Saiba mais sobre a Black Friday e de que forma ela se tornou uma referência de compra para lojistas e clientes.
A cada ano que passa a expectativa por parte dos consumidores para a Black Friday, só aumenta. Afinal, nesse ano a Black Friday 2024 prometeu ser uma divisora de águas, sobretudo, pelo uso de IA ’s para aprimorar a experiência de compras online.
Muitos pensam que essa ação de vendas é um movimento recente do comércio, mas a história da Black Friday começou ainda no século XX e passou por diversas transformações até se tornar esse evento global.
Hoje te apresentaremos um pouquinho das curiosidades dessa trajetória! Vamos lá?
Qual a origem do termo Black Friday?
A origem do termo “Black Friday”, é um tanto quanto incerta, há várias possíveis explicações que se popularizaram, semelhante às lendas urbanas, que passam de geração em geração.
Podemos citar pelo menos três explicações populares a respeito da origem do termo: o esquema financeiro de 1869, uma publicação na revista “Factory Management and Maintenance” de 1950 e o trabalho de policiais norte-americanos no pós-feriado de ação de graças.
O esquema financeiro de 1869
A primeira delas, é que a origem do termo data de 1869, ano em que dois investidores europeus (Jay Gould e Jim Fisk) criaram um esquema financeiro para controlar o mercado de ações em ouro nos EUA.
Isso provocou uma supervalorização nessas ações e eles enriqueceram. No entanto, para intervir nesse movimento, o governo da época decidiu vender todo o estoque de ouro atrelado às ações. Tendo como consequência uma intensa desvalorização das ações e prejudicou diversos investidores.
Por isso, o dia 24 de setembro de 1869 ficou marcado como “Black Friday”, que significa “sexta-feira negra”.
A publicação na revista Factory Management and Maintenance
A segunda explicação para a possível origem do nome “Black Friday”, foi uma publicação na famosa revista norte-americana: “Factory Management and Maintenance”.
Na publicação de 1950, a reportagem relatou um aumento significativo de atestados no trabalho após o feriado de ação de graças, alegando doenças. A reportagem usou um jogo de palavras com o fenômeno da peste bubônica que ocorreu na Europa de 1346 (conhecida como “black death”, em inglês) chamando esse movimento de “Black Friday”.
O trabalho de policiais norte-americanos no pós-feriado de ação de graças
Por fim, outra teoria sobre a origem do termo, é o incômodo de policiais norte-americanos com o fluxo intenso de pessoas e ocorrências policiais na sexta-feira após o feriado de ação de graças na Filadélfia.
Nesse contexto, os policiais da região passaram a chamar essa data de “Black Friday” e o termo ficou conhecido não apenas no meio policial.
Não se sabe ao certo se algumas dessas teorias urbanas realmente tem ligação com a história da Black Friday e com seu nome, ou se houve uma influência em conjunto de todas elas.
Além disso, apesar de o nome ter surgido para retratar situações negativas, como um termo um tanto quanto racista; atualmente, o termo representa um momento positivo, tanto para lojistas, quanto para consumidores no mundo todo.
Mas, e como começou esse movimento comercial que conhecemos hoje por Black Friday? É o que vamos te apresentar, a seguir.
Como a Black Friday começou?
A história da Black Friday é mais antiga do que muitos pensam. Ela é uma ação de vendas que se iniciou nos EUA e se tornou praticamente parte do calendário norte-americano desde o século XX. O evento acontece tradicionalmente no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, outra data bastante importante para os norte-americanos.
Ela surgiu a partir de uma iniciativa de comerciantes locais na Filadélfia, na intenção de mudar a realidade de um momento fraco em vendas, para incentivar os consumidores a comprarem os produtos parados nas lojas.
Dessa forma, resolveram lançar descontos significativos em vários produtos, para atrair os consumidores a começarem mais cedo a temporada de compras para o Natal.
Nesse sentido, a data passou a marcar tanto o pós-feriado de ação de graças, quanto o início das grandes movimentações logísticas para o natal.
A expansão da Black Friday nos Estados Unidos
O que começou pequeno na Filadélfia, com a iniciativa de alguns comerciantes locais, deu tão certo e ganhou tanta visibilidade que a ideia se espalhou pelos EUA logo nos próximos anos e ganhou uma proporção de repercussão mundial.
Tal fama no país, se deu pelos descontos realmente significativos em alguns produtos. Tanto, que nas décadas de 1980 e 1990, já havia se tornado um comportamento comum, a espera dos consumidores nas portas das lojas já na noite anterior ao dia da Black Friday.
A popularização da internet, marcou outro processo de expansão e globalização dessa data comercial. Afinal, além da possibilidade de compras e vendas online, as notícias do sucesso dessa ação de vendas, repercutiram de forma intensa por todo o mundo.
Não demorou para que outros países também aderissem à ideia e aproveitassem a data para criar iniciativas que incentivassem as compras.
Black Friday em outros países
Devido ao sucesso da Black Friday, a iniciativa se espalhou também para os países vizinhos, que nem comemoram o Dia de Ação de Graças, como o Canadá e o México, por exemplo.
Com a popularização da internet, que conectou o mundo e facilitou as trocas culturais, a Black Friday passou a ser praticada também fora do continente americano, em países importantes da Europa, como Itália e Irlanda, por exemplo.
O Brasil também não ficou fora dessa ação de vendas e ela é um evento que praticamente já faz parte do nosso calendário.
Quando começou a Black Friday no Brasil?
No Brasil, a Black Friday começou a acontecer em 2010, com a iniciativa de cerca de 50 lojas varejistas.
Em poucos anos, já havia se criado o costume semelhante ao dos americanos, de aguardar a abertura das portas das lojas desde a madrugada, para aproveitar as melhores promoções.
No entanto, diferente dos EUA, onde os descontos são realmente significativos e surpreendentes, no Brasil, houve bastante descontentamento dos consumidores por conta de “falsas promoções”.
Ou seja, produtos vendidos com pouca diferença de preço, ou pelo mesmo valor de outros momentos do ano. Ainda assim, o movimento ganhou força e se tornou uma das melhores épocas do ano para fazer compras.
Com o avanço da internet, o surgimento dos e-commerces e a popularização das compras online, o Brasil contabiliza números surpreendentes em vendas, na Black Friday. Em 2019, por exemplo, foi registrado um faturamento de 3,2 bilhões de reais.
Aqui, a Black Friday 2024 ocorreu na quarta sexta-feira de novembro, dia 22. No entanto, é comum encontrar boas ofertas e promoções em vários tipos de produtos, durante todo o mês de novembro.
O futuro da Black Friday
Com o aprimoramento das IA ‘s (inteligências Artificiais), o futuro da Black Friday é bastante promissor. Afinal, esse tipo de tecnologia pode impactar significativamente a experiência dos clientes e ajudar a aumentar o volume e a eficácia nas vendas, sobretudo online.
Ferramentas como chatbots, certamente ajudarão no atendimento ao cliente e na experiência dos usuários na resolução de problemas ou esclarecimento de dúvidas.
Além disso, as empresas podem utilizar algoritmos específicos para oferecer aos clientes os produtos mais relevantes com base em seus gostos e comportamentos. Isso torna a experiência mais personalizada e ajuda a aumentar o número de vendas, gerando satisfação tanto para os vendedores quanto para os clientes.
Outra área em que a IA pode ajudar é na logística nos varejos, ajudando a prever quais produtos tendem a ter mais ou menos saída. Isso permite melhorar a organização e preparo das lojas em relação aos estoques, para evitar prejuízos e conseguir atender as demandas dos clientes.
Resumindo, essa tende a ser a Black Friday de transição para uma nova experiência tanto para lojistas quanto para consumidores, sobretudo no universo dos e-commerces.
Conclusão
A história da Black Friday e a origem do nome são marcadas por diversos acontecimentos locais nos EUA, que ganharam o mundo com o passar dos anos, desde o século XX. A Black Friday 2024, tende a ser um novo marco nessa história, com o uso intenso das IA ‘s, na logística, nas ações de marketing e na experiência de compra dos clientes.
E aí? Você fica ansioso para esta data tão esperada? Conta pra gente o que você conseguiu comprar ou vender na Black Friday 2024!