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Conheça mais sobre o Linktree e veja como ele pode te auxiliar na centralização de links e por consequência, na divulgação de suas redes sociais!

Um recurso muito utilizado pelas empresas e criadores de conteúdo, principalmente no Instagram, é o Linktree. A ferramenta se popularizou pela facilidade que oferece ao usuário em encontrar os diferentes canais de comunicação concentrados em um só lugar.

Pelo fato de haver um único campo para colocar link na biografia do perfil, o Linktree se tornou uma excelente alternativa para direcionar o usuário a outras páginas que também são importantes não apenas para empresa ou criador de conteúdo, mas também para seus usuários.

O que é o Linktree? 

O Linktree é uma ferramenta que possibilita ao usuário colocoar diversos links em apenas uma página, facilitando o seu compartilhamento. Já havia parado para pensar, por exemplo, que ele poderia trazer os endereços de TODAS as suas redes sociais?

Graças à sua popularidade, temos visto diversas pessoas utilizando esse recurso no Instagram, geralmente na tentativa de atrair mais clientes para uma página específica ou para os serviços de uma empresa

Você já acessou a rede social das fotos e viu, possivelmente na bio, uma relação maior de links? Isso é obra do Linktree.

Como funciona o Linktree? 

O Linktree é um site gratuito que oferece uma espécie de mini página personalizável. Caso queira, dá para acessar um dos três planos pagos (Starter por R$ 15/mês, Pro por R$ 29/mês e Premium por R$ 85/mês) para liberar alguns recursos adicionais.

Nessa página, podem ser inseridos diversos links que redirecionam o usuário para os canais de comunicação externos de uma empresa. Estes podem ser outras redes sociais ou sites, por exemplo.

Dessa forma, não faz muito sentido usar o Linktree no Facebook ou no Twitter, por exemplo, já que você pode colocar o hiperlink do conteúdo que deseja diretamente em seu post.

Ao criar seu Linktree, você recebe uma URL — bem amigável por sinal — que fica mais ou menos assim: linktr.ee/nomedasuaempresa.

Esse endereço direciona para uma landing page que pode ser personalizada com o tema e cores mais semelhantes aos utilizados na comunicação visual da sua marca.

Veja um exemplo:

Perfil exemplo no LinkTree - HostGator

Os links são distribuídos de forma bem organizada em botões, onde você escolherá a ordem e o nome de cada um deles.

Onde usar o Linktree? 

Ainda que muitas pessoas enxerguem o Linktree como um grande aliado do Instagram, também é possível utilizá-lo em outras frentes. Confira algumas delas a seguir:

  • Perfis em redes sociais;
  • Assinatura de e-mail;
  • Textos de blog;
  • Rodapé de uma loja virtual;
  • Status de WhatsApp;
  • Portfólios e currículos;
  • Cartão de visita.

Qual é a importância do Linktree? 

Com cada vez mais conteúdo disponível na internet, perder o usuário no meio do caminho é muito fácil.

Mesmo que você tenha construído uma ótima estratégia para divulgar sua empresa no Instagram, o limite de um link por perfil é uma verdadeira pedra no sapato.

Isso impede que você leve o seguidor para as próximas etapas do funil de vendas. Antes do Linktree, havia apenas duas formas de fazer isso:

  • Pagando para impulsionar suas publicações: dessa forma, é possível inserir um link externo com uma chamada de ação como “Saiba Mais” ou “Cadastre-se”.
  • Chamando o potencial cliente no direct e lhe enviando o link de compra: opção bastante manual e trabalhosa podendo levar horas e até dias para fechar de fato uma venda.

Caso queira que o banner encaminhe para outra página, preencha este campo.

Com o Linktree, isso mudou. Com ele, é possível disponibilizar não apenas um, mas vários destinos externos que podem levar à conversão.

Outra grande vantagem da plataforma de links, é que o site permite reunir importantes informações de contato do seu perfil em um único lugar.

O layout limpo e os botões levam direto para o destino que você deseja, sem propagandas ou necessidade de clicar em várias outras páginas. Assim, é uma grande facilidade tanto para as empresas quanto para os usuários encontrarem a informação que desejam.

Dessa forma, o usuário nem irá perceber que migrou para uma plataforma intermediária. A impressão é que ele passa direto do seu Instagram para uma página secundária.

Como criar um perfil no Linktree? 

Criar um perfil no Linktree é fácil e gratuito. Isso quer dizer que, mesmo sem qualquer orçamento, você pode ter a ferramenta ativa para melhorar o desempenho do seu negócio no Instagram.

Passo a passo para criar seu Linktree:

Basta acessar o site Linktree e criar sua conta clicando em “Get Started for Free“, que vai te levar até a tela de cadastro:

Como criar seu perfil no LinkTree - HostGator
  • Insira um e-mail, nome de usuário e senha (será solicitada a confirmação do seu e-mail);
  • O nome de usuário será o nome que estará no link do seu perfil no LinkTree;
  • Escolha o plano “Free” para utilizar o serviço gratuito (ou um dos outros três para as versões pagas);
  • Seu painel de usuário irá abrir e você já pode configurar e personalizar seu perfil do Linktree!

O site conta com templates prontos bem versáteis de cores neutras, e tudo é muito intuitivo. Com a versão gratuita certamente já é possível encontrar um tema que converse com a comunicação visual da sua marca. ?

Após personalizar o visual da sua página do Linktree, está na hora de inserir os links.

Como inserir links no LinkTree

Aqui, você basicamente copia e cola a URL de locais externos, como seu site, outra rede social, uma página de produto — também conhecida como landing page —, entre outros. Para cada destino é gerado um novo botão que se organiza com os demais em formato de lista organizada.

Você pode escolher a ordem arrastando os cards na parte esquerda onde existem os três pontinhos, colocando na sequência desejada. Todas as mudanças realizadas serão mostradas em tempo real, o que torna a experiência bem fluida na plataforma do LinkTree.

Boas práticas

  • Quantos links se pode colocar no Linktree? Você pode inserir quantos links achar necessário, mas é recomendável que não exagere na dose, pois isso vai acabar confundindo o visitante e poluindo a página.
  • Quais conteúdos ou links devo adicionar no Linktree? A melhor prática é colocar os principais canais de comunicação da empresa e dois conteúdos recentes, no máximo. Esses conteúdos recentes podem ser artigos ou uma landing page de algo que você está divulgando com mais frequência.

Então, faça o possível para atualizar os links com conteúdos mais atualizados.

  • Website da empresa: essencial para que os usuários entrem em contato com sua marca e conheça melhor seus produtos e conteúdos, como um blog;
  • WhatsApp Business: esse link não pode faltar na sua árvore de links do Linktree, pois é o canal de comunicação direto com seu potencial cliente. Se ele viu uma promoção no seu feed e quiser te contatar diretamente pelo WhatsApp, é em seu Linktree que ele vai procurar essa informação. Aliás, você mesmo(a) poderá destacar isso nas postagens, chamando seus seguidores para tirar dúvidas pelo aplicativo;
  • Facebook: ainda que as pessoas passem mais tempo navegando pelo Instagram atualmente, o Facebook ainda é a rede social com mais usuários cadastrados no mundo. Muitos ainda utilizam o Facebook. Mesmo que você apenas reproduza o conteúdo do Instagram por lá, é importante manter uma página profissional e inserir o link do perfil Linktree;
  • LinkedIn: dependendo do tipo de negócio que você tem no Instagram, o LinkedIn será a rede que fornecerá o profissionalismo e as oportunidades de network com outras empresas para parcerias ou mesmo convites para novos trabalhos. O mundo corporativo utiliza muito a rede social, e deixá-la com fácil acesso pode te ajudar em novas oportunidades de negócio;
  • Pinterest: se o Instagram é sua principal ferramenta de trabalho, muito provavelmente você tem um perfil no Pinterest para se inspirar em ideias de postagens. O Pinterest é uma rede social em ascensão e a maioria dos profissionais que trabalham com conteúdo criativo tem um perfil por lá;
  • TikTok: como criador(a) de conteúdo, certamente você pode ter um perfil no TikTok, a rede social com maior crescimento digital na atualidade. Não deixe de colocar este link no seu Linktree;
  • Outros: Twitter, YouTube ou a página de contato do seu website. O que vale aqui é ser o mais específico possível e inserir apenas os links que fazem mais sentido para seu usuário.

Se a sua empresa tem um canal no YouTube, mas não posta regularmente, é muito mais interessante colocar links que redirecionam para plataformas com conteúdos mais recentes.

Estatísticas no Linktree

Na versão gratuita, basta clicar em “Analytics” na parte superior da tela, que mostrará o número de visualizações da página. Cada visualização é contada quando a página do Linktree é visitada ou clicada.

Na versão free, também é possível visualizar o número de cliques de cada link da página Linktree. Basta clicar no ícone (em azul abaixo) de cada link da sua página personalizada Linktree.

Agora que você já sabe tudo sobre o Linktree, que tal avançar nos seus negócios no Instagram? Aqui no blog da HostGator existem inúmeros artigos que podem te ajudar a progredir ainda mais no seu empreendimento.

Esperamos ter te ajudado e até a próxima!

Considerações Finais

Neste artigo você aprendeu o que é o Linktree e como começar implementá-lo em suas redes sociais.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

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  • O que é o Linktree? 

  • Como funciona o Linktree? 

  • Onde usar o Linktree? 

  • Qual é a importância do Linktree? 

  • Como criar um perfil no Linktree? 

  • Boas práticas

  • Estatísticas no Linktree

  • Considerações Finais

Tags:

  • linktree
  • Criador de Sites

Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

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