionamento traz ótimos resultados, como relações duradouras, aumento de vendas e uma boa imagem da sua marca no mercado com clientes que vão defender os seus produtos.
Gostou do artigo? Então veja também o que é a taxa de conversão no funil de vendas influencia na comunicação com o cliente.

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Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

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