Conheça mais sobre o Express JS e como esse framework do JavaScript pode ajudá-lo em suas tarefas e desenvolvimento de aplicativos.
Para desenvolver um site ou aplicativo web é preciso ter uma equipe multidisciplinar, planejamento, organização e as ferramentas certas em mãos. Uma dessas ferramentas é o Express.js, um framework web dedicado a tornar a vida dos desenvolvedores mais fácil e deixar o usuário final feliz com sua experiência de uso.
E é sobre essa ferramentas que falaremos nesse post, então continue lendo e fique por dentro do que é o Express.js, quais são seus benefícios e mais!
O que é Express JS?
Express JS é um framework que simplifica o processo de criação de aplicativos web e APIs. Ele fornece uma série de utilitários e métodos para lidar com tarefas comuns de desenvolvimento web.
Para deixar mais fácil, imagine que você está construindo uma casa. O Express JS seria como a equipe de construção que ajuda a montar toda acasa, desde as fundações até o telhado. Esse, na verdade, é um dos papéis dos frameworks em geral.
Os frameworks podem ser destinados para determinadas áreas, como desktop (como o Electron), dispositivos móveis (como o React Native) e para web. Este é o caso do Express JS, sendo específico para Node.js (plataforma para executar o JavaScript utilizando o motor V8, do Google Chrome).
Além disso, o Express JS é frequentemente usado em conjunto com outras tecnologias. Dentre elas, podemos citar bancos de dados (MongoDB, MySQL, etc.), frameworks front-end (Angular, React, etc.) e outras bibliotecas Node.js.
Não é à toa que empresas como eBay e PayPal confiam no Express JS. Ele é fácil de usar e tem desempenho robusto. Além disso, sua flexibilidade permite que se adapte a uma variedade de casos de uso, desde pequenas APIs até aplicativos web complexos.
Usos do Express JS
Como já mencionado, o Express JS é uma ferramenta versátil que pode ser aplicada em uma variedade de contextos e para diversos propósitos. Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre os principais usos da ferramenta.
Aplicações de página única
Que a experiência do usuário é uma das áreas de maior fomento do mundo digital, todo mundo sabe. Afinal, ninguém tem paciência (nem tempo) para navegar em sites e aplicativos lentos e que travam a cada clique.
Quando falamos sobre Express.js e aplicações de página única (SPA), estamos falando sobre como construir o “cérebro” por trás de sites ou aplicativos.
O Express JS ajuda a construir a parte do servidor dessas aplicações. Ele opera as solicitações e respostas entre o que está na tela do usuário e o grande banco de dados. É no banco de dados onde todas as informações estão guardadas.
Aplicativos de streaming
Você se lembra de quando para assistir um filme ou ouvir uma música, era preciso comprar ou baixar via eMule e Torrent? Pois bem, esse mundo ficou para trás porque agora estamos na era dos streamings.
E por assim dizer, uma das grandes colaborações do Express JS são os aplicativos de streaming. Com ele, é possível criar aplicativos que permitem assistir a vídeos ou ouvir música diretamente pela internet, sem precisar baixar nada.
Os desenvolvedores usam o Express JS para construir esses aplicativos. Ele ajuda a organizar e controlar como as pessoas acessam e assistem ao conteúdo. Além disso, garante que você está autorizado a assistir a um vídeo ou que a música seja entregue sem interrupções.
Ferramentas colaborativas
O Express JS também é adequado para o desenvolvimento de ferramentas colaborativas. Neste grupo, temos aplicativos de bate-papo em tempo real, plataformas de compartilhamento de arquivos e sistemas de gerenciamento de projetos.
Com o suporte a WebSockets e bibliotecas de terceiros, como Socket.io, os desenvolvedores podem criar facilmente funções de tempo real para permitir a interação em tempo real entre os usuários.
Principais comandos do Express JS
Como todas as ferramentas, o Express JS possui comandos que facilitam o trabalho no dia a dia. Alguns deles se relacionam com a criação e desenvolvimento dos projetos, outros com os servidores, criação de middleware e envio de respostas. Confira abaixo os principais.
Para que serve | Comando |
Criar um novo projeto Express | express nome_do_projeto |
Instalar as dependências do projeto | npm install |
Iniciar o servidor | npm start |
Criar um novo middleware | app.use(function(req, res, next) { // Seu middleware aqui next();}); |
Adicionar um novo pacote ao projeto | npm install nome_do_pacote |
Criar uma nova rota | app.get(‘/rota’, function(req, res) { // Lógica da rota aqui}); |
Enviar uma resposta JSON | res.json({ chave: ‘valor’ }); |
Enviar uma resposta HTML | res.send(‘<h1>Seu título aqui</h1>’); |
Esses são alguns dos comandos e conceitos mais comuns no desenvolvimento com o Express.js. Eles ajudam a criar e gerenciar aplicativos web de forma eficaz e eficiente.
Vantagens do Express JS
As vantagens de usar o express.js são inúmeros, porém, algumas vantagens são tão importantes para o trabalho do desenvolvimento de aplicativos web, que tornam a ferramenta indispensável. Vamos conhecer elas.
Flexível
O Express JS é altamente flexível, podendo ser adaptado para atender às necessidades específicas de diferentes projetos. Além disso, ele não impõe padrões rígidos, permitindo que os desenvolvedores construam aplicativos web de acordo com suas preferências e requisitos.
A flexibilidade do Express JS é uma das suas principais vantagens e pode ser vista em várias camadas do framework, como:
- Arquitetura leve: o Express JS é minimalista e não impõe muitas restrições sobre como você deve estruturar seu aplicativo. Isso dá aos desenvolvedores a liberdade de organizar seu código da maneira que desejarem, permitindo que se adaptem às necessidades específicas do projeto;
- Escolha de componentes: ele permite que você escolha os componentes específicos que deseja usar em seu aplicativo. Por exemplo, você pode optar por usar um template engine como EJS ou Pug. Ou, se quiser, pode implementar seu próprio sistema de autenticação, em vez de ser forçado a usar soluções pré-definidas;
- Suporte a vários paradigmas: o framework suporta diferentes paradigmas de desenvolvimento, como programação síncrona e assíncrona. Isso significa que você pode escolher a abordagem que melhor se adapta às necessidades do seu aplicativo;
- Compatível com outras tecnologias: o Express JS pode ser facilmente integrado com outras tecnologias e frameworks. Aqui temos como bancos de dados e outros framework, permitindo que você crie soluções completas de software com facilidade.
Rápido
O Express JS também é conhecido por sua velocidade. Com mencionado, ele é construído sobre o Node.js, que utiliza um modelo de E/S não bloqueante e baseado em eventos. Em outras palavras, ele é como um corredor rápido em uma corrida de revezamento.
O Node.js se assemelha a um “campo de corrida” onde tudo acontece, lidando com várias coisas ao mesmo tempo sem travar. Isso significa que o Express JS pode atender a muitas solicitações de uma só vez.
Nada mais certo que, quando você está construindo um aplicativo da web, quer que ele seja rápido e eficiente. O Express JS faz isso muito bem, permitindo que vários usuários acessem seu aplicativo ao mesmo tempo.
Isso torna o Express JS uma escolha popular para construir aplicativos da web que precisam ser rápidos e escaláveis.
Apoio da comunidade
Nos dias atuais e principalmente, para o mundo da tecnologia e desenvolvimento, colaboração é tudo. Com este fim, o Express JS possui uma comunidade ativa e vibrante de desenvolvedores.
Isso significa que há uma grande quantidade de recursos, tutoriais, plugins e módulos para ajudar os desenvolvedores a aprender. Além disso, a comunidade está sempre pronta para ajudar e oferecer suporte através de fóruns, grupos de discussão e outras plataformas online.
Por isso, siga sem medo: você não estará sem suporte caso opte por usar esse framework no seu projeto.
Sistema de roteamento
Uma das características mais poderosas do Express JS é seu sistema de roteamento. Esse sistema de roteamento é como um mapa que guia as solicitações do seu aplicativo web para os destinos certos. Pense nisso como as direções que você seguiria para chegar a diferentes lugares em uma cidade.
Com o Express JS, você pode definir rotas para diferentes URLs, como “/home” ou “/sobre”. Além disso, pode especificar quais funções devem ser executadas quando essas rotas forem acessadas.
Por exemplo, quando alguém visita a página “/home”, você pode instruir o Express JS a executar uma função que envia de volta o conteúdo da página inicial do seu site, como um redirecionamento.
Isso torna a organização do seu código mais clara e fácil de entender. Não quer ter todas as suas funções e lógica misturadas em um único lugar? Você pode dividir seu código em pequenos pedaços, cada um responsável por lidar com uma parte específica do seu aplicativo.
Além disso, o sistema de roteamento do Express JS simplifica o gerenciamento de endpoints de API. Você pode criar rotas para manipular solicitações GET, POST, PUT e DELETE, por exemplo. Isso facilita a construção de uma API RESTful completa para o seu aplicativo.
Middleware
O sistema de middleware do Express JS é outro ponto forte. Ele permite que os desenvolvedores modifiquem e processem solicitações HTTP antes que elas alcancem suas rotas definidas. Isso é útil para adicionar recursos como autenticação, logging, compressão de resposta e muito mais, de forma modular e reutilizável.
Pense que o Middleware no Express JS é como ter assistentes que cuidam de tarefas específicas para você. Imagine-se indo a um restaurante onde, antes de chegar ao seu assento, você passa por diferentes estações. Nessas estações, diferentes pessoas cuidam de diferentes partes da sua experiência.
Suponha que um dos assistentes pode verificar se você tem uma reserva (autenticação). Já outro pode anotar o que você pediu para comer (análise do corpo da solicitação). Um terceiro, por exemplo, pode garantir que tudo que você pediu seja servido corretamente (tratamento de erros).
Com o sistema de middleware do Express JS, você pode adicionar esses “assistentes” ao seu aplicativo de forma modular e reutilizável. Por exemplo, você pode usar um middleware de autenticação em várias rotas para garantir que apenas usuários autenticados tenham acesso. Ou, se preferir, um middleware de logging para registrar informações sobre todas as solicitações recebidas pelo seu servidor.
Conclusão
Você já conhecia o Express JS? Essa é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimentos de diversos projetos web. Sua flexibilidade e assertividade o tornam uma ferramenta poderosa para construir uma ampla variedade de aplicativos web.
Aproveite e confira mais conteúdos incríveis sobre o mundo da tecnologia aqui do Blog da Hostgator!