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Saiba quais são os elementos avaliados para ranqueamento do Google e prepare o seu site para ocupar posições melhores nas buscas.

Este post é uma tradução do material What Are Ranking Signals?, publicado originalmente no blog da Yoast. Tradução e publicação autorizadas pela empresa.

Sinais de classificação ou fatores de classificação são características de um site que determinam a posição nos motores de busca. Todos os sinais de classificação combinados formam o algoritmo de um motor de busca. Como esse algoritmo funciona é um segredo. Ninguém sabe exatamente quais fatores decidem a ordem dos resultados da pesquisa.

O algoritmo do Google não é estático. Ele muda regularmente. Os fatores que determinam a ordem e a importância desses diferentes fatores mudam com muita frequência. 

Embora o algoritmo seja secreto, o Google nos diz o que é importante. Testes e experimentações nos dão uma ideia relativamente boa dos fatores importantes e das mudanças nesses fatores. Neste post, você vai ver as categorias mais importantes de sinais de classificação.

Conteúdo

O conteúdo em seu site é um dos fatores de classificação mais importantes. O Google lê o conteúdo de um site e determina sobre o que se trata e para quais termos deve aparecer nos resultados da pesquisa, com base no conteúdo. 

Certifique-se de que seus textos usem as palavras-chave nas quais você gostaria de ser encontrado. Textos em seu site devem sempre ter um comprimento suficiente – o aconselhável é ter mais de 300 palavras. E é importante que seus leitores possam entender sua escrita. Portanto, fique de olho na estrutura do texto, use palavras de transição e certifique-se de que seu texto seja o melhor possível!

Um segundo fator importante para se classificar bem tem a ver com os links. Para isso, seu site deve ter links de outros sites, também conhecidos como backlinks. O número de backlinks é importante, assim como a qualidade desses backlinks. Links de alta qualidade e confiáveis (por exemplo, sites universitários) terão mais impacto do que links de sites de baixa qualidade (como sites de apostas ou pornografia).

Links de outros sites são importantes, mas configurar uma estrutura de links internos que faça sentido também é uma ótima maneira de melhorar suas classificações. Se você tiver uma estrutura de links internos clara, os motores de busca serão capazes de entender a estrutura do seu site, e suas páginas importantes se classificarão melhor.

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UX

Seu site deve ser amigável ao usuário. Sites que permitem e estimulam seus visitantes a navegar facilmente têm uma chance maior de classificação

Se as pessoas clicarem imediatamente de volta para o Google após entrar em seu site, isso resultará em classificações mais baixas. Caso não consigam encontrar o que estão procurando, elas retornam rapidamente ao Google, e ele perceberá isso.

Seu site também deve ser rápido, já que a velocidade do site é outro sinal de classificação. Um site lento resultará em uma taxa de rastreamento mais lenta. Isso significa que o Google indexará páginas em seu site a uma taxa mais lenta. Além disso, novas postagens levarão mais tempo para aparecer nos resultados da pesquisa. 

Tornar seu site mais rápido pode, portanto, ajudá-lo a obter tráfego orgânico para novas postagens mais rapidamente e levar a classificações melhores.

Mobile

A importância do SEO móvel não deve ser subestimada. Se seu site não for compatível com dispositivos móveis, outros sites serão classificados mais alto e o superarão. 

Mesmo que você não esteja se concentrando em dispositivos móveis, ainda será avaliado pelo seu site móvel, então agora é hora de agir!

Missão do Google

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Eles querem construir o mecanismo de busca perfeito e ajudar as pessoas a encontrar o que estão procurando. Embora o Google tenha mudado seu algoritmo inúmeras vezes ao longo dos anos, sua missão permanece a mesma. 

Os sinais de classificação são todos determinados com essa missão em mente. Portanto, garantir que seu site e sua estratégia de marketing se encaixem nesse objetivo é sempre a melhor opção.

SEO Holístico

Se você deseja se classificar bem nos motores de busca, a melhor coisa a fazer é criar um site que pertença aos primeiros lugares nos resultados de pesquisa. Porém, não use nenhum truque. Embora esses possam classificar seu site rapidamente, geralmente não funcionam a longo prazo e até podem dar errado.

Se classificar permanentemente bem no Google requer uma estratégia de SEO extensa, focada em todos os aspectos do seu site. As coisas técnicas, a experiência do usuário, o conteúdo do seu site e até a segurança precisam estar em ordem. Para continuar se classificando bem no Google, você deve desenvolver o que chamamos de uma abordagem de SEO holística. Essa abordagem pode dar trabalho, mas valerá a pena a longo prazo!

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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