Usar as ferramentas do Google no seu site WordPress é simples. Conheça as ferramentas Google disponíveis para WP e outras aplicações web!
As integrações tecnológicas são responsáveis pela otimização de tarefas comuns no dia a dia e pelo aumento da produtividade. Neste sentido, as ferramentas do Google se destacam mais uma vez, já que podem ser integradas ao WordPress e simplificar o trabalho dos editores e criadores de conteúdos.
Veja a seguir como ter o melhor do Google e do WordPress juntos e ganhe mais autonomia e dinamismo em tudo o que fizer online, em seu website ou no site dos seus clientes. Confira!
Use as ferramentas do Google no WordPress com o Google Site Kit
Tão importante quanto criar um novo website é acompanhar o seu desempenho. E isso vale tanto em relação a performance quanto ao tráfego gerado.
Quando se fala em avaliar métricas de tráfego orgânico, normalmente logo se associa ao Google Analytics e Google Search Console, que são ferramentas do Google. Nelas é possível medir acessos, páginas com mais visualizações, termos de pesquisas dos usuários entre outras informações relevantes sobre o comportamento dos usuários.
Com o Site Kit by Google você pode obter insights para otimizar ou monetizar seus conteúdos, sem a necessidade de sair do WordPress, ou seja, diretamente no painel administrativo.
A solução integra o Google Search Console, Google Analytics, Page Speed Insights e Adsense.
Por se tratar de um plugin oficial, pode ser instalado rapidamente por qualquer pessoa autorizada. Neste caso, é preciso ter a função do administrador do WordPress habilitada ou solicitar ao(s) responsável(eis).
5 vantagens do plugin Site Kit Google:
- É gratuito e completo;
- É fácil de ser instalado e não depende da ajuda de um desenvolvedor;
- É seguro e não trás nenhum risco para o seu website;
- Pode ser utilizado imediatamente após a instalação;
- Traz dados estatísticos fáceis de serem visualizados e compreendidos.
Como adicionar as ferramentas do Google ao seu site WordPress
Você pode configurar sua conta em cada uma das plataformas de forma individualizada e conferir os dados e insights, a depender de sua necessidade.
Para ter uma visão unificada das principais métricas, deve utilizar o Google Site Kit no WordPress, para agilizar o fluxo e o tempo.
Veja em detalhes como fazer na prática:
1 – Instale o WordPress
O passo inicial é instalar o WordPress, assim terá um dos melhores CMS (Content Management System) à sua disposição ou de sua equipe.
Embora esse tipo de instalação possa assustar a quem não conheça ou não tenha tanta experiência, o WordPress vem para ajudar a romper essa barreira.
Sua instalação e configuração podem ser feitas pelo painel de controle da hospedagem, se utilizar os serviços Hostgator, por exemplo. Você deverá escolher o novo domínio (caso seja um novo projeto) ou instalar no domínio existente.
Uma recomendação básica é usar sempre a última versão lançada. O WordPress 5.8 – Tatum traz atualizações bem importantes ao corrigir falhas anteriores e proporcionar maior segurança. Isso, é claro, sem contar com o novo pacote de recursos.
Depois de instalado, você pode atualizar as versões e os plugins, sem qualquer dificuldade.
2 – Instale o Plugin
Os plugins adicionam aos sites outras funcionalidades sem que você tenha que criar qualquer linha de código. Por serem soluções prontas, são “plugadas” ao seu website, conferindo mais flexibilidade a quem precisa.
O plugin Site Kit do Google pode ser baixado no site oficial ou a partir da biblioteca de plugins do próprio WordPress. Se optar por baixar fora do WordPress, terá que fazer o upload do plugin na plataforma. Por isso, o mais indicado é baixar direto, quando estiver logado.
Após fazer o login em seu painel administrativo, vá em “Plugins” e clique em “Adicionar”.
Em seguida, digite as palavras-chave na busca. Você deve conferir se o resultado retornado é o plugin “Site Kit by Google – Analytics, Search Console, AdSense, Speed”, que também é conhecido como Google Site Kit WordPress. Clique em “Instalar” e depois em “Ativar”.
O plugin é compatível com as versões até 5.8.1 do WordPress, e demandam PHP 5.6 ou superior para funcionar normalmente.
3 – Finalize a configuração das contas
Agora é a hora de vincular seu site às contas Google ou vice-versa. Você verá na tela a mensagem “Compartilhe dados de uso anônimos para ajudar a melhorar o Site Kit. Todos os dados coletados são processados de acordo com a Política de Privacidade do Google“.
Se estiver de acordo, clique nessa opção e em “Iniciar configuração” para prosseguir.
Você será direcionado para a página inicial de configurações. A sequência do processo se dará quando a propriedade do site for confirmada, e isso acontece a partir do login em comum das ferramentas com a sua conta Google.
4 – Verifique a propriedade do site
Essa etapa é indispensável, uma vez que garante a autenticidade e segurança dos dados, além, é claro, de assegurar que somente pessoas autorizadas tenham acesso às métricas do seu site.
O plugin irá testar a compatibilidade e identificação. É importante conceder todas as permissões solicitadas.
O último passo desta fase é clicar em “Adicionar site”.
Pronto! A mensagem de parabenização será exibida na tela e as ferramentas do Google poderão ser acessadas pelo painel do WordPress.
Avaliando as métricas pelo WordPress
Ao clicar em “Acessar meu Painel de Controle” no passo anterior, ou acessar o plugin “Site Kit” no menu de navegação lateral do WordPress, os usuários logados poderão avaliar seus dados qualitativos e quantitativos.
Se não tiver nenhum histórico, o sistema só apresentará as informações após conseguir ter métricas suficientes. Do contrário, elas serão carregadas no seu novo dashboard.
Lembre-se de configurar as contas de todas as ferramentas. Somente assim terá a visão geral do seu site, reunida em um único lugar, sem precisar alterar nada em seu código-fonte.
Selecione e crie uma rotina de avaliação das principais métricas. Dessa forma, poderá aprender mais sobre as preferências dos seus visitantes ou direcionar seus esforços.
Outras ferramentas Google: Google Tool Kit
E saiba que a abrangência dos benefícios das ferramentas do Google não param por aí, nem se restringem apenas ao WordPress. Você que é desenvolvedor, já ouviu falar no Google Web Toolkit?
O Google Web Toolkit ou GWT é um framework baseado em código aberto. A partir dessa estrutura de desenvolvimento de software Java, aplicativos AJAX (Asyncronous Javascript And XML) podem ser escritos mais facilmente.
Ao criar uma nova aplicação, o GWT traduz o código para JavaScript e HTML compatíveis com o browser, ou seja, com o navegador. Assim, permite depurar aplicativos AJAX no seu IDE favorito.
Toda a documentação pode ser conferida no site oficial. É por onde os desenvolvedores também podem consultar o repositório de código-fonte.
Baixe e instale agora mesmo as ferramentas no GWT.
5 vantagens do plugin Google Tool Kit:
- É Open Source;
- Permite a criação de aplicativos web otimizados;
- A versão GWT 2.9.0 inclui o SDK, Speed Tracer e o Google plugin for Eclipse.
- Torna o código de uma aplicação compatível com os navegadores;
- Tem tutoriais que os principiantes podem seguir online.
Uma similaridade com o WordPress é a força da comunidade. Ao usar o GTW, você irá aderir a uma comunidade global que compartilha diversos aprendizados. O objetivo é fortalecer ainda mais o uso da ferramenta e também criar projetos de forma colaborativa. Aproveite todas as vantagens das ferramentas do Google para WordPress e outras aplicações. Faça bem mais, em menos tempo e resolva problemas de uma forma como você nunca viu!