Como aumentar as vendas do e-commerce em um cenário tão competitivo? Confira algumas dicas para melhorar o desempenho da sua loja.
As lojas virtuais já são preferidas por muitos brasileiros e, por essa razão, o número cresce a cada dia. Milhares de empreendedores estão realizando o sonho de ter um negócio próprio. Mas como aumentar as vendas do e-commerce em um cenário tão competitivo?
Para ser bem-sucedido nas vendas do seu e-commerce, é necessário bem mais do que oferecer bons produtos. É preciso aproveitar o próprio potencial que a web oferece, como as redes sociais e os mecanismos de busca.
Por isso, vamos ajudá-lo nessa tarefa. Não sabe o que fazer para aumentar as vendas online? Com 11 ações, vamos mostrar como aumentar as vendas do e-commerce imediatamente. Confira aqui!
Como aumentar as vendas do E-Commerce?
Para os empreendedores do comércio eletrônico que pensam em como aumentar as vendas de sua loja virtual, listamos algumas ideias a seguir.
1. Seja ativo em suas redes sociais
É provável que uma das primeiras coisas que você fez depois de montar a sua loja tenha sido criar páginas no Facebook, Instagram e outras redes sociais, certo? Mas não adianta entrar nas redes sem aproveitar todo o potencial delas.
É fundamental adotar estratégias eficientes e adequadas de como alavancar vendas pelo Facebook e de como aumentar as vendas pelo Instagram, por exemplo, adaptadas ao seu público e negócio.
Dessa forma, faça um planejamento, escolha linguagem e identidade visual apropriadas, invista em anúncios pagos para que mais pessoas conheçam a sua loja e curtam a página. Os posts devem seguir uma periodicidade para que seus seguidores possam acompanhá-los. E não se esqueça de impulsioná-los para alcançarem toda a sua base.
Além disso, é essencial manter um canal de comunicação ativo com os clientes, respondendo aos comentários e atendendo às reclamações. É necessário ter em mente que, ao colocar sua marca nas redes sociais, deve-se estar disposto a receber todo tipo de retorno, seja um elogio ou uma crítica.
Logo, as redes sociais funcionam positivamente quando o cliente está extremamente satisfeito com a marca. Se um consumidor feliz postar um comentário positivo, proporcionará a obtenção de vários outros clientes.
Contudo, uma mídia social pode ser tanto uma inimiga quanto amiga. Dessa forma, deve-se realizar um post interessante, a fim de contribuir para o progresso da marca.
2. Otimize o site para mecanismos de busca
Muitas pessoas encontram produtos e lojas virtuais por meio da procura em buscadores, como o Google. Eles têm mecanismos de busca que encontram a página mais adequada ao que foi informado pelo usuário. Ou seja, em meio a uma concorrência tão ampla, destaca-se quem melhor elabora seu site.
Por isso, é importante utilizar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) ou, simplesmente, otimização de sites. No entanto, não adianta fazer isso apenas quando criar a sua loja. Essa é uma tarefa constante, que precisa ser revista sempre que houver mudanças, como crescimento na quantidade de produtos e o próprio posicionamento do seu site nas buscas.
3. Tenha um blog com conteúdo otimizado
Já que estamos falando em otimização, outra forma de aumentar as vendas online do seu site é atraindo o seu público em potencial com conteúdo otimizado. Você pode criar um blog diretamente vinculado à página da sua loja, que ofereça textos relevantes para pessoas que possam se interessar por seus produtos no futuro.
O marketing de conteúdo é uma forma de atrair e reter usuários da internet de acordo com seus interesses. Com o tempo, o blog pode se tornar uma referência na sua área de atuação, aumentando a credibilidade e o alcance da sua marca.
4. Invista em mídia paga
Atrair mais consumidores é essencial para o sucesso do negócio, e para atrair esse tráfego, a mídia é o caminho mais fácil. O primeiro método de como alavancar as vendas online precisa incluir o aumento do topo do funil.
Como já foi mencionado, o Google é uma ferramenta indispensável de pesquisa dos clientes, mas não podemos abandonar outras, por exemplo, o Bing. Em alguns contextos, mesmo que o Bing gere um menor fluxo de pessoas, a conversão desse canal pode ser uma ótima saída para o empreendedor.
As divulgações e anúncios podem ser realizadas por duas ferramentas: o Google Adwords e o Facebook Ads. Sendo assim, a contratação de uma agência de marketing digital pode proporcionar diversos benefícios, já que ela pode ocasionar maior retorno sobre o investimento (ROI), a ponto de cobrir os custos de desenvolver o projeto internamente.
5. Adote estratégias de remarketing
Quando um usuário da internet entra na sua loja, não quer dizer que ele completará a venda, não é mesmo? O melhor é adotar o remarketing, um conjunto de estratégias para pessoas que já chegaram até o seu produto, pela busca ou pelo marketing.
O remarketing pode ser feito por display em links patrocinados, e-mail marketing ou até pelas redes sociais. O mais importante é entender que não é porque alguém entrou na sua loja que fará a compra.
6. Faça venda também por um marketplace
O marketplace é um grande portal de e-commerce que tem credibilidade, bom alcance e vende produtos de várias lojas menores. Pode ser uma alternativa do que fazer para aumentar as vendas online para pequenas lojas virtuais, principalmente as que estão começando.
É fundamental frisar que, ao integrar um marketplace, o produto estará exposto em uma loja com múltiplos visitantes. As lojas menores que adotaram essa estratégia cresceram significativamente suas vendas.
Além de atingir mais clientes, dá para aproveitar todo o aparato de marketing e remarketing utilizado por essas empresas. Depois de comprar na sua loja, é possível que o cliente passe a comprar diretamente de você, uma vez que tenha dado certo a primeira compra.
É preciso avaliar cuidadosamente se a entrada no marketplace não vai implicar negativamente na marca escolhida, já que pode até aumentar as vendas e sua margem, mas poderá perder posicionamento.
7. Invista mais em estratégias de pós-venda
O que você tem feito para fidelizar um cliente depois de realizada a venda? Por mais que a maioria das ações apresentadas até aqui tenham o objetivo de atrair clientes, também é necessário pensar em como retê-los. Afinal, o sucesso do seu negócio depende bastante da relação estabelecida.
Portanto, crie formas de convidá-lo para realizar outras compras, como descontos exclusivos e promoções nas próximas aquisições, faça e-mail marketing mostrando as novidades, sempre segmentando conforme a sua base e os dados gerados durante as compras.
O mais importante é sempre manter um relacionamento constante com os clientes. Por isso, também não tenha medo de pedir feedbacks e avaliações dos produtos e da entrega, pois isso ajuda a melhorar os seus processos e mostra às pessoas que se importa com a opinião e a satisfação delas.
8. Transforme seus dados em indicadores
Com o tempo, quanto mais vendas e cadastros são realizados, mais dados são gerados pela sua plataforma. Mas o que fazer com tantas informações? É simples: elas são importantes para verificar a efetividade de todas as ações de marketing e o desempenho das vendas da sua loja.
Os dados podem ser transformados em indicadores de desempenho, usados para avaliar o que deu certo e mostrar os pontos que podem ser melhorados. Não adianta implantar uma estratégia sem testar o quanto ela está, de fato, colaborando para aumentar as vendas.
9. Melhore a forma de pagamento
Os pagamentos devem ser simples, fáceis e inteligentes, caso contrário, os clientes poderão encontrar dificuldades. Por esse motivo, arrisque em soluções que garantem segurança, clareza e comodidade.
A compra com um clique serve de modelo, já que elimina a necessidade do preenchimento das informações para a realização do pagamento do pedido. Vale salientar a parte que engloba o checkout que, por sua vez, precisa ser personalizado e transparente conforme a identidade da marca que deseja empreender.
Posto isso, é interessante também oferecer o checkout por e-mail. Assim, o usuário conseguirá realizar o pagamento com segurança de qualquer lugar.
10. Tenha atenção à logística
A logística é umas das atividades mais imprescindíveis de como melhorar o e-commerce. Diretamente ligada à experiência de compra e ao ganho de credibilidade do negócio, ela oferece qualidade ao consumidor.
Sendo assim, deve entregar mercadorias o mais rápido possível e sem constatação. Se surgir alguma dúvida da importância desse serviço para as vendas, visualize os reviews de compra (de várias lojas) e verifique se uma entrega eficaz e ágil não passa sem ser percebida pelos olhos do consumidor.
11. Oferte atendimento de excelência
Para obter fidelização e obtenção de resultados, especialmente no médio e longo prazo, o atendimento ao cliente necessita ser de excelência, não se esqueça isso.
Independentemente da fase, antes ou depois da venda, busque atendê-lo da melhor maneira possível. Seja prestativo e se mostre sempre à disposição para solucionar as dúvidas ou problemas do público-alvo.
Conclusão
Agora que você já viu como aumentar as vendas do seu e-commerce, pode começar a colocar essas e outras ações em prática. Para isso, é fundamental escolher os parceiros e as ferramentas adequadas para alavancar o seu negócio. No entanto, tenha paciência, pois os resultados não aconteceram de um dia para o outro. É preciso persistência!
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