Conheça os conceitos de gamificação e como ela pode ser aplicada às estratégias de marketing da sua empresa.
A gamificação pode tornar seus conteúdos mais divertidos e obter um maior engajamento com o público.
A técnica de jogos digitais aplicada nos negócios cresceu consideravelmente nos últimos anos, passando a ser mais uma ferramenta de trabalho para a área de marketing de conteúdo.
Os jogos prendem a atenção das pessoas, mais do que uma leitura em um conteúdo. Ter essa interatividade no seu canal faz com que a experiência do usuário se torne mais divertida, passando a ter mais envolvimento com a marca.
O que é gamificação?
É um processo de mecânicas utilizadas em jogos para serem aplicadas aos conteúdos gerados, desenvolvidas através de estratégias e técnicas, mas aplicadas ao design de games.
Como todo jogo, deve trazer um benefício, oferecendo uma recompensa: acúmulo de pontos para ter mais desconto no produto ou medalhas para serem trocadas por produtos, por exemplo, estimulando a competição entre usuários.
Serve também para engajar os colaboradores dentro de uma empresa e pode resultar em prêmios, trazendo mais produtividade, foco e interação. Dessa forma, podemos ter uma estratégia de RH para estimular a comunicação interna e aproximar os departamentos, por exemplo.
Um ponto importante: toda gamificação deve ter os princípios de um jogo: regras, competição e pontuação.
O que não é gamificação?
A gamificação é uma competição saudável, e tudo que envolve uma competição destruidora e que fuja do conceito não é gamificação.
A gamificação geralmente se confunde com jogos. No jogo, por exemplo, você assume a postura de um personagem que não é você e que não vive o seu dia a dia. Já na gamificação você não assume o papel de um personagem.
Quais são os benefícios da gamificação?
Os benefícios da gamificação podem ser aplicados em diversas áreas e trazem resultados significativos quando há o envolvimento de mais pessoas engajadas.
No marketing seu principal propósito é engajar os clientes, atrair, fidelizar e melhorar o relacionamento com eles.
Esta mecânica de jogos pode atrair mais benefícios, como:
- Incentivando recomendações: quando um cliente recomenda seu produto ou serviço a outro é recompensado por isso. Seja através de um desconto ou o oferecimento de um produto similar ao que recomendou.
- Orientação do produto ou serviço: utilizando a técnica lúdica para mostrar e orientar como funciona seu produto ou serviço.
- Aumento nas vendas: pode ser usado como instrumento para aumentar as vendas. Quanto mais os clientes compram mais benefícios ganham e se mantêm estimulados.
- Interatividade do cliente: estimulando os jogos e fazendo com que o cliente fique mais engajado com a marca de forma divertida e fiel, trazendo o público para uma aproximação maior com a marca.
Tipos de gamificação
A gamificação vai além de ser um divertimento ou passatempo. Para cada tipo de negócio existe um tipo de gamificação, conforme seu propósito.
Gamificação de produto
A técnica dos jogos para serem aplicadas aos produtos nada mais é do que ativar certas ações que não são automatizadas.
Atende inicialmente pequenas empresas que ainda não podem investir em tecnologias.
Um forte exemplo é o marketing digital para uma pequena empresa que ainda não tem um sistema próprio para avaliações e que depende de terceiros (público) para avaliar os produtos e serviços. A técnica de jogos aqui aplicada faz com que o público avalie e ganhe descontos nas próximas compras.
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Gamificação de marketing
O marketing como um todo tem como função buscar novos clientes e mantê-los engajados.
A gamificação voltada para o marketing é uma estratégia ligada a melhorar o relacionamento do cliente com o produto ou material que possa disponibilizar.
Para isso, a experiência do usuário tem que ser fácil. Precisa ter relação com o interesse do seu público-alvo. E acima de tudo, ter recompensas de acordo com a metodologia que você desenhou no começo da ação.
Gamificação de marketing não é distribuição de prêmios, e sim um engajamento para que todos se divirtam e troquem recompensas. O cliente ganha e você se beneficia de algo em troca.
Gamificação de ambiente
Este tipo de gamificação é mais usado pelo departamento de Recursos Humanos dentro da empresa, pois é a técnica de se relacionar no ambiente e usada em grandes empresas.
Motivando colaboradores através de treinamentos para melhoria nos relacionamentos internos da empresa, habilidades e desempenho dos funcionários, geralmente se define como a técnica do aprender brincando.
Elementos da gamificação
Alguns elementos são comuns na gamificação e não somente tem a finalidade de entreter. Podem ser usados para fins diferentes.
Confira abaixo os 5 elementos da gamificação:
História
Também conhecida como storytelling, é a técnica de contar histórias e enredos que engajam o público.
Ela vem com o intuito de criar conexões com as pessoas, comover, envolver e ser marcante nas lembranças, fazendo com que prenda a atenção do público sem a necessidade de grandes produções.
Conheça e estude seu público, desenvolva uma narrativa que esteja de acordo com a sua ação.
Avatar
O avatar é uma foto personalizada que pode ou não conter adereços que representam sua marca.
Por exemplo: se o storytelling que você desenvolveu se passa em uma época histórica, o ideal é caracterizar este personagem de acordo com a época, deixando seu jogo mais divertido e envolvente.
Objetivo
É o maior desafio da construção no jogo.
Precisa ter um conceito inspirador para que todos possam sentir-se motivados a chegar no final do jogo. Este objetivo tem que ser alinhado ao que sua empresa espera da gamificação dentro desta estratégia de marketing.
Recompensa
Outro fator determinante para a motivação dentro do jogo.
A recompensa estimula e desafia as pessoas para que cheguem ao final e ganhem o que foi prometido. Poderá aplicar a recompensa somente no final ou a cada etapa que conseguir concluir.
Ranking
Estimula a competição, mas ao mesmo tempo é preciso cuidado, pois também pode desestimular quem está nas últimas posições.
O ranking é a visualização para que cada usuário se esforce mais para conseguir subir algumas posições perante outros competidores.
Por que aplicar a gamificação em sua empresa?
Aplicar a gamificação nas empresas é um planejamento estratégico interno. E por quê aplicar? Porque estimula os colaboradores.
Primeiro de tudo é necessário alinhar o objetivo com a cultura e os valores da empresa. Aplicar gamificação nas empresas implica em saber se será utilizada em todos os departamentos ou se é uma ação geral.
Defina seu público-alvo, pesquise comportamentos e hábitos e crie uma recompensa atrativa.
Uma vez que é voltada ao seu público interno, consulte um profissional para definir melhor qual a imagem que você quer passar a eles.
Vantagens da gamificação
A maior vantagem é o aperfeiçoamento que várias áreas de dentro da empresa podem obter.
Há um extenso leque de vantagens quando se refere a sua marca, mas aqui vamos citar algumas delas.
Experiência de aprendizado
Melhorar o processo de aprendizagem: quando você passa a ser executor e só por meio da prática se envolve e melhora sua atenção ao jogo.
A prática de jogos estimula algumas habilidades tanto pessoais para o seu aprendizado quanto profissionais para uma interação social.
Engajamento
O engajamento é um potencial método para envolver de forma lúdica, criando conexões com a marca. Além disso, desperta a sensação de motivação para atingir os objetivos.
Feedback
Feedback em tempo real, dentro do jogo, faz com que o usuário consiga corrigir sua meta e objetivo em alcançar a recompensa.
Para avançar no jogo é importante conhecer erros e acertos, e também há a possibilidade de ver seus resultados imediatamente.
Motivação
Quando há acompanhamento do progresso e é possível enxergar seu desenvolvimento, a motivação em acompanhar a jornada se torna mais prazerosa.
A motivação é um dos potenciais envolvimentos de forma lúdica e ajuda a criar conexões com a marca.
Autonomia
A autonomia faz com que o usuário seja protagonista do seu jogo.
Diante de toda uma cadeia de usuários que estão na mesma disputa pela recompensa, a autonomia desenvolve uma postura ativa.
Antes de criar um planejamento estratégico, verifique se é de fato uma diversão para quem estará atuando. Examine se vai impactar o seu público e se da forma como está será comentado nas redes sociais.
Se não estiver de acordo com as premissas acima, não é uma gamificação. Por isso, faça a sua ação ser divertida e trabalhe um plano de ótimas recompensas para que seu público se torne fiel, seja impactado e propague sua marca.