Aprenda tudo sobre os principais elementos para criar uma landing page de sucesso no seu site. Veja mais sobre o assunto no blog da HostGator!
Saber como criar uma landing page que converte é essencial para quem deseja capturar mais leads e aumentar o número de vendas. Esse recurso pode ser utilizado por empresas de todos os nichos e portes, e é extremamente útil para quem está lançando um novo produto ou serviço. Contudo, para ter bons resultados, é preciso saber como fazer uma página de sucesso.
Também conhecida como página de captura, a landing page se difere dos sites e hotsites por ser uma ferramenta voltada apenas para conversão. Por isso, ela é mais simples e não tem recursos como menus e listas de categorias.
Mesmo sendo mais simples, é fundamental que ela seja criada de maneira estratégica e otimizada para os mecanismos de busca. Portanto, se você quer conquistar mais clientes com essa ferramenta, continue a leitura para aprender como criar uma landing page que converte.

O que é uma landing page?
Landing page (LP) é um termo em inglês que pode ser traduzido como página de aterrissagem. Trata-se de uma isca digital criada especialmente para persuadir as pessoas a tomarem uma ação, como comprarem um produto ou se cadastrarem para ter acesso a um material rico, como um e-book, webinar ou algumas aulas gravadas.
Para que a LP seja eficaz, ela precisa conter um conteúdo persuasivo, imagens ou vídeos de alta-qualidade e ter um botão de chamada para ação (call to action) bem posicionado e atraente. Dessa forma, será possível despertar a atenção do público e conseguir obter um bom número de conversões.
Como criar com IA uma Landing Page no WordPress
Quer aprender a fazer uma página de vendas ou de captura para ampliar a sua base de leads ou promover uma mercadoria? Então, confira a seguir como criar uma landing page no WordPress através da experiência com IA da HostGator.
- Primeiramente, acesse o portal do cliente da HostGator. Na tela inicial, clique em Começar.
Para seguir com este passo a passo, é necessário ter adquirido qualquer plano de Hospedagem da HostGator previamente.
- Selecione a opção “Criar site com WordPress IA“.
- Selecione o domínio que você deseja utilizar. (Caso deseje utilizar um domínio que não está na lista, marque a caixa “Quero usar outro domínio ou subdomínio“.
- Em seguida, clique em Continuar.
- Agora, selecione o plano de hospedagem que irá ser utilizado para hospedar seu site WordPress.
- Em seguida, clique em Continuar.
- Crie o usuário e senha para acessar no futuro seu painel WordPress.
- Em seguida, clique em Continuar.
- Selecione a opção Landing Page. (essa opção vai garantir que seja gerada uma página única com intenção de converção)
- Em seguida, clique em Próximo.
- Preencha os campos:
- Titulo da Landing Page: Use um título chamativo que venda a ideia em poucas palavras.
- Descreva sua Landing Page: Fale do visual, estrutura e conteúdo. Vale incluir preço, módulos e provas sociais.
- Link de chamada para ação: Cole aqui o link onde o visitante vai clicar para comprar ou saber mais.
- Selecione o tom do seu site: Marque o estilo que combina com a sua comunicação e ajuda a converter.
- Em seguida, clique em Próximo.
- Aguarde enquanto é gerado as opções de Landing Page e selecione o template que mais satisfazer sua expectativa.
- Em seguida, clique em Próximo.
- Pronto! Sua Landing Page otimizada e responsiva já está pronta para uso, agora você pode seguir personalizando e deixando ainda mais com a cara do seu negócio! Veja como ficou nosso modelo:
Landing Page feita com IA da HostGator
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Quais são os elementos que não podem faltar em uma landing page de sucesso
Se você quer captar mais clientes e realizar um maior número de vendas utilizando uma LP, confira a seguir quais elementos não podem faltar nesse tipo de isca digital.
Título
O título é um dos aspectos mais importantes. Afinal, ele tem a função de capturar a atenção das pessoas e fazer com que elas tenham interesse em continuar lendo o conteúdo.
Por isso, o título precisa ser atraente, claro, objetivo e, ao mesmo tempo, mostrar os benefícios que a pessoa vai obter ao adquirir o seu produto ou serviço, ou destacar o valor e os diferenciais da sua mercadoria.
Para aumentar as chances de conversão, é importante escolher uma palavra-chave que desperte o interesse do seu público-alvo, além de usar frases simples e manter o título curto.
O título pode ser focado em uma proposta de valor, por exemplo: crie um site sem stress usando o WordPress com IA da HostGator. Outra opção é fazer um título voltado para a tomada de ação, como: comece a sua loja virtual com 30 dias grátis.
Na hora de escolher qual modelo usar, é importante levar em consideração o seu público-alvo e o objetivo da sua página.
Texto persuasivo
Além de um título envolvente, é fundamental criar um texto persuasivo, também conhecido como copy, para levar as pessoas a pensarem que o seu produto ou serviço é a solução ideal para o problema que elas enfrentam.
O ideal é que esse texto foque nos benefícios e diferenciais da sua mercadoria e como o seu produto pode resolver uma dor ou problema do lead. Para ser mais persuasivo, use verbos no imperativo, seja claro e objetivo, e tente usar a mesma linguagem do seu público-alvo.
Além disso, você pode usar alguns gatilhos mentais, recursos psicológicos que incentivam o lead a agir. Alguns dos tipos de gatilhos mais usados são:
- Autoridade- para mostrar que você é um expert no seu nicho;
- Reciprocidade – quando você faz algo por alguém, a pessoa tende a retribuir. Nesse caso, ao dar algo de graça para o lead, as chances de ele concretizar a compra aumentam;
- Escassez – muito usados para criar um senso de urgência nas pessoas e fazer com que elas tomem uma ação mais rápidamente.
Imagens ou vídeos
Os elementos visuais ajudam a ilustrar a ideia transmitida no seu conteúdo escrito e contribuem para despertar e prender a atenção dos indivíduos. Por isso, usar fotos e vídeos de alta qualidade e que estejam alinhados com a sua proposta pode ser uma excelente estratégia para aumentar o número de conversões.
No entanto, é preciso escolher essas imagens com cuidado e não encher a sua página com elementos visuais, caso contrário, a sua landing page não vai ficar com um visual agradável, e a maioria das pessoas, provavelmente, vai sair da tela antes de clicar no botão do CTA.
Provas sociais
Caso o produto promovido na sua LP já tenha sido vendido anteriormente, pode ser interessante pedir um feedback dos seus clientes e inserir o depoimento deles, que pode ser em vídeo ou por escrito, na sua página de vendas.
Essas manifestações, também conhecidas como provas sociais, são uma forma de atestar que a sua mercadoria realmente funciona. Além disso, ao ver outros consumidores validando o seu trabalho, o lead vai se sentir mais confiante em aceitar a sua proposta.
CTA
Um elemento que não pode faltar em nenhuma landing page, seja ela voltada para vendas ou para captura de dados, é um botão de Call to Action (chamada para ação, em português). A função desse recurso é aumentar as chances do lead executar a ação que você deseja.
O ideal é que o botão de CTA seja personalizado, de acordo com o seu público-alvo e com a solução que você está oferecendo. Além disso, esse recurso precisa ter uma cor contrastante com o restante da página e, de preferência, que seja uma tonalidade forte, para chamar a atenção do público.
É possível, e em muitos casos recomendável, incluir mais de um botão de CTA ao longo da sua página. Dessa forma, se o lead aceitar a sua proposta logo no início, ele não vai precisar ir até o final da LP para realizar a ação desejada.
Formulário
Muitas páginas desse tipo, especialmente aquelas formuladas para capturar os dados dos leads, precisam ter um formulário para que as pessoas possam informar seus dados.
O tamanho do formulário pode variar de acordo com a etapa do funil de vendas. Contudo, o ideal é sempre mantê-lo o mais curto possível, para que o usuário não desista de preencher no meio do caminho.
Se você for precisar solicitar informações mais específicas do lead no formulário, como cargo e faixa de renda, será importante oferecer uma recompensa mais valiosa em troca desses dados, como um mini curso digital, por exemplo.

O que considerar antes de criar uma landing page?
Agora que mostramos o que é uma landing page e quais elementos não podem faltar nela, confira a seguir quais fatores você deve considerar antes de começar a elaborar a sua.
Benefícios e diferenciais do produto
O primeiro aspecto a ser considerado são os benefícios e diferenciais da sua mercadoria ou serviço, ou seja:
- Que problema ele resolve;
- Como ele pode facilitar a vida do seu público;
- O que o diferencia dos concorrentes;
- Qual é a proposta de valor dele (como ser mais sustentável ou tecnológico).
Ao considerar esses fatores, você conseguirá elaborar um conteúdo mais persuasivo que aborde diretamente as dores dos seus consumidores e destaque todas as vantagens daquilo que você quer vender.
Público-alvo
Também é fundamental considerar o seu público-alvo, pois somente dessa forma será possível criar uma proposta de valor que seja condizente com as dores, desafios e desejos dessas pessoas.
Design
O design também é um aspecto primordial para chamar e prender a atenção do público. Por isso, a página precisa ser visualmente agradável e apresentar uma hierarquia visual que esteja de acordo com a proposta apresentada. Isso significa que é preciso determinar os elementos que vão aparecer primeiro e definir a ordem das informações.
Objetivo da página
É essencial definir o objetivo da sua landing page antes de lançá-la, ou seja, se ela tem como intuito coletar os dados dos leads, promover um produto ou serviço, ou se ela se destina à inscrição para participar de algum evento.
Somente após definir o objetivo, será possível avaliar de maneira precisa o desempenho da sua página.
Conclusão
Saber como criar uma landing page que converte é essencial para quem quer promover um produto ou para quem deseja aumentar a sua base de clientes. Portanto, utilize as dicas apresentadas neste artigo para criar a sua página e, assim, capturar mais leads e vender mais pela internet.
Para otimizar ainda mais as suas vendas e conversões, confira outros conteúdos no blog da HostGator sobre esse tema: