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Confira um guia absolutamente completo com passo a passo detalhado de como vender mais com a sua fotografia de produtos para e-commerce.

A fotografia de produtos para e-commerce é uma tarefa essencial para quem trabalha com comércio eletrônico. Como os consumidores digitais não podem tocar e nem experimentar os produtos que pensam em comprar, ver fotografias ajuda muito no processo de decisão de compra. 

Mas, não adianta fazer fotos de qualquer jeito. É necessário divulgar imagens com qualidade, que mostrem os detalhes dos itens que você vende. Quer saber como fotografar produtos e passar confiança aos seus consumidores? Vamos explicar tudo para você neste guia completo sobre o assunto. Confira! 

Importância de usar boas fotografias de produtos no e-commerce

Como já abordado na introdução, não há dúvidas de que a fotografia é essencial para a venda de produtos no e-commerce. Afinal, o cliente não poderá tocar no produto para saber se ele é realmente de qualidade. Portanto, a parte visual precisa ser trabalhada. 

As fotos precisam ser informativas e atrativas. Elas precisam transmitir o máximo de informações possíveis que o cliente poderia ter ao ver o produto pessoalmente. Se a fotografia de produtos para e-commerce for boa, isso irá encantar os visitantes da sua loja virtual, que podem optar por realizar a compra online em vez de ir até uma loja física.

Além disso, quando um produto é procurado no Google, ele irá aparecer ao lado dos seus concorrentes. Se a sua fotografia não for boa, as chances dele se destacar dos demais são muito menores. Portanto, é preciso fazer com que haja um diferencial positivo nas pesquisas feitas no Google.

Dicas de fotografia de produtos para iniciantes

Muitos tutoriais online que dão dicas de fotografia oferecem materiais focados apenas em quem tem câmeras profissionais ou semiprofissionais. No entanto, essa não é a realidade do pequeno empreendedor que está iniciando um negócio online e que conta somente com um celular e uma câmera fotográfica mediana.

Nesses casos, uma boa alternativa é recorrer ao Photo Studio Box, um mini estúdio fotográfico que pode ser montado em menos de 5 minutos e que acompanha a iluminação e o fundo infinito. Nele, é possível tirar fotografias até com o celular. 

É claro que a qualidade não será a mesma obtida pelas câmeras semiprofissionais, mas já será boa o suficiente para colocar as fotos dos produtos no e-commerce e para iniciar a atuação nas redes sociais. 

Montar um mini estúdio fotográfico

Se no momento você não tiver condições de investir no Photo Studio Box, é possível criar um mini estúdio caseiro para fotografar produtos. Para isso, use uma mesa ou outra superfície que sirva de base e cole um EVA branco ou cartolina na mesa e na parede, de modo que fique levemente curvado para dar a sensação de fundo infinito. 

Para que você não precise gastar com iluminação, escolha um ambiente com uma boa luz. Lugares próximos de portas e janelas são os mais indicados. É claro que o resultado não será o mesmo obtido com o Photo Studio Box, mas com certeza já será melhor do que muitos e-commerces.

Usar o mini estúdio fotográfico

Para fazer fotografia de produtos para e-commerce em um mini estúdio fotográfico, você vai precisar de uma câmera fotográfica, de energia elétrica para as lâmpadas e de uma superfície plana, como uma mesa. Com isso, toda estrutura estará pronta para você começar a fazer os registros dos seus acessórios. Vale lembrar que o mini estúdio é ideal para objetos pequenos.

O que considerar antes de fotografar produtos para o e-commerce?

Já deu para ter uma ideia sobre como fotografar produtos com qualidade é fundamental para o seu comércio eletrônico, não é mesmo? Se você ainda quer se aprofundar no tema e fotografar melhor do que o seu concorrente, veja as dicas abaixo:

1. Entenda a importância da fotografia para o e-commerce

O crescimento do mercado digital faz com que os conteúdos criados pelas marcas tenham que ser cada vez mais atraentes. Isso não se refere só a textos: as imagens devem ser utilizadas como um diferencial para a sua marca.

Lembre-se de que no universo digital a qualidade da fotografia de produtos é o que dá credibilidade para os consumidores. Como a confiança é a chave do sucesso no e-commerce, uma boa fotografia pode ser um meio importante para alavancar suas vendas online.

2. Pense no conceito do produto

Antes de fotografar um produto, você deve pensar no conceito dele. Ou seja, imaginar a composição que estará em torno do produto naquela imagem. Para se inspirar, você pode procurar imagens de produtos semelhantes na internet e ver qual foto mais chama a sua atenção. 

Uma dica para quem trabalha com vendas é tirar as fotos dos produtos em situações reais, ou seja, próximo de itens que vão acompanhá-lo no dia a dia. Além disso, optar por modelos humanos ao invés de manequins pode ajudar a dar um contexto mais real para o registro.

3. Use as cores como estratégia de atração

As cores têm o poder de criar sensações em quem as observa. Se você deseja passar uma ideia de harmonia em suas fotos, deverá usar cores diferentes do que se quisesse passar a ideia de pressa e tensão. 

Normalmente, recomenda-se utilizar o fundo branco para fotografia de produtos para e-commerce. Mas, se você tiver um conceito bem embasado, poderá mudar a cor de fundo para alcançar o seu objetivo. Outra estratégia é usar objetos complementares com cores que estejam alinhadas à sua proposta.

4. Faça da iluminação sua aliada

Luz, câmera, ação! Percebeu que a luz é o primeiro elemento nessa frase famosa? Isso porque ela pode ser sua maior aliada, mas também pode acabar com o seu dia. Em um estúdio, a luz fica mais fácil de ser controlada, já que é possível usar recursos como refletores e lâmpadas extras. 

No entanto, se bem utilizada, a luz natural pode oferecer resultados brilhantes. Se você for fotografar ao ar livre, cuide para criar uma sombra suave no objeto, que se espalhe de forma sutil.

5. Brinque com os ângulos

Para que o cliente tenha uma impressão mais realista do objeto, é importante fotografar  a partir de diferentes ângulos. Você deverá buscar a melhor perspectiva do objeto para que o consumidor consiga formar a imagem em três dimensões na mente dele. A foto deve mostrar o tamanho, o formato e o design de seu produto. 

Uma boa técnica para dar noção sobre a dimensão do item é incluir na foto algo que tenha medidas já conhecidas — isso vale principalmente para enfeites, brinquedos e outros objetos que não seguem um padrão de tamanho. Quanto mais informações o cliente tiver sobre o produto, mais satisfeito ele ficará.

6. Dê atenção redobrada ao momento da edição

Depois dos cliques, você terá que se dedicar para a edição. Nessa fase, deverá selecionar as melhores fotos e tratá-las em softwares específicos. Lembre-se: essa edição deverá realçar cores, fazer cortes e melhorar a apresentação das fotos, mas isso não deve ser confundido com aqueles filtros prontos de celular! 

Antes de finalizar, guarde essas dicas para uma fotografia de produtos perfeita:

  • Menos é mais;
  • Foque no produto;
  • Pense como cliente;
  • Marcas e logotipos devem estar legíveis;
  • Fotografe todas as opções de cores.

Equipamentos necessários para fotografar produtos para e-commerce

Se você está começando o seu comércio eletrônico ou já está há algum tempo no mercado e tem um pouco mais de dinheiro para investir nas fotografias, poderá ir além para uma solução mais qualificada do que a do mini estúdio fotográfico.

Assim, conseguirá fazer uma boa fotografia de produto e passar mais confiança aos consumidores do seu e-commerce. Para ajudá-lo, reunimos os principais equipamentos necessários para fazer boas fotos para o seu e-commerce:

  • Câmera fotográfica ou um celular com uma boa câmera;
  • Tripé;
  • Fonte de luz (lâmpadas, soft box ou set lights, entre outros);
  • Timer;
  • Fotômetro (opcional);
  • Fundo infinito;
  • Rebatedor ou placa de isopor.

Tenha em mente que um equipamento de qualidade não necessariamente é caro. O importante aqui é fotografar produtos de forma nítida e em fundo neutro. Além disso, é importante entender como cada item funciona, principalmente se você utilizar uma câmera profissional ou semiprofissional. 

Tão importante quanto ter o equipamento é dominá-lo. Invista no aprendizado de algumas técnicas de fotografia e faça testes para definir qual estilo de imagem é mais adequado para o seu e-commerce. Isso ajudará a criar a sua própria identidade visual. 

Dentre os equipamentos citados, podemos destacar:

Câmera para fotografar produtos

Lembre-se que o consumidor escolhe o produto conforme a imagem que você apresenta. Caso a imagem tenha pouca definição, a probabilidade de que ele opte pelo concorrente é grande.

Por isso, por mais que seja um investimento um pouco caro no começo, uma câmera para fotografar produtos pode trazer bons resultados para o seu negócio. Na hora de escolher, pesquise o melhor preço e veja quais funções são importantes para você.

Boa iluminação

Quando a iluminação é boa, a fotografia fica sem sombras e consegue mostrar o produto como ele realmente é. Nem sempre a luz do dia é suficiente para que você registre os seus produtos com qualidade. Por isso, lâmpadas claras e refletores podem ajudá-lo.

Tripé

Nada é pior do que uma foto tremida, não é mesmo? O tripé auxilia o fotógrafo a não fazer fotos borradas e também colabora com a agilidade durante o processo de fotografar os produtos. Você não precisa investir em um tripé de uma marca cara – em geral, os mais simples já têm boa qualidade. 

Programa de edição

Um bom programa de edição, como o Photoshop ou o Lightroom, podem deixar as suas fotografias muito mais atraentes. Com eles, é possível ajustar brilho, contraste, saturação e até tirar pequenas imperfeições que às vezes saem na fotografia. 

Além disso, com o auxílio desses programas de edição, você pode colocar a mesma foto com vários tipos de zoom, o que ajuda o consumidor a visualizar todos os detalhes do seu produto. 

Passo a passo para fotografar produtos

Já deu para entender que usar boas fotografias é essencial para o sucesso de uma loja virtual, não é mesmo? Imagens de qualidade dizem muito sobre o produto que o cliente está pensando em comprar e ainda ajudam o comércio eletrônico a ficar melhor ranqueado em mecanismos de busca como o Google.

Com a adoção de algumas estratégias, você consegue fotografar produtos para a sua loja virtual de maneira eficiente e chamar a atenção dos seus clientes. Confira aqui como fotografar produtos:

Tenha imagens relevantes

Cerca de 66% das lojas virtuais não utilizam imagens extras suficientes quando vão apresentar um produto. Isso se torna um ponto negativo no indicador de qualidade do e-commerce, já que o consumidor não consegue verificar com detalhes as características do produto.

Sabe qual é o risco de utilizar poucas imagens para apresentar um produto? Que o consumidor decida não comprar em seu comércio eletrônico ou que compre achando que está pagando por um produto diferente do que receberá em casa. Você não quer ter um cliente frustrado, né?

Ao investir em alguns materiais fotográficos, você terá estrutura para criar muitas imagens de cada um dos seus produtos. Assim, poderá utilizá-las no seu comércio eletrônico e desdobrá-las para suas redes sociais e blog. 

Se você fizer bom uso da tecnologia e produzir boas imagens, terá um ganho que poderá ser avaliado nas vendas. No entanto, lembre-se que as imagens devem apresentar com precisão as dimensões, as formas e a qualidade do produto. 

Tire fotos que demonstrem o máximo de detalhes, retratando também diferenciais, como design e material. Algumas informações, como voltagem e itens de suporte, também devem ser enfatizadas. Quanto mais imagens relevantes, maiores são as chances do cliente se interessar pelo seu produto.

Não utilize o flash

Em hipótese alguma utilize o flash para fotografar produtos: o disparo cria uma luz direta e pouco difusa, que produz sombras estranhas. Isso demonstra um ar de amadorismo na fotografia. As técnicas de luz e sombra podem ser um pouco avançadas no início. Por isso, deixe a luz uniforme e o mais natural possível. 

Ao fotografar produtos, você pode utilizar dois tipos de luz:

  • Natural, isto é, a luz do sol;
  • Pontos de luz artificiais, como luminárias. O ideal é que as lâmpadas utilizadas sejam de cor branca.

Busque estabilidade

Qualquer toque ou vibração que ocorra durante o disparo da câmera fotográfica pode resultar em uma foto borrada. E, definitivamente, fotos borradas não passam profissionalismo para um comércio eletrônico. A solução disso é simples e já foi citada aqui: um tripé que deixe a câmera totalmente estabilizada garante fotografias nítidas. 

Trate as fotos

Mesmo que as fotos pareçam perfeitas, sempre existe algo que é possível mudar para a imagem ficar ainda melhor. O tratamento de imagens é importante para corrigir possíveis imperfeições, fazer o balanço das cores, dimensioná-las para um mesmo tamanho ou enfatizar um detalhe.

Na hora da edição, fique atento para não deixar a fotografia muito artificial. Hoje em dia é muito comum o uso de filtros e de efeitos. Porém, muitas vezes eles distorcem a imagem e a deixam menos atraente do que ficaria ao natural.  

Remover distrações

Isso é óbvio, mas precisa ser dito. Remova qualquer coisa na foto que não adiciona nada ao sentido/conceito da imagem. Obviamente, isso inclui qualquer tipo de confusão ou desordem que é de forma alguma relacionado com o produto, mas também, isso se aplica a elementos que você está tentado a acrescentar à imagem apenas por uma questão de criatividade. Algumas pessoas tentam de todas as formas agarrar a atenção do cliente, mas, tenha certeza, essa não é a melhor forma. Aqui também vale a regra: seja direto e claro.

Faça as coisas de forma simples

Em 99% dos casos basta colocar o produto sobre um pedaço de tecido sem brilho (ou papel). Se possível, fotografe uma pessoa utilizando o produto. Isso dá mais vida ao produto e sem falar que isso faz com que o comprador tenha uma ideia de tamanho do produto que ele irá comprar. Mas nunca se esqueça que a foto é do produto e suas características.

Mas cuidado, mesmo que fotografe com pessoas sob um fundo branco tome cuidado para que o destaque esteja no produto. O cliente precisa olhar para a foto e ver o produto. Se por acaso quando você olhar a foto o seu olho não for diretamente para o produto, não tenha dúvida, refaça a foto.

Use profundidade de campo para fotografar produtos e mostrar detalhes do produto

Tente trabalhar com aberturas baixas e jogue com a profundidade de campo para destacar elementos e características do seu produto. Como as pessoas não podem ver fisicamente o seu produto, precisamos ter certeza que iremos mostrar tudo que precisa ser mostrado. 

Faça um curso para fotografar produtos 

Se você não entende muito de fotografias, mas se interessa pelo tema, um bom curso de fotografia pode ajudá-lo a criar uma identidade própria para as suas imagens, fazendo com que o cliente consiga identificar a sua loja mesmo que encontre a fotografia em outro local.

Ao fotografar produtos para o e-commerce, tenha em mente a sua persona, seus hábitos e suas preferências. Coloque-se no lugar do cliente e, assim, você conseguirá entender quais características são relevantes para criar uma boa composição de imagem.

Como escolher um curso para fotografia de produtos para e-commerce? 

Apesar de muitos empreendedores saberem disso, a maioria não domina a arte da fotografia. Neste caso, o mais indicado é realizar um curso para fotografar os produtos. Mas afinal, como escolher o ideal?

Se você também está passando por esse embate, não se preocupe! Criamos este post especialmente para ajudar você. Continue lendo e veja as dicas que separamos para escolher um treinamento para fotografar produtos e ter muito sucesso!

Decida se você quer aprender a fotografar produtos de forma presencial ou online

A primeira questão que deve ser respondida quando se pretende encontrar o curso ideal para fotografar produtos é: você pretende fazê-lo online ou de forma presencial? 

Pense primeiramente no tempo disponível que se tem para gastar com essa formação. Normalmente, os treinamentos presenciais são mais espaçados, ou seja, demoram mais para que sejam completados. Por isso, é importante ter um bom tempo disponível caso escolha essa opção.

Muitas pessoas acabam escolhendo a forma presencial por acreditar que aprenderão mais, entretanto, a grande vantagem do curso online é que o educando pode focar no que realmente interessa para ele. Além disso, a questão de poder assistir na hora e no lugar que desejar também deve ser levada em conta. Afinal, com a correria do dia a dia, ter uma flexibilidade de horário com os compromissos ajuda.

Outro ponto positivo que deve ser atribuído ao curso online é a possibilidade de rever, diversas vezes, os pontos de dificuldade ou interesse. No caso da fotografia, é possível assistir, testar com os equipamentos e ver novamente, caso algo não tenha saído como desejado.

Há também uma boa economia de combustível e tempo, afinal, não é preciso se deslocar até algum lugar para assistir às aulas. Basta estar conectado à internet, que você pode assistir ao curso em qualquer lugar e hora. Por fim, o custo também é menor se comparado a faculdades de fotografia ou até mesmo escolas online.

Analise os conteúdos que serão abordados

Existem muitas possibilidades de cursos voltados para a aprendizagem da fotografia. Cada um deles aborda conteúdos diferentes. Sendo assim, para decidir o melhor, é preciso ter em mente o que se pretende com o treinamento.

Se o objetivo principal ao realizar o curso é fotografar produtos, de nada adianta optar por um que ensine apenas técnicas de fotografia ao ar livre, por exemplo.

Dessa forma, uma das maneiras de acertar na escolha é analisar com calma todos os conteúdos que serão repassados durante as aulas. Faça uma listinha do que é esperado que se aprenda e compare com o que cada um ensina. Assim, você terá uma ideia de qual se encaixa melhor com os seus objetivos.

Converse e busque a opinião de outros alunos

Uma boa maneira de escolher o curso certo de fotografia é ouvir a opinião de pessoas que já passaram pela experiência. Essa fase da pesquisa pode ser realizada depois que você descartou algumas opções, pois, assim, fica mais fácil decidir.

A internet é uma ferramenta excelente para encontrar a opinião de outros alunos. É possível buscá-la em fóruns sobre o assunto, redes sociais, comentários e até mesmo em grupos destinados à fotografia.

Conversar com pessoas mais experientes também é uma boa alternativa, já que, em grande parte das vezes, elas costumam ter alguma informação importante sobre o assunto que você desconheça e que podem influenciar para que a melhor opção seja eleita.

Defina um valor de investimento

O valor que se está disposto a pagar pelo curso também é relevante e deve estar na lista daqueles que querem aprender como escolher um treinamento para fotografar produtos.

Para observar se a opção escolhida vale a pena, a melhor forma é pensar no custo e relacioná-lo aos benefícios que proporcionará. Nem sempre a opção de menor valor é a mais indicada.

Muitas vezes, treinamentos mais caros podem ter uma relação custoXbenefício melhor, atendendo a todos os objetivos e necessidades dos contratantes.

Confira se o curso é reconhecido

Com a facilidade de comunicação e divulgação de serviços, cada vez mais surgem cursos que não são realmente indicados. Para que você não corra o risco de escolher um deles, a dica é pesquisar muito!

Veja a quanto tempo o curso é oferecido, confira se há opiniões de pessoas sobre ele, converse com o pessoal que oferece o treinamento e busque reunir todas as informações para ter a certeza de que o que está sendo oferecido realmente será entregue por aquela empresa.

Observe o material e a disponibilidade de acesso

A nossa última dica envolve o material de treinamento. Pergunte se o curso conta com algum tipo de material ou texto que auxilie na aprendizagem. Confira, também, se o acesso aos materiais e vídeos deve ser realizado apenas em um tempo determinado e se é possível assistir mais de uma vez. Prefira sempre aqueles cursos que disponibilizam acesso ilimitado. Isso facilitará o aprendizado e proporcionará uma maior liberdade.

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    • 2. Pense no conceito do produto

    • 3. Use as cores como estratégia de atração

    • 4. Faça da iluminação sua aliada

    • 5. Brinque com os ângulos

    • 6. Dê atenção redobrada ao momento da edição

  • Equipamentos necessários para fotografar produtos para e-commerce

    • Câmera para fotografar produtos

    • Boa iluminação

    • Tripé

    • Programa de edição

  • Passo a passo para fotografar produtos

    • Tenha imagens relevantes

    • Não utilize o flash

    • Busque estabilidade

    • Trate as fotos

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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