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Conheça 13 ideias de conteúdo para Instagram e aumente o engajamento do seu público e comunicar da forma certa com o seu público!

Você provavelmente já sabe que o Instagram é um aliado poderoso para aumentar o seu alcance digital e impulsionar suas vendas. Popular no mundo todo, a rede tem no Brasil uma base fiel de usuários: mais de 95 milhões de perfis ativos por mês. É muito provável que o seu público-alvo faça parte desse grupo, mas, afinal, como realmente impacta-lo?  

Uma estratégia bem-sucedida em qualquer rede social depende de um planejamento minucioso. Aqui, não é diferente. Para superar a concorrência e gerar engajamento em seus posts, é preciso saber quando, como e o que postar. Isso envolve a compreensão das características da audiência e, também, do próprio Instagram. 

É preciso combinar posts que motivem o envolvimento dos seguidores com práticas adequadas ao algoritmo da plataforma. Neste texto, vamos passar dicas para você alcançar esses objetivos. Continue lendo para aprender mais sobre o processo de planejamento e conhecer 13 ideias de conteúdo para Instagram!

Como fazer planejamento de conteúdo para instagram?

É comum que a gestão de redes sociais seja encarada como uma atividade simples, conduzida de forma quase automática. Contudo, em uma estratégia sólida, isso não é verdade. Os benefícios oferecidos pelo Instagram só podem ser alcançados a partir de um planejamento bem estruturado, tendo em vista a realidade e os objetivos do empreendimento. 

De nada adianta, por exemplo, investir no impulsionamento de um post e depois ficar semanas sem publicar nada. Mesmo se o anúncio atrair visualizações, a falta de constância vai dificultar a captura de novos seguidores e futuros consumidores. Não é à toa que a taxa de engajamento é considerada a principal métrica de sucesso das redes. 

Fazer o público engajar, contudo, é uma tarefa que demanda organização, inteligência e criatividade. A seguir, confira os passos que você deve seguir para criar um planejamento que contemple esses fatores. 

Defina uma linha editorial 

Linha editorial é um termo que vem do jornalismo e indica, basicamente, a visão e os valores de um veículo de comunicação. Todas as matérias são desenvolvidas com base nessa linha, o que faz com que o público reconheça rapidamente a identidade do jornal em questão. Esse conceito também pode ser aplicado no marketing de conteúdo.

No contexto do Instagram, a linha editorial se refere ao teor dos conteúdos postados. Quais assuntos serão abordados? Quais formatos serão explorados? Qual será a frequência de postagem? Seu planejamento deve indicar claramente a resposta para essas perguntas, possibilitando um processo de produção eficiente. 

Aqui, uma dica importante é tomar cuidado para não criar uma linha editorial abrangente demais. O objetivo deve ser posicionar sua marca como uma autoridade no assunto, o que pode ser mais difícil se você falar sobre tópicos muito diversos. Busque se concentrar nas dores da sua persona e em tópicos relacionados aos seus produtos/serviços. 

Use uma ferramenta de organização

O algoritmo do Instagram é configurado para oferecer experiências cada vez melhores aos seus usuários. Para isso, constantemente avalia a relevância das páginas que postam conteúdos, beneficiando aquelas que fazem uso das melhores práticas. Um dos critérios mais importantes é a constância. 

Se você ficar muito tempo sem postar, sua página pode perder relevância nos mecanismos de busca da rede social, comprometendo seu alcance. Além disso, é importante definir estrategicamente os horários das suas publicações, de modo a atingir seu público em seu momento de maior atividade. 

Se organizar é fundamental, e, para isso, nada melhor que uma ferramenta de organização. Elas permitem a automação da estratégia por meio do agendamento de posts, garantindo que o calendário editorial seja seguido à risca. 

Faça uma lista com formatos de conteúdo

Se você for buscar ideias de conteúdo para Instagram, vai notar que a rede social oferece diferentes formatos para criar experiências engajamento. Além das tradicionais fotos no feed, você pode explorar os diversos recursos oferecidos nos stories, como enquetes, figurinhas de pergunta e quizzes. 

Há também a possibilidade de produzir vídeos curtos, para os reels, ou mais longos, para o IGTV.  Cabe a você identificar os formatos que fazem mais sucesso entre o seu público, por isso, liste cada um deles e realize alguns testes para encontrar os mais relevantes. 

Pesquise o que a concorrência posta

É justo admitir que o público-alvo dos seus competidores é semelhante ao seu. Assim, é uma boa ideia realizar uma análise da concorrência para observar como os seguidores se comportam. Se há uma tendência para maior engajamento em vídeos, por exemplo, é um indicativo de que produzir esse formato pode render mais resultados. 

Analisar a concorrência é uma forma de otimizar as suas tomadas de decisão. A relação entre consumidores e marcas que estão no mesmo mercado que você gera insights valiosos para criar estratégias cada vez melhores. 

Crie uma pasta de ideias 

As ideias precisam sair da sua cabeça e ser armazenadas em algum lugar até que possam ser executadas, certo? Acontece que, nesse processo, muitas são perdidas ou perdem a força. Por isso, é crucial pensar em uma estrutura para guardar suas ideias de forma organizada, possibilitando que sejam acessadas quando necessário. 

Então, crie uma pasta de ideias. Separe um espaço digital exclusivamente para organizar os pensamentos que podem vir a se tornar um conteúdo de valor. É possível, inclusive, permitir que outras pessoas da equipe tenham acesso à pasta, abrindo espaço para um verdadeiro processo de brainstorming. 

Use o pinterest como inspiração

Já que estamos no assunto, é interessante mencionar o Pinterest. A rede social, que foi justamente desenvolvida para compartilhar, procurar e armazenar ideias, é uma excelente fonte de inspiração para o seu planejamento no Instagram. Lá você pode deixar sua criatividade fluir e utilizar referências incríveis para criar conteúdos únicos e valiosos. 

Faça programação semanal

Tudo muda muito rápido na internet. Um meme que fez sucesso semana passada pode se tornar completamente obsoleto daqui a um mês. É a natureza do mundo digital e, ao montar seu planejamento para o Instagram, é preciso considerá-la. Para evitar surpresas e manter a regularidade, o ideal é trabalhar com planejamentos semanais. 

É verdade que com uma ferramenta de automação você pode programar seus posts para serem publicados automaticamente por um mês, ou até mais. Contudo, quem garante que eles se manterão relevantes durante todo esse período? Uma abordagem semanal garante o timing necessário para uma comunicação frutífera com os seguidores. 

Além disso, a ferramenta de análise de dados do Instagram providencia relatórios de desempenho semanais, que podem servir como base para aumentar a eficiência dos seus esforços. 

13 ideias de conteúdo para instagram

Com um planejamento sólido, você pode partir para ações mais criativas. Para definir as melhores formas de abordar seu público e passar a mensagem desejada, é preciso considerar suas particularidades. Fique sempre atento aos dados para identificar os formatos que geram mais engajamento e os que despertam menos atenção da audiência. 

Além disso, certifique-se de construir uma identidade sólida para sua página, tanto no aspecto visual quanto na redação das suas publicações. É importante que o seguidor bata o olho no seu post e saiba, automaticamente, que ele vem da sua marca. Isso gera um movimento de reconhecimento de marca com valor imensurável. 

Com esses conceitos em mente, listamos abaixo 13 ideias de conteúdo para Instagram. Vamos falar um pouco sobre as vantagens que cada uma delas pode oferecer e passar dicas para você implementá-las. Continue lendo!

1. Guias e manuais focados no público

Focar no público significa entender suas dores, necessidades e motivações. Quando falamos em comércio digital, uma das principais barreiras encontradas na jornada de compra é a incerteza sobre um produto ou serviço. Por isso, parte de suas publicações deve ter como objetivo responder as dúvidas sobre a mercadoria que você oferece. 

O Instagram é uma rede propícia para a produção de guias e manuais, já que facilita o uso de recursos visuais. Crie imagens detalhando os seus produtos e garanta que a audiência tenha as informações necessárias para tomar a decisão de compra. 

2. Clientes ou influenciadores usando o produto

Na hora de planejar seu conteúdo, é primordial levar em consideração as características do público moderno. Acostumados ao acesso rápido e fácil à informação, os chamados consumidores 4.0 não dão mais tanta atenção a grandes campanhas publicitárias. Em vez disso, preferem ouvir a opinião de amigos, familiares e influenciadores. 

Para explorar isso, você pode encorajar seus clientes a postar fotos ou vídeos utilizando seus produtos. Você pode criar uma hashtag específica para a campanha, gerando maior engajamento e possibilitando que mais pessoas vejam o conteúdo. Para ir além nessa estratégia, envolva influenciadores. 

Os digital influencers contam com bases consolidadas de seguidores, que tendem a engajar com a maioria de seus posts. Busque um perfil que conte com uma audiência semelhante ao seu público-alvo e ofereça uma parceria. O arranjo pode envolver pagamentos financeiros ou simplesmente o envio de amostras grátis. 

3. Fotos com fundo claro e boa iluminação

O Instagram é uma rede social focada nos recursos visuais. A qualidade das imagens que você postar vai afetar diretamente a percepção do público, que sempre espera experiências agradáveis. Por isso, certifique-se de utilizar fotos com fundo claro e boa iluminação, facilitando a visualização do conteúdo. 

4. Fotos de clientes com o produto

Ali em cima, falamos sobre a possibilidade de estimular seus clientes a postar fotos e vídeos com o seu produto. Se a ação for bem-sucedida, você vai contar com um enorme volume de user-generated content, ou conteúdo gerado pelo usuário. Publique-os em seus stories ou até no seu feed para extrair mais valor da campanha. 

6. Foto com a caixa do produto

Um dos princípios fundamentais para aumentar as vendas é adicionar valor ao produto. Isso envolve, entre outras coisas, a embalagem. Em vez de se limitar a postar fotos do produto, inclua também imagens da sua caixa original. Isso vai transmitir credibilidade aos seguidores, que poderão constatar que se trata de um comércio legítimo. 

7. Perguntas para conhecer a audiência

A possibilidade de aumentar o conhecimento sobre a audiência é um dos grandes trunfos das redes sociais. Utilize os recursos do Instagram para adquirir informações relevantes sobre seu público-alvo. Isso pode incluir desde dados demográficos até o nível de conhecimento sobre um produto específico. 

Uma boa forma de prosseguir com essa abordagem é utilizar os recursos do stories. A caixa de perguntas oferece uma forma lúdica para seus seguidores responderem questões de todos os tipos. 

8. Conteúdos interativos

Conteúdos interativos estão em alta no marketing digital. A interatividade é um atrativo a mais para a audiência, que se vê diante de uma experiência valiosa e diferenciada. Esse tipo de conteúdo é fundamental para educar o consumidor sobre um produto, estabelecer um relacionamento de confiança e, também, coletar informações relevantes. 

No Instagram, a aplicação de um quizz pode fornecer insights sobre o ponto da jornada em que se encontra o consumidor. Se o usuário erra a maioria das perguntas sobre um produto, por exemplo, indica que ainda não conhece o suficiente para reconhecê-lo como melhor opção. Ao mesmo tempo, o caráter lúdico do quiz fornece uma experiência de aprendizado eficaz. 

Outra opção de funcionalidade interativa do instagram é a enquete. Basicamente, você faz uma pergunta e oferece duas opções de resposta para os seguidores. Os resultados podem representar um forte indicativo sobre as preferências do seu público. 

9. Memes com situações cotidianas

Memes são sempre uma boa pedida quando o assunto é conteúdo para redes sociais, desde que utilizados com bom senso. Dito isso, criar memes com situações cotidianas é uma forma simples e divertida de engajar sua audiência, que vai se identificar com o post. 

Esse tipo de abordagem, embora não envolva vendas diretas, cria relacionamentos que rendem frutos em longo prazo. 

10. Bastidores do negócio

Permitir que o consumidor conheça os bastidores do seu negócio é uma forma de humanizar sua marca e gerar credibilidade. Você pode fazer isso a partir de stories diários mostrando o cotidiano do seu processo produtivo, mas também pode produzir vídeos institucionais mais longos e educativos, a serem postados no IGTV. 

11. Enquetes para aumentar o engajamento

Além de fornecer dados que podem otimizar sua estratégia, as enquetes estão entre os formatos preferidos do público. Com apenas um toque, o usuário pode fazer parte da experiência e checar os resultados parciais. Isso estimula a participação e impulsiona a taxa de engajamento. 

12. Depoimentos de clientes

Coletar depoimentos é uma prática antiga de marketing, mas que se mostra mais importante do que nunca. A era digital gerou consumidores que dão muito valor à opinião de terceiros. Por isso, incluir relatos de clientes em sua estratégia de conteúdo é uma forma de facilitar o acesso a esse tipo de feedback. 

O ideal é conseguir um depoimento em vídeo, mas, caso não seja possível, uma imagem com as aspas do cliente já gera um impacto significativo. 

13. Lives para interação com o público

Por fim, temos as transmissões em tempo real, popularmente conhecidas como lives. Esse formato é excelente para estimular a interação do consumidor, que pode participar ativamente com comentários e até ser convidado para aparecer na live. Lembre-se de planejar suas transmissões com antecedência para colher os melhores resultados possíveis. 

Ideias de conteúdo para instagram de Hamburgueria

Conforme mencionamos, seu planejamento de conteúdo deve ser desenvolvido de acordo com o nicho que você deseja atingir. É fundamental realizar uma pesquisa de mercado, analisando a concorrência e o público para definir o melhor caminho a tomar. Com isso em mente, separamos algumas ideias voltadas para o setor de hamburgueria. Confira!

Fotos em close 

É um fato: nós comemos com os olhos. Ver uma comida – ou foto de comida, nesse caso – ativa partes do nosso cérebro ligadas à fome, e podemos “imaginar” como é o sabor daquela comida. E você pode (deve!) aproveitar isso. 

Poste fotos dos seus hambúrgueres de um jeito que pareçam deliciosos. Valorize a qualidade e beleza dos ingredientes, a carne suculenta, os molhos, o queijo derretendo, etc. Você ainda pode postar fotos ou vídeos do hambúrguer cortado ao meio, de modo a mostrar todos os ingredientes dentro do sanduíche. 

Caso venda combos, insira os produtos nas fotos também: batatas fritas douradas, refrigerante gelado, molhos de acompanhamento e sobremesas. 

Esse tipo de conteúdo faz com que os usuários fiquem com água na boca, e tenham ainda mais vontade de comer. E é um tipo de conteúdo que as pessoas gostam de ver; mesmo que não façam o pedido hoje, se gostarem das fotos, vão seguir seu perfil e podem vir a virarem clientes no futuro. 

Mas atenção: não use fotos de banco! Além de ser muito difícil encontrar fotos de hambúrgueres que tenham os mesmos ingredientes e sejam preparados do mesmo jeito que os seus, fica claro para o cliente que as fotos não representam seus produtos de verdade, e podem até mesmo se sentirem enganados. 

Use fotos do seu produto real, que sejam de qualidade, tiradas com cuidado e profissionalismo. Se puder contratar um fotógrafo, seria o ideal. Porém, caso não consiga, você pode tirar ótimas fotos usando câmeras digitais ou o seu celular, utilizando algumas técnicas simples. 

Fotos com qualidade e personalidade

Crie uma ambientação para a foto. Se tiver combos, ponha todos os produtos juntos, para que o cliente veja o pacote completo. Crie um cenário para os lanches que representem a identidade da sua marca, que passem a ideia não apenas da qualidade do hambúrguer, mas a sensação e o clima do seu restaurante.

Ou você pode criar um cenário para cada lanche, que represente a “essência” ou características específicas de cada item. Por exemplo, um restaurante inspirado em histórias em quadrinhos, que tenha hambúrgueres nomeados em homenagem a super heróis, pode criar um cenário específico para o Batman, e outro para o Superman. 

A ideia é tentar imprimir a identidade do seu restaurante nas fotos, de um modo que o produto continue sendo o principal, mas que também comunique a personalidade da sua marca. Você cria um banco de imagens diverso dos seus próprios produtos, e deixa seu feed atrativo.

Igtv’s mostrando os bastidores

Faça IGTV’s que mostram o preparo do seu hambúrguer. Mostre como é o processo de selecionar a receita, selecionar os ingredientes, como é a preparação da carne ou hambúrguer vegetal, até a hora da montagem do sanduíche. Foque no cuidado com a preparação, na dedicação da equipe em criar um lanche de alta qualidade. 

Você também pode mostrar outras cenas do processo do restaurante, como o dia-a-dia na cozinha, a preocupação com um bom atendimento, preparo de lanches para a entrega, ou até mesmo os bastidores das fotos que são postadas no seu perfil. 

Esse tipo de conteúdo reforça a atenção à qualidade do seu hambúrguer, e aproxima os clientes da marca, fazendo com que se sinta mais próximo da empresa. 

Interações com o público

Converse com seus clientes, busque as opiniões deles. Faça enquetes sobre promoções, novos sabores, itens preferidos. Faça perguntas para o público: como conheceram o restaurante, qual hambúrguer mais gostam, o que acham que poderia melhorar, peça opiniões sobre os produtos e o restaurante. Faça “batalhas” de sabores, de acompanhamentos, bebidas, enfim, solte sua criatividade!

Bem, como você pode notar, aproveitar os benefícios das redes sociais requer muito planejamento e criatividade. Agora que você conhece algumas ideias de conteúdo para Instagram, pode otimizar seu calendário editorial e gerar experiências cada vez mais valiosas para seus seguidores, gerando muito mais alcance e engajamento. 

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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