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Entenda o conceito de intenção de busca, sua aplicação prática e como ela pode impactar no fator de ranqueamento do seu site.

Este post é uma tradução do material What is search intent and why is it important for SEO?, publicado originalmente no blog da Yoast. O conteúdo foi autorizado para publicação no blog da HostGator.

SEO é uma maneira de obter mais tráfego para o seu site. Ao alcançar uma alta classificação no Google, você atrai mais pessoas para o seu site, o que leva a mais vendas e visitantes recorrentes. 

Para atrair pessoas para o seu site, você precisa otimizar seu conteúdo para as palavras certas. No entanto, para aumentar suas chances de classificar, convencer as pessoas a comprar seus produtos, inscrever-se na sua newsletter ou mesmo voltar ao seu site, é preciso levar em conta a intenção de busca. 

Neste post, vamos explicar o que é intenção de busca e como você pode otimizar seu conteúdo para a intenção de busca.

O que é intenção de busca?

Intenção de busca é o termo usado para descrever o propósito de uma busca online. É a razão pela qual alguém realiza uma busca específica. Afinal, todos que fazem uma busca online esperam encontrar algo. 

Mas a pessoa está procurando uma resposta para uma pergunta? Ela está procurando visitar um site específico? Ou está buscando online porque quer comprar algo? Muitos desses tipos de busca fazem parte da jornada do usuário online, mas frequentemente representam estágios diferentes.

Ao longo dos anos, o Google tem trabalhado duro para melhorar seu algoritmo a fim de determinar a intenção de busca das pessoas. O Google quer classificar páginas que melhor se ajustem ao termo de busca que alguém está usando, bem como à intenção de busca por trás da consulta. Por isso, você precisa garantir que seu post ou página se ajuste à intenção de busca do seu público.

4 tipos de intenção de busca

Existem alguns tipos distintos de intenção de busca. Vamos abordar os quatro mais comuns:

Intenção informacional

Muitas buscas na internet são feitas por pessoas que procuram informações. Pode ser informação sobre o tempo, sobre como educar crianças, sobre SEO, entre outros. Pessoas com intenção informacional têm uma pergunta específica ou querem saber mais sobre um determinado tópico.

Exemplo de intenção de busca informacional: captura de tela dos resultados do Google para o termo “molho de tomate”

molho de tomate

A compreensão do Google sobre a intenção vai além de simplesmente mostrar resultados que fornecem informações sobre um termo específico. O Google entende, por exemplo, que pessoas buscando por “molho de tomate” provavelmente estão procurando receitas, não pela história culinária do molho. Ele até compreende que, para alguns termos de busca, como “como fazer um alimentador de pássaros”, é útil incluir vídeos e imagens.

Intenção de navegação

O segundo tipo de intenção de busca é chamado de intenção de navegação. Pessoas com essa intenção querem visitar um site específico. Por exemplo, pessoas que buscam por “Facebook” online caminham geralmente o site do Facebook. 

Portanto, você quer garantir que seu site possa ser encontrado quando alguém busca pelo nome da sua empresa online.

Exemplo de intenção de busca de navegação: captura de tela dos resultados do Google para o termo “Facebook”

facebook

Lembre-se de que classificar bem para um termo de navegação é benéfico, principalmente se seu site for o site que as pessoas estão procurando. 

Intenção transacional

O terceiro tipo de intenção de busca é a intenção transacional. Muitas pessoas compram coisas online e navegam na rede para encontrar a melhor oportunidade de compra. Elas estão buscando com intenção transacional quando o propósito é comprar algo naquele momento. 

Muitas vezes, isso significa que elas já sabem exatamente o que querem comprar e apenas querem chegar à página do produto imediatamente.

Exemplo de intenção de busca transacional: captura de tela dos resultados do Google para o termo “luminária IKEA ps 2014”

ikea

Investigação comercial

Algumas pessoas têm a intenção de comprar em breve e usam a rede para fazer sua pesquisa. 

Qual máquina de lavar seria a melhor? Qual plugin de SEO é o mais útil? Essas pessoas também têm intenção transacional, mas precisam de mais tempo e convencimento. Esses tipos de intenções de busca são geralmente chamados de intenções de investigação comercial.

Exemplo de intenção de investigação comercial: captura de tela dos resultados do Google para o termo “melhores máquinas de lavar 2021”

melhores máquinas de lavar

Intenção de palavras-chave

As palavras que as pessoas usam em suas consultas de busca nos dão uma ideia da intenção do usuário. Isso também funciona ao contrário. Ao formular palavras-chave com palavras específicas de intenção, você pode aumentar suas chances de ser visto por pessoas com a intenção de busca correspondente.

O que queremos dizer com palavras específicas de intenção? Bem, palavras-chave com intenção transacional frequentemente conterão palavras como:

  • comprar;
  • oferta;
  • desconto;
  • nomes de produtos.

Para dar outro exemplo, buscas informacionais podem (mas não necessariamente) conter palavras como:

  • informação;
  • como;
  • melhor maneira de;
  • por quê.

Como otimizar seu conteúdo para a intenção de busca

Por que estamos dizendo isso? Porque você quer garantir que uma página de destino corresponda à intenção de busca do seu público

Se as pessoas estão procurando por informações, você não quer mostrar uma página de produto. Pelo menos, não imediatamente. Você provavelmente as afastaria. Mas se alguém quer comprar seu produto e encontra um de seus posts longos, você pode perdê-los. Nesse caso, você quer os direcionar para sua loja e a página do produto certo.

Otimizar suas páginas de produtos para palavras-chave comercialmente direcionadas é uma boa ideia. Por exemplo, se você vende vitaminas para cães, você pode otimizar uma página de produto (ou categoria) para o termo de busca “comprar vitaminas para cães”. Talvez você também tenha um artigo sobre como administrar vitaminas. Você pode otimizar esse artigo para o termo de busca “como dar vitaminas ao meu cão” e direcioná-lo a pessoas com intenção informacional.

Pesquise a intenção de busca do seu público

Às vezes pode ser bastante difícil determinar a intenção de busca de uma consulta. E talvez diferentes usuários que usam o mesmo termo de busca tenham uma intenção (ligeiramente) diferente. Felizmente, há uma fonte direta para consultar se você quer saber qual intenção se encaixa melhor em suas palavras-chave: as páginas de resultados de busca. 

Descubra como você pode usar as páginas de resultados para criar um ótimo conteúdo baseado em intenção. Se você quer saber mais sobre a intenção de busca do seu público, outra maneira é perguntar diretamente a eles. Você pode criar uma pesquisa curta, contendo perguntas sobre o que as pessoas estão procurando, e fazer essa pesquisa aparecer quando as pessoas visitarem seu site.

Isso provavelmente lhe dará algumas informações valiosas sobre seu público e suas intenções. Certifique-se de não ser muito intrusivo com esses tipos de pop-ups, pois isso pode prejudicar a experiência do usuário em seu site.

Conclusão

É crucial garantir que o conteúdo que você está escrevendo se ajuste tanto aos termos que as pessoas estão procurando quanto à intenção de busca do seu público. Certifique-se de que seu post ou página seja informativo quando as pessoas estiverem procurando por informações. 

Seja o primeiro resultado quando alguém buscar pelo nome da sua empresa. Forneça conteúdo que ajude as pessoas a tomar uma decisão informada quando continuam investigando suas opções. Mas direcione as pessoas para suas páginas de vendas se elas estiverem procurando comprar um de seus produtos.

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  • O que é intenção de busca?

  • 4 tipos de intenção de busca

    • Intenção informacional

    • Intenção de navegação

    • Intenção transacional

    • Investigação comercial

    • Intenção de palavras-chave

  • Como otimizar seu conteúdo para a intenção de busca

  • Pesquise a intenção de busca do seu público

    • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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