Há alguns golpes do Instagram que são bastante recorrentes. Fique atento a eles para não perder a sua conta na rede social.
A rede infelizmente está habitada com pessoas prontas para enganar os menos atentos com os mais diversos truques, incluindo nessa lista golpes do Instagram. Com a popularidade do app crescendo dia após dia, era de se esperar que ações do tipo também aumentassem na mesma proporção.
Dessa forma, esse artigo vem com a missão de alertar sobre alguns dos principais golpes do Instagram para que você não caia mais neles.
Quais são os golpes do Instagram mais populares?
Como dissemos anteriormente, os golpistas sempre buscam formas de tirar vantagem na rede social, seja para conseguir dinheiro ou até mesmo os dados da sua conta. As principais estão na sequência.
Golpe de perfil verificado
Se você está no Instagram há algum tempo, já deve ter percebido que contas de pessoas famosas, sejam elas cantores ou jornalistas, por exemplo, trazem uma indicação de perfil verificado.
Entretanto, há casos em que esses pedidos são negados, e é aí que os golpistas entram em ação. Disfarçados como consultores de imagem e autoridade digital, eles começam a conversar com os interessados no famoso “selo azul” e depois de um tempo enviam um formulário pedindo alguns dados.
Não precisamos ir muito longe para dizer que é aqui que a coisa começa a desandar, certo? Se você coloca esses dados no formulário e envia, acabou de entregar informações valiosas que muitas vezes incluem seu login e senha de acesso à conta.
Em alguns casos, essas pessoas chegam a inclusive pedir dinheiro para assegurar que seu perfil seja verificado – o que sabemos que não vai acontecer. Caso veja alguém fazendo algo do tipo, denuncie, pois apenas a equipe do Instagram realiza essa ação e após a solicitação do próprio usuário.
Golpe do perfil hackeado
Esse golpe usa uma premissa bem simples: o golpista cria um “perfil secundário” de alguém que efetivamente tem uma conta ativa na rede. Essa pessoa vai usar fotos e até mesmo seguir as mesmas contas que a original, iniciando seus ataques em seguida.
Depois de realizar essas ações, o mal-intencionado envia uma mensagem pública dizendo que sofreu um ataque hacker e perdeu acesso às redes sociais e apps de banco. É aqui que o golpe tem sua cartada final.
Quem demonstra solidariedade recebe um pedido de ajuda financeira, que geralmente é um valor baixo a ser transferido para uma conta ou carteira virtual. O golpista até avisa que vai devolver o dinheiro depois, mas sabemos bem que isso não vai acontecer.
Golpe da promoção falsa
Outro tipo de ação bastante comum é aquela que convida pessoas a participarem de promoções que, na verdade, não existem. A proposta é parecida com a vista no esquema anterior: criação de contas falsas, dessa vez de empresas.
Uma vez tendo copiado os dados, fotos e textos existentes na conta original, eles vão adicionar alguma extensão estilo “mkt” ou “promo” ao nome da conta para iniciar o golpe. O próximo passo é usar os stories para iniciar uma campanha de sorteio ou promoção, pedindo aos interessados para clicar em um link.
E adivinha só? O link não é de uma promoção verdadeira, mas uma ação que tem como único objetivo roubar dados que são úteis para abrir contas, fazer compras e outros atos de mesmo porte.
Golpe do emprego
Com a pandemia do coronavírus, esse é um novo modelo de golpe que infelizmente ganhou mais força nas redes sociais, e com o Instagram a coisa não é diferente.
Nessa modalidade de ação, os golpistas vão oferecer vagas de emprego que não existem, pedindo aos interessados para clicarem em um link com propostas bem fora da realidade (tipo trabalhar de casa para ganhar R$ 1 mil por dia) e, claro, pedindo para que você pague uma quantia para se candidatar.
Então, fique de olho: propostas muito fora da realidade, pedido de dinheiro ou sites que pedem tudo a seu respeito, incluindo RG e CPF na ficha de cadastro? Desconfie na hora. ?
Golpe romântico
Toda rede social permite a criação de laços com pessoas que muitas vezes não conhecemos. Na maior parte das vezes essas ligações são reais, mas em outras uma das partes está apenas interessada em pedir dinheiro.
Dessa forma, desconfie de qualquer pessoa que comece a conversar com você a ponto de iniciar um relacionamento virtual e depois pedir dinheiro para qualquer coisa (tirar visto, comprar comida ou até mesmo completar o dinheiro da passagem para uma visita). Se a conversa chegar nesse ponto, é grande a chance de nunca mais ver seu dinheiro e essa pessoa.
Conclusão
Estes são apenas alguns dos golpes do Instagram, mas servem para alertar você da importância de estar sempre atento para não perder tempo e até mesmo dinheiro. E lembre-se sempre de manter sua conta segura e nunca compartilhar informações pessoais, seja no Insta, telefone ou qualquer outro meio.