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Caso esteja começando no mundo do e-commerce, veja aqui como calcular o lucro de loja virtual e ter sucesso nos negócios.

Uma pergunta pertinente para quem trabalha com e-commerce é: “como calcular o lucro de minhas vendas na loja virtual?”. As pequenas empresas estão sempre procurando maneiras de aumentar a receita, seja aumentando as vendas, eliminando redundâncias ou diminuindo as despesas internas.

Como consequência, isso irá liberar o valioso fluxo de caixa. E quem não quer ter um bom fluxo de caixa? No entanto, muitas pequenas empresas acabam não calculando a sua margem de lucro. É justamente a margem de lucro que acaba sendo uma figura essencial para qualquer empreendedor fazer sua loja virtual crescer.

Ou seja: ela é uma grande ferramenta para avaliar a rentabilidade de uma empresa. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então aprofunde-se para responder à pergunta “como calcular o lucro de minhas vendas na loja virtual?”.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é definida como uma proporção de lucros obtidos com os investimentos totais ao longo de um período específico. Ela pode ser medida, por exemplo, de maneira trimestral ou anual.

Em geral, cada empresa tem a sua própria média de margem de lucro. E isso é simples: cada companhia tem seus custos e materiais necessários para os diferentes produtos e serviços.

Existem dois tipos de margem de lucro que as pequenas empresas costumam considerar:

Margem de lucro bruto

A equação da margem de lucro bruto é usada para determinar algo referente a um produto ou serviço, não uma organização. Para isso, deve-se tomar o preço de venda do seu produto e subtrair o custo de materiais e de mão de obra.

Em seguida, deve-se dividir o resultado da subtração pelo preço de venda do produto. Com isso, assim chega-se ao percentual de lucro bruto.

Para ficar mais fácil de entender, vamos dar um exemplo:

Se você vender um produto por R$ 25 e gastou R$ 20 para comprá-lo, deve calcular R$ 25 – R$ 20. O resultado será R$ 5, que deve ser dividido pelo custo de venda (R$ 25). O resultado será 0,2, ou seja, a margem de lucro bruto será de 20%.

Margem de lucro líquido

Muitas vezes, essa é a equação utilizada para determinar a margem de lucro de toda a empresa. A margem de lucro líquido é calculada tomando-se as vendas totais da empresa durante um determinado período. Depois, deve-se subtrair as despesas totais e, em seguida, dividir esse número pela receita total.

Vamos ver um exemplo abaixo:

Digamos que a sua empresa gera R$ 10 milhões em vendas e tem despesas operacionais de R$ 5 milhões. A margem de lucro líquido seria de 50%

Cálculo:

R$ 10 milhões – R$ 5 milhões = R$ 5 milhões

R$ 5 milhões dividido por R$ 10 milhões = 50%

Embora seja útil conhecer o conceito de ‘margem de lucro bruto’, vamos concentrar a nossa atenção na margem de lucro líquido. Com isso em mente, é hora de observar seu uso para os negócios.

Como calcular lucro de vendas mensal de loja virtual

Calcular o lucro de vendas de sua loja virtual é um processo gradativo. O problema é o tempo e o esforço necessário para reunir e verificar todos os custos. No entanto, essa ação é muito positiva e pode trazer benefícios para o seu negócio.

Para se ter uma margem de lucro líquido exata, uma empresa deve levar em consideração todos os gastos como parte do cálculo. Isso inclui folha de pagamento, custos operacionais e administrativos, etc. Qualquer item que envolve despesa deve aparecer nessa lista.

Da mesma forma, todas as fontes de receita devem ser reunidas também. Não se esqueça das fontes de receita não tradicionais, como taxas de transação ou contratos de manutenção.

Isso aumentará as chances de que você e sua equipe financeira tenham uma ideia mais clara de seus fluxos de receita. A partir daí, tenha cuidado e evite erros no cálculo de cada quantidade.

Dicas para aumentar margem de lucro em loja virtual

Uma loja virtual exige tantos cuidados quanto uma loja de rua. Muitos empreendedores optam por investir em um negócio online por acreditarem que é mais fácil. De fato, um comércio eletrônico tem a possibilidade de vender a qualquer horário e para qualquer lugar do país.

Porém, para ser lucrativo, seu empreendedor precisa administrá-lo com atenção. Lembre-se: se for abrir uma loja virtual, é importante calcular a taxa de lucro da empresa e visualizar sua saúde financeira. 

Veja aqui algumas ideias para aplicar na sua loja virtual e aumentar a oportunidade de ter um negócio lucrativo:

Aumente a oferta de produto

Se a sua margem de lucro do e-commerce é boa, este pode ser o momento perfeito para explorar as oportunidades de crescimento.

Como a sua margem de lucro seria afetada se você tentasse aumentar suas vendas em 20%? Quanto seus custos aumentariam? Você pode manter a mesma margem de lucro ou haveria um declínio dela?

Com essas perguntas em mente, você terá condições de avaliar as condições de aumentar a oferta de produto.

Converse com investidores e faça um plano

Se a sua margem de lucro deixa algo a desejar, provavelmente é hora de fazer uma mudança. Fale com os investidores de sua empresa e analise formas de aumentar o lucro, diminuindo as despesas. Tente algumas mudanças diferentes até chegar ao resultado que você deseja.

Em todos os casos, é bom ter uma visão a longo prazo de todas as mudanças radicais. Exemplo: embora um produto possa não ser tão rentável como antes, quais seriam os efeitos de tirá-lo da linha de vendas?

Exemplo prático: quanto fatura uma loja virtual de roupas

Muitas pessoas que querem em empreender no mundo virtual pensam em vender roupas online. De fato, o mercado de roupas é muito próspero e pode trazer boas oportunidades de crescimento para seus investidores.

Se você está pensando em trabalhar neste segmento, o ponto positivo de vender roupas é que elas não são perecíveis. Ou seja, você venderá um produto que não tem prazo de validade definido, o que é ótimo.

Ao mesmo tempo, estará lidando com um segmento que depende da moda. Então, mesmo que as roupas não expirem, são guiadas por tendências. Lembrar disso evita que você caia na cilada de reunir um estoque de roupas que na próxima estação já estarão fora de moda.

Qual a margem de lucro ideal para loja de roupas?

A margem de lucro ideal aqui depende do público da sua loja e do tipo de produto que você quer vender. Afinal, roupas para crianças possuem margem de lucro diferente de artigos de segunda mão. Mas, da mesma forma como uma loja de roupa infantil dá lucro, um brechó online também pode ser lucrativo.

Porém, qual é a margem de lucro ideal para roupas? Em geral, uma loja virtual que vende roupas tem uma margem de lucro próxima dos 40% ou 50%. Isso significa que de todo o dinheiro que entrar no caixa do e-commerce, cerca de metade será utilizado para pagar contas.

Essas contas são o custo de compra dos produtos vendido, custo com a plataforma da loja virtual e custo com os impostos. Por ser uma loja pequena, provavelmente não haverá folha de pagamento de funcionários, o que facilita para a saúde financeira da empresa.

Como obter lucro em vendas

Existem muitos caminhos para obter lucro em vendas. Algumas alternativas são:

  • aumentar as vendas;
  • incentivar seus vendedores a venderem mais;
  • variar os produtos;
  • pensar em promoções;
  • oferecer descontos em frete ou em quantidade.

Agora, vamos ver como se calcula o lucro das vendas:

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA – LUCRO

O lucro bruto é calculado da seguinte maneira: valor das vendas de roupas de um período específico – custo das mercadorias. Se em um mês você vender R$ 10 mil e o custo foi R$ 6 mil, o lucro bruto será R$ 4 mil.

Destes R$ 4 mil ainda devem ser retiradas as despesas fixas e variáveis. Elas incluem pagamento de impostos, remuneração de funcionários e gastos com internet, marketing, água e luz.

A conta será: R$ 4 mil – R$ 2,5 mil (das despesas fixas e variáveis) = R$ 1,5 mil (lucro líquido).

Para calcular a margem de lucro bruta, a conta será: R$ 4 mil / R$ 10 mil = 0,4 = 40%

Para calcular a margem de lucro líquida: R$ 1,5 mil / R$ 10 mil = 0,15 = 15%

Quanto tempo leva para uma empresa ter lucro?

Não se tem uma resposta certa, depende de vários fatores, como superar a competição dos concorrentes e ter uma boa margem de venda. O lucro de uma empresa pode levar meses ou anos, depende dos fornecedores, dos clientes e da economia do país, entre outras coisas.

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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