Você conhece os principais indicadores chave de performance (KPI) do Google Ads? Saiba mais sobre eles aqui.
Os KPIs são valores quantitativos, obtidos por análises e relatórios. Eles, que permitem compreender a situação da empresa, analisar os resultados, identificar se a empresa está no caminho desejado.
Basicamente, são esses números que permitem medir o sucesso da sua empresa, e identificar as áreas que devem ser melhoradas.
E quando falamos em anúncios no Google Ads, você pode imaginar que os KPI’s são de extrema importância. A partir de uma análise, dá para identificar os anúncios que performam melhor, os que têm baixo rendimento e quais públicos interagem mais. Com isso, pode reorganizar seu orçamento e distribuição baseado em dados para obter os melhores resultados.
Hoje, iremos conhecer quais são os principais KPI’s que você precisa observar na sua campanha no Google Ads. Confira!
Quais são os principais KPIs do Google Ads?
Se você está pensando em iniciar uma jornada com mídia paga, veja a seguir os indicadores mais importantes.
Click-Through Rate (CTR)
O CTR, ou click-through rate (taxa de cliques, em português) representa a porcentagem de pessoas que efetivamente clicou no seu anúncio. Esse dado é obtido após comparar a quantidade de pessoas que viu o anúncio.
Ou seja: o CTR mede a eficiência do seu anúncio e palavra-chave em atrair os clientes para sua loja virtual ou site. Quanto mais alto for o seu CTR, mais eficiente é a sua campanha em atrair cliques dos usuários no Google.
Taxa de conversão
Esse é um indicador que relaciona a quantidade de visitantes no site e o volume de pessoas que tomam uma determinada ação esperada. Neste caso, ele é válido para fechar uma compra, assinar uma newsletter ou preencher um formulário.
É um dos KPIs mais importantes para sites e lojas virtuais. O motivo? Ele vai informar a quantidade de pessoas que de fato realizaram uma compra no seu site após clicar no anúncio.
Além disso, permite que você identifique as suas estratégias que estão fazendo com que o público tome a ação desejada. Com isso, pode ajustar o orçamento, modificar os anúncios que não performam bem, decidir quais anúncios pausar e outras ações do tipo.
Taxa de rejeição
Permite que você veja a porcentagem de pessoas que entraram no seu site e depois saíram sem visitar nenhuma outra página. Um valor alto diz para o Google que seu material não é tão relevante, aumentando o custo das suas ações.
É importante entender se há padrões nos públicos que rejeitam sua oferta. Verifique também se pode haver informações ou estímulos conflitantes entre o anúncio e a página de destino.
Você pode corrigir eventuais informações em desacordo e problemas com o site. Também é válido testar diferentes abordagens com o público, testar novos públicos ou outras técnicas, mas deve se esforçar para reduzir a rejeição.
Custo por clique (CPC)
Essa métrica revela o custo por cada clique nos seus anúncios no Google Ads. É um modelo no qual você paga conforme os cliques que recebe por usuário. Desse modo, obtém um custo proporcional a seus resultados, sabe exatamente quantas pessoas clicaram na sua campanha e o impacto causado nos usuários.
O CPC tem duas funções essenciais: controlar o orçamento (quanto menor o CPC, menor será o custo total da campanha) e medir a qualidade do anúncio.
Índice de Qualidade
O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google, atribuindo uma nota de 1 a 10 ao seu anúncio. São avaliados o anúncio em si, a palavra-chave e a página de destino. Depois, ele determina se o seu resultado é relevante para o usuário interessado naquele assunto ou naquele produto.
Um índice de qualidade mais alto, geralmente resulta em custos mais baixos e melhores posições para o seu anúncio. É uma espécie de avaliação e projeção do sucesso da sua campanha no Ads
Return Over Investment (ROI)
ROI é a sigla para Return over Investment (Retorno Sobre Investimento), e permite saber qual foi o lucro proveniente das ações medidas. Através dele, podemos saber exatamente o retorno para cada um real investido. Um ROI de 10, por exemplo, significa que cada real investido nos anúncios trouxe um retorno de dez reais.
Essa é o KPI mais importante, pois demonstra o retorno real obtido através da sua campanha. Se todos seus outros indicadores estiverem bons, mas você não estiver tendo vendas, sua campanha não tem um bom resultado.
É o ROI que demonstra o sucesso da sua campanha. Os outros indicadores devem estar bons para que você consiga atingir um bom ROI com seus anúncios.
Qual a diferença entre KPI e métrica?
Essa é uma dúvida que acompanha diversas pessoas. Para esclarecer, veja o que caracteriza cada um e como podem ajudar nas estratégias.
KPIs
Os KPIs são medidas específicas que refletem o desempenho geral de uma organização, departamento e projeto em relação a metas ou objetivos estratégicos.
Eles são selecionados entre todas as métricas disponíveis como os indicadores mais críticos para o sucesso. Os KPIs são normalmente poucos, focalizados e diretamente relacionados aos objetivos de negócios fundamentais.
Métricas
Métricas são medidas quantificáveis utilizadas para avaliar ou analisar um processo, atividade, produto ou serviço. Elas fornecem dados específicos sobre o desempenho em uma área particular, mas nem todas são críticas para os objetivos gerais da organização.
As métricas podem ser numerosas e variadas, e nem todas são essenciais para a tomada de decisões estratégicas.
Quais são os tipos de KPI que posso usar?
Além dos KPis voltados para o Google Ads, existem várias outras métricas que podem ajudar uma empresa. Veja alguns deles a seguir:
KPIs financeiros
- Lucro líquido;
- Margem de lucro;
- Retorno sobre o Investimento (ROI);
- EBITDA (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização);
- Fluxo de caixa livre.
KPIs de vendas e marketing
- Taxa de conversão;
- Custo de aquisição de cliente (CAC);
- Valor do tempo de vida do cliente (LTV);
- Taxa de retenção de clientes;
- Número de Leads qualificados.
KPIs de desempenho do produto/serviço
- Nível de satisfação do cliente (NPS);
- Taxa de defeitos ou retornos;
- Tempo médio de resolução de problemas;
- Taxa de utilização do produto/serviço;
- Taxa de renovação ou fidelidade do cliente.
KPIs Operacionais
- Eficiência da cadeia de suprimentos;
- Tempo de ciclo de produção;
- Taxa de utilização de recursos;
- Taxa de ocupação de mão de obra;
- Taxa de ocorrências de segurança.
KPIs de recursos humanos
- Taxa de rotatividade de funcionários;
- Satisfação do funcionário;
- Custo de recrutamento;
- Tempo médio para preencher uma vaga;
- Índice de Diversidade e Inclusão.
KPIs de TI e tecnologia
- Tempo médio de resposta do sistema;
- Disponibilidade do sistema (uptime);
- Taxa de resolução de problemas de TI;
- Nível de satisfação do usuário;
- Custo por incidente de TI resolvido.
KPIs de Sustentabilidade e Responsabilidade Social
- Pegada de carbono;
- Taxa de reciclagem;
- Consumo de energia renovável;
- Envolvimento da comunidade;
- Diversidade e inclusão no local de trabalho.
Conclusão
Observando esses indicadores, você consegue ter uma visão completa da sua campanha. Também é possível compreender quais anúncios performam melhor, possuem mais interação, têm melhor desempenho, e qual o retorno financeiro das suas ações.
Com essa visão, você pode identificar quais os melhores caminhos a seguir. Além disso, os KPIs ajudam a entender quais alterações fazer para garantir que suas campanhas tenham os melhores resultados.
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