Ao contrário do que muita gente pode imaginar, a criatividade está mais relacionada com técnica do que com dom. Assim, todas as pessoas estão aptas a serem criativas se treinarem e realizarem exercícios constantes para isso. A criatividade anda de mãos dadas com a inovação e a necessidade. Afinal, as pessoas só precisam colocar o […]
Ao contrário do que muita gente pode imaginar, a criatividade está mais relacionada com técnica do que com dom. Assim, todas as pessoas estão aptas a serem criativas se treinarem e realizarem exercícios constantes para isso. A criatividade anda de mãos dadas com a inovação e a necessidade. Afinal, as pessoas só precisam colocar o lado criativo à prova quando têm que resolver uma questão específica. E é daí, muitas vezes, que surge a inovação.
Hoje em dia já existem diversas técnicas para desenvolver a capacidade criativa dos indivíduos e que podem nos ajudar em muitas áreas do conhecimento, inclusive na hora de começar um negócio e a tomar certas decisões em relação a sua marca e imagem. Confira as principais técnicas para estimular ideias criativas:
Brainstorming
Precisando de uma técnica ágil que te dê respostas rápidas para questões simples, mas que fazem toda a diferença? O Brainstorming pode ser a solução! Basta organizar uma sessão com um grupo de pessoas e definir os seus principais objetivos. Funciona assim:
1º passo– Produzir ideias: Neste primeiro momento, a qualidade não é relevante. Os participantes recebem um tema principal e lançam respostas relacionadas à medida que surgem na sua cabeça, e estas são escritas num quadro ou num papel individual (brainwriting). Não limite ou faça juízos de valor nesta etapa, encoraje todas as ideias para produzir o maior número possível de respostas, que podem combinar entre si;
2º passo– Separar as ideias. Agora, a qualidade importa. É necessário fazer uma hierarquia das informações coletadas e as ideias são divididas em grupos. Depois, são ordenadas com base na sua utilidade e prioridade;
3º passo– Avaliar as sugestões. A opinião dos participantes a respeito de todo conteúdo coletado deve ser levada em consideração. As sugestões devem ser estudadas com cautela e avaliadas em todos os quesitos, para verificar se são viáveis. Aqui, naturalmente já acontece a eliminação de ideias consideradas absurdas ou impraticáveis;
4º passo– Registrar as melhores ideias. As soluções mais bem avaliadas passam para o estágio final e ganham prioridade para entrarem para a fase de implementação e/ou de resolução dos problemas.
Um exemplo de caso resolvido com Brainstorm: em uma empresa de pastas de dente, as vendas baixaram drasticamente. Uma caixa de sugestões foi inserida na fábrica para que todos pudessem opinar e dar uma solução. Um dos operários escreveu num pedaço de papel “aumentar a saída da embalagem”, pensando no aumento do uso. A solução foi surpreendentemente simples e resolveu o problema.
Gordon/Little
O objetivo desta técnica é chegar ao conceito mais impensável possível, para resolver um problema com soluções aparentemente óbvias. Por exemplo, se você quer reduzir o tempo de distribuição dos produtos de duas semanas para apenas 48 horas, crie um questionário com três níveis de interrogação para a sua equipe. Comece perguntando:
- Como podemos aumentar a satisfação dos clientes?
- Como podemos melhorar o serviço ao cliente?
- O que é que os clientes esperam do meu serviço de distribuição?
Finalmente, coloque a pergunta real: “Como podemos reduzir os prazos de distribuição de duas semanas para 48 horas?”. Assim, são levantadas questões que vão se encaminhando para a pergunta original. Esta técnica surgiu em 1961, criada por William Gordon, da consultora Arthur D. Little. Ele desenvolveu esta técnica para evitar que os problemas fossem analisados superficialmente, o que acaba levando a ideias óbvias e sem análise mais específica do contexto.
Mapa mental
Esta técnica consiste em desenvolver palavras-chave a partir de um tema inicial e pode ajudar muito na construção de slogans, construção da identidade da marca, definição da visão e dos objetivos da empresa, bem como em campanhas específicas. Com o mapa mental, as possibilidades são ampliadas e pode-se chegar a conclusões bem interessantes.
1º passo– Escreva o tema central no meio de uma folha;
2º passo– Desenhe diversas linhas de ligação ou setas a partir do tema central e escreva nos seus extremos as palavras-chave mais gerais e que tenham forte ligação com o tema.
3º passo– Crie novas linhas de ligação para as palavras geradas e vá ampliando a marca até chegar num ponto bem específico, correndo do maior para o menor. O mapa ficara como um sistema fluvial, uma palavra deságua na outra e na outra;
4º passo– Gere ideias a partir das palavras-chave relacionadas com o tema central, sem fazer qualquer tipo de avaliação das ideias geradas. Estabeleça as relações que quiser entre cada uma delas e faça os esquemas, se precisar.
5º passo– Faça uma análise das combinações geradas, avalie a coerência e a possibilidade de colocar tudo em prática.
Construção de cenários
O objetivo principal desta técnica é imaginar e prospectar as tendências de evolução de um negócio. Os cenários são normalmente utilizados para desenvolver estratégias alternativas, o que envolve frequentemente uma análise SWOT (S de strengths: pontos fortes; W de weaknesses: pontos fracos; O de opportunities: oportunidades e T de threats: ameaças). Assim, é possível identificar, valorizar e criar cada vez mais pontos fortes e reduzir os pontos fracos da empresa, para maximizar as oportunidades e minimizar as ameaças ao negócio.
1º passo– Identificar o problema.
2º passo– Detectar as tendências mais prováveis do futuro do negócio.
3º passo– Construir cenários futuros detalhados em torno de cada tendência através de uma análise de todos os itens SWOT.
4º passo– Resumir cada cenário numa história ou narrativa, definindo os impactos que terão na sua empresa.
5º passo– Utilizar cada história ou narrativa como base para desenvolver novas estratégias.
Esperamos que as dicas possam ajudar o seu negócio. Você já tentou usar alguma outra técnica para gerar ideias criativas? Conta para gente!