Mais de 46% dos empresários disseram que utilizam a inteligência artificial em suas atividades de maneira regular.
Em outubro de 2024, a HostGator Brasil conduziu um estudo para entender como está o uso da inteligência artificial pelos pequenos e médios empresários que possuem um site. Neste cenário, 61,41% dos participantes revelaram que a tecnologia faz parte de suas atividades.
O levantamento em questão contou com a resposta de 894 participantes, e ainda aponta que 26,73% dessas pessoas não utilizam a inteligência artificial, mas desejam implementá-la em suas tarefas em algum momento. Os 11,86% restantes revelaram que não estão interessados nesse tipo de serviço ou não conhecem muito sobre as ferramentas.
Nível de confiança na inteligência artificial
Quando falamos no grau de confiança em tecnologias como ChatGPT e outras inteligências artificiais, 91,63% dos entrevistados disseram que confiam bastante no poder da IA para melhorar a eficiência de seus negócios.
Confira a seguir quais são os segmentos em que a IA mais aparece em atividades cotidianas e de que maneira ela é utilizada:
- Marketing digital: geração de conteúdo, imagens e vídeos;
- Atendimento ao cliente: chatbots e assistentes virtuais;
- Vendas: personalização de ofertas e automação de interações;
- Finanças: planejamento financeiro e controle de custos;
- Gestão de pessoas: recrutamento e análise de desempenho.
Por fim, o nível de confiança também varia conforme a área de atuação de uma empresa. Aqueles que demonstram confiança maior são os que tendem a explorar mais áreas simultaneamente, como marketing digital e atendimento ao cliente. Em contrapartida, os menos confiantes estão concentrados em poucas áreas, como finanças, operações e logística.
Outro fator importante: 72,8% dos respondentes que não conhecem ferramentas de inteligência artificial apresentam altos níveis de confiança de que a tecnologia pode ajudar sua operação. Isso aponta uma possível oportunidade de melhorar a educação de alguns segmentos de pequenas e médias empresas, de modo a aumentar a adoção da tecnologia.
Barreiras para adoção da inteligência artificial
Por mais que a inteligência artificial esteja disponível para todos, o estudo da HostGator revela que diversos empresários ainda encontram barreiras em sua adoção. O fator mais citado por muitos é o custo elevado, seguido de perto pela falta de conhecimento e a pouca qualificação de profissionais para lidar com a IA.
Em uma escala menor, alguns dos respondentes esbarram em questões referentes à privacidade, enquanto outros indicam que usar a IA ainda não é uma prioridade para a sua estratégia de negócio.
A pesquisa também descobriu que, dentro da faixa dos respondentes que utilizam regularmente ferramentas de inteligência artificial nas empresas, a principal barreira encontrada ainda é o custo elevado. Já os que utilizam de forma esporádica enfrentam a falta de conhecimento da aplicação de inteligência artificial em seus negócios. Dentro da faixa dos que não utilizam ferramentas de IA, a falta de conhecimento e despriorização da tecnologia são as principais barreiras encontradas.
Impactos da inteligência artificial nos negócios
Por fim, a pesquisa da HostGator identificou quais seriam os principais impactos da inteligência artificial nos negócios nos próximos 5 anos, na opinião dos respondentes.
68,34% acreditam que a inteligência artificial tem potencial de influenciar no crescimento e competitividade das empresas, enquanto 19,50% apostam em uma maior eficiência operacional, mas sem grande impacto direto no crescimento.
Projeções para o futuro
Não há dúvidas de que a inteligência artificial ainda tem espaço para crescer mais. Um levantamento da Goldman Sachs revelou que essa tecnologia será capaz de impulsionar um aumento de US$ 7 trilhões no PIB global em 10 anos.
Atualmente, a inteligência artificial aparece em 5 tipos diferentes:
- texto: para geração de textos nos mais variados campos, seja um comunicado ou roteiro para vídeo;
- código: nessa modalidade, a inteligência artificial é capaz de criar código de programação funcional para as mais diversas finalidades;
- imagem: algumas IAs são capazes de gerar imagens e até mesmo ilustrações variadas. Basta dar as diretrizes do que precisa e a tecnologia se encarrega de fazer o restante;
- áudio: essas inteligências conseguem criar música e sintetizar áudios a partir de textos ou qualquer outra referência sonora;
- vídeo: da mesma forma como na criação de imagens, as IAs também são capazes de criar vídeos realistas com base em descrições em texto ou até mesmo fotos.
Quais são as ferramentas de IA mais usadas no mundo?
Quando se fala em inteligência artificial, os primeiros nomes que surgem na cabeça de muitas pessoas são ChatGPT e Gemini. Porém, existem muitas outras opções, conforme aponta um levantamento da Andreessen Horowitz com as 50 IAs mais usadas em todo o mundo.
A Andreessen Horowitz também separou as empresas de inteligência artificial por segmento dentro das categorias aplicativos e sites, com base nos rankings apresentados mais acima. Na sequência, veja quais são as modalidades mais usadas:
Principais Resultados
No fim, é possível concluir o seguinte no estudo feito pela HostGator:
- 61,41% dos empresários brasileiros já utilizam inteligência artificial em suas atividades diárias;
- 91,63% dos entrevistados confiam na IA para aumentar a eficiência de seus negócios;
- Principais áreas de aplicação da IA: marketing digital, atendimento ao cliente, vendas, finanças e gestão de pessoas;
- 26,73% desejam implementar IA no futuro, enquanto 11,86% não têm interesse ou desconhecem a tecnologia;
- Principais barreiras para adoção: custo elevado, falta de conhecimento e qualificação profissional.
Ainda sobre inteligência artificial, conheça duas ferramentas da HostGator que utilizam essa tecnologia: o gerador de nome de empresa e o gerador de descrição de produto. Ao clicar em qualquer uma delas, basta acrescentar as informações das quais precisa e deixar que o sistema se encarregue de gerar o que você precisa!
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