Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba mais sobre as diferenças entre JPG x JPEG, dois dos arquivos de imagem mais comum que usamos na rede.

Com o avanço da internet, surgiu também a necessidade de formatos de imagens digitais mais compactos. Afinal, isso facilita a distribuição e carregamento desses arquivos. Nesse contexto, surgiram diversos formatos e empasses como a relação JPG x JPEG.

Apesar de serem formatos que surgiram há anos, ainda há muitas dúvidas sobre quais as diferenças entre JPEG e JPEG. Para ajudar, é exatamente isso o que vamos esclarecer em detalhes neste conteúdo. Vamos lá?

O que são JPG e JPEG? 

 JPG x JPEG, são formatos de imagem digital formados por pixels. Os pixels são a unidade de medida padrão das imagens digitais. Ou seja, uma imagem digital nesses formatos, é constituída por um conjunto de pixels.

Além disso, são formatos mais leves, que permitem uma compressão significativa, sem perder tanto a qualidade das imagens. Por isso, são bastante populares nas câmeras digitais, celulares e uso na internet em geral.

A seguir, entenderemos melhor quais as diferenças entre JPG e JPEG. Com isso, você saberá de uma vez por todas, quando utilizar cada um desses formatos.

Quais as diferenças entre JPG e JPEG? 

Ao fazer uma comparação JPG x JPEG, é possível perceber que visualmente, elas não apresentam diferenças. E, de fato, não há essa diferenciação. Isso porque ambas são, basicamente, o mesmo formato, porém com nomes e detalhes técnicos diferentes.

O JPEG é a abreviação de “Joint Photographic Experts Group”. Este é o grupo de especialistas em fotografia digital, o principal responsável pela criação deste formato. 

Na época da criação do JPEG, em 1986, sistemas de gerenciamento de arquivos como MS-DOS 8.3 e FAT-16 (utilizados nas versões antigas do Windows, por exemplo), não suportavam extensões de arquivos e imagens com mais de três caracteres. Isso levou os criadores do JPEG a implementarem uma nova versão, agora com a extensão em apenas 3 caracteres: o JPG

No entanto, outros sistemas como o MAC, mantiveram o uso do Formato JPEG. Isso fez com que os dois formatos se mantivessem em uso até hoje. Detalhe: mesmo com os sistemas tendo evoluído para aceitar extensões de arquivos com mais de três caracteres, como o Windows.

Nesse sentido, como as diferenças entre JPG e JPEG não são tão significativas, é possível utilizar qualquer um dos formatos. No entanto, em geral, o formato JPG é mais aceito pelas plataformas e sistemas em geral.

Para evitar problemas de incompatibilidade, dependendo do sistema no qual você utilizará a imagem, pode ser melhor optar pelo JPG.

O que torna JPG e JPEG tão similares? 

Como você pôde notar, ao analisar JPG x JPEG, não se encontram diferenças significativas. No entanto, há diversas semelhanças entre os dois formatos de imagem digital. Vamos conhecer algumas delas, a seguir.

Perdem qualidade quando salvos 

Apesar de serem formatos extremamente eficientes na compressão de arquivos de imagens digitais, JPG x JPEG, utilizam a compressão com perdas. 

Ou seja, elas conseguem reduzir bastante o tamanho das imagens, tornando-as mais leves para carregar em sites e blogs. Porém, ao realizar essa compressão, a imagem acaba perdendo um pouco de sua qualidade original. Entretanto, nada tão significante comparado ao tamanho da compressão que é possível atingir.

Porém, não é tão recomendado se você precisa de imagens com uma qualidade excepcional e com boa definição de contornos, por exemplo.

Na essência, são praticamente o mesmo

Como citamos anteriormente, comparando JPG x JPEG, não há grandes diferenciações. São praticamente o mesmo formato de imagem, que utilizam o mesmo método de compreensão. Eles se diferenciam apenas no nome da extensão.

No entanto, como citado anteriormente, o formato JPG tende a ser mais aceito pela maioria das plataformas e sistemas.

Nesse sentido, qualquer uma das opções que você escolher terá a mesma função de compressão da imagem. Lembrando que isso ocorre com perda de um pouco da qualidade.

Para evitar dores de cabeça, sempre verifique se os sistemas ou plataformas aceitam o formato que você decidir escolher.

São imagens rasterizadas (não vetoriais)

Ao analisarmos JPEG x JPG, é possível verificar que ambos são formatos de imagem rasterizadas. Ou seja, formadas por um conjunto de pixels, que são minúsculos quadradinhos coloridos que formam a imagem completa.

Por serem rasterizadas, as imagens JPEG e JPG não conta com linhas bem definidas. Por conta disso, perdem a qualidade ao aumentá-las de tamanho.

Isso não quer dizer que você não possa salvar uma imagem em um tamanho grande como 1920×1080 com uma ótima qualidade. Afinal, esses formatos suportam um tamanho de até 65.535 x 65.535 pixels e conseguem reduzir cerca de cerca de 50-75% das imagens, com a compressão com perdas.

O que faz a imagem perder qualidade por ser rasterizada é salvá-la em um tamanho pequeno e depois tentar expandi-la. Porém, se o arquivo já tiver uma boa qualidade e for salvo em um tamanho maior, não haverá tanto perda de qualidade na imagem.

Você tem um site ou blog, por exemplo? Então estes são opções de formatos interessantes, para que seu site não fique muito pesado por conta de imagens. De quebra, elas também apresentam uma boa performance.

Como converter arquivos para JPG ou JPEG? 

Converter arquivos para JPG ou JPEG é bem simples e há várias formas práticas de fazer isso, inclusive, sem precisar baixar nenhum tipo de ferramenta. Vamos apresentar algumas opções para você:

  • Paint – se você utiliza o sistema Windows, basta abrir o programa “paint” abrir a imagem, clicar em “salvar como” e escolher salvar no formato JPG ou JPEG;
  • iLoveIMG – é um site online e super prático para converter qualquer imagem em JPG ou JPEG em instantes. Basta selecionar a opção “comprimir imagem”, adicionar a imagem e clicar em “converter”. Super prático!
  • Canva.com – tanto para quem quer criar uma arte do zero ou simplesmente converter uma imagem em JPEG, ou JPG, é possível usar o Canva, tanto na versão gratuita como paga. Ele é uma ferramenta online, mas você também pode baixar o aplicativo. Basta criar ou adicionar a imagem desejada e no momento de fazer download da imagem, selecionar a opção de formato desejada.

Existem ainda uma série de outras ferramentas e programas que permitem converter JPG x JPEG e vice e versa. Geralmente, as próprias ferramentas de edição de imagem, já disponibilizam os dois formatos como opções para o salvamento de imagens.

Conclusão 

Em suma, ao comparar arquivos JPEG e JPG é possível chegar a conclusão de que não há tantas diferenças significativas entre ambas. Na verdade, na prática, elas são o mesmo formato, apenas com nomes diferentes.

No entanto, vale sempre ressaltar que o formato de arquivo JPG costuma ser mais aceito nas diversas plataformas e sistemas. Além disso, ambos os formatos utilizam a compressão com perdas. Por isso, reduzem significativamente o tamanho das imagens, mas comprometem um pouco a qualidade da imagem. Nada muito significativo se você não tem um site de fotografias, por exemplo.

Agora que você já entendeu quais são as diferenças entre JPG e JPEG, não vai mais ficar em dúvida na hora de salvar suas imagens, certo? Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado!

Navegue por tópicos

  • O que são JPG e JPEG? 

  • Quais as diferenças entre JPG e JPEG? 

  • O que torna JPG e JPEG tão similares? 

    • Perdem qualidade quando salvos 

    • Na essência, são praticamente o mesmo

    • São imagens rasterizadas (não vetoriais)

  • Como converter arquivos para JPG ou JPEG? 

  • Conclusão 

Tags:

  • Domínios

Ketlin Gonçalves

Estrategista de conteúdo, especialista em SEO on-page e redatora web. Apaixonada por aprender e escrever sobre os mais diversos assuntos. Entusiasta do mundo digital e suas possibilidades!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.