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Veja alguns exemplos de newsletters que convertem e tenha uma abordagem ainda mais assertiva com os seus clientes.

A newsletter é uma ferramenta de marketing de conteúdo muito útil. Ela ajuda a fidelizar clientes, engajar a audiência e transformar leads em compradores. Se esse é o seu desejo, você precisa conhecer alguns exemplos de newsletters que convertem.

Contudo, além de conferir os exemplos das newsletters que convertem, é fundamental que você trace e siga uma estratégia de marketing consistente. Sendo assim, continue a leitura para conferir os modelos que separamos e que vão lhe ajudar a alavancar o seu negócio. 

O que é newsletter?

A tradução livre da palavra newsletter para o português é boletim informativo. Portanto, podemos dizer que ela funciona como um canal digital de distribuição de conteúdos para informar, engajar e converter a audiência.

Você, provavelmente, deve assinar a newsletter de uma empresa. Muitas marcas têm apostado nesse formato para criarem uma relação mais próxima com os seus leads e clientes. 

Você tem uma empresa, ou trabalha com uma marca pessoal? Então conheça os 7 exemplos de newsletters que mais convertem. Escolha o modelo que atender melhor às necessidades do seu negócio para enviar para a sua audiência.

7 newsletters que convertem 

Existem diferentes tipos de boletins informativos. Alguns são mais focados em notícias, já outros exploram histórias pessoais da pessoa por trás da marca. Veja abaixo cada um desses formatos e escolha o que for melhor para o seu negócio. 

Newsletter de curadoria de conteúdo

A newsletter de curadoria de conteúdo traz uma compilação de artigos, posts de blog e vídeos postados nos canais da empresa ou em plataformas de parceiros.

Em muitos casos, os materiais compartilhados pertencem a um mesmo nicho. Além disso, têm como objetivo ajudar o leitor a resolver algum problema ou a esclarecer uma dúvida. 

Geralmente, esse tipo de newsletter traz um pedaço do artigo ou do vídeo e o link para que a pessoa possa acessar o conteúdo completo. Um exemplo de um boletim informativo desse tipo é a newsletter da copyblogger.

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Exemplo de newsletter com curadoria de conteúdo.

Newsletter de curadoria de notícias

Outro tipo de newsletter que está se tornando cada vez mais comum é a de notícias. Esse tipo de boletim pode trazer um compilado de notícias de um nicho específico, como marketing, tecnologia e finanças.

Contudo, também há newsletters assim que trazem um compilado das principais notícias gerais do dia anterior. Neste caso, funcionam como se fossem um jornal diário mais resumido. 

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Opção de newsletter focada em notícias.

Newsletter de personalidade

Esse tipo de newsletter é muito utilizada por marcas pessoais e por produtores de conteúdo. O intuito aqui é ficar mais próximo do público e monetizar o seu trabalho

A newsletter de personalidade funciona como uma conversa entre a marca ou produtor de conteúdo e o seu público. Geralmente, nesse canal são compartilhadas experiências do dia a dia, visões de mundo e opiniões sobre fatos recentes.

Além disso, alguns criadores de conteúdo usam essa plataforma para compartilharem seus favoritos do mês, como livros, músicas e filmes favoritos. 

Muitos produtores de conteúdo no Instagram deixam um link para os seus seguidores se cadastrarem e receberem as newsletters dele. Dessa forma, eles conseguem se aproximar ainda mais da sua audiência. Além disso, passam a não depender apenas de uma plataforma para se comunicarem com o seu público.

Veja abaixo o exemplo de uma newsletter desse tipo:

Oi (nome do usuário)!

Como já é uma tradição nossa, vim compartilhar com você meus produtos favoritos deste mês. É sempre um prazer testar novidades e encontrar itens que realmente fazem diferença no meu dia a dia, e que também podem ser ótimos para você!

O primeiro da lista é o serum facial revitalizante que comecei a usar no começo do mês passado. Ele tem uma textura leve, absorve rapidamente e deixa a pele com um brilho natural sem ficar oleosa. Achei que ele deixou a minha pele muito mais hidratada e que ajudou a disfarçar as minhas linhas de expressão. Um verdadeiro achado!

Outro queridinho do mês foi o notebook ultrafino que comprei para facilitar minha rotina de trabalho. Ele é super leve, a bateria dura horrores e a performance é incrível, mesmo com várias abas e programas abertos ao mesmo tempo. Além disso, ele tem um design minimalista e cabe em todas as bolsas que uso no dia a dia, o que me conquistou de cara!

Também preciso falar do meu novo filtro de café reutilizável, que está tornando meus dias mais sustentáveis. Ele é feito de tecido, é fácil de limpar e, o mais importante, o café fica delicioso.

Por último, mas não menos importante, descobri um aplicativo de organização maravilhoso. Com ele, consigo gerenciar minhas tarefas de uma maneira muito mais eficaz. Desde que comecei a usá-lo não perdi mais nenhum compromisso. 

Gostou dos meus favoritos desse mês? Se já testou algum deles, me conte o que achou e compartilhe comigo os seus favoritos recentes!

Até a próxima!

Newsletter promocional

A newsletter promocional tem como intuito informar à audiência sobre as soluções que um determinado produto ou serviço apresenta e como as pessoas podem se beneficiar com isso.

Geralmente, o boletim promocional traz fotos nítidas do produto ou serviço executado, além do texto explicativo e CTA.

A newsletter da Nutrify contendo um lançamento da marca é um bom exemplo desse tipo de modelo:

newsletter
Modelo de newsletter com foco promocional.

Newsletter educativa

Entre os exemplos de newsletters que convertem não poderia faltar o modelo educativo, cujo objetivo é ensinar algo para a audiência. Esse tipo de boletim informativo pode ser uma opção interessante para as empresas que querem ser uma referência na sua área. Por meio desse conteúdo, ela conseguirá demonstrar a sua expertise em um determinado nicho.

Uma newsletter educativa pode abordar um tema que é uma dor da sua audiência e ensinar como resolver esse problema. Confira abaixo um exemplo de boletim informativo educativo sobre investimentos no exterior:

Olá, investidores!

Investir no mercado internacional nunca foi tão acessível. Hoje, vamos falar sobre BDRs (Brazilian Depositary Receipts), um meio eficaz de diversificar sua carteira e acessar empresas estrangeiras sem sair da Bolsa de Valores brasileira.

O que são BDRs?

BDRs são certificados que representam ações de empresas americanas, como Apple e Google, que não são negociados na bolsa de valores do Brasil. 

Vantagens de investir em BDRs

  1. Diversificação geográfica: ao investir em empresas de outros países, será possível reduzir o risco da sua carteira, já que você não dependerá apenas do desempenho do mercado brasileiro.
  2. Acesso a gigantes internacionais: investir em empresas que são líderes em seus setores no mundo pode proporcionar um crescimento mais robusto a longo prazo.
  3. Facilidade: você pode comprar e vender BDRs da mesma forma que negocia ações brasileiras;
  4. Custos menores: ao comprar BDRs, você não vai precisar pagar taxas adicionais de câmbio.

Como começar a investir em BDRs?

  1. Estude as empresas: assim como no mercado nacional, pesquise as empresas internacionais. Analise seus balanços, estratégias e perspectivas de crescimento.
  2. Escolha sua corretora: certifique-se de que sua corretora oferece suporte para a negociação de BDRs e compare as taxas.
  3. Defina sua estratégia: tenha clareza sobre seus objetivos com o investimento em BDRs, seja diversificação, proteção cambial ou exposição a setores específicos.

Ficou interessado em começar a investir no mercado internacional? Então, entre em contato com o nosso time agora mesmo. 

Até a próxima!

Newsletter interativa

A newsletter interativa pode ser a alternativa ideal para quem quer deixar a sua audiência mais engajada. Esse modelo costuma ser mais descontraído e traz vários recursos para engajar o leitor, como enquetes, questionários e galerias de fotos.

É possível deixar qualquer newsletter mais interativa. Prova disso é que alguns boletins informativos de notícias gerais trazem enquetes para os seus leitores. 

Contudo, antes de deixar a sua newsletter mais interativa, analise se esse formato mais descontraído realmente combina com o estilo do seu boletim informativo. 

Newsletter de eventos 

Também é possível usar uma newsletter para anunciar eventos. Essa estratégia pode ser uma boa opção para casas de show, estádios e restaurantes. 

Para criar esse tipo de boletim informativo, basta fazer um texto explicando como será o evento, qual é a importância dele e informações como endereço, data e horário. Nesse caso, também pode ser interessante colocar um link para que as pessoas possam comprar os ingressos ou fazer uma reserva.

O que é necessário para criar uma newsletter estratégica? 

Além se inspirar nos exemplos de newsletters estratégicas, também é necessário seguir outros passos para conseguir ter um boletim informativo que converte. Veja a seguir quais são os principais:

  • Estudar o seu público-alvo;
  • Criar um conteúdo relevante e agradável de ler;
  • Manter uma periodicidade (semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo);
  • Usar um CTA (chamada para ação);
  • Tomar cuidado para não deixar as imagens quebradas;
  • Colocar o nome da sua empresa como remetente do e-mail;
  • Chamar o seu leitor pelo nome dele (existem recursos que fazem isso de maneira automática).

Também é importante que o seu conteúdo seja responsivo, ou seja, que se adeque a diferentes tamanhos de tela, como de celular, computador e tablet. 

Como saber se a sua newsletter converte?

Para saber se o boletim informativo está trazendo bons resultados para o seu negócio, é essencial acompanhar algumas métricas, como:

  • Taxa de clique de abertura;
  • Índice de e-mails rejeitados;
  • Números de cliques no CTA.

Conclusão 

Conhecer exemplos de newsletters que convertem é essencial para as empresas e produtores de conteúdo que desejam se tornar uma referência no nicho em que atuam e querem ficar mais próximos da sua audiência.

Sendo assim, analise cada um dos modelos apresentados neste artigo e escolha o que mais se adequar aos objetivos do seu negócio para usar na sua estratégia de marketing digital. Para saber mais sobre produção de conteúdo, confira todos os artigos disponíveis sobre esse assunto no blog da HostGator

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  • O que é necessário para criar uma newsletter estratégica? 

  • Como saber se a sua newsletter converte?

  • Conclusão 

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Ketlin Gonçalves

Estrategista de conteúdo, especialista em SEO on-page e redatora web. Apaixonada por aprender e escrever sobre os mais diversos assuntos. Entusiasta do mundo digital e suas possibilidades!

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