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A franquia de loja virtual certa pode estar esperando por você! Listamos as 20 mais baratas que podem ajudar a obter boas margens de lucro.

Empreendedores estão sempre em busca de oportunidades de negócio que gerem alto faturamento e, se possível, com uma operação simples.

Por isso, nada melhor do que explorar o potencial de lojas já consolidadas, o que é possível graças ao modelo de franquia de loja virtual. Elas são diversificadas e permitem investir em diversos nichos.

O processo de escolha da franquia ideal é um dos principais desafios. Afinal, é importante conhecer o mercado e, se possível, se identificar com ele.

Isso vai resultar em uma gestão facilitada, além de uma relação mais positiva com o negócio. Feito isso, basta selecionar uma entre as várias opções de franquia no mercado atual.

Neste post mostraremos mais sobre o cenário de franquias de loja virtual e indicaremos as 20 mais baratas e rentáveis do mercado. Confira!

O que é uma franquia de loja virtual?

Ter uma franquia de e-commerce significa ter o direito de vender online os produtos de uma determinada marca. O grande diferencial deste modelo de negócio é o investimento inicial baixo, já que a alternativa não precisa de um ponto comercial físico.

Muitos empreendedores trabalham por conta própria, na modalidade de home office e com horários flexíveis. Além disso, quem tem uma franquia de loja virtual não precisa se preocupar em ter um espaço para estocar as mercadorias, já que o envio dos produtos aos clientes é de responsabilidade dos donos da marca.

Como funciona a franquia virtual?

Uma franquia de loja virtual eletrônico funciona da seguinte maneira: o franqueado paga para poder comercializar na internet os produtos daquela marca. A sua dedicação deve ser focada em atrair os clientes para o e-commerce e vender os produtos.

O franqueado não tem que se envolver com a parte operacional do negócio. Depois que fizer uma venda, o responsável por embalar e enviar o produto ao endereço do cliente é o gestor da marca, chamado de franqueador. 

Vale destacar que o franqueador é a pessoa que mais conhece sobre o produto. Por isso, em geral, costuma oferecer qualificação para os franqueados da sua marca. Assim, os vendedores ficam capacitados para interagir com os clientes e apresentar todas as vantagens do produto que vendem.

Quais são os benefícios de investir em uma franquia virtual?

Investir em uma franquia de loja virtual é uma excelente possibilidade para quem quer atuar no universo das vendas online. No entanto, para não entrar em uma fria, você deve estar atento às propostas.

Lembre-se que não existe milagre. Uma franquia de roupas online pode ser muito rentável, mas também pode ser o caminho para a ruína. Se você encontrar uma opção de franquia séria e comprometida, terá os seguintes benefícios:

  • baixo investimento se comparado ao necessário para criação de uma marca de zero;
  • risco reduzido;
  • respaldo e orientação da franqueadora;
  • opção de trabalhar em horários flexíveis;
  • possibilidade de trabalhar sozinho ou com poucos funcionários.

Quando investir em uma franquia é uma boa opção?

Investir em uma franquia é uma boa alternativa para quem não tem muito capital para começar um negócio do zero. Enquanto um e-commerce próprio envolve custos com plataforma, fornecedores, embalagens e envios, uma franquia envolve somente os custos de venda, ou seja, de manutenção da plataforma e de divulgação do e-commerce.

Além disso, ter uma franquia de loja virtual minimiza os riscos de entrada no mercado. Isso porque as franquias são disponibilizadas a partir de um estudo profundo sobre o público-alvo e a concorrência. Se você optar por criar um e-commerce do zero, terá que fazer toda esta análise por conta própria.

Quanto custa uma loja virtual franqueada?

Agora que você já sabe tudo sobre as franquias de lojas virtuais, provavelmente queira saber qual é o investimento necessário. É claro que o valor varia de acordo com cada franqueadora, mas vamos dar uma ideia para você.

No mercado, existem franquias online baratas e lucrativas, mas, para isso, é necessário pesquisar e avaliar se as promessas realmente condizem com as possibilidades. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulga os valores médios das franquias cadastradas e as possibilidades de retorno.

Quando você pensar nos custos, fique atento aos seguintes termos:

Investimento total

É o valor que o interessado em ter a franquia deve investir para colocá-la em funcionamento. No mundo digital, a quantia começa a partir dos R$ 10 mil. No mundo físico os valores costumam ser bem mais elevados, uma vez que incluem o investimento em pontos de vendas.

Taxa de franquia

Esse valor é pago após a assinatura do contrato. O pagamento acontece uma única vez e geralmente varia de acordo com o segmento da franquia. Inclusive, algumas empresas nem cobram taxa de franquia.

Royalties

São as cobranças mensais pagas pelos franqueados de modo que possam continuar utilizando a marca. O valor varia conforme a franquia, mas, em geral, cobram entre 4% a 15% do faturamento do franqueado.

Faturamento médio mensal

É o valor arrecadado durante um mês pelo franqueado com as vendas dos produtos ou dos serviços. A partir deste valor é que o franqueado poderá avaliar se a franquia está tendo o resultado esperado e, se não tiver, pensar em medidas que possam reverter este cenário.

Prazo de retorno

É o tempo esperado para recuperar o dinheiro investido no início da franquia. Em alguns casos, 3 meses é suficiente para já ter recuperado o valor. Em outros, é necessário completar 24 ou 36 meses de atividades.

Como ter uma franquia de loja virtual?

Se você tem pensado em abrir sua franquia de loja virtual, certamente está em dúvidas sobre como se planejar e seguir esse processo. É fundamental conhecer melhor cada passo necessário e o impacto deles na decisão pela melhor franquia. Isso vai garantir que, no futuro, você consiga ter sucesso com o seu investimento.

A seguir, mostramos como ter uma franquia e, melhor ainda, conseguir ter sucesso, especialmente no momento de seleção. Confira!

Estude custos e investimentos necessários

Todo novo investimento requer uma análise de custos. Afinal, o que separa um empreendedor do início de uma nova empreitada é, na maioria das vezes, a grana. É importante saber gerir recursos de maneira cuidadosa. Por isso, o trabalho começa nas fases mais prévias na hora de ir em busca de uma franquia de loja virtual.

Comece entendendo o capital que você tem disponível no momento. É a partir dele que você poderá analisar possibilidades e escolher a melhor franquia. Depois, é hora de estudar todos os custos envolvidos na transação.

É fundamental que, na hora de começar, você tenha todos os recursos necessários. Portanto, se ainda falta grana, tenha paciência e não meta os pés pelas mãos!

Encontre um nicho que faça sentido para você

Um dos grandes erros cometidos por empreendedores é escolher mercados que fazem pouco sentido para eles. Afinal, você pode investir em franquias de qualquer nicho, mas talvez esse negócio se torne um fardo para você a médio prazo. Não é todo segmento que vai despertar paixão e manterá você totalmente envolvido com a empresa.

Se você quer se tornar um empresário, precisa também pensar em sua satisfação pessoal. Do contrário, as chateações que você vive trabalhando para outras pessoas também acontecerão, só que por outros motivos.

A diferença é que será difícil desistir. Por isso, encontre uma oportunidade dentro de um nicho em que você goste!

Estude sobre mercados em alta

Alguns mercados vivem momentos mais representativos, o que significa chances de faturamento potencializado. Todo mundo quer dar um tiro certo na hora de investir, o que é normal.

Para isso, é importante que você faça uma análise dos nichos, do comportamento de cada público relacionado e o que isso representa em potencial de faturamento.

Você pode vender qualquer coisa, desde suplementos alimentares até capinhas de celular. Sempre haverá um público que, se você trabalhar com boas estratégias de marketing, será atraído para sua franquia de loja virtual. Por isso equilibre dois fatores: um nicho que você gosta e entende com um mercado em alta, com bom potencial.

Busque suporte jurídico

Fechar um novo contrato é coisa séria. Você será, praticamente, sócio da marca em que desejar ser um franqueado. Por isso, todo cuidado é necessário ao assinar um contrato, especialmente se você tem pouca experiência com isso.

A melhor forma de lidar com essa situação é buscar suporte jurídico de um advogado experiente.

A consultoria jurídica ajuda a lidar da melhor maneira com cada etapa desse processo de seleção de uma franquia.

Você pode contar com profissionais especializados no mercado, ou simplesmente com um advogado da área de negócios. Ele será capaz de avaliar os termos do contrato e então dar o aval caso a transação seja segura.

Como escolher o tipo de franquia virtual ideal?

Com tanta variedade de franquia de loja virtual, você deve estar se perguntando como fazer a escolha certa. Em primeiro lugar, tudo depende do seu interesse pessoal. Nada adianta investir em uma franquia promissora se você não se interessa pela área dela.

Além disso, antes de bater o martelo sobre a franquia, é necessário conhecer o mercado com profundidade e detectar se, de fato, é possível colher tantos frutos quanto o responsável pela franquia informa. Vamos explicar para você um pouco mais sobre os diferentes segmentos de franquias.

Franquia virtual de informática

Colocar uma empresa no ramo de franquias online de informática pode ser uma grande ideia de negócio, porém é extremamente importante conhecer bem a área de atuação. Além disso, o setor está em constante expansão e desenvolvimento.

É fundamental contar com conhecimento na área, isto é, saber detalhes a respeito das modalidades de franquias de loja virtual de informática. Basicamente, é possível encontrar dois tipos desta categoria loja virtual:

  1. oferta de serviços de manutenção;
  2. assistência e comercialização de produtos de informática.

Alguns exemplos de franquia de informática são a Casa do Notebook, Conserta Smart e Gigatron. Além disso, existe a possibilidade de trabalhar na área de gestão de documentos e de manutenção, como no caso da Bye Bye Paper e da iPhone Solution.

Franquia virtual de produtos naturais

A venda de produtos naturais é um nicho de mercado que está crescendo rapidamente. O principal motivo para o “boom” deste setor é o fato das pessoas estarem criando consciência sobre a importância da alimentação adequada e dos hábitos saudáveis.

Vale a pena optar por este tipo de franquia virtual, no entanto, é preciso contar com certa expertise. Uma dica interessante em termos de franquia de produtos naturais é ficar atento às tendências de mercado e participar de cursos, palestras e workshops.

É preciso salientar que este mercado está em constante mudança, já que surgem novos compostos e tendências inovadoras frequentemente. Alguns exemplos de franquias online de produtos naturais são a Nação Verde, Internutri e Riqueza Natural.

Franquia virtual de cosméticos

Se você adora saber mais sobre as tendências e novidades das grandes marcas de moda e maquiagem, talvez tenha perfil para investir em uma franquia virtual de cosméticos.

As possibilidades de ganhos são incríveis, no entanto, é preciso muita dedicação, força de vontade e uma pitada generosa de inspiração, já que uma boa loja de cosméticos também conta com um bom blog.

Ou seja, é preciso contar com uma boa dose de conhecimento caso deseje empreender neste segmento. Algumas franquias são ótimas opções quando o assunto é assumir uma loja virtual de cosméticos são a Antídoto Cosméticos, Vitturia Cosméticos e Boulevard Micro.

Franquia virtual de roupa

A correria do dia a dia e a vontade de aproveitar o tempo livre no conforto do lar transformam as lojas virtuais de roupas em uma alternativa valiosa na hora de renovar o guarda-roupa. Uma das vantagens de comprar roupas online é que os preços são menores, ao mesmo tempo em que as opções costumam ser mais amplas.

Roupas de qualidade, dicas de estilo e preços acessíveis são os principais requisitos para que uma loja virtual de roupas seja considerada um sucesso no mercado.

As franquias online de roupas são consideradas muito confiáveis. Normalmente, as marcas oferecidas em uma franquia são conhecidas do público. Proporcionar roupas de companhias renomadas é um diferencial importante para a franquia virtual e proporciona uma relação mais estreita entre o cliente, a marca e a franquia.

Se você pensa em investir em uma franquia de loja virtual de roupas, lembre-se de que é fundamental estar atento às tendências de moda e às especificidades dos produtos que vende. Isso significa que você deve saber sobre os tipos de tecidos, cortes e métodos de lavagem. Assim poderá atender os clientes com domínio sobre o que oferece.

Dentro das possibilidades de ter uma franquia virtual de roupas, você pode pensar em qual segmento o atrai mais. Um exemplo muito próspero são as roupas de crianças e de bebês, que oferecem como vantagem o tamanho padrão, sem que necessite que o cliente prove.

Qual a melhor franquia de loja virtual?

1. Zupy!

Esse é um serviço de fidelização de clientes que pode ser contratado por empresas de diferentes segmentos. A franquia online Zupy! atua através de um software e de um aplicativo para celular, através dos quais transforma os clientes comuns em clientes fiéis da marca.

2. Portal da cidade

Essa franquia é uma rede que tem como objetivo disponibilizar espaços virtuais para uma cidade, focando na divulgação de conteúdo a nível regional. O Portal da Cidade dá treinamento para quem que contratar a franquia.

3. Gigatron

A Gigatron é especializada em implantação de softwares em empresas de varejo, restaurantes e prestadores de serviços, com o objetivo de melhorar os processos e auxiliar na administração do empresário. Além de disponibilizar soluções que ajudam na tomada de decisão do empresário e também na implementação de novos canais de venda digital.  

4. Web4

A franquia é especialista em hospedagem, manutenção, comercialização e desenvolvimento de sites. A Web4 tem como foco as pequenas e as médias empresas, além de profissionais autônomos. Os sites, nesse caso, são produzidos pela franqueadora.

5. Elefante Verde

A franquia online oferece orientação de marketing digital para micro e pequenas empresas. A Elefante Verde tem como objetivo capacitar estes empreendedores a terem uma presença online assertiva.

6. Ahoba viagens

Por fim, nossa última dica de franquia é de uma agência de turismo que busca comercializar destinos internacionais e nacionais através da internet. A Ahoba Viagens foca no atendimento online, com a possibilidade trabalhar com clientes de todo o país.

7. Mazze Semijoias

A Mazze se apresenta de maneira objetiva: franquia barata e lucrativa. Afinal, quem não busca uma opção como esta? O mercado de moda e acessórios está sempre aquecido e oferece inúmeras opções.

A franquia da Mazze requer investimento de R$ 9 mil, com custo de R$ 39 ao mês. A margem de lucro pode chegar até R$ 10 mil, com retorno entre 1 a 2 anos. Visite o site da empresa e saiba mais!

8. NYS Collection Eyewear

A NYS é uma empresa multinacional, com origem em Nova York, um dos grandes centros da moda mundial. É essa chancela que você consegue levar ao seu negócio, vendendo produtos de qualidade e com design sofisticado.

Para ser um franqueado você terá que investir a partir de R$ 79 mil, com um alto índice de retorno a médio prazo. Conheça a marca!

9. Acqio

Fintechs estão em alta e têm surgido a todo tempo. Por isso, é importante buscar investir em uma que já tenha um nome construído no mercado, caso da Acqio. A empresa oferece soluções financeiras de pagamento e gestão financeira para comerciantes.

A franquia da Acqio requer um investimento de R$ 17.500, com margens de lucro mensais na casa dos R$ 6.900. Confira mais no site da empresa!

10. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior franquia de suplementos do país. A empresa comercializa todo tipo de produto da categoria, incluindo aumentos. Com uma ampla oferta e uma organização de ponta, a empresa é uma ótima opção de franquia.

Para ser um franqueado da Brasil Nutri Shop é necessário investir a partir de R$ 9 mil. Assim, você consegue retornos mensais de até 30%. Saiba mais!

11. Bellaza

A Bellaza é uma franquia de e-commerces de maquiagem, um dos melhores nichos para explorar na web atualmente. Como franqueado, você poderá trabalhar com mais de 50 marcas, oferecendo os produtos no seu próprio site.

Os lucros da Bellaza podem chegar a R$ 10 mil mensais, com investimento inicial de R$ 9 mil. Saiba mais sobre a franquia da Bellaza.

12. Franquias do Futuro

Com uma proposta diferente, o Franquias do Futuro o direciona para um negócio a partir das suas preferências de nicho. Assim, você trabalha com um projeto em que conta com suporte de profissionais qualificados e com boas possibilidades de margens de lucro.

As taxas de franquia vão de R$ 9 a 15 mil, com faturamento médio mensal de R$ 5 mil. Conheça mais sobre a proposta da empresa.

13. Prospecta Obras

A Prospecta é uma ferramenta voltada para empresas do setor de obras e construção civil. A proposta é permitir que companhias do setor detectem projetos em andamento na cidade e ofereçam seus serviços. Como franqueado, você comercializa esse software!

Você pode entrar em contato com a empresa para entender quais são as condições para se tornar um franqueado da marca!

14. Distrito Digital

A Distrito Digital é uma empresa que funciona como uma agência de marketing digital online. Essa é uma proposta de franquia da loja virtual voltada para profissionais do setor que passam a ser donos de unidades próprias da empresa, ou seja, suas franquias. Assim, ele pode oferecer mais de 14 serviços que geram renda constante.

Saiba mais sobre o modelo e como ele pode ser vantajoso!

15. UaiRango

A UaiRango é uma empresa de delivery de alimentos. O franqueado tem a missão de fazer o serviço funcionar em uma região específica, como pequenas cidades, especialmente. Por isso, se você acredita que sua localidade tem potencial para engajar com o aplicativo, esse pode ser um ótimo investimento.

Visite o site e saiba mais!

16. Guia-se

A Guia-se é mais uma opção de agência de marketing digital que pode render grandes margens de lucro para seus franqueados. Você pode oferecer uma série de serviços do setor, sempre ajudando empresas a potencializarem seus potenciais.

Saiba mais sobre o negócio agora mesmo!

17. WayBiz

Um modelo de negócio testado e aprovado e com retorno a partir de três meses? Sem dúvidas, o WayBiz é uma opção muito qualificada no setor de marketing digital. Ao se tornar franqueado, você será responsável por uma agência de serviços da marca.

 Saiba mais sobre a história da empresa e seu programa de franquias.

18. Multivix

A MultiVix é uma universidade, o que a configura como uma das mais únicas possibilidades de franquia de loja virtual. Naturalmente, quem deseja gerir uma unidade da universidade estará trabalhando com o ensino EAD, ou seja, a distância.

Saiba mais sobre no site da instituição!

19. Echosis

Mais uma ótima opção, a Echosis é uma franquia de agência de marketing digital. Ela é uma das mais renomadas e leva toda sua chancela de atuação de mercado para seu programa de franquias.


Saiba mais sobre o procedimento e informações sobre a franquia no site da empresa!

20. PremiaPão

A PremiaPão é uma empresa de publicidade em pacotes de pão! A ideia é interessante e faz grande sucesso, tanto que a empresa abriu franquias virtuais. Por isso, se você quer investir em uma ideia original de uma empresa sólida, vale muito a pena!

Saiba mais sobre como ser um franqueado!

Você consegue encontrar uma boa franquia de loja virtual para investir entre essa nossa seleção de 20 opções! Há sempre uma empresa sólida e de um nicho do seu interesse, basta pesquisar e entender mais sobre o mercado.

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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