Já pensou em gerenciar sua marca sem gastar nada? Isso pode ser muito simples: basta utilizar ferramentas que deem suporte e ajudem na organização geral do seu negócio. Assim, você consegue chegar mais facilmente até seus clientes e valorizar a sua marca. Pensando nisso, selecionamos algumas ferramentas do Google por suas principais funções, voltadas para […]
Já pensou em gerenciar sua marca sem gastar nada? Isso pode ser muito simples: basta utilizar ferramentas que deem suporte e ajudem na organização geral do seu negócio. Assim, você consegue chegar mais facilmente até seus clientes e valorizar a sua marca. Pensando nisso, selecionamos algumas ferramentas do Google por suas principais funções, voltadas para empresas. Confira:
Google My Business
Muitas pessoas usam o Google para achar novos produtos e serviços, não só na região onde moram, mas também quando viajam para outros lugares e precisam encontrar algo por lá. O Google Maps – que hoje conta com um serviço segmentado para empresas, chamado Google My Business – possibilita o cadastramento, onde é possível ter acesso a um painel de controle. Assim, dá para manter sempre os dados da empresa atualizados (como horário de funcionamento, endereço, telefone, site e redes) e ainda autorizar que o negócio apareça no Google Maps (de maneira orgânica, sem pagamento).
Google Trends
Com o Google Trends, é possível visualizar quais os assuntos mais buscados no mundo inteiro, bem como segmentar por área de interesse e por região. Por lá você também consegue levantar pautas e pesquisar por palavras chaves que sejam relevantes para a empresa, vendo entre sinônimos, qual deles é mais buscado pelas pessoas. Assim, você consegue decidir qual termo é mais interessante usar para chamar atenção do seu cliente, como no exemplo abaixo.
Google Analytcs
Com este serviço é possível analisar todo fluxo dos visitantes na sua página. O Analytics fornece as estatísticas do seu negócio e pode te ajudar com as campanhas de marketing. Ele é capaz de identificar a taxa de exibição e cliques que direcionam para uma página, localização geográfica do visitante, como ele chegou na página (através de links de outros sites, pesquisa, diretamente pelo endereço), sistema operacional e navegador usado, resolução de tela. Tudo isso em períodos específicos (diários, semanais, mensais e anuais).
Google Agenda
A agenda do Google permite que você adicione e gerencie eventos (convidando pessoas, adicionando descrições, horários e colocando notificações) e compromissos em geral. A programação pode ser compartilhada com outras pessoas e ainda vinculada a uma agenda pessoal ou pública do seu celular ou tablet. É prática, funcional e ajuda muito na hora de se organizar.
As ferramentas são super úteis e intuitivas, quanto mais se usa, mais pode-se descobrir novas funcionalidades. Por isso, não desista, mesmo que a princípio você não esteja habituado a usar esses serviços 😉 Esperamos que tenham gostado das dicas.