Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

A internet é um dos melhores lugares para começar a empreender. Confira as melhores ideias de negócios on-line e como iniciar a trajetória da sua empresa.

Para todos aqueles que sonham em iniciar o seu próprio negócio, a internet é um terreno extremamente fértil! Hoje, é possível que qualquer pessoa lance um negócio online usando apenas o computador e pouco ou nenhum investimento.

Existem inúmeras maneiras de ganhar dinheiro on-line que permitirão que você seja seu próprio patrão enquanto aumenta sua renda por conta própria — não há necessidade de ser um profissional em gestão de negócios, nem mesmo de alugar instalações. 

Neste artigo, apresentamos algumas ideias de criação de negócios online! Você pode desenvolvê-lo como uma atividade em tempo integral ou paralelo com seu trabalho fixo. Confira!

O que são negócios online?

Negócios online

O rápido crescimento da internet acelerou o aumento das oportunidades de negócios online. Os clientes, que antes precisavam ir a uma loja ou local físico para comprar produtos e serviços, agora, podem fazer tudo em suas casas ou escritórios.

Assim, o termo negócio online é bastante abrangente e se refere à realização de quaisquer atividades comerciais na internet. Isso pode englobar trabalhos com publicidade, comunicação, venda, compra e muito mais!

Essa modalidade de negócio oferece grandes vantagens, por isso tem se popularizado tanto. Dentre elas, vale destacar alcance ilimitado possibilitado pela internet, baixo custo com operações (como marketing, sem necessidade de manter um aluguel, etc), facilidade de realizar transações e outras.

Ideias de negócios online

Blog

Começar seu próprio blog é uma maneira divertida e gratificante de ganhar dinheiro on-line. Apesar disso, é uma das atividades de negócios online que mais consome tempo!

Se você adora escrever ou tem uma paixão que gostaria de compartilhar, lançar um blog é uma ótima maneira de transformar seu hobby em uma atividade remunerada. 

A vantagem é que os custos iniciais são relativamente baixos, com a principal despesa sendo a hospedagem do site.

Escrever um blog

Site de Dropshipping

Dentre as várias oportunidades que existem para lançar o seu negócio online, certamente, o dropshipping é uma das mais interessantes e em alta! Trata-se de uma modalidade em que você vende on-line sem um produto em estoque por conta própria. 

Mas, afinal, como isso funciona? Quando o cliente realiza uma compra, você faz o pedido ao fornecedor, que envia os produtos diretamente a ele.

Mesmo que a margem seja menor que você mesmo administrando os estoques, as vantagens são muito atraentes: não há necessidade de manter um depósito ou investir em logística. Além disso, a administração é feita 100% pelo computador!

Após encontrar seu nicho e fornecedores, você só precisa criar uma vitrine on-line em uma plataforma e listar seus produtos.

Trabalhar com dropshipping

Redação freelancer

Se você tem talento para escrita e gosta disso, a atividade de escrever para internet como microempreendedor pode ser para você!

Começar seu negócio online como freelancer exigirá um pouco de conhecimento em marketing (para divulgar seu trabalho) e networking (para encontrar seus clientes).

Começar em plataformas populares, como o 99freelas ou o Workana, te ajudará a conseguir visibilidade no início. 

Trabalhar como redator freelancer

Desenvolvimento web

Se você já é um profissional da área de tecnologia ou mesmo tem afinidade com o desenvolvimento web, essa pode ser uma ótima oportunidade de negócios online para investir!

Com as várias plataformas de cursos disponíveis e todos os recursos que podem ser encontrados na internet, é possível até aprender a programar e projetar sites para começar a trabalhar.

A grande vantagem é que esse mercado tem uma demanda constante e não saturada. Além disso, a remuneração costuma ser excelente, especialmente para quem é especialista.

Trabalhar como desenvolvedor web

Assistência Virtual

Trabalhar como assistente virtual para empresas é uma ótima maneira de começar um negócio online rápido e sem grandes investimentos.

A função de um assistente pessoal é cobrir várias tarefas, como atender chamadas, agendar reuniões, enviar e-mails, etc. 

Você pode facilmente trabalhar para se tornar referência em suporte de negócios, aumentando sua reputação e clientes.

Trabalhar com Assistência Virtual

Design gráfico

Sabia que você não precisa de um diploma em design gráfico para iniciar seu negócio online nessa área? Se você tem boas habilidades e noções de design, é o suficiente para começar a alcançar serviços on-line.

O design gráfico é necessário para todos os tipos de projetos, por isso a demanda é garantida. Procure criar um portfólio on-line para promover seu trabalho e ganhar visibilidade!

Trabalhar com designer gráfico

Fotografía

Se você é fotógrafo ou gosta de fotografia (e conhece o básico), vender suas fotos pode ser uma ótima maneira de transformar seu talento em um negócio online!

Muitas empresas precisam constantemente de novas fotografias para acompanhar seu conteúdo. Inclusive, existem alguns sites bastante populares, como Shutterstock ou Adobe Stock, em que você pode enviar suas fotos e ser pago por download.

Trabalhar com fotografia

Crie um Site de Ecommerce

Entre tantas alternativas de negócios online, a criação de um ecommerce ou loja virtual é um excelente opção para quem deseja empreender pela internet. Imagine que nele você consegue vender seus produtos para pessoas de todo o Brasil.

Na atualidade as pessoas muitas vezes preferem comprar pela internet, do conforto da sua casa e esta acaba sendo uma excelente oportunidade para começar o tão esperado empreendimento.

Vem entender como começar a criar um ecommerce do zero!

Abrir um ecommerce

Marketing de afiliado

Trabalhar com marketing de afiliados significa promover produtos de outras empresas e receber uma porcentagem por cada venda recebida. Para isto, você vai precisar escolher um nicho de mercado, se tornar conhecedor deste nicho e criar um site para conseguir vender os produtos ou serviços que você deseja.

Que tal entender mais com este vídeo criado pelo setor de afiliados da HostGator:

Ferramentas para criar negócios online

Sabemos que existem diversas formas de estar presentes na internet e todas elas somam de algum jeito para ser encontrados pelos potências cliente e manter um relacionamento com eles.

Vamos entender quais ferramentas você precisa para fazer com que seu negócio esteja presente na rede!

Domínio:

O domínio será o nome do seu site, quer dizer, como as pessoas vão encontrar seu site. Por isso, ele é indispensável para negócios online e independente de que seu site seja um blog, loja online ou até um site institucional, você vai precisar de um domínio.

Vem conferir como criar seu domínio no nosso post sobre: Tudo que você precisa saber sobre domínios

Hospedagem de site:

Aqui é onde você vai armazenar o conteúdo do seu site, podemos dizer que a hospedagem é o terreno onde sua casa (seu site) será construída e o domínio é o endereço pelo qual seus clientes encontraram sua casa (seu site).

Deu pra entender? Se ficou com alguma dúvida, entenda aqui tudo sobre Hospedagem de sites.

Aliás, aqui no blog da Hostgator você encontra diversos conteúdos sobre esse assunto. Para saber mais sobre domínio e hospedagem, confere o vídeo que preparamos para você:

Redes social:

A redes social é um excelente canal para complementar seu site, e estar ainda mais presente na internet. Nela você alcança miliares de pessoas que podem estar interessadas em seu produto ou serviço e, além de tudo, e de graça.

Que tal entender como encontrar a melhor rede social para seu negócio? Clique aqui e vem conferir!

Como criar seu negócio online

Ficou inspirado com nossas sugestões de negócios online nos quais você pode investir? Esperamos que sim! Agora, que tal receber algumas dicas de como criar sua empresa? Imaginamos que você esteja em dúvida de como começar.

Pense no que você sabe e gosta de fazer

O primeiro passo para abrir seu negócio online é escolher com o que você vai trabalhar! Isso pode ser uma grande dificuldade inicialmente, mas saiba que é bastante simples. Muitas vezes, é mais fácil começar no setor ou na profissão que você domina porque:

  • você sabe se a ideia é realista;
  • você conhece o setor e as regras,
  • você domina o know-how!

Não esqueça de considerar se gosta dessa atividade! Afinal, o negócio pode ser muito mais produtivo se você realmente o faz com empenho e paixão.

Seja crítico

Ao comprar algo ou usar um serviço, pergunte-se: é o melhor produto, o mais eficaz, o mais barato, o mais seguro, o mais prático? Quais são os defeitos? Quais são os pontos de melhoria? 

Fazendo isso, você pode encontrar soluções para melhorar coisas que você usa e lhe são úteis. Por sua vez, é possível conseguir inspiração e ideias para seu próprio negócio a partir disso.

Faça um balanço do projeto

Depois que já decidiu, é preciso pensar na viabilidade de abrir essa empresa. Por que começar um negócio? Faça um balanço antes de se apressar. Pergunte a si mesmo:

  • por que você quer construir seu negócio?
  • você tem uma oportunidade rápida de iniciar um negócio?
  • quer sair da sua situação profissional atual com urgência?

Começar um negócio exige reflexão sobre si mesmo, suas motivações e suas ambições, mas também acertar um cronograma, no prazo e no orçamento: 

  • quanto tempo leva para começar?
  • quanto tempo você levará para se tornar lucrativo e receber pagamento?
  • qual é a quantidade de seus recursos financeiros e economias utilizáveis? 
  • por quanto tempo você pode pagar?

Além disso, é importante realizar um estudo de mercado e um plano de negócios para conhecer melhor as possibilidades e seus ativos. Antes de iniciar, investigue se isso vai gerar lucro suficiente para suprir suas necessidades! Você precisará realizar uma pesquisa de mercado para:

  • validar a demanda em sua área de influência;
  • conhecer as expectativas dos seus clientes para apresentar uma oferta adequada,
  • analisar seus concorrentes e se diferenciar!

Monte um plano de negócios

Como mencionamos, você também precisará de um plano de negócios. Isso incluirá previsões financeiras e permitirá:

  • antecipar sua necessidade de capital de giro;
  • definir objetivos de rotatividade;
  • conhecer o seu ponto de equilíbrio;
  • determinar suas necessidades financeiras,
  • identificar seus recursos e parceiros!

Proteja a marca e reserve nome de domínio 

Desde o início, se a atividade exigir, você deve reservar imediatamente o nome de domínio associado à sua empresa (ou verificar a disponibilidade antes de validar). Se esses procedimentos forem realizados posteriormente ou nenhuma verificação for feita na escolha do nome, a marca e/ou domínio associado podem não estar disponíveis.

Persevere

É muito fácil esquecer que um dia dura apenas vinte e quatro horas quando você se entrega a planos de trabalho excessivamente ambiciosos. No entanto, também é assim que nos envolvemos nos projetos mais incríveis!

No início, nada virá fácil, e você precisa estar preparado para isso. Além disso, vale destacar que, provavelmente, a busca contínua pela simplicidade é o melhor guia com o qual você pode contar. 

Lembrando que simplicidade não é sinônimo de facilidade! Não é fácil manter as coisas simples. Buscar a simplicidade tem relação com eliminar o supérfluo. É um esforço de síntese que elimina as dificuldades na realização do trabalho. 

A busca pela simplicidade é essencial em todos os níveis de sua atuação profissional e vai ajudar a se manter perseverante. Quer seja para se apresentar, integrar redes de parceiros, construir o seu modelo de negócio, concretizar um produto ou serviço, isso será de grande valia!

Então, fica claro que, no mundo ultraconectado de hoje, a presença online é mais que uma oportunidade de negócio, sendo uma necessidade.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a clarear suas ideias para um novo empreendimento! Compartilhe com a gente e acompanhe o blog da HostGator para mais conteúdos.

Navegue por tópicos

  • O que são negócios online?

  • Ideias de negócios online

    • Blog

    • Site de Dropshipping

    • Redação freelancer

    • Desenvolvimento web

    • Assistência Virtual

    • Design gráfico

    • Fotografía

    • Crie um Site de Ecommerce

    • Marketing de afiliado

  • Ferramentas para criar negócios online

    • Domínio:

    • Hospedagem de site:

    • Redes social:

  • Como criar seu negócio online

    • Pense no que você sabe e gosta de fazer

    • Seja crítico

    • Faça um balanço do projeto

    • Monte um plano de negócios

    • Proteja a marca e reserve nome de domínio 

    • Persevere

Tags:

  • Loja HostGator

Luana Sa

Graduanda em Letras pelo CEFET-MG, Luana Sá é redatora e revisora há 2 anos. Apaixonada pela comunicação (ou conexão) entre palavras e pessoas, escreve com o objetivo de transformar ideias em textos incríveis. Ama livros e histórias bem feitas - porque não acredita em perfeição, mas sim em excelência. Persegue seus sonhos com essa perspectiva!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários