Saiba mais sobre o Google Keyword Planner, como ele pode ajudar no seu planejamento de conteúdo e dicas para usá-lo.
As melhores e mais bem sucedidas campanhas de marketing na internet devem considerar o uso de palavras-chave, (ou Keywords, como elas são chamadas em inglês). Elas são termos específicos que as pessoas pesquisam diariamente no Google e que as direcionam para os sites e blogs que usam das mesmas palavras.
Criar uma campanha aberta de publicidade virtual quase sempre passa pelas “keywords” do Google – a maneira pela qual as pessoas chegam até os produtos que você está anunciando.
Dessa forma, vamos ajudar você com um guia básico sobre do Google Keyword Planner, explicando como usá-lo em seu dia a dia para criar campanhas bem-sucedidas de marketing digital. Ah, e se ainda assim ficar com alguma dúvida é só deixar uma mensagem no espaço para os comentários. ?
O que é o Google Keyword Planner?
O Google Keyword Planner é uma ferramenta disponível no Google Ads, criada para auxiliar no planejamento de palavras-chave. Com o Keyword Planner, você pode ver quais são os termos mais pesquisados na barra de pesquisa do Google, assim como quais palavras têm melhor resultado de acordo com o seu objetivo específico.
Dessa forma, essa é uma ferramenta de SEO para aumentar as possibilidades de visibilidade em campanhas publicitárias.
Aprender a como usar o Google Keyword Planner faz diferença para quem trabalha com marketing digital, mas também pode ser muito útil nas mãos de quem quer começar agora, pois a plataforma é bem simples e intuitiva.
Palavras-chave: a importância de uma boa estratégia
Pensar em uma boa estratégia antes de investir dinheiro em publicidade é fundamental. E aqui, como falamos de um marketing que passa por pesquisas no Google, essa importância passa pelo uso e adequação das palavras-chave.
Se você já possui um produto ou serviço em mãos, pense sobre o tipo de pessoa que gostaria de pagar pelo seu produto ou serviço. Essa “persona” pode ser atraída para o seu negócio a partir de palavras-chave longas ou curtas (em inglês, “long tail” e “short tail”, na sequência).
As palavras-chave de cauda longa são aquelas formadas por até cinco termos. Dessa forma, isso significa que trazem mais informações e são mais específicas.
Já as palavras-chave de cauda curta, formadas por um ou dois termos, são mais genéricas e vagas. Escolher o tipo certo para sua campanha pode ser a diferença entre ganhar dinheiro ou jogá-lo fora.
Campanhas otimizadas
Começar fazendo uma pesquisa para saber quais palavras-chave são mais buscadas é um bom começo para entender como usar o Google Keyword Planner.
Uma das estatísticas que ele apresenta é justamente essa: a média de pesquisas mensais de um determinado termo. Assim, os seus anúncios, se tiverem as mesmas palavras-chave, poderão ser indicados para os usuários interessados.
Outro ponto importante são as diversas sugestões que a ferramenta apresenta de palavras relacionadas ao seu conteúdo. Use essas sugestões no seu plano de publicidade para otimizar a sua campanha, fazendo com que ela ganhe mais visibilidade na internet.
Como acessar o Google Keyword Planner?
Primeiramente, você precisa de uma conta no Google Ads, caso ainda não tenha uma. Assim, confira passo a passo como acessar a plataforma e fazer seu cadastro:
- Vá até a página inicial do Google e clique no ícone “Google Apps”, localizado no canto superior direito da tela;
- Utilize a barra de rolamento que irá aparecer e procure pelo aplicativo Google Ads;
- Após entrar na plataforma, clique em “começar agora”, que estará no canto superior direito, em azul;
- Siga os passos indicados: coloque o nome da sua empresa, a página (em URL) para onde quer que as pessoas sejam direcionadas ao clicar no seu anúncio, selecione entre as opções a sua principal meta de publicidade e continue os passos até finalizar o cadastro.
Está devidamente cadastrado? Então está na hora de saber como usar o Google Keyword Planner!
Como usar o Google Keyword Planner?
Vá para o menu principal da plataforma e selecione “ferramentas e configurações”. Um novo menu aparecerá, incluindo a opção de “planejamento” e depois “planejador de palavras-chave”. Selecione elas.
A nova seção apresentará duas opções, sobre as quais falaremos a seguir.
“Descubra novas palavras-chave”
Se quiser descobrir novas keywords, use essa opção. O Google fará uma lista com sugestões a partir do produto ou serviço que indicar, e você também pode colocar a própria URL do seu site para que a lista seja gerada.
Você poderá editar a lista ou adicionar algumas das keywords dela ao seu plano. Ao lado aparecerá uma previsão do desempenho de cada uma.
“Ver volume de pesquisa e previsões”
Essa opção é dedicada para que você possa saber a quantidade (em volume) de pesquisas feitas utilizando uma determinada palavra-chave, mas vai além. Quando escrever ali suas keywords e clicar em “previsão”, aparecerão os seguintes indicadores:
- Cliques – a quantidade de pessoas que podem clicar no seu anúncio;
- Impressões – a frequência de exibição do seu anúncio;
- Custo – o valor total da campanha;
- CPC – o custo por clique;
- CTR – a taxa de cliques.
Dicas para usar o Google Keyword Planner
Abaixo vamos deixar algumas dicas e possibilidades de uso do Google Keyword Planner. Elas certamente facilitarão a sua vida:
Pule o tutorial
“O quê, pular o treino?” Sim. Não apenas para diminuir várias etapas, mas também para não ser obrigado a cadastrar o seu cartão de crédito antes da hora.
Essa é uma exigência do tutorial para fazer uma simulação. Ok, você não vai gastar dinheiro simplesmente fazendo o que o sistema pede, mas talvez você não esteja procurando mais do que ver informações estatísticas sobre palavras-chave.
Use o filtro
O filtro é sempre útil para melhorar a busca. Quer uma dica vital de como usar o Google Keyword Planner? Não ignore ele.
O refinamento pode ser por termos, valores e até localidades, se você quiser. Significa que pode descobrir quais palavras-chave são mais usadas por pessoas de um determinado local e montar sua estratégia de publicidade em cima disso.
Analise a concorrência
Para cada palavra-chave há um indicativo da concorrência em torno dela, podendo ser alta, média ou baixa. Significa o quanto os anunciantes estão investindo em anúncios relacionados com aquela palavra-chave.
Se a concorrência for alta, certamente vai ter menos chances de que seu anúncio apareça para as pessoas que estão buscando por aqueles termos.
Entenda a quantidade
Numa primeira batida de olho, pode parecer que uma boa quantidade de pesquisas acerca de uma determinada keyword é o ideal para escolhê-la e usá-la na sua campanha.
Entretanto, confie no que dizemos: isso não é verdadeiro. Antes, você deve levar em conta o produto ou serviço que está oferecendo e o tipo de público que gostaria de comprá-lo.
Veja: pode ser que atraia muitos leads com algumas palavras-chave, mas isso não significa que os termos estejam adequados ao seu conteúdo. Por exemplo: imagine que muita gente esteja procurando por cachorros e você anuncie um gato, mas dizendo que ele é um cão.
Pode ser que muitas pessoas cheguem até você, mas elas não comprarão o seu gato e ainda haverá um grande problema: as pessoas que realmente estavam procurando por gatos não vão te encontrar!
Outra questão da quantidade é a seguinte: as palavras mais pesquisadas muitas vezes são vagas e gerais, ou seja, podem significar muita coisa. Nesse “muita coisa” os interessados podem achar seus anúncios, mas a chance é menor. E às vezes seu site aparecerá para gente desinteressada na especificidade do seu produto.
Diferencie as palavras-chave
Este ponto pode ser relacionado ao tópico anterior. As palavras-chave de cauda curta e cauda longa são, respectivamente, menos específicas e mais específicas, da maneira como falamos lá no começo do texto.
A long tail, portanto, atrai um público mais qualificado para o produto que está anunciando, enquanto que a short tail atrai um público mais geral. Como também dissemos antes, mais gente não significa mais vendas necessariamente.
Talvez a keyword “cachorro”, por exemplo, esteja relacionada a mais pesquisas no Google, enquanto que “cachorro Doberman” possua um menor volume de buscas.
Mas se você quiser anunciar um cachorro Doberman, deve evitar a keyword única “cachorro”, pois ela pode ter relação com muitas outras coisas que não um Doberman. Ou seja, as pessoas podem chegar até você, mas não interessadas em comprar um Doberman.
Por isso, muitas vezes vale mais o uso de termos mais específicos, ainda que a princípio atraiam menos pessoas. Essa menor quantidade de pessoas ainda pode ser uma maior quantidade de vendas, então muitas vezes vale a pena arriscar.
Pesquise por categoria
Caso você não esteja certo de qual palavra-chave usar ou pesquisar, o Google Keyword Planner te oferece uma boa solução: a pesquisa por categoria de produto.
Apenas escreva ou selecione qual categoria o seu produto pertence e clique em “obter ideias”, e uma lista de palavras-chave relacionadas aparecerão para você.
Pesquisa múltipla
Coloque não uma, mas várias keywords ao mesmo tempo, separadas por vírgula, e o sistema fará uma pesquisa múltipla. Os resultados serão mostrados iniciando pela palavra-chave mais pesquisada recentemente no Google e terminando pela menos buscada.
Resultado específico
Para ver o resultado específico do desempenho de uma keyword, faça o seguinte:
- digite a palavra-chave desejada no Keyword Planner;
- clique em “adicionar ao plano”;
- selecione “plano de análise”, na coluna que surgirá à direita;
- em “insira um lance”, digite um alto valor, por exemplo, acima de 500 reais – o Google entenderá que você está disposto a cobrir todos os cliques relacionados à palavra-chave que escolheu;
- pronto! aAora os valores de pesquisa e exibição aparecerão mais exatos em relação à pesquisa diária dos internautas pela palavra-chave.
Não esqueça da persona
Jamais deixe de pensar no seu público-alvo. Quem é? O que faz? É de que região? Essas e outras perguntas devem ser respondidas para se ter uma boa ideia de que palavras-chave usar e quais pesquisas fazer.
A segmentação que o Google Keyword Planner possibilita é também uma segmentação que você mesmo já deve ter feito para encontrar o seu público.
Como encontrar as melhores palavras-chave?
Aqui vão algumas dicas extras (além do Keyword Planner) para que você encontre as melhores palavras-chave e as use como quiser.
Use o buscador do Google
A barra de pesquisa do Google faz sugestões automáticas para completar o que você escreve nela. E o bom é o seguinte: as sugestões são feitas com base na popularidade daqueles termos, ou seja, aquelas palavras são as mais pesquisadas.
Escreva palavras relacionadas ao seu conteúdo, serviço ou produto, e veja quais termos aparecem primeiro como sugestão do buscador.
Veja seus concorrentes mais populares
Escolha as keywords que deseja usar e faça uma pesquisa pelas páginas indicadas do Google. Os primeiros sites que aparecem são os mais populares. Veja como as palavras escolhidas aparecem nos títulos e no texto daqueles sites.
Se quiser, você também pode usar o Semrush, uma ferramenta útil para verificar quais palavras-chave um site está ranqueando. Basta copiar a URL do site desejado e colar no buscador do Semrush – isso, claro, depois de criar uma conta por lá.
Pesquise por perguntas
Fazer perguntas é e sempre foi uma das maiores utilizações do buscador do Google. Frases que iniciavam com “o que é”, “como fazer” e “quais são”, por exemplo, sempre estiveram em alta nas pesquisas dos usuários.
Como você já deve ter adivinhado, esses inícios populares também são grandes keywords da plataforma. É possível tirar muita vantagem deles não só porque as dúvidas realmente existem, mas também porque o ponto de interrogação instiga a nossa curiosidade – uma vontade de clicar para descobrir o assunto.
Por isso, ao usar o Keyword Planner insira esses termos na pesquisa da ferramenta e descubra como vai o desempenho deles quando relacionados ao seu conteúdo. Esse pode ser o grande destaque que estava buscando.
Use a Wikipédia
Muitas vezes, quando se pesquisa por alguma coisa as páginas da Wikipédia são as primeiras que aparecem. A plataforma tem sido útil para muitas primeiras informações em diversas pesquisas, e também pode ser de bom uso para mostrar algumas keywords interessantes.
O que precisa fazer é usar a barra de pesquisa dentro da própria Wikipédia. Entre lá e digite as palavras-chave mais visadas da sua futura campanha publicitária. Clique nas páginas que aparecerem como sugestão e copie a URL delas.
Depois, volte ao Google Keyword Planner, clique em “descobrir novas palavras-chave” e marque as opções “começar com um site” e “usar apenas esta página”. Insira a URL copiada no local indicado e pronto veja a mágica acontecer.
Conclusão
O Google Keyword Planner é uma ferramenta de SEO que trabalha com pesquisas e previsões em relação a palavras-chave, disponível dentro da plataforma do Google Ads. Agora que você já sabe melhor sobre como usar o Google Keyword Planner, pode levar nossas dicas adiante e promover boas campanhas de marketing digital para seus produtos e serviços.
É bom notar que se trata de uma ferramenta até certo ponto gratuita, mas que só pode dispor do seu máximo potencial e recursos depois de cadastrado o cartão de crédito. Faça bom uso e arrase nos planejamentos! ?