Se chegou a este post, provavelmente alcançar as melhores posições da primeira página do Google é um dos seus objetivos. Certamente SEO é a estratégia mais indicada para isso. SEO é um conjunto de técnicas que visam otimizar páginas web para alcançar os melhores resultados orgânicos. Então já sabemos o que é SEO e porque […]
Se chegou a este post, provavelmente alcançar as melhores posições da primeira página do Google é um dos seus objetivos. Certamente SEO é a estratégia mais indicada para isso.
SEO é um conjunto de técnicas que visam otimizar páginas web para alcançar os melhores resultados orgânicos. Então já sabemos o que é SEO e porque é importante, mas como melhoramos nosso fluxo de trabalho?
No processo de evolução dos algoritmos do Google surgiram muitas ferramentas para Otimização de mecanismos de buscas. Algumas para tarefas específicas e outras que abordam todo o escopo das estratégias.
Pensando nisso vamos passar pelas principais ferramentas, pagas e gratuitas, e ajudar você a escolher as ideias para seu projeto.Ferramentas de SEO para pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é um dos momentos mais importantes do trabalho de SEO. Otimizar um site significa que queremos que ele seja encontrado pelo que oferece, seja serviços, produto ou informação. Com isso selecionamos exatamente as palavras que melhor expressam sua oferta.
Por ser uma tarefa vital, é indispensável tempo, bastante análise e ferramentas que possam enriquecer o processo.
Planejador de palavra-chaves
Talvez o mais famoso para pesquisa de palavras-chave, o Planejador de Palavras-chave do Google é uma ferramenta gratuita do Google que está disponível para usuários que tenha uma conta no Google Ads.
Apesar de criada para auxiliar profissionais de PPC (Pay-per-click, os anúncios pagos nos buscadores), o Keyword Planner tornou-se parte do dia a dia de muitos SEOs também. Traz informações sobre a média do volume de busca mensal para palavras e sugestões de palavras relacionadas. Tem outros dados mais ligados aos anúncios, como Concorrência, CPC, Cliques e outros dados de previsão.
Dica: não dê atenção apenas para palavras-chave com alto volume de busca. Explore mais a intenção de busca do usuário para identificar os melhores termos. Volume de busca ainda é importante, mas não é só ele que importa. 😉
A ferramenta é free, porém é necessário ter uma conta do Google Ads ativa para acessar.
SEMRush Keyword Magic Tool
A pesquisa de palavra-chave no SEMRush é bem rica, pois entrega informações e gráficos detalhados.
Além do volume de busca, a ferramenta traz o número de resultados que o Google exibe para determinada palavra; fornece alguns dados sobre pesquisa paga. Ela também tem um gráfico de tendências bem bacana.
Um interessante recurso é a representação dos resultados. Trata-se do rank atual, de 1 a 100 para a palavra-chave pesquisa na ferramenta, dessa forma é possível entender quais sites estão melhor posicionados.
Um último destaque é o Relatório de Palavra-chave de correspondência de frase, no qual você encontra frases que contenham a palavra pesquisa (alguma parte dela), gerando muitas palavras de cauda longa.
Para acessar o Keyword Magic Tool você precisa ter uma conta na SEMRush.
Google Trends
Uma ferramenta muito conhecida no marketing geral e também útil para pesquisa de palavra-chave.
O foco do Google Trends é verificar a sazonalidade de busca para determinado termo. Há também um sistema de volume de busca mensal, que vai de 1 a 100, utilizando critérios diferentes do Planejador de Palavras-chave, por exemplo.
Dependendo do volume, é possível segmentar os dados por País, Estado e até Cidade. Para estratégias de SEO Local isso pode ajudar muito. O Trends é totalmente free e não necessita de uma conta Google.
Ubersuggest
Recentemente adquirida por Neil Patel, um dos nomes mais famosos do marketing digital, o Ubersuggest tornou-se uma completa ferramenta de palavras-chave.
Inicialmente a plataforma utilizava as sugestões de buscas do Google para oferecer novas ideias de palavras, complementando com os dados de volume mensal extraídos do Keyword Planner.
Porém, no início de 2018 veio a aquisição por Neil Patel e a plataforma mudou totalmente. Do layout a novos dados apresentados, o Ubersuggest ficou muito mais completo. Com ela obtemos o Volume de Busca, Custo por Clique, Nível de Competição da palavra, Sugestões de palavras relacionadas, além de gráficos de fácil leitura, tornando a experiência agradável.
A nova plataforma é totalmente gratuita, porém muito se falou (e se fala) que futuramente possa ser cobrada. Então, aproveite enquanto pode.
Google Busca
É claro que você sabe como pesquisar no Google, no entanto você sabe como pode aproveitá-lo para pesquisa de palavras-chave?
Lembram que mais acima disse para ter atenção à intenção de busca dos usuários? É exatamente nesse ponto que o Google entra em cena.
A Página de Resultados de Buscas, ou SERP na sigla em inglês, é fonte valiosa de dados. Vamos a um teste: experimente fazer a busca por “como criar um site wordpress”.
Observe agora todos os elementos presentes nos resultados:
- Anúncios
- Resultado Zero
- Rich cards
- Vídeos
- Resultados para tutoriais
- Resultados de produtos ou serviços
- Veja também os detalhes de cada resultado exibido, são importantes
- Imagens (topo ou final da página?)
São muitas as informações que nos levam a análises profundas, principalmente para palavras-chave de cauda longa.
Se nos resultados para a termo do exemplo aparecem vídeos, isso sugere que os usuários têm interesse nesse formato de conteúdo. Imagine ainda o resultado zero, quais elementos se destacam: texto, listas, imagem.
Tudo isso está ligado à intenção do usuário, a qual conteúdo ele está mais propenso à clicar. Isso vai além do Volume de Busca apenas.
O Search Intent já não é mais tendência, é realidade. Aproveite o Google e as demais ferramentas e aprimore suas palavras-chave.
Ferramentas de SEO On-Page
As otimizações on-page são responsáveis por deixar um site pronto para receber uma estratégia a longo prazo. É preciso arrumar a casa para receber visitas.
Nessa etapa existem muitas ferramentas no mercado, e sem dúvida, são de extrema importância, pois agilizam muito o processo e identificação de itens importantes.
Google Search Console
Trata-se de uma ferramenta indispensável hoje para início de qualquer site. Nos mais básicos checklists de SEO encontrados na internet estará o Search Console como requisito. Se não estiver, desconfie.
Com recentes atualizações de layout e funcionalidades, o Google Search Console é uma ponte entre seu site e o Google. Ele tem opções de alertas para erros de rastreio, acessos, dificuldades de navegação mobile e mais.
Através dele é possível enviar um sitemap.xml para o Google visualizar suas páginas mais fácil. Ele também analisa o arquivo robots.txt para encontrar possíveis problemas.
A plataforma é gratuita e tem integração com o Google Analytics, o que enriquece suas análises.
ScreamingFrog
Para SEO On-page o ScreamingFrog seja talvez a mais completa das ferramentas. Possui excelente interface com o usuário, facilitando o uso.
A auditoria da ferramenta traz:
- Análise de robots.txt;
- Simula resultados para buscas;
- Sinaliza otimizações de imagens;
- Verifica performance;
- Verifica o perfil de links internos e externos;
- Erros 404 e demais tipos;
- Status de retorno HTTP;
- Cria sitemap.xml baseada nas páginas analisadas.
São muitos os recursos, vale a pena conferir. A ferramenta é um software, com opção de versão grátis com limitação e a versão paga com todos os recursos.
Web.dev
Um dos princípios de SEO é a performance do site. É importante ter um site de boa velocidade e não um que prejudique a experiência do usuário.
Pensando nisso, o Google lançou ao longo dos anos ferramentas para análise de performance. PageSpeed Insights, Test My Site by Think With Google, Lighthouse e até o Search Console.
Recentemente o buscador lançou o Web.dev, um site dedicado a tais análises, onde concentra as melhores informações de suas ferramentas num só local.
Não sabe-se ainda se eles vão manter as demais ferramentas, porém ter tudo num só lugar é bem melhor. A ferramenta é totalmente gratuita, corre lá e teste a velocidade do seu site.
SEMRush
SEMRush novamente aparecendo em nossa lista. Esta ferramenta de SEO possui uma seção de auditoria que aborda diversos aspectos On-page importantes. Vejamos alguns:
- URLs duplicadas;
- Titles e descriptions duplicadas ou ausentes;
- Sinalização de conteúdos duplicados e os problemas possíveis;
- Perfil de links;
- Estado de HTTPS;
- Links externos quebrados;
- Redirecionamentos;
- Páginas sem H1;
- Links em excesso.
Pontuei apenas alguns, mas a lista é gigante. O Site Audit é uma mão na roda quando precisamos de análises On-page profundas.
O recurso faz parte do SEMRush e para ter acesso é necessário criar sua conta.
Ferramentas de SEO Off-Page
Muito se discute sobre a real importância de tais estratégias Off-page, mas o Link Building ainda é um fator bem relevante para o Google.
Existem ótimas ferramentas para analisar o perfil de reputação e links que apontam para um site. Porém, adianto que dificilmente vai achar alguma 100% gratuita. Mas saiba que elas são realmente incríveis!
Ahrefs
Sem dúvidas uma das melhores que já utilizei. Com essa ferramenta de SEO Off-page você consegue explorar os links para seu site, saber os textos âncoras, os domínios de referências, históricos, gráficos e reports ótimos.
Ela tem também a pesquisa de palavras-chave, com funções semelhantes às ferramentas apresentadas aqui. A Ahrefs é uma ferramenta paga.
Moz
A Moz é uma empresa referência mundial em SEO e sua ferramenta é uma das mais poderosas. Foi quem desenvolveu as métricas Autoridade de Domínio (DA) e Autoridade da Página (PA).
É ótima para análise de backlinks e perfil de reputação. Com ela é possível analisar links internos, externos, follow e nofollow, além de domínio classificados por DA.
A Moz, assim como a SEMRush, é uma suíte de recursos incríveis e vai além do SEO Off-page. Pesquisa de palavras-chave, Acompanhamento de posicionamento, rastreio e auditoria estão entre os destaques da ferramenta.
Tem alguns recursos que podem ser acessados gratuitamente, mas de forma limitada. Para ter acesso geral é necessário uma conta paga.
Majestic
A Majestic é uma tool somente para técnicas off-page. Ela reúne todas as informações das demais ferramentas acima, com a diferença de possuir um banco de dados focado em histórico de links.
Ela também rastreia links potenciais que sites concorrentes estão recebendo. Tais links encontrados podem ser usados na estratégia de aquisição de novos links.
A Majestic também tem suas métricas próprias: Trust Flow e Citation Flow, que são direcionadas para medir a confiança e a relevância que um link tem.
A ferramenta pode ser testada gratuitamente, porém seus recursos são melhores na conta paga.
Ferramentas para SEO Técnico (On-site)
Um dos principais fatores de ranqueamento é a velocidade de um site. Para isso é preciso certo conhecimento técnico, ao menos para leitura das ferramentas. Por isso o SEO Técnico nunca esteve tão em evidência.
Otimização de scripts e CSS, HTML minificados, imagens de tamanhos reduzidos, CDNs, infraestruturas e muito mais. Além disso também aborda como entender SEO e UX, arquitetura da informação e fluxos de navegação.
Este tópico por si só daria um post equivalente a este (quem sabe num futuro próximo). Mas vou listar abaixo as principais ferramentas de auxílio na parte técnica:
- Web.dev: sim, já falamos dela antes. É uma ótima ferramenta para análise de performance;
- GTMetrix: reúne dados de ferramentas famosas como Yslow e PageSpeed Insights e complementa com dados e insights em gráficos fáceis de ler.
- WebPageTest: esta é minha ferramenta favorita para análise de performance de um site, gratuita e com informações muito completas.
SEO técnico (assim como SEO no geral) vai além de ferramentas, exige conhecimento em outras disciplinas.
É um perfil muito procurado, pois tem a capacidade de resolver problemas comuns em muitos sites. Seja para seu site ou de cliente, estude um pouquinho de cada coisa, vai agregar muito no projeto.
Ferramentas para monitorar as posições no Google
Monitorar uma ou até 10 palavras-chave manualmente é bem razoável. Mas acompanhar 100, 200 ou mais palavras seria um trabalho gigante, não é mesmo?
Para isso que existem as ferramentas de monitoramento da SERP. A função no geral é bem simples: você insere as palavras-chave que deseja monitorar e ela faz o acompanhamento da palavra nos resultados. O período de análise depende da ferramenta, se diariamente ou maior.
Position Tracking SEMRush
O Position Tracking faz parte do SEMRush e traz além do monitoramento simples a possibilidade de comparação com a concorrência.
Você adiciona suas palavras-chave, os links dos sites concorrentes e a ferramenta faz acompanhamento diário. Com uma tabela e gráficos para análise, o uso é bem tranquilo.
Outro interessante ponto são os recursos que cada palavra-chave inserida ativa na SERP, como Revisões, Vídeos, Imagens e Painel de Conhecimento.
Por fazer parte da SEMRush, o Position Tracking está disponível apenas se você tiver uma conta, com limites de consulta para contas gratuitas.
SERPRobot
O SERPRobot em sua versão free é bem direto. Você adiciona a URL, configura a região de rastreio (País) e insere até 5 palavras-chave. Pronto, ele entrega a você as posições atuais para cada termo.
É uma alternativa válida para consultas rápidas. Ele tem sua versão mais robusta com acesso a API para desenvolvedores, histórico, alertas via e-mail e outras funções interessantes.
Você pode usar a versão gratuita, mas se quiser, tem a possibilidade de um registro grátis para testar até 14 dias os recursos premium.
Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios do Google Ads
Apesar de ser focada em anúncios, o Diagnóstico é bem interessante para SEO, pois ela reproduz os resultados reais do Google para um termo buscado. Com isso você pode verificar os recursos da SERP.
Mas o pulo do gato está em outro ponto.
Antigamente o Google permitia controlar a localidade da origem da busca. Mesmo estando em Florianópolis eu poderia visualizar o comportamento de determinada busca na cidade de São Paulo. E acredite, as buscas mudam bastante conforme a localização.
Mas a opção foi removida pelo Buscador.
Para nossa alegria o Diagnóstico tem opção de alterar a Localização, língua falada e também o dispositivo (Mobile, Tablet ou Desktop).
A ferramenta é gratuita e é necessário uma conta no Google Ads.
Extensões de SEO para Chrome
As extensões, ou add-Ons, facilitam muito nosso dia a dia, pois o objetivo é estender as funções dos navegadores para tarefas além de acessar um site.
Para SEO não seria diferente, então vou listar 5 das extensões que utilizo atualmente. Mas há centenas de opções na Chrome Webstore. Vale uma busca para comparar o que é mais de seu perfil.
SEOQuake
O SEOQuake é ótimo para diagnósticos rápidos e traz muitos dados bacanas. Links internos e externos, Page Rank, Title, Description e Heading Tags.
Navegando pelas suas abas você vai encontrar centenas de informações, vale a pena conferir.
MozBar
A MozBar é uma forma rápida e prática de consultar a Autoridade de Domínio e Autoridade da Página de um site. Com a extensão ativa basta acessar o site que poderá visualizar as informações.
Redirect Path
Consultar redirecionamentos de uma página pode ser complicado às vezes. Mas não com o Redirect Path. O plugin do Chrome informa o caminho exata percorrido pela URL até chegar na atual carregada.
Redirect de protocolo HTTP para HTTPS, de um link antigo para novo, qual código de redirecionamento (301, 302 etc.), se foi por JS. É uma função simples, porém muito útil dentro da rotina.
SEO META in 1 CLICK e META SEO Inspector
As duas extensões, como os nomes sugerem, tem como proposta checar todas as meta tags de uma página. Também faz contagem das heading tags, imagens, links internos e externos, além de redes sociais.
É bem interessante para consultas rápidas e estudos da concorrência. Tanto o SEO META in 1 CLICK, quanto o META SEO Inspector são gratuitas.
Ferramentas de SEO para planejamento e estratégia
Sem sombra de dúvidas ter ferramentas poderosas em nossa rotina é incrível, mas sem um plano e estratégia tantos recursos são inúteis.
Por isso é importante traçar sua estratégia, criar metas e um plano de ação claro.
Nesse ponto também existem muitas ferramentas de auxílio, algumas muito comuns para ações conhecidas como “tarefas de escritório”. Vamos a nossa lista:
Google Analytics
O Google Analytics é a base para muitas estratégias digitais, portanto a mais famosa ferramenta de análise web do mundo não poderia faltar aqui.
A ferramenta dispensa comentários, mas se ainda não tem uma conta, saiba como configurar o Google Analytics e comece o planejamento.
Claro que você pode usar uma ferramenta equivalente, Adobe Analytics por exemplo, o importante é fundamentar em dados sua estratégia e planejamento digital.
Google Drive
Armazenamento em nuvem, compartilhamento e colaboração. Esses são os focos do Google Drive.
Poderia falar do One Drive ou do Dropbox, todos com propostas parecidas. Mas no conjunto da obra o Drive entrega um valor muito maior em minha opinião.
O Google Drive oferece 15GB grátis de espaço na nuvem. Caso você precise de mais há planos pagos de até 30 TB! Opções de espaço para guardar todo aquele planejamento não vai faltar.
Google Planilhas
O Google Planilhas é uma ferramenta extremamente poderosa quando falamos de planejamento de SEO.
É o motor de estratégia e planejamento de muitos profissionais, pois é eficiente em organização e visualização de dados. Faça aquele planejamento de palavras-chave lindo com o Planilhas!
O Planilhas faz parte do Google Drive e também é gratuito.
Google Docs
Para quem escreve, revisa e publica conteúdos otimizados para SEO este é quase indispensável, pois torna todo esse trabalho muito mais fluído e fácil.
Um dos pontos mais bacanas da ferramenta é a colaboração entre vários usuários. Através de um controle de revisões fica fácil saber quem faz o que num texto.
Assim como Planilhas, o Google Docs também é parte do Drive e gratuito.
Google Apresentações
Todo o esforço e resultados da sua estratégia de SEO devem ser exibidos. Por que não com apresentações bacanas? Esse é o objetivo do Google Apresentações.
Mesmo que você mantenha seu site sozinho, visualizar aquele monte de informações num apresentação é mais agradável. Para orçamentos também é bem legal, pois é possível exportar em PDF o arquivo final.
O Google Apresentações completa a trindade de aplicativos de escritório do Google Drive. Também é um recurso totalmente grátis.
Data Studio
O Data Studio é ideal para criar dashboards de resultados de SEO. Diferentemente do Google Apresentações, este é focado em gráticos.
Tem integração nativa com o Google Analytics, Search Console e muitas outras ferramentas de análise, além do Google Planilhas.
Vale a pena explorar, as possibilidades são muitas. Aproveite, pois é mais um recurso sem custo para sua estratégia de SEO.
Trello
Se você ainda não ouviu falar do Trello está perdendo tempo. E explico o porque. O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos colaborativa. Com ela você pode gerenciar seus projetos de SEO e times com maior transparência.
Através de quadros e listas é fácil visualizar projetos na plataforma. Também é possível inserir mídias, imagens, checklists e usuários para colaborar com o quadro.
O Trello é gratuito e basta ter uma conta para adicionar colaboradores nos seus quadros.
Considerações finais
Esta é só uma parcela de ferramentas úteis para nós, profissionais de SEO ou você que deseja iniciar um projeto de SEO no seu site.
Naturalmente algumas se destacam mais do que outras, como a SEMRush. Inclusive, essa pode ser classificada como All-in-one, pois possui quase todas as frentes para uma estratégia de SEO eficiente.
Porém, mais importante que as ferramentas é sua estratégia e plano de ação. Não adianta termos tudo isso em nossas mãos se não fizermos bom uso.
Encontre as melhores ferramentas de SEO, monte sua estratégia, execute-a, tenha paciência e marque presença online!
Tem dicas de ferramentas para nossa lista? Mande nos comentários, assim como suas dúvidas.