Veja quais são as ferramentas de desenvolvimento mais importantes e como elas podem ajudar em suas tarefas.
As ferramentas de desenvolvimento são fundamentais para quem trabalha desenvolvendo softwares, sites e aplicativos. Com elas é possível resolver questões complexas em pouco tempo sem comprometer a qualidade e a segurança do seu projeto.
Muitas delas funcionam como um interface entre os processos que envolvem o desenvolvimento de softwares e outras aplicações com a realidade física. Isso significa que, ao invés de ter que usar linguagens de programação de baixo nível, você vai poder utilizar recursos mais acessíveis.
Você trabalha com desenvolvimento ou quer criar um site ou aplicativo? continue lendo este texto para conhecer as melhores ferramentas de desenvolvimento disponíveis. Elas certamente vão ajudar você a executar as suas tarefas com muito mais facilidade.
Índice
O que são ferramentas de desenvolvimento?
As ferramentas de desenvolvimento são recursos criados para tornar o processo de desenvolvimento e de gerenciamento de softwares muito mais ágil e eficiente. Quem trabalha com desenvolvimento precisa realizar várias tarefas complexas no dia a dia. Dentre elas, há a escrita e teste de códigos e correção de erros, que podem levar muito tempo para serem concluídas.
Portanto, os desenvolvedores que utilizam esses tipos de ferramentas conseguem automatizar algumas tarefas e realizar alguns trabalhos com muito mais rapidez. Dessa forma, ganham mais tempo para focar em serviços mais importantes.
Algumas dessas ferramentas também permitem a integração de várias pessoas em um mesmo projeto. Isso é muito útil para os trabalhos que precisam ser resolvidos por equipes multidisciplinares.
O que buscar nas ferramentas de desenvolvimento?
Na hora de escolher quais ferramentas de desenvolvimento usar, é necessário levar vários fatores em consideração. Afinal, você precisa de recursos eficientes e ágeis para entregar um projeto de qualidade.
Além disso, também é fundamental analisar qual é o nível de segurança que a ferramenta oferece. Sendo assim, confira a seguir quais aspectos devem ser levados em consideração na hora de escolher esses recursos.
Segurança
A segurança é um dos principais aspectos que você deve analisar quando for escolher uma ferramenta de desenvolvimento para usar. Portanto, invista em uma tecnologia que ofereça soluções de segurança, auditorias de segurança de redes e certificações de conformidade SOC.
Complexidade
O trabalho de desenvolvimento envolve muitas atividades complexas. Por isso, é necessário investir em plataformas com os recursos necessários para realizar as aplicações cotidianas.
Custo
Algumas ferramentas de desenvolvimento são gratuitas, ou possuem uma versão grátis. Contudo, elas podem não oferecer todos os recursos que você necessita para realizar o desenvolvimento de softwares.
Sendo assim, é importante verificar o custo das ferramentas disponíveis no mercado. Com isso, é possível determinar se vale a pena pagar por esses recursos para conseguir desenvolver o seu trabalho com mais agilidade.
Muitas vezes, o dinheiro que você gasta com essas plataformas é compensado pelo tempo que você ganha no desenvolvimento do seu trabalho. Isso pode fazer até mesmo que você assuma mais projetos, obtendo, assim, um maior retorno financeiro.
Linguagem de programação
Existem diversas linguagens de programação, por isso, você deve escolher uma ferramenta que seja compatível com as linguagens que você conhece.
Suporte
É interessante investir em ferramentas de desenvolvimento que oferecem suporte. Ele é útil caso haja algum problema com o software, ou com a própria plataforma, especialmente se investir em um recurso pago.
Quais são as melhores ferramentas de desenvolvimento?
Agora que você já sabe mais sobre ferramentas de desenvolvimento, confira as melhores opções do mercado.
GitHub
A principal função do GitHub é armazenar códigos. Os usuários podem editar códigos armazenados ali e também solicitar ajuda de outros desenvolvedores que utilizam a plataforma para desenvolver o projeto.
O GitHub ainda oferece alguns recursos de gerenciamento de projetos, que podem ser muito úteis para quem trabalha em equipe. Além disso, essa plataforma ainda conta com um recurso chamado GitHub Copilot, que usa a inteligência artificial para completar códigos.
Existe uma versão gratuita dessa plataforma. Porém, a modalidade paga oferece mais recursos para os desenvolvedores, como mais tempo de automação e mais espaço de armazenamento.
Prós
- Conta com recursos de rastreamento de bugs;
- Permite a automação de algumas tarefas;
- É possível integrar o GitHub com outras plataformas;
- Permite que vários usuários trabalhem em um mesmo projeto;
- Possui uma versão para Android e iOS.
Contras
- O plano gratuito é limitado a 500 MB de armazenamento;
- Quem não sabe operar linhas de comando dificilmente vai conseguir usar essa ferramenta de maneira eficaz.
Sublime Text
O Sublime Text é um dos editores de códigos mais utilizados pelos desenvolvedores. Essa plataforma é fácil de usar e não ocupa muito espaço de armazenamento. Além disso, o usuário pode instalar plugins nessa plataforma para adequá-la às necessidades dele.
Essa ferramenta apresenta diversas funções que podem ser muito úteis aos desenvolvedores. Podemos destacar, por exemplo, a possibilidade de editar várias linhas de um documento ao mesmo tempo. Ela também permite inserir automaticamente blocos de textos que vão aparecer repetidamente no projeto.
O Sublime Text foi desenvolvido com a linguagem C++, mas é compatível com outras linguagens de programação. Essa plataforma também permite que o usuário execute o código dentro da própria plataforma, o que pode ser muito útil para os desenvolvedores.
Prós
- É leve e fácil de usar;
- É compatível com vários sistemas operacionais;
- Permite a instalação de plugins;
- Oferece vários recursos que facilitam o desenvolvimento de códigos;
- Possui um recurso de seleção múltipla que facilita a seleção e edição de textos;
- É compatível com muitas linguagens de programação.
Contras
- Possui apenas uma versão de teste gratuita, portanto, quem quiser realmente usar essa ferramenta vai precisar comprar uma licença.
Marvel
Essa é uma plataforma de design colaborativa, útil para criação rápida de vários projetos em um espaço centralizado. Ela permite, inclusive, que o usuário crie suas artes em cima de imagens presentes na galeria do celular ou do computador.
O Marvel também conta com alguns templates personalizáveis e com uma biblioteca de elementos gráficos, que facilitam a criação dos projetos de design.
Prós
- Permite a integração com outros aplicativos e ferramentas;
- Possibilita o trabalho em equipe;
- Gera códigos automaticamente;
- Permite a criação de mockups de alta qualidade.
Contras
- Necessita de uma conexão estável com a internet para funcionar bem;
- A versão gratuita é limitada.
Visual Studio Code
O Visual Studio Code (VS Code) é um editor de texto com código aberto desenvolvido pela Microsoft. Antes de explicar melhor as funcionalidades dessa ferramenta, é necessário diferenciar o VC Code do Visual Studio. Este é uma IDE, também criada pela Microsoft, que apesar de apresentar soluções mais completas, é mais pesada e não tem código aberto.
O VS Code é compatível com os principais sistemas operacionais (Windows, macOS e Linux), com ele é possível criar, codificar e testar códigos. Esse programa possui várias funções muito úteis para os desenvolvedores, como preencher blocos automaticamente e verificar a existência de bugs
Além disso, é possível instalar diversas extensões no VC Code. Isso permite personalizar esse editor de texto para deixá-lo mais adequado para as suas aplicações.
Prós
- É gratuito;
- Possui uma grande variedade de extensões;
- É compatível com a maioria das linguagens de programação, como C++, Python, Java e Java Script;
- É leve;
- É compatível com a maioria dos sistemas operacionais;
- Possui muitos comandos que podem ser executados diretamente do teclado;
- É rápido;
- Apresenta muitas funções que facilitam o processo de codificação e teste de códigos.
Contras
- A curva de aprendizado para novos usuários que não estão acostumados com os ambientes de desenvolvimento integrado pode ser difícil.
Node Package Manager
Com o Node Package Manager (NPM) é possível fazer o gerenciamento de pacotes usando as bibliotecas e frameworks JavaScript. Com essa ferramenta de desenvolvimento, é possível instalar e gerenciar pacotes e atualizar dependências.
O NPM é um dos maiores repositórios de softwares do mundo. Ele contém diversas ferramentas de código aberto que podem ser acessadas e utilizadas pelos usuários da plataforma de maneira gratuita.
Com o NPM é possível fazer toda a instalação de bibliotecas e dependências de um pacote de uma maneira mais simples e rápida. Além disso, é possível conectar essa ferramenta a outras plataformas e servidores, o que pode facilitar bastante o gerenciamento dos projetos.
Prós
- É compatível com Windows, Linux e macOS;
- Permite a automação de determinadas tarefas, como minificar arquivos;
- Possibilita o gerenciamento de projetos;
- Apresenta função de análise de qualidade de código;
- Permite a conversão de arquivos;
- É um grande repositório de ferramentas de código aberto.
Contras
- A versão gratuita é limitada;
- Só é compatível com JavaScript.
XAMPP
O XAMPP é um pacote de servidores de código aberto que funciona como uma biblioteca de servidores, como o Apache. Essa ferramenta é muito utilizada nos projetos de desenvolvimento que envolvem o WordPress. Ela permite que o usuário rode esse sistema localmente antes de implementá-lo, o que facilita o desenvolvimento do projeto.
Prós
- É gratuito;
- É ágil e leve;
- É compatível com os sistemas operacionais Windows, macOS, Linux e Solaris;
- Facilita a programação do WordPress e a configuração de um servidor web local
Contras
- Muitos usuários reclamam de problemas de configuração e de incompatibilidade de aplicações;
- Para tornar essa ferramenta mais segura, é necessário usar um assistente para adicionar senhas aos servidores.
Atom
Entre as ferramentas de desenvolvimento está o Atom, que é um editor de códigos desenvolvido pelo GitHub. Essa plataforma permite a instalação de vários plug-ins, o que possibilita a personalização da área de trabalho.
O Atom é um software de código aberto. Isso significa que os usuários podem fazer melhorias na plataforma, o que tem sido feito desde o lançamento dessa ferramenta.
Além disso, o Atom conta com vários recursos que facilitam o trabalho dos desenvolvedores. Ele permite completar automaticamente partes do código e a possibilidade de instalar uma extensão que corrige eventuais erros do código.
Prós
- É gratuito;
- Possui uma interface intuitiva;
- Oferece uma grande quantidade de extensões;
- É compatível com várias linguagens de programação;
- Está disponível para os sistemas operacionais Windows, Linux e macOS.
Contras
- Pode exigir um maior consumo da memória do computador.
Sass
Sass é a sigla de Syntactically Awesome Style Sheets (folhas de estilo com sintaxe incrível, em português). Ele é um pré-processador para CSS, portanto todos os códigos escritos em Sass são convertidos para CSS.
Para muitos desenvolvedores, vale a pena usar o Sass ao invés do CSS. O motivo? Essa linguagem permite que o desenvolvedor escreva o código de maneira mais rápida e limpa.
Usar o Sass também pode ser útil para quem precisa construir sites, pois permite a alteração de elementos da interface da página. Essa ferramenta possui uma versão gratuita que apresenta algumas limitações.
Prós
- Está disponível para os principais sistemas operacionais, Windows, Linux e macOS;
- Possui uma interface amigável;
- Com a instalação é possível integrar a ferramenta com várias linguagens de programação.
Contras
- Para compilar um código no Sass é preciso instalar o Ruby ou o LibSass;
- Não costuma apresentar um bom desempenho quando o usuário precisa carregar arquivos grandes.
Bootstrap
O Bootstrap é uma ferramenta que fornece estrutura CSS que possibilita a criação de aplicações web responsivas. Ele combina elementos CSS e JavaScript para criar páginas HTML.
Ele possui diversos roteiros JavaScript, CSS e HTML. Dessa forma, o desenvolvedor consegue criar vários componentes de um site sem ter que escrevê-los manualmente.
Essa ferramenta é mais focada no desenvolvimento de sites para dispositivos móveis. Contudo, também é possível desenvolver boas páginas para desktop usando essa plataforma.
Prós
- É compatível com todos os navegadores;
- É personalizável;
- Possui um layout responsivo;
- Permite a reutilização de códigos;
- É gratuito.
Contras
- Esse programa produz arquivos grandes que demandam maior uso da bateria do computador e demandam um tempo de carregamento maior.
Notepad++
O Notepad++ é um editor de textos e códigos-fonte de código aberto rápido e fácil de usar. Ele permite que o usuário trabalhe com diferentes documentos ao mesmo tempo. Essa ferramenta também apresenta diversas aplicações que podem facilitar bastante o trabalho dos desenvolvedores, como a função de autocompletar.
Essa ferramenta está disponível para o Windows e pode ser instalada nos sistemas operacionais Linux por meio do pacote Snap.
Prós
- É fácil de usar;
- Possui um layout amigável;
- É gratuito;
- É rápido;
- Suporta várias linguagens de programação.
Contras
- As versões não instaláveis podem apresentar um pouco de instabilidade.
Conclusão
O trabalho dos desenvolvedores é muito complexo e demanda o cumprimento de várias tarefas. Por isso, as ferramentas de desenvolvimento podem facilitar bastante a rotina desses profissionais.
Sendo assim, vale a pena investir nessas plataformas para conseguir automatizar tarefas repetitivas e desenvolver e implementar códigos de maneira mais rápida.
Se você quer saber mais acerca do desenvolvimento web e também sobre o trabalho dos desenvolvedores, continue no blog da HostGator.
Se você gostou deste artigo, convidamos a ler as sugestões que estão a seguir: